Estudo de 1 João 4:16 – Comentado e Explicado

Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.
1 João 4:16

Comentário de Albert Barnes

E nós conhecemos e cremos … – Todos nós temos certeza de que Deus nos amou, e a crença mais completa no grande fato da redenção pela qual ele manifestou seu amor por nós.

Deus é amor – Notas, 1 João 4: 8 . Não é incomum que João repita uma verdade importante. Ele se deleita em se debruçar sobre uma verdade como a que aqui se expressa; e quem não deveria? Que verdade existe sobre a qual a mente pode habitar com mais prazer; o que há mais adequado para conquistar o coração da santidade; o que isso fará mais para sustentar a alma nas tristezas e provações desta vida? Em nossas provações; na escuridão que está ao nosso redor; nas perplexidades que nos encontram e nos embaraçam em relação à administração divina; em tudo o que nos parece incompreensível neste mundo, e na perspectiva do próximo, vamos aprender a repetir esta declaração do discípulo favorito: ““ Deus é amor ”.” Que provações podemos não suportar, se nos sentirmos seguros por essa! Que nuvem escura que parece pairar sobre nosso caminho e envolver todas as coisas sombrias não será brilhante, se das profundezas de nossa alma sempre podemos dizer: “Deus é amor!”

E aquele que habita no amor … – Religião é todo amor. Deus é amor; ele nos amou; nós devemos amá-lo; devemos amar um ao outro; devemos amar o mundo inteiro. O céu está cheio de amor, e não há mais nada lá. A terra está cheia de amor, tanto quanto a religião prevalece, e seria inteiramente se ela prevalecesse em toda parte. O amor removeria todas as paixões corruptas, crimes, ciúmes, guerras na terra e difundiria em todo o mundo a bem-aventurança do céu. Se um homem, portanto, é acionado por isso, ele tem o espírito do mundo celestial reinando em sua alma e vive em uma atmosfera de amor.

Comentário de E.W. Bullinger

acreditou = acreditou. App-150.

para = dentro. App-104. Compare 1 João 4: 9 .

Comentário de John Calvin

16 E nós sabemos e cremos que é o mesmo que se ele tivesse dito: “Sabemos que cremos;” pois tal conhecimento não é alcançado, mas pela fé. Mas, portanto, aprendemos o quão diferente é uma opinião incerta ou duvidosa da fé. Além disso, embora ele tenha pretendido aqui, como eu já disse, acomodar a última frase para seus leitores, ele define a fé de várias maneiras. Ele havia dito antes, que é confessar que Jesus é o Filho de Deus; mas agora ele diz: sabemos pela fé o amor de Deus por nós. Parece, portanto, que o amor paterno de Deus é encontrado em Cristo, e que nada de certo é conhecido sobre Cristo, exceto aqueles que sabem que são filhos de Deus por Sua graça. Pois o Pai coloca seu próprio Filho diariamente diante de nós para esse fim, para que ele nos adote nele.

Deus é amor É como se fosse a proposição menor em uma discussão; pois da fé ao amor ele raciocina da seguinte maneira: Pela fé Deus habita em nós, e Deus é amor; então, onde quer que Deus habite, o amor deve estar lá. Portanto, segue-se que o amor está necessariamente conectado à fé.

Comentário de Adam Clarke

Deus é amor – Veja em 1 João 4: 8 ; (Nota). Aquele que habita no amor – aquele que é cheio de amor a Deus e ao homem é cheio de Deus, pois Deus é amor; e onde existe esse amor, existe Deus, pois ele é a fonte e o mantenedor.

Comentário de John Wesley

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para nós. Deus é amor; e aquele que habita no amor habita em Deus, e Deus nele.

E nós sabemos e cremos – Pelo mesmo Espírito, o amor que Deus tem para nós.

Referências Cruzadas

Salmos 18:1 – Eu te amo, ó Senhor, minha força.

Salmos 31:19 – Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!

Salmos 36:7 – Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas.

Isaías 64:4 – Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:8 – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *