Estudo de Efésios 3:17 – Comentado e Explicado

Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade,
Efésios 3:17

Comentário de Albert Barnes

Para que Cristo habite em seus corações pela fé – veja as notas em Efésios 2:22 . Expressões como essa freqüentemente ocorrem nas Escrituras, onde diz-se que Deus habita em nós, e dizemos que somos os templos do Espírito Santo; veja João 14:23 ; 1 Coríntios 6:19 , nota.

O fato de você estar enraizado – firmemente estabelecido – como uma árvore é cujas raízes atingem profundamente e se estendem para longe. O significado é que o amor dele deve ser tão firme em nossos corações, como uma árvore está no solo, cujas raízes atingem profundamente a terra.

E fundamentado – ?e?eµe???µ???? tethemeliomenoi- “fundado” – como um edifício é sobre uma fundação. A palavra é retirada da arquitetura, onde é estabelecido um fundamento firme, e o significado é que ele desejava que eles fossem tão firmes no amor de Cristo, como um edifício que repousa sobre uma base sólida.

Apaixonado – Apaixonado pelo Redentor – talvez também apaixonado um pelo outro – e por todos. O amor era o grande princípio da religião verdadeira, e o apóstolo desejava que eles pudessem se estabelecer totalmente nisso.

Comentário de E.W. Bullinger

Cristo, etc. Ver Romanos 8: 9 .

habitar . Veja Atos 2: 5 .

enraizada . Grego. rhizoomai. Somente aqui e Colossenses 2: 7 .

fundamentado = fundado. Grego. themelioo. Veja App-146 e Mateus 7:25 .

amor Ver Efésios 2: 4 . App-135.

Comentário de John Calvin

17. Para que Cristo habite. Ele explica o que se entende por “a força do homem interior”. Como

“Agradou ao Pai que nele habite toda a plenitude” ( Colossenses 1:19 ,)

então quem tem Cristo habitando nele não pode querer nada. É um erro imaginar que o Espírito pode ser obtido sem obter Cristo; e é igualmente tolo e absurdo sonhar que podemos receber Cristo sem o Espírito. Ambas as doutrinas devem ser acreditadas. Somos participantes do Espírito Santo, na proporção da relação que mantemos com Cristo; pois o Espírito não será encontrado em lugar algum senão em Cristo, sobre quem se diz que, por esse motivo, descansou; pois ele mesmo diz, pelo profeta Isaías: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim.” ( Isaías 61: 1 ; Lucas 4:18 .) Mas nem Cristo pode ser separado do seu Espírito; pois então seria dito que ele estava morto e que havia perdido todo o seu poder.

Justamente, portanto, Paulo afirma que as pessoas que são dotadas por Deus de vigor espiritual são aquelas em quem Cristo habita. Ele aponta para a parte em que Cristo habita peculiarmente, em seus corações – para mostrar que não é suficiente se o conhecimento de Cristo habitar na língua ou vibrar no cérebro.

Pode habitar através da fé. O método pelo qual um benefício tão grande é obtido também é expresso. Que elogio notável é dado aqui à fé: que, por meio dela, o Filho de Deus se torna nosso, e “faz sua morada conosco!” ( João 14:23 .) Pela fé, não apenas reconhecemos que Cristo sofreu e ressuscitou dentre os mortos por nossa causa, mas, aceitando as ofertas que ele faz de si mesmo, o possuímos e desfrutamos como nosso Salvador. Isso merece nossa atenção cuidadosa. A maioria das pessoas considera a comunhão com Cristo e crer em Cristo como a mesma coisa; mas a comunhão que temos com Cristo é a conseqüência da fé. Em uma palavra, fé não é uma visão distante, mas um abraço caloroso de Cristo, pelo qual ele habita em nós, e somos cheios do Espírito Divino.

Para que sejais enraizados e firmados no amor. Entre os frutos da habitação de Cristo em nós, o apóstolo enumera amor e gratidão pela graça e bondade divinas exibidas a nós em Cristo. Portanto, segue-se que essa é uma excelência verdadeira e sólida; de modo que, sempre que ele trata da perfeição dos santos, ele a vê como consistindo nessas duas partes. A firmeza e a constância que nosso amor deve possuir são apontadas por duas metáforas. Há muitas pessoas que não são totalmente destituídas de amor; mas é facilmente removido ou sacudido, porque suas raízes não são profundas. Paulo deseja que seja enraizado (136) e fundamentado – completamente fixado em nossas mentes, de modo a se parecer com um edifício bem fundado ou com uma árvore profundamente plantada. O verdadeiro significado é que nossas raízes devem ser tão profundamente plantadas e nosso fundamento tão firmemente apaixonado, que nada será capaz de nos abalar. É inútil inferir dessas palavras que o amor é o fundamento e a raiz de nossa salvação. Paulo não pergunta aqui, como qualquer um pode perceber, sobre o que é a nossa salvação, mas com que firmeza e constância devemos continuar no exercício do amor.

Comentário de Adam Clarke

Que Cristo possa habitar em seus corações pela fé – Nisto e em muitas outras passagens, e particularmente em Efésios 2:21 ; (nota), o apóstolo compara o corpo ou a Igreja dos verdadeiros crentes a um templo que, como o de Salomão, é construído para ser uma habitação de Deus através do Espírito. Aqui, como Salomão fez na dedicação do templo em Jerusalém, 2 Crônicas 6: 1 etc., Paulo, tendo considerado a Igreja em Éfeso completamente formada, como toda coisa externa, ora para que Deus desça e habite nela. . E como não poderia haver habitação de Deus senão por Cristo, e nenhuma habitação de Cristo senão pela fé, ele ora para que tenham tanta fé em Cristo, que os manterá em constante posse de seu amor e presença. Deus, no começo, formou o homem para ser seu templo e, enquanto em estado de pureza, ele habitou este templo; quando o templo ficou contaminado, Deus o deixou. Na ordem de sua eterna misericórdia, Cristo, o reparador da brecha, vem purificar o templo, para que ele se torne novamente uma habitação adequada para o Deus abençoado. É isso que o apóstolo aponta para os efésios crentes, ao orar para que Cristo ?at????sa? possa habitar intensa e constantemente em seus corações pela fé: pois o coração do homem, que não é a casa de Deus, deve ser o domínio de todo espírito imundo e imundo ; como Satanás e seus anjos se esforçarão para preencher o que Deus não faz.

Que vós, estando enraizados e fundamentados no amor – Aqui está uma dupla metáfora; um tirado da agricultura, o outro da arquitetura. Como árvores, elas devem estar enraizadas no amor – esse é o solo em que suas almas devem crescer; no amor infinito de Deus, suas almas, pela fé, devem atingir suas raízes, e desse amor derivam todo aquele alimento essencial para seu pleno crescimento, até que tenham a mente neles que estava em Jesus, ou, como é depois disse, até que sejam preenchidos com toda a plenitude de Deus. Como edifício, seu fundamento deve ser estabelecido nesse amor. Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, etc. Aqui está a base sobre a qual somente a alma, e todas as suas esperanças e expectativas, podem ser fundamentadas com segurança. Este é um fundamento que não pode ser abalado; e é somente por isso que a doutrina da redenção flui para o homem, e somente por isso a alma tem sua forma e beleza. Nisso, como seu próprio solo, cresce. Sobre isso, como único fundamento, repousa.

Comentário de John Wesley

Que Cristo habite em seus corações pela fé; estando vós enraizados e enraizados no amor,

Habitar – Ou seja, permanecer constante e sensatamente.

Referências Cruzadas

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Mateus 13:6 – Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.

Lucas 6:48 – É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 14:17 – o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

1 Coríntios 8:1 – Com respeito aos alimentos sacrificados aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Efésios 2:21 – no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:7 – enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

1 João 4:16 – Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *