Estudo de 1 Coríntios 14:15 – Comentado e Explicado

Então que fazer? Orarei com o espírito, mas orarei também com o entendimento; cantarei com o espírito, mas cantarei também com o entendimento.
1 Coríntios 14:15

Comentário de Albert Barnes

Então o que é? O que devo fazer? Qual é o curso adequado para eu seguir? Qual é a minha prática e meu desejo; veja a mesma forma de expressão em Romanos 3: 9 e Romanos 6:15 . Indica a “conclusão” a que o raciocínio o conduziu, ou o curso que ele seguiria em vista de todas as circunstâncias do caso.

Orarei com o espírito … – Esforçarei-me por “misturar” todas as vantagens que podem ser derivadas da oração; Vou “unir” todos os benefícios que “podem” resultar para mim e para os outros. Considero de grande importância orar com o espírito de tal maneira que o “coração” e os “afetos” possam estar envolvidos, para que eu próprio possa tirar proveito dele; mas também vou me unir a isso, utilidade para os outros; Usarei uma linguagem que eles possam entender e ser lucrativa.

E eu orarei com o entendimento também – Para que outros possam me entender. Farei o uso apropriado do intelecto, para que ele possa transmitir idéias e fazer impressões adequadas na mente dos outros.

Cantarei com o espírito – É evidente que pode acontecer o mesmo no canto que ocorreu na oração. Pode estar em uma língua estrangeira e pode ser ininteligível para outras pessoas. As afeições do próprio homem podem estar excitadas, e seu coração envolvido no dever, mas seria inútil para os outros. Paulo, portanto, diz que ele celebraria os louvores de Deus de modo a excitar as afeições apropriadas em sua própria mente, e de modo a ser inteligível e proveitoso para os outros. Esta passagem prova:

(1) Que os louvores a Deus devem ser celebrados entre os cristãos e que é uma parte importante da adoração;

(2) Para que o coração se envolva nele, e que seja realizado de modo a estimular afeições apropriadas nos corações daqueles que estão envolvidos nele; e,

(3) Que isso seja feito de modo a ser “inteligível” e edificante para os outros.

As palavras devem ser pronunciadas de modo a serem distintas e compreendidas. Deveria haver uma enunciação clara, bem como na oração e na pregação, uma vez que o design da música sacra no culto a Deus não é apenas para louvar, mas para impressionar os sentimentos que são cantados no coração pela ajuda de sons musicais. e expressão mais profundamente do que poderia ser feito. Se isso não for feito, o canto pode estar em uma língua estrangeira. Talvez não exista parte do culto público em que haja maior imperfeição do que no modo de sua salmodia. Ao mesmo tempo, dificilmente há parte das devoções do santuário que possam se tornar mais edificantes ou impressionantes. Tem a “vantagem” – uma vantagem que a pregação e a oração não têm – de usar os tons doces da melodia e da harmonia para “impressionar” o sentimento do coração e isso deve ser feito.

Comentário de E.W. Bullinger

cantar . Grego. psallo , como Efésios 5:15 (fazendo melodia).

Comentário de John Calvin

15. Orarei com o espírito, para que ninguém pergunte, por meio de objeção: O espírito será inútil na oração?” ele ensina que é lícito, de fato, orar com o espírito, desde que a mente seja empregada ao mesmo tempo, ou seja, o entendimento que Ele permite, portanto, e sanciona o uso de um dom espiritual na oração, mas exige: qual é a principal coisa, que a mente não esteja desempregada. (834)

Quando ele diz, eu cantarei Salmos, ou, eu cantarei, ele faz uso de uma instância específica, em vez de uma afirmação geral. Pois, como os louvores a Deus eram o assunto dos Salmos, ele quis dizer cantando os Salmos (835)abençoando a Deus ou agradecendo a ele, pois em nossas súplicas, ou pedimos algo a Deus, ou nós reconhecer algumas bênçãos que nos foram conferidas. A partir dessa passagem, no entanto, deduzimos ao mesmo tempo que o costume de cantar era, mesmo naquela época, usado entre os crentes, como também aparece de Plínio, que, escrevendo pelo menos quarenta anos ou depois, depois a morte de Paulo, menciona, que os cristãos estavam acostumados a cantar Salmos a Cristo antes do amanhecer. (836) Também não tenho dúvida de que, desde o início, eles seguiram o costume da Igreja Judaica em cantar Salmos.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 14:15 . Vou orar com o entendimento também. Ou seja, de acordo com o Sr. Locke, “quando movido pelo Espírito, orarei em uma língua desconhecida; mas para que meu significado possa ser entendido por outros;” isto é, “não farei isso, mas quando houver alguém para interpretar”. Locke, não pretendo justificar essa interpretação do termo t? ??? pelas regras exatas do idioma grego; mas acho que o senso do lugar me confirma; e ele deve estar pouco familiarizado com os escritos de São Paulo que não observa que, quando ele usa um termo, ele pode repeti-lo novamente no mesmo discurso, de uma maneira peculiar a si mesmo, e um pouco diferente de seu significação comum. Então, tendo aqui no verso anterior usei a palavra ????, pelo sentimento de sua própria mente, que não era rentável para os outros quando ele orava em uma língua desconhecida para eles, e a opôs à palavra p?e?µa , que ele usou ali para seu próprio senso, acompanhando suas próprias palavras, inteligíveis para si mesmo, quando pelo impulso do espírito ele orou em uma língua estrangeira; ele continua neste versículo a orar com o Espírito, e com o entendimento na mesma oposição, o de orar em uma língua estranha, que somente sua própria mente entendeu e acompanhou; o outro, por orar, para que o significado de sua mente naquelas palavras que ele proferisse fosse divulgado aos outros, para que eles também fossem beneficiados. Dr. Doddridge, no entanto, é de opinião que o sentido e o alto espírito do apóstolo nesta cláusula são perdidos pela interpretação acima. Apreendo, diz ele, ele foi elaborado para intimar ainda mais a falta de senso viril e entendimento correto que deve trair, de falar em uma linguagem que os ouvintes não puderam compreender, por mais sublime que seja o discurso. Este é o versículo 20, e especialmente o uso da palavra te?e???, lá sugere fortemente. Em vez disso, orarei com o entendimento e cantarei com o entendimento, o Dr. Heylin lê: Mas minha oração será inteligível; – mas meu hino será inteligível.

Comentário de John Wesley

Então o que é? Orarei com o espírito e orarei também com o entendimento: cantarei com o espírito e cantarei também com o entendimento.

Orarei com o espírito, mas orarei também com o entendimento – usarei meu próprio entendimento, bem como o poder do Espírito. Não vou agir tão absurdamente, a ponto de proferir em uma congregação o que não pode edificar senão a mim mesmo.

Referências Cruzadas

Salmos 47:7 – Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

1 Coríntios 10:19 – Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?

1 Coríntios 14:19 – Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua.

Efésios 5:17 – Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Filipenses 1:18 – Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *