Estudo de João 14:23 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.
João 14:23

Comentário de Albert Barnes

Guardarei minhas palavras – Veja João 14:15 .

Nós iremos a ele – Nós iremos a ele com a manifestação de perdão, paz de consciência e alegria no Espírito Santo. Significa que Deus se manifestará na alma como Pai e Amigo; que Jesus se manifestará como Salvador; isto é, que haverá derramamento no exterior no coração apenas visões e sentimentos adequados para com Deus e Cristo. O cristão se regozijará nas perfeições de Deus e de Cristo e se deleitará em contemplar as glórias de um Salvador atual. A condição de um pecador é representada como alguém que se desviou de Deus e de quem Deus se retirou, Salmo 58: 3 ; Provérbios 28:10 ; Ezequiel 14:11 . Ele está alienado de Deus, Efésios 2:12 ; Isaías 1: 4 ; Efésios 4:18 ; Colossenses 1:21 . A religião é representada como Deus retornando à alma e se manifestando como reconciliado por Jesus Cristo, 2 Coríntios 5:18 ; Colossenses 1:21 .

Faça nossa morada – Esta é uma expressão figurativa que implica que Deus e Cristo não se manifestariam de maneira temporária, mas que seria um privilégio dos cristãos desfrutar da presença deles continuamente. Eles iriam morar no coração como morada, como templo adequado para sua morada. Veja 1 Coríntios 3:16 ; “Vós sois o templo de Deus;” 1 Coríntios 6:19 ; “Seu corpo é o templo do Espírito Santo;” 2 Coríntios 6:16 ; “Vocês são o templo do Deus vivo.” Isso não significa que exista alguma união pessoal entre cristãos e Deus – que exista uma habitação especial da essência de Deus em nós, pois Deus está essencialmente presente em todos os lugares da mesma maneira; mas é um modo figurativo de falar, denotando que o cristão está sob a influência de Deus; que ele se alegra em sua presença e que ele tem as opiniões, os sentimentos, as alegrias que Deus produz em uma alma redimida e com a qual ele se agrada.

Comentário de E.W. Bullinger

respondeu , & c. Veja nota em Deuteronômio 1:41 e App-122.

um homem = qualquer um. Grego. tis . App-123.

words = word (singular) grego. logos: ie os mandamentos dos versículos: João 14:15 , João 14:21 .

morada. A mesma palavra que “mansões” , em João 14: 2 .

Comentário de John Calvin

23. E meu pai o amará. Já explicamos que o amor de Deus para nós não é colocado em segundo lugar, como se tivesse vindo depois da nossa piedade como causa desse amor, mas que os crentes podem estar plenamente convencidos de que a obediência que eles prestam ao Evangelho é agradável a Deus, e que eles possam continuamente esperar dele novas adições de presentes.

E iremos a quem me ama; isto é, ele sentirá que a graça de Deus habita nele, e todos os dias receberá acréscimos aos dons de Deus. Ele, portanto, fala, não daquele amor eterno com o qual nos amou, antes de nascermos e mesmo antes da criação do mundo, mas desde o momento em que ele o sela em nossos corações, fazendo-nos participantes de sua adoção. Nem ele quer dizer a primeira iluminação, mas os graus de fé pelos quais os crentes devem avançar continuamente, de acordo com o ditado:

Todo aquele que lhe tiver sido dado ( Mateus 13:12 .)

Os papistas; portanto, estamos errados ao deduzir dessa passagem que existem dois tipos de amor com os quais amamos a Deus. Eles sustentam falsamente que amamos a Deus naturalmente, antes que ele nos regenere pelo seu Espírito, e mesmo que por essa preparação merecemos a graça da regeneração; como se as Escrituras não ensinassem em todos os lugares, e como se a experiência também não proclamasse em voz alta, que estamos completamente alienados de Deus e que estamos infectados e cheios de ódio por ele, até que ele mude nossos corações. Devemos, portanto, ter em vista o desígnio de Cristo, de que ele e o Pai virão , para confirmar os crentes, com confiança ininterrupta em sua graça.

Comentário de Adam Clarke

Se um homem – Não apenas meus discípulos atuais, mas todos aqueles que crerem em mim por meio de suas palavras ou de seus sucessores:

Ame-me – receba-me como seu Salvador e consiga o amor de Deus derramado em seu coração pelo Espírito Santo:

Ele guardará minhas palavras – Observe todas as minhas palavras e tenha suas afeições e conduta reguladas pelo meu Espírito e doutrina:

Meu pai o amará – chame-o de filho; apoiar, defender e preservá-lo como tal.

E chegaremos a ele – Deus Pai, por meio de seu Filho, continuará a derramar suas bênçãos mais escolhidas sobre sua cabeça e seu coração:

E faça nossa morada com ele – Tornará seu coração nosso templo, onde Deus, Pai, Filho e Espírito descansarão, receberão homenagem e habitarão para a eternidade. Assim me manifestarei ao discípulo crente, amoroso e obediente, e não ao mundo, que não receberá o Espírito da verdade.

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu e disse-lhe: Se um homem me ama, ele guardará minhas palavras; e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos nossa morada com ele.

Jesus respondeu – Porque vocês me amam e me obedecem, e eles não o fazem, portanto eu me revelarei a você, e não a eles.

Meu pai o amará – Quanto mais alguém amar e obedecer, mais Deus o amará.

E chegaremos a ele e faremos nossa morada com ele – o que implica uma manifestação tão grande da presença e do amor divinos, que o primeiro na justificação não é nada em comparação com ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:26 – Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Gênesis 11:7 – Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”.

Salmos 90:1 – Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.

Salmos 91:1 – Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

João 14:17 – o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

1 João 2:24 – Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Apocalipse 7:15 – Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

Apocalipse 21:22 – Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *