Estudo de Salmos 36:7 – Comentado e Explicado

Como é preciosa a vossa bondade, ó Deus! À sombra de vossas asas se refugiam os filhos dos homens.
Salmos 36:7

Comentário de Albert Barnes

Quão excelente – margem, como no hebraico: “precioso”. A palavra usada aqui é aplicável às pedras preciosas 1 Reis 10: 2 , 1 Reis 10: 10-11 ; ou para o tipo mais caro de pedras empregado na construção, como o mármore 2 Crônicas 3: 6 ; e então, qualquer coisa que seja “cara” ou “valiosa”. O significado é que a bondade de Deus deve ser estimada apenas pelo valor estabelecido nos objetos mais raros e caros.

É a tua benignidade – a tua misericórdia. A mesma palavra é usada aqui, que ocorre no Salmo 36: 5 e que é traduzida como “misericórdia”. Não é um novo atributo de Deus que aqui é celebrado ou trazido à vista, mas a mesma característica mencionada no Salmo 36: 5 . A repetição da palavra indica o estado de espírito do escritor do salmo e mostra que ele se deleita em insistir nisso; ele naturalmente se volta para isso; suas meditações começam e terminam com isso. Embora ele esteja profundamente impressionado com a “fidelidade”, a “justiça” e o “julgamento” de Deus, ainda assim é Sua “misericórdia” ou Sua “bondade amorosa” que é o começo e o fim de seus pensamentos; para isso, a alma se volta com um prazer e uma admiração sempre novos ao refletir sobre o caráter e os feitos de Deus. Aqui começa a nossa esperança; e a esse atributo do Todo-Poderoso, quando aprendemos tudo o mais que podemos aprender sobre Deus, a alma se volta com um deleite sempre novo.

Portanto – Em vista dessa misericórdia; ou porque Deus é um Deus misericordioso. Não é na sua “justiça” que podemos nos refugiar, pois somos pecadores, mas o fundamento de toda a nossa esperança é a sua misericórdia. Uma criatura sagrada poderia voar para um Criador sagrado em busca de refúgio e defesa; quem se entregou a Ele e foi perdoado, pode apelar à sua “fidelidade”; mas o refúgio de um pecador, como tal, é apenas sua “misericórdia”; e é apenas a essa misericórdia que ele pode fugir.

Os filhos dos homens – literalmente, “os filhos do homem”; isto é, a raça humana, considerada descendente de seu grande ancestral, ou como uma família. O significado não é que todos os filhos dos homens realmente depositem sua confiança na misericórdia de Deus – pois isso não é verdade; mas:

(a) todos podem fazê-lo como filhos dos homens ou como homens; e

(b) todos os que “depositam sua confiança sob a sombra de suas asas” confiam somente em Sua misericórdia, como fundamento de sua esperança.

Sob a sombra das tuas asas – Como pequenos pássaros indefesos buscam proteção sob as asas da mãe-pássaro. Veja as notas em Mateus 23:37 ; compare Deuteronômio 32: 11-12 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 36: 7-9 . Quão excelente, etc. – As expressões aqui, que denotam a abundância de bênçãos divinas sobre o homem justo, parecem ser tiradas do templo, de onde elas deveriam emitir. Sob o disfarce do templo, as asas dos querubins, ele deveria ser protegido. A riqueza dos sacrifícios, as correntes de óleo, vinho, odores, etc. e a luz do castiçal de ouro são todos claramente mencionados. Quanto à fonte da vida, Salmos 36: 9 possivelmente pode haver uma fonte viva dentro dos arredores do templo, de onde o mar de bronze, etc. pode ser fornecido. Veja Salmos 36: 9 e Mudge; quem lê assim o começo do nono versículo: No teu templo está a fonte da vida. Outros supõem que, contigo é a fonte da vida, significa: “Tu és a fonte não apenas da nossa temporal, mas também da nossa vida espiritual e eterna”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 36: 7-8 . Quão excelente é a tua benignidade – ou a tua misericórdia: pois é a mesma palavra que é proferida, Salmos 36: 5 . O sentido é que, embora todos os seus atributos sejam excelentes e gloriosos, ainda assim, acima de tudo, sua misericórdia é excelente, ou preciosa e amável, como sendo mais necessária e benéfica para nós, pobres homens miseráveis ??e pecadores. Portanto, os filhos dos homens confiam, etc. – Comprometer-se alegremente com o seu cuidado e bondade, não obstante a própria pecaminosidade e a raiva e poder de seus adversários; contra tudo o que a tua misericórdia é uma segurança suficiente. Eles serão abundantemente satisfeitos – Ou seja, aqueles filhos de homens que confiam em ti, como ele agora disse, embora sejam estreitos, oprimidos e perseguidos; no entanto, eles não devem apenas ser protegidos e apoiados no presente; mas no devido tempo terá todos os seus desejos e vontades plenamente satisfeitos. O hebraico ????? , jirvejun, será regado ou embebedado, isto é, será, por assim dizer, sobrecarregado com a abundância de suas bênçãos. Com a gordura de sua casa – Com aquelas provisões ricas e deliciosas que você preparou para eles no lugar de sua adoração na terra, seu tabernáculo, onde você exibe sua glória, comunica suas bênçãos e aceita as orações e louvores de seu povo . O benefício das ordenanças sagradas é a gordura da casa de Deus aqui embaixo, doce para uma alma santificada e fortalecendo a vida espiritual e divina; com isso o povo de Deus está abundantemente satisfeito; eles desejam nada mais neste mundo do que viver uma vida de comunhão com Deus; e ter o conforto das promessas. Mas a satisfação plena e completa é reservada para o estado futuro, e a casa não feita por mãos, eterna nos céus. Todo navio estará perfeitamente cheio lá. Tu os farás beber do rio dos teus prazeres – prazeres que são verdadeiramente divinos; que não vêm somente de ti, como o autor deles, mas que terminam em ti como a matéria e o centro deles; os quais, sendo puramente espirituais, são da mesma natureza dos habitantes gloriosos do mundo celestial e têm alguma analogia até com as delícias da Mente Eterna. Há um rio desses prazeres sempre cheios, sempre frescos, sempre fluindo. Há o suficiente para todos, o suficiente para cada um, o suficiente para sempre, Salmos 46: 4 . Deus não apenas providenciou este rio para o seu povo, mas ele os fez beber dele; trabalha neles um apetite gracioso por esses prazeres espirituais e, por seu Espírito, refresca suas almas com eles. No céu, para sempre, beberão deles e serão saciados com uma plenitude de alegria.

Comentário de E.W. Bullinger

gentileza adorável. Compare “misericórdia” , Salmos 36: 5 .

Deus. Hebraico. Elohim. (App-4.), Por causa de Suas criaturas, os filhos dos homens.

filhos = filhos.

colocar sua confiança em = fugir para se refugiar. Hebraico. hasah. App-69.

asas. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Quão excelente é a tua benignidade – Ele faz a pergunta com admiração; mas não espera resposta de anjos ou homens. É indescritivelmente excelente, abundante e gratuito; e, “portanto, os filhos de Adão confiam sob a sombra das tuas asas”. Eles confiam em tua boa providência para o suprimento de seus corpos; eles confiam em tua misericórdia para a salvação de suas almas. Estes, falando segundo a figura, são as duas asas da bondade Divina, sob as quais os filhos dos homens se refugiam. A alusão pode estar nas asas dos querubins, acima do propiciatório.

Comentário de John Calvin

7 Ó Deus! quão preciosa é a tua benignidade! Alguns explicam estas palavras neste sentido: Que a misericórdia de Deus é preciosa e que os filhos dos homens que nela confiam são preciosos; mas esse é um sentido muito distante das palavras do texto. Outros os entendem como significando que a misericórdia de Deus é muito grande para os deuses, isto é, para os anjos e os filhos dos homens; mas isso é muito refinado. Também me surpreende que os rabinos judeus se cansem e perplexos, em nenhuma ocasião, procurando descobrir novas e sutis interpretações, uma vez que o significado do profeta é por si mesmo perfeitamente evidente; a saber, que é porque a misericórdia de Deus é grande e claramente manifestada, que os filhos dos homens colocam sua confiança sob a sombra dela. Até agora, como Davi tem falado em louvor à bondade de Deus, que se estende a toda criatura, a opinião de outros comentaristas, que consideram que Davi está aqui discursando sobre o favor peculiar que Deus manifesta para com seus filhos, está em meu julgamento muito correto . A linguagem parece se referir em geral a todos os filhos dos homens, mas o que se segue é aplicável adequadamente apenas aos fiéis. Para manifestar mais claramente a grandeza da graça divina, ele fala, em termos gerais, dizendo-nos que Deus condescende em reunir sob suas asas a prole mortal de Adão, como é dito nos Salmos 8: 4 ,

“O que é o homem, para que se lembre dele?
e filho do homem, para visitá-lo?

A substância da passagem é a seguinte: o ímpio pode correr para todo excesso de iniquidade, mas essa tentação não impede o povo de Deus de confiar em sua bondade e de se lançar sobre seus cuidados paternais; enquanto os ímpios, cujas mentes estão degradadas e cujos corações estão poluídos, nunca provam a doçura de sua bondade, de modo a serem conduzidos por ela à fé e, assim, desfrutar de repouso sob a sombra de suas asas. A expressão metafórica de asas, aplicada a Deus, é bastante comum nas Escrituras. (9) Por meio disso, Deus nos ensina que somos preservados em segurança sob seus cuidados protetores, assim como a galinha valoriza suas galinhas sob suas asas; e assim ele nos convida gentil e afetuosamente a retornar a ele.

Comentário de John Wesley

Quão excelente é a tua benignidade, ó Deus! portanto, os filhos dos homens confiam sob a sombra das tuas asas.

Bondade amorosa – Embora todos os teus atributos sejam excelentes, ainda assim, acima de tudo, a tua misericórdia é excelente, ou preciosa e amável.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *