Estudo de João 14:17 – Comentado e Explicado

É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.
João 14:17

Comentário de Albert Barnes

O Espírito da verdade – Ele é chamado aqui porque os ensinaria a verdade ou os guiaria a toda a verdade, João 16:13 . Ele os impediria de todos os erros e lhes ensinaria a verdade que, por escrito ou pregando, eles deveriam se comunicar com os outros.

O mundo – O termo mundo é freqüentemente usado para denotar todos os que estão inteiramente sob a influência das coisas deste mundo – orgulho, ambição e prazer; todos os que não são cristãos, e especialmente todos os que são viciados em vícios e perseguições grosseiras, 1 Coríntios 1:21 ; 1 Coríntios 11:32 ; João 12:31 ; 2 Coríntios 4: 4 .

Não pode receber – Não pode admitir como Professor ou Consolador, ou não pode receber em seus ofícios de iluminação e purificação. A razão pela qual eles não puderam fazer isso é imediatamente adicionada.

Porque não o vê – Os homens do mundo estão sob a influência dos sentidos. Eles andam pela vista, e não pela fé. Portanto, o que eles não podem perceber pelos sentidos, o que não gratifica a visão, o gosto ou o sentimento não os impressiona. Como eles não podem ver as operações do Espírito João 3: 8 , julgam que tudo o que se diz sobre sua influência é ilusório e, portanto, não podem recebê-lo. Eles têm um modo errôneo de julgar o que é para o bem-estar do homem.

Nem o conhece – Saber, nas Escrituras, muitas vezes significa mais do que o ato da mente em simplesmente entender uma coisa. Denota todo ato ou emoção da mente necessária para receber a impressão adequada de uma verdade. Por isso, muitas vezes inclui a idéia de “aprovação”, de “amor”, de “sentimento cordial”, Salmo 1: 6 ; Salmo 37:18 ; Salmo 138: 6 ; Naum 1: 7 ; 2 Timóteo 2:19 . Nesse lugar, significa a aprovação do coração; e como as pessoas do mundo não aprovam ou desejam a ajuda do Espírito, também é dito que elas não podem recebê-lo. Eles não têm amor por ele e o rejeitam. Os homens freqüentemente consideram seu trabalho na conversão de pecadores e em avivamentos como ilusão. Eles amam tanto o mundo que não conseguem entender o trabalho dele ou abraçá-lo.

Ele habita em você – O Espírito habita nos cristãos por suas influências sagradas. Não há união pessoal, nem habitação física, pois Deus está essencialmente presente tanto em um lugar quanto em outro; mas ele trabalha em nós arrependimento, paz, alegria, mansidão, etc. Ele nos ensina, nos guia e nos conforta. Veja as notas em Gálatas 5: 22-24 . Assim, diz-se que ele habita em nós quando somos feitos puros, pacíficos, santos, humildes; quando nos tornamos como ele, e valorizamos suas influências sagradas. A palavra “habita” significa permanecer com eles. Jesus deveria ser levado embora, mas o Espírito permaneceria. Também está implícito que eles conheceriam sua presença e teriam certeza de que estavam sob sua orientação. Isso era verdade para os apóstolos como homens inspirados, e é verdade para todos os cristãos que, ao verificarem que têm as “graças do Espírito” – alegria, paz, longanimidade etc., sabem que são filhos de Deus. 1 João 3:24 ; 1 João 5:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

o Espírito da verdade = o Espírito (App-101.) da verdade. O artigo definido em ambos os casos.

mundo . Grego. Kosmos. App-129.

não pode = não é (App-105) capaz.

. Grego. theoreo. App-133.

com = ao lado. Grego. pára. App-104.

Comentário de John Calvin

17. O espírito da verdade. Cristo concede ao Espírito outro título, a saber, que ele é o Mestre ou Mestre da verdade. (68) Daí decorre que, até que tenhamos sido instruídos por ele interiormente, todos os entendimentos de nós são apreendidos com vaidade e falsidade.

Quem o mundo não pode receber. Esse contraste mostra a excelência peculiar daquela graça que Deus concede a ninguém, a não ser seus eleitos; pois ele quer dizer que não é um dom comum do qual o mundo é privado. Também nesse sentido, Isaías diz: “ Pois as trevas cobrirão a terra e as trevas densas o povo, mas o Senhor se levantará sobre ti, ó Jerusalém!” (69) Porque a misericórdia de Deus para com a Igreja merece tanto louvor, quando ele exalta a Igreja, por um privilégio distinto, acima de todo o mundo. E, no entanto, Cristo exorta os discípulos, para que não sejam inchados, como o mundo costuma ser, pelas visões carnais, e assim afastam de si a graça do Espírito. Tudo o que as Escrituras nos dizem sobre o Espírito Santo é considerado pelos homens terrestres como um sonho; porque, confiando na própria razão, eles desprezam a iluminação celestial. Agora, embora esse orgulho abunda em toda parte, o que extingue, tanto quanto jaz em nosso poder, a luz do Espírito Santo; contudo, conscientes de nossa própria pobreza, devemos saber que tudo o que pertence a um entendimento sólido não provém de nenhuma outra fonte. No entanto, as palavras de Cristo mostram que nada que se relaciona com o Espírito Santo pode ser aprendido pela razão humana, mas que Ele é conhecido apenas pela experiência da fé.

O mundo , diz ele, não pode receber o Espírito , porque não o conhece ; mas você o conhece , porque ele habita com você . É somente o Espírito, portanto, que, habitando em nós , se faz conhecido por nós; caso contrário, ele é desconhecido e incompreensível.

Comentário de Adam Clarke

O Espírito da verdade – O Espírito, ou Espírito Santo, cujo ofício essencial é manifestar, vindicar e aplicar a verdade. O Evangelho de Cristo pode ser assim chamado, porque expõe a falsidade, remove o erro e ensina o conhecimento do verdadeiro Deus – mostra o caminho para ele, salva a vaidade e as esperanças ilusórias e estabelece uma felicidade sólida nas almas daqueles que acreditam .

O mundo não pode receber – No mundo, São João significa aqueles que são influenciados apenas pelo desejo da carne, pelo desejo dos olhos e pelo orgulho da vida, 1 João 2:16 . Agora, estes não podem receber o Espírito da verdade, porque não o vêem, não têm discernimento espiritual, não atendem a nada além dos ditames de suas paixões e afeições corruptas, e não admitem outra influência senão o que pode ser um objeto de seus sentidos. Daí todo o digno e irreligião do mundo. Deus, no funcionamento de suas mãos e nas influências de seu Espírito, é encontrado em todo lugar, exceto nas paixões pervertidas dos homens. Somente nisto os homens de mentes corruptas o procuram; aqui apenas ele não pode ser encontrado e, portanto, eles se tornam infiéis e ateus.

Mas você o conhece – Você já recebeu uma medida da verdade e crê neste Espírito. Provavelmente, nosso Senhor se refere ao conhecimento que eles devem alcançar posteriormente: nesse sentido, a passagem foi entendida pela Vulgata, Nonnus e duas cópias da Itala, que diziam: Você o conhecerá.

Pois ele habita com você – Ou, como o Etiópico, Vulgata, Nonnus e seis cópias da Itala leem, ele habitará com você (veja acima); e isso, é muito evidente, é o significado do evangelista, que não usa frequentemente o presente para o tempo futuro. É certo que o Espírito Santo ainda não foi dado aos discípulos para habitar neles; este próprio São João nos assegura, João 7:39 . E é evidentemente desse Espírito e suas influências, que não foram dadas até o dia de pentecostes, que nosso Senhor aqui fala.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = sistema mundial. João 15:18 ; João 15:19 ; João 7: 7 . (Veja Scofield “ Apocalipse 13: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Até o espírito da verdade; a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas você o conhece; porque ele habita contigo, e estará em você.

O Espírito da verdade – Quem tem, revela, testemunha e defende a verdade como é em Jesus.

A quem o mundo – Todos os que não amam ou temem a Deus, não podem receber, porque não o vêem – Não tendo sentidos espirituais, nenhum olho interno para discernir; nem, consequentemente, o conhece.

Ele estará em você – como hóspede constante. Seus corpos e almas serão templos do Espírito Santo que habitam em você.

Referências Cruzadas

Provérbios 14:10 – Cada coração conhece a sua própria amargura, e não há quem possa partilhar sua alegria.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 59:21 – “Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor. “O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre”, diz o Senhor.

Ezequiel 36:27 – Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.

Mateus 10:20 – pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 16:13 – Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Romanos 8:10 – Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

1 Coríntios 2:14 – Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

1 Coríntios 14:15 – Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

2 Coríntios 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

2 Timóteo 1:14 – Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

1 João 4:6 – Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *