Estudo de Apocalipse 1:5 – Comentado e Explicado

e da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue
Apocalipse 1:5

Comentário de Albert Barnes


E de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel – Veja as notas em Apocalipse 1: 2 . Ele é fiel no sentido de que é alguém em cujo testemunho pode haver confiança total ou totalmente digno de crer. Dele se busca apropriadamente “graça e paz”, como quem ouve esse testemunho e como o primogênito dentre os mortos, e como reinado sobre os reis da terra. Assim, a graça e a paz são invocadas do Deus infinito em todas as suas relações e operações: como o Pai, a Fonte de toda a existência; como o Espírito Santo, saindo em múltiplas operações no coração das pessoas; e, como Filho de Deus, aquele designado para prestar testemunho fiel da verdade, respeitando Deus e os eventos futuros.

E o primogênito dos mortos – a mesma expressão grega – p??t?t???? prototokos – ocorre em Colossenses 1:18 . Veja explicado nas notas dessa passagem. Compare as notas em 1 Coríntios 15:20 .

E o príncipe dos reis da terra – Quem tem sobre todos os reis da terra a preeminência que os reis têm sobre seus súditos. Ele é o governante dos governantes; Rei dos Reis. Em Apocalipse 17:14 ; Apocalipse 19:16 , o mesmo pensamento é expresso ao dizer que ele é o “rei dos reis”. Nenhuma linguagem poderia denotar de maneira mais sublime seu caráter exaltado ou sua supremacia. Reis e príncipes balançam um cetro sobre o milhão de terras, e a exaltação do Salvador é expressa aqui, supondo que todos esses reis e príncipes constituam uma comunidade sobre a qual ele é a cabeça. A exaltação do Redentor é expressa em outro lugar em linguagem diferente, mas a idéia é aquela que prevalece em toda parte em relação a ele nas Escrituras. Compare Mateus 28:18 ; Mateus 11:27 ; João 17: 2 ; Efésios 1: 20-22 ; Filemom 2: 9-11 ; Colossenses 1: 15-18 . A palavra “príncipe” – ? ????? ho archon – significa corretamente, “governante, líder, o primeiro no ranking”. Costumamos aplicar a palavra “príncipe” a um herdeiro de um trono que não é investido de soberania absoluta. A palavra aqui, no entanto, denota que ele realmente exerce domínio sobre os governantes da terra. ), and which can only pertain to God, it is clear that in ascribing this to the Lord Jesus it is implied that he is possessed of divine attributes. Como esta é uma autoridade que é reivindicada por Deus (compare Isaías 10: 5 e seguintes; Isaías 45: 1 e seguintes; Salmo 47: 2 ; Salmo 99: 1 ; Salmo 103: 9 ; Daniel 4:34 ), e que só pode pertencer para Deus, é claro que, ao atribuir isso ao Senhor Jesus, está implícito que ele possui atributos divinos. Como muitas das revelações deste livro pertenciam à afirmação de poder sobre os príncipes e governantes deste mundo, havia uma propriedade de que, no início, deveria ser afirmado que quem deveria exercer esse poder era investido com a prerrogativa de um governante das nações, e que ele tinha esse direito de controle.

Àquele que nos amou – Isso se refere, sem dúvida, ao Senhor Jesus, cujo amor pelas pessoas era tão forte que nada mais era necessário para caracterizá-lo do que falar dele como aquele que “nos amou”. É manifesto que a divisão nos versículos deveria ter sido feita aqui, pois isso inicia um novo assunto, sem qualquer conexão especial com o que precede. Em Apocalipse 1: 4 , e a primeira parte deste versículo, o escritor havia invocado a graça do Pai, do Espírito e do Salvador. Na última cláusula do versículo, começa uma atribuição de louvor ao Redentor; uma atribuição a ele particularmente, porque todo o livro é considerado uma revelação dele Apocalipse 1: 1 ; porque foi ele quem apareceu especialmente a João nas visões de Patmos; e porque ele deveria ser o grande agente em executar os propósitos revelados neste livro.

E nos lavou de nossos pecados em seu próprio sangue – Ele removeu a poluição do pecado de nossas almas por seu sangue; isto é, seu sangue foi aplicado para nos purificar do pecado. O sangue pode ser representado como tendo um poder purificador apenas quando expia o pecado, pois, literalmente, seu efeito seria o contrário. A linguagem é tal que seria usada apenas na suposição de que ele havia feito uma expiação e que era pela expiação que somos purificados; pois em que sentido se poderia dizer de um mártir que “nos lavou dos nossos pecados em seu sangue?” Como essa linguagem poderia ser usada para Paulo ou Policarpo; de Ridley ou Cranmer? A doutrina de que o sangue de Cristo nos purifica do pecado, ou nos purifica, é comum nas Escrituras. Compare 1 João 1: 7 ; Hebreus 9:14 . A idéia específica de lavar, no entanto – representando esse sangue como lavando o pecado – é algo que não ocorre em outro lugar. É evidentemente usado no sentido de “purificar” ou “purificar”, quando fazemos isso por “lavar” e como o sangue de Cristo realiza em relação às nossas almas, o que lavar com água faz em relação ao corpo.

Comentário de E.W. Bullinger

fiel. App-150. Compare Isaías 55: 4 .

Testemunha. Grego. martus. Ver Apocalipse 3:14 e p. 1511

Primeiro gerado. Veja Romanos 8:29 . Hebreus 1: 6 . Compare Salmos 2: 7 . Atos 13:33 . 1 Coríntios 15:20 . Colossenses 1:18 .

dos mortos. App-139. Os textos omitem ek.

Príncipe = Governante. Ver João 12:31 .

reis, etc. Ver Apocalipse 6:16 e Salmos 89:27 , Salmos 89:37 .

terra. App-129.

Amado. Os textos dizem “ama” . App-135.

lavado. Os textos eram “soltos” . App-95.:1; nota 2, p 138.

a partir de. Grego. ek. App-104.

pecados. App-128. Em outro lugar em Apocalipse 18: 4 , Apocalipse 18: 5 .

in = por. Grego. en. App-104.

Comentário de Adam Clarke

A testemunha fiel – O verdadeiro professor, cujo testemunho é infalível e cujas palavras devem ser cumpridas.

O primogênito dos mortos – Veja a nota em Colossenses 1:18 .

O príncipe dos reis – ? a???? , o chefe ou cabeça de todos os potentados terrestres; quem os tem todos sob seu domínio e controle, e pode descartá-los como quiser.

Àquele que nos amou – Isso deve começar um novo verso, pois é o começo de um novo assunto. Nossa salvação é atribuída ao amor de Deus, que deu seu Filho; e ao amor de Cristo, que morreu por nós. Ver João 3:16 .

Nos lavou de nossos pecados – A redenção da alma, com a remissão de pecados e a purificação da injustiça, está aqui, como em todo o Novo Testamento, atribuído ao sangue de Cristo derramado na cruz pelo homem.

Comentário de Thomas Coke

Apocalipse 1: 5 . A testemunha fiel: No original, o caso nominativo é novamente usado por São João, ao contrário da analogia da gramática, para significar que, como ele havia sugerido a imortalidade da Deidade, também Cristo não era menos imutável em sua reino e em seu testemunho. Cristo é chamado o príncipe dos reis da terra, para encorajá-los na profissão do cristianismo, apesar da oposição dos reis, a quem ele poderia derrotar e destruir facilmente em um momento. Ver João 13:34 ; João 15: 9 . 1 João 1: 7 .

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

E de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, e o primogênito dos mortos, e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou e nos lavou de nossos pecados em seu próprio sangue,

E de Jesus Cristo, a testemunha fiel, a primeira gerada dentre os mortos, e o príncipe dos reis da terra – Três apelações gloriosas são dadas a ele aqui, e em sua devida ordem. Ele foi a testemunha fiel de toda a vontade de Deus antes de sua morte e na morte, e permanece tal em glória. Ele ressuscitou dos mortos, como “os primeiros frutos daqueles que dormiam”; e agora tem todo o poder no céu e na terra. Ele é aqui chamado de príncipe: mas aos poucos ele ouve seu título de rei; sim, rei dos reis e senhor dos senhores. “Esta frase, os reis da terra, significa seu poder e multidão, e também a natureza de seu reino. Tornou-se a Divina Majestade chamá-los de reis com uma limitação; especialmente em este manifesto do seu reino celestial, pois nenhuma criatura, muito menos um homem pecador, pode carregar o título de rei em um sentido absoluto diante dos olhos de Deus.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 7:8 – Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.

Deuteronômio 23:5 – No entanto, o Senhor, o seu Deus, não atendeu Balaão, e transformou a maldição em bênção para vocês, pois o Senhor, o seu Deus, os ama.

Salmos 72:11 – Inclinem-se diante dele todos os reis, e sirvam-no todas as nações.

Salmos 89:27 – Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra.

Salmos 89:36 – que a sua linhagem permanecerá para sempre, e o seu trono durará como o sol;

Provérbios 8:15 – Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem a justiça;

Isaías 55:4 – Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos.

Daniel 2:2 – Por isso o rei convocou os magos, os encantadores, os feiticeiros e os astrólogos para que lhe dissessem o que ele havia sonhado. Quando eles vieram e se apresentaram ao rei,

Daniel 7:14 – A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

João 3:11 – Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.

João 3:32 – Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho.

João 8:14 – Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 13:8 – Disse Pedro: “Não; nunca lavarás os meus pés”. Jesus respondeu: “Se eu não os lavar, você não terá parte comigo”.

João 13:34 – “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

João 15:9 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Atos dos Apóstolos 26:23 – que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios”.

Romanos 8:37 – Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

1 Coríntios 15:20 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

Colossenses 1:18 – Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

1 Timóteo 6:15 – a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

1 João 5:7 – Há três que dão testemunho:

Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apocalipse 11:15 – O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Apocalipse 17:14 – Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

Apocalipse 19:16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *