Estudo de João 10:30 – Comentado e Explicado

Eu e o Pai somos um.
João 10:30

Comentário de Albert Barnes

Eu e meu Pai somos um – A palavra traduzida como “um” não está no masculino, mas no gênero neutro. Expressa união, mas não a natureza exata da união. Pode expressar qualquer união, e o tipo específico pretendido deve ser inferido a partir da conexão. No versículo anterior, ele dissera que ele e seu Pai estavam unidos no mesmo objetivo que é, redimir e preservar seu povo. Foi isso que deu ocasião a essa observação. Muitos intérpretes entenderam isso como se referindo à união do design e do plano. As palavras podem suportar essa construção. Dessa maneira, eles foram entendidos por Erasmus, Calvin, Bucer e outros. A maioria dos pais cristãos os entendeu, no entanto, como se referindo à unicidade ou unidade da natureza entre o Pai e o Filho; e que esse era o desígnio de Cristo parece provável pelas seguintes considerações:

1. A questão em debate era (não sobre ele estar unido ao Pai em plano e conselho, mas em poder. Ele afirmou que era capaz de resgatar e manter seu povo de todos os inimigos, ou que tinha um poder superior aos homens e às mulheres. demônios, isto é, que ele tinha poder supremo sobre toda a criação. Ele afirmou o mesmo de seu Pai. Nisso, portanto, eles estavam unidos. Mas este era um atributo apenas de Deus, e assim o entenderam como reivindicando igualdade a Deus em em relação à onipotência.

2.Os judeus o entenderam como afirmando sua igualdade com Deus, pois pegaram pedras para puni-lo por blasfêmia João 10:31 , João 10:33 , e disseram-lhe que o entenderam como afirmando que ele era Deus, João 10:33 .

3. Jesus não negou que era sua intenção ser assim compreendido. Veja as notas em João 10: 34-37 .

4. Ele imediatamente fez outra declaração que implica a mesma coisa, deixando a mesma impressão, e que eles tentaram punir da mesma maneira, João 10: 37-39 . Se Jesus não pretendia que fosse entendido, não pode ser facilmente reconciliado com a honestidade moral que ele não negou claramente que essa era sua intenção. Os judeus estavam bem familiarizados com sua própria língua. Eles o entenderam dessa maneira, e ele deixou essa impressão em suas mentes.

Comentário de E.W. Bullinger

1. Galinha grega . Neut., Um em essência, não uma pessoa que seria herdeira, masculina. Este é o clímax de Sua reivindicação de unidade com o Pai nos versículos: João 10:18 , João 10:25 , João 10:28 , João 18:29 . Compare também João 10:38 ; João 14:11 . Apocalipse 22: 3 .

Comentário de John Calvin

30. Eu e meu pai somos um. Ele pretendia enfrentar as zombarias dos ímpios; pois eles poderiam alegar que o poder de Deus não lhe pertencia de modo algum, para que ele pudesse prometer a seus discípulos que isso os protegeria com segurança. Ele, portanto, testemunha que seus assuntos estão tão intimamente unidos aos do Pai, que a assistência do Pai nunca será retida de si e de suas ovelhas. Os antigos fizeram um uso errado dessa passagem para provar que Cristo é ( ?µ???s??? ) da mesma essência com o pai. Pois Cristo não discute sobre a unidade da substância, mas sobre o acordo que ele tem com o Pai, para que tudo o que seja feito por Cristo seja confirmado pelo poder de seu Pai.

Comentário de Adam Clarke

Eu e meu Pai somos um – se Jesus Cristo não fosse Deus, ele poderia ter dito essas palavras sem ser culpado de blasfêmia? É digno de nota que Cristo não diz, eu e meu Pai, que minha tradução fornece inadequadamente e que neste lugar teria transmitido um significado muito diferente: pois, então, isso implica que a natureza humana de Cristo, de que sozinho, eu concebo, é dito que Deus é o Pai nas Escrituras, era igual ao Altíssimo: mas ele diz, falando então como Deus sobre todos, eu e o Pai, e?? ?a? ? pat?? ?? esµe? – o Criador de todas as coisas, o juiz de todos os homens, o pai dos espíritos de toda a carne – são um, um na natureza, um em todos os atributos da divindade e um em todas as operações desses atributos; e assim é evidente os judeus entendeu ele. Ver João 17:11 , João 17:22 .

Comentário de Thomas Coke

João 10:30 . Eu e meu pai somos um. Os arianos afirmam que o sentido desta passagem é: “Meu Pai e eu somos iguais, em poder e em vontade; de ??modo que se você se opõe à minha vontade, você se opõe à dele; e se você tirar minhas ovelhas da minha mão, você deve ao mesmo tempo vencê-lo e tirá-lo da mão dele da mesma forma. ” Mas, se atentarmos, não apenas ao significado óbvio dessas palavras claras e fortes em comparação com outras passagens das escrituras, mas também à sua conexão e ao sentido em que os judeus as usavam evidentemente, subvertem completamente todo o esquema ariano, e demonstre tão plenamente a Divindade de nosso abençoado Redentor, para que possam ser razoavelmente deixados a falar por si mesmos, sem qualquer comentário trabalhoso. Quão amplamente diferente é esse sentido, no qual se diz que os cristãos são um com Deus, cap. João 17:21 aparecerá suficientemente considerando o quão flagrantemente obsceno e blasfemo seria extrair essa inferência da união deles com Deus, que Cristo faz dele. Santo Agostinho observou bem que este é um texto muito forte para provar a divindade de Cristo. “Marque nela, diz ele, ambos são e um; – e você estará a salvo de Scylla e de Charybdis. ‘Um’ livra você de Ário, que nega a eterna divindade de Cristo: ‘Are’ livra você de Sabellius , que nega uma distinção de pessoas na divindade “. Veja uma prova desse mesmo ponto, Isaías 9: 6 . Jeremias 23: 6 . Miquéias 5: 2 .

Comentário de John Wesley

Eu e meu pai somos um.

Eu e o Pai somos um – Não apenas pelo consentimento da vontade, mas pela unidade de poder e, consequentemente, da natureza.

Are – Esta palavra confunde Sabellius, provando a pluralidade de pessoas: uma – Esta palavra confunde Arius, provando a unidade da natureza em Deus. Nunca nenhum profeta antes, desde o começo do mundo, usou qualquer expressão de si mesmo, que poderia ser tão interpretada como esta e outras expressões, por todos que ouviram nosso Senhor falar. Portanto, se ele não era Deus, ele deve ter sido o mais vil dos homens.

Referências Cruzadas

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 8:58 – Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! “

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 16:15 – Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

João 17:10 – Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

1 João 5:7 – Há três que dão testemunho:

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *