Estudo de 1 João 3:16 – Comentado e Explicado

Nisto temos conhecido o amor: {Jesus} deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.
1 João 3:16

Comentário de Albert Barnes

Por este meio percebemos o amor de Deus – As palavras “de Deus” não estão no original e não deveriam ter sido introduzidas na tradução, embora sejam encontradas na Vulgata Latina, nas versões genebra e em um manuscrito. Eles naturalmente transmitiam a idéia de que “Deus” entregou sua vida por nós; ou que o próprio Deus, em sua natureza divina, sofreu. Mas essa idéia não é expressa nesta passagem como está no original e, é claro, nenhum argumento pode ser derivado dela para provar que Cristo é Deus ou que a natureza divina é capaz de sofrer. O original é muito mais expressivo e enfático do que com esta adição: “Nisto conhecemos o amor;” isto é, sabemos o que é o verdadeiro amor; vemos uma ilustração mais emocionante e marcante de sua natureza. O “amor em si” – sua natureza real, seu poder, seus sacrifícios, suas influências – foi visto em sua forma mais elevada, quando o Filho de Deus se entregou para morrer em uma cruz. Para uma ilustração do sentimento, veja as notas em João 3:16 ; João 15:13 .

Porque ele deu sua vida por nós – Não há dúvida de que o Salvador é aqui referido, embora seu nome não seja mencionado particularmente. Há vários casos no Novo Testamento em que ele é mencionado sob a denominação geral “ele”, como alguém bem conhecido e sobre quem os escritores estavam acostumados a falar.

E devemos dar a vida pelos irmãos – para o bem de nossos irmãos cristãos, se for necessário. Ou seja, as circunstâncias podem ocorrer onde seria apropriado fazê-lo, e sempre devemos estar prontos para fazê-lo. O espírito que levou o Salvador a sacrificar sua vida pelo bem da igreja deve levar-nos a fazer a mesma coisa por nossos irmãos, se as circunstâncias o exigirem. Que este é um princípio correto, ninguém pode duvidar; para:

(1) o Salvador fez isso, e somos obrigados a imitar seu exemplo e a possuir seu espírito;

(2) os profetas, apóstolos e mártires fizeram isso, entregando suas vidas na causa da verdade e para o bem da igreja e do mundo; e,

(3) sempre se afirmou que é certo e apropriado, em certas circunstâncias, que um homem dê sua vida para o bem dos outros.

Por isso, falamos do patriota que sacrifica sua vida pelo bem de seu país; sentimos, no caso de um naufrágio, que pode ser dever de um capitão sacrificar sua vida pelo bem de seus passageiros e tripulantes; portanto, no caso de uma doença pestilencial, o médico não deve considerar sua própria vida, se puder salvar outros; e, portanto, sempre defendemos o homem para honrar quem está disposto a arriscar sua própria vida com princípios nobres de abnegação para o bem de seus semelhantes. Em que casos isso deve ocorrer, o apóstolo não declara; mas parece que o princípio geral é o de que deve ser feito quando um bem maior resultar de nosso sacrifício pessoal do que de guardar cuidadosamente nossas próprias vidas. Assim, no caso de um patriota, sua morte, nas circunstâncias, pode ser de maior valor para seu país do que sua vida; ou, expor-se à morte seria um serviço maior ao seu país do que se isso não fosse feito.

Assim, o Salvador entregou sua vida pelo bem da humanidade; assim, os apóstolos expuseram suas vidas a constante perigo ao estender os princípios da religião; e assim os mártires renderam suas vidas na causa da igreja e da verdade. Da mesma forma, devemos estar prontos para arriscar nossas vidas, e até mesmo deitá-las, se assim pudermos promover a causa da verdade e a salvação dos pecadores, ou servir nossos irmãos cristãos. De que maneira essa injunção foi entendida pelos cristãos primitivos, pode ser percebida pelo que o mundo diz ter dito deles: “Eis como eles se amam; eles estão prontos para morrer um pelo outro. ” – Tertuliano, Apol . c. 39. Eusébio ( Eccl. His. Vii. 22) diz dos cristãos que “em tempos de peste eles se visitaram e não apenas arriscaram suas vidas, mas também os perderam em zelo para preservar a vida de outras pessoas. ” Não devemos realmente jogar fora nossas vidas; não devemos expô-los de maneira imprudente, imprudente e imprudente; mas quando, no cumprimento do dever, somos colocados em uma situação em que a vida está exposta ao perigo, não devemos nos afastar do dever ou fugir dele. Talvez o seguinte abranja as principais instâncias do dever aqui exigido pelo apóstolo:

(1) Deveríamos ter tanto amor pela igreja que estaríamos dispostos a morrer por ela, pois o patriota está disposto a morrer por seu país.

(2) devemos ter tanto amor pelos cristãos que estejam dispostos a arriscar nossas vidas para ajudá-los – como em caso de pestilência ou praga, ou quando estão em perigo de fogo, inundação ou inimigos.

(3) devemos ter tanto amor pela verdade que desejemos sacrificar nossas vidas em vez de negá-la.

(4) devemos ter tanto amor pela causa de nosso Mestre que esteja disposto a atravessar oceanos, neves e areias; visitar regiões distantes e bárbaras, embora em risco iminente de nossas vidas, e com a perspectiva de que nunca mais veremos nosso país.

(5) devemos ter tanto amor pela igreja que nos empenharemos de coração e constantemente em serviços de trabalho e sacrifício por sua conta, até que, quando nosso trabalho estiver sendo feito, a natureza exausta afundar na sepultura. Em uma palavra, devemos considerar-nos devotados ao serviço do Redentor, vivendo ou morrendo de ser encontrado engajado em sua causa. Se realmente ocorrer um caso em que surgir a pergunta se um homem abandonará seu irmão cristão ou morrerá, ele não deve hesitar; em todos os casos, ele deveria considerar sua vida consagrada à causa de Sion e de seus amigos. Certa vez, nos tempos da piedade primitiva, havia muito desse espírito no mundo; Quão pouco deve ser temido, prevalece agora!

Comentário de Joseph Benson

1 João 3: 16-17 . Por meio deste, percebemos o amor de Deus – A palavra Deus não está no original: parece ser omitida pelo apóstolo, assim como o nome de Jesus é omitido por Maria, quando ela diz ao jardineiro Senhor, se você o carregou daqui , & c., João 20:15 ; em que lugar há uma linguagem muito enfática, mesmo em silêncio. Ele declara quão totalmente seus pensamentos foram possuídos pelo assunto abençoado e glorioso. Expressa também a dignidade superlativa e a simpatia da pessoa a quem se refere; como se ele, e somente ele, fosse, ou merecesse ser, conhecido e admirado por todos. Porque ele deu a vida – Não apenas para os pecadores, mas para nós em particular. A partir desta verdade crida, e a salvação recebida por essa fé, o amor de Cristo e, em conseqüência disso, o amor dos irmãos, aumentam, o que pode muito bem ser admitido como evidência de que nossa fé não é ilusão. Mas quem tem o bem deste mundo – substância mundana, muito menos valiosa que a vida; e vê que seu irmão precisa – (A própria visão da falta bate à porta do coração do espectador;) e cala a boca – Restringe, perguntado ou não; suas entranhas de compaixão – Excitado, pode ser, pela visão da miséria; como habita nele o amor de Deus? – Certamente que não, por mais que ele fale disso, como o próximo versículo supõe que ele faça. Assim, o apóstolo, observando, no versículo anterior, que conhecemos o amor de Cristo por dar a vida por nós, e que a consideração de seu amor por nós deve induzir-nos “a amá-lo como, a seu chamado. , dar a vida pelos irmãos; aqui nos diz que, se, longe de dar nossas vidas por eles, nós os recusamos, quando necessário, uma parte de nossos bens mundanos para sustentar suas vidas, o amor de Deus em nenhum sentido pode ser dito estar em nós . ”

Comentário de E.W. Bullinger

Por meio deste documento = (App-104.) Isso.

percebemos nós = sabemos, como em 1 João 3: 1 .

vida . App-110. Ver João 10:15 .

Comentário de John Calvin

16 Por este meio percebemos que , ou, por isso sabemos . Ele agora mostra o que é o verdadeiro amor; pois não bastaria elogiá-lo, a menos que seu poder seja entendido. Como exemplo de amor perfeito, ele coloca diante de nós o exemplo de Cristo; pois ele, ao não poupar a própria vida, testemunhou o quanto ele nos amava. Essa é então a marca para a qual ele pede que avancem. A soma do que é dito é que nosso amor é aprovado quando transferimos o amor de nós mesmos para nossos irmãos, para que cada um, de uma maneira que se esqueça de si mesmo, busque o bem dos outros. (79)

É, de fato, certo que estamos longe de ser iguais a Cristo: mas o apóstolo nos recomenda a imitação dele; pois, embora não o ultrapassemos, ainda é necessário que sigamos seus passos, embora à distância. Sem dúvida, uma vez que era o objetivo do apóstolo derrotar a vaidade vaidosa de hipócritas, que glorificavam que eles tinham fé em Cristo, embora sem amor fraterno, ele sugeriu por essas palavras que, exceto que esse sentimento prevalece em nossos corações, não temos conexão com Cristo. Nem ele ainda, como eu disse, colocou diante de nós o amor de Cristo, para exigir que sejamos iguais a ele; pois o que seria isso senão levar todos ao desespero? Mas ele quer dizer que nossos sentimentos devem ser formados e regulados, para que possamos dedicar nossa vida e também nossa morte, primeiro a Deus e depois a nossos vizinhos.

Há outra diferença entre nós e Cristo – a virtude ou o benefício de nossa morte não pode ser a mesma. Pois a ira de Deus não é pacificada pelo nosso sangue, nem a vida é adquirida pela nossa morte, nem o castigo devido a outros sofridos por nós. Mas o apóstolo, nessa comparação, não tinha em vista o fim ou o efeito da morte de Cristo; mas ele quis apenas dizer que nossa vida deveria ser formada de acordo com o exemplo dele.

Comentário de Adam Clarke

Por este meio percebemos o amor de Deus – Este décimo sexto versículo deste terceiro capítulo da primeira epístola de João é, em geral, uma contraparte exata do versículo dezesseis do terceiro capítulo do evangelho de São João: Deus amou o mundo de tal maneira que ele deu o seu Filho unigênito, etc. Aqui o apóstolo diz: Percebemos, e????aµe? , conhecemos, o amor de Deus, porque Ele deu a sua vida por nós. De Deus não está no texto, mas é preservado em um MS., E em duas ou três das versões; mas, embora isso não estabeleça sua autenticidade, ainda assim , Deus é entendido necessariamente, ou Deus , de Cristo, como o diz o árabe de Erpen; ou a?t?? e?? ?µa? , seu amor por nós, como é encontrado no siríaco. Uma prova maior do que essa de seu amor que Cristo não poderia ter dado aos filhos dos homens.

Devemos dar a vida pelos irmãos – Devemos arriscar a vida para salvar a vida dos outros; e devemos estar prontos para dar nossas vidas para redimir suas almas quando isso parecer um meio de levá-las a Deus.

Comentário de Thomas Coke

1 João 3:16 . Por este meio percebemos o amor de Deus: Este texto, como está em nossa versão, geralmente foi mencionado como equivalente a Atos 20:28 . No qual, como quem deu a vida por nós, é Deus , assim como o homem, diz-se que Deus fez aquilo que o homem unido a ele fez. O versículo pode ser assim parafraseado: “Quão contrário é esse temperamento impiedoso com o que Deus Filho mostrou a nós: podemos conceber algo da grandeza de seu amor compassivo, a partir do exemplo mais transcendente que poderia ser dado a ele; ele, que é a Palavra eterna, e foi feito carne, e assim foi verdadeira e adequadamente Deus encarnado ( João 1:14 .), nos amou e se entregou por nós, uma oferta e um sacrifício a Deus por um amor. cheiro forte ( Efésios 5: 2. ) E devemos ser tão profundamente afetados e influenciados por esse amor incomparável de Cristo, a ponto de ficarmos prontos após o seu exemplo, e imitando o seu amor, para expor ou depor nosso próprio vive, sempre que ele nos chama, (como fez São Paulo, Filipenses 2:17 .) por encorajar a fé e a esperança dos irmãos; e pela preservação e segurança daqueles que são eminentemente úteis à sua igreja, como Áquila e Priscila deitaram o próprio pescoço pela vida daquele grande apóstolo. Romanos 16: 4. ” Em que sentido os cristãos primitivos entendiam essa ordem do apóstolo, pode parecer do que o mundo diz ter relatado a respeito deles; “Eis como eles se amam e como estão prontos para morrer um pelo outro!” Temos aqui uma sexta razão pela qual os cristãos devem amar um ao outro – mesmo o amor surpreendente e sem paralelo de Cristo ao morrer por eles.

Comentário de John Wesley

Nisto percebemos o amor de Deus, porque ele deu a vida por nós; e devemos dar a vida pelos irmãos.

A palavra Deus não está no original. Foi omitido pelo apóstolo, assim como o nome particular é omitido por Maria, quando ela diz ao jardineiro: “Senhor, se você o tiver portado daqui”; e pela igreja, quando ela diz: “Que ele me beije com os beijos da sua boca”, Cântico de Salomão 1: 2 ; em ambos os lugares há uma linguagem, uma linguagem muito enfática, mesmo em silêncio. Declara quão totalmente os pensamentos foram possuídos pelo sujeito abençoado e glorioso. Expressa também a dignidade superlativa e a simpatia da pessoa, como se Ele, e somente Ele, fosse, ou merecesse ser, conhecido e admirado por todos.

Porque ele deu a vida – Não apenas para os pecadores, mas para nós em particular. A partir desta verdade crida, a partir desta bênção desfrutada, cresce o amor de nossos irmãos, o que pode muito bem ser admitido como uma evidência de que nossa fé não é ilusão.

Referências Cruzadas

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 10:15 – assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

João 13:34 – “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

João 15:12 – O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

Romanos 16:4 – Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

Filipenses 2:17 – Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

Filipenses 2:30 – porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 2:6 – aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

1 João 4:11 – Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *