Estudo de 1 Timóteo 6:15 – Comentado e Explicado

a qual a seu tempo será realizada pelo bem-aventurado e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores,
1 Timóteo 6:15

Comentário de Albert Barnes

Que em seus tempos ele mostrará – Que Deus revelará nos momentos que julgar melhores. Está implícito aqui que o tempo é desconhecido para as pessoas; veja as notas em Atos 1: 7 .

Quem é o abençoado e único Potentado – Deus, que é o governante sobre todos. A palavra usada aqui – d???st?? dunastes – significa alguém que é “poderoso” Lucas 1:22 , então príncipe ou governante; compare Atos 8:27 . É aplicado aqui a Deus como o poderoso governante sobre o universo.

O rei dos reis – Quem reivindica domínio sobre todos os reis da terra. Em Apocalipse 7:14 , a mesma denominação é aplicada ao Senhor Jesus, atribuindo-lhe domínio universal.

Senhor dos senhores – A idéia aqui é que todos os soberanos da terra estão sob seu domínio; que nenhum deles pode impedir a realização de seus propósitos; e que ele pode dirigir a conclusão dos assuntos humanos quando quiser.

Comentário de E.W. Bullinger

Qual . Refere-se a “aparecendo” .

Dele = Dele.

tempos = estações. Compare Atos 1: 7 . Veja App-195.

Quem é Omitir,

abençoado . Veja 1 Timóteo 1:11 .

Potentado . App-98.

senhores . Grego. kurieuo . Veja Lucas 22:25 .

Comentário de John Calvin

15 Que em suas estações ele mostrará: Em geral, somos apressados ??em nossos desejos, e não estamos longe de prescrever um dia e uma hora para Deus, como se devêssemos dizer, que ele não deve demorar para realizar o que prometeu; e por essa razão, o apóstolo aproveita cedo a oportunidade de conter a pressa excessiva, esperando a vinda de Cristo. Pois esse é o significado das palavras: “que em suas estações ele mostrará”. Quando os homens sabem que o momento certo para qualquer coisa não chegou completamente, eles esperam com mais paciência. Como é que somos tão pacientes em relação à ordem da natureza, mas porque somos restringidos por essa consideração, devemos agir de maneira irracional, se lutarmos contra ela com nossos desejos? Assim, sabemos que a revelação de Cristo tem seu tempo determinado, pelo qual devemos esperar pacientemente.

O abençoado e único príncipe Esses títulos esplêndidos são empregados aqui para exaltar a autoridade principesca de Deus, a fim de que o brilho dos príncipes deste mundo não ofusque nossos olhos. E essa instrução era, naquele momento, especialmente necessária; pois quanto todos os reinos eram então grandes e poderosos, tanto a majestade e a glória de Deus foram lançadas na sombra. Pois todos os que governavam os reinos do mundo não eram apenas inimigos mortais do reino de Deus, mas orgulhosamente zombavam de Deus e pisoteavam seu nome sagrado sob seus pés; e quanto maior a arrogância com que desprezavam a religião verdadeira, mais felizes se imaginavam. De tal aspecto das coisas que não teriam concluído que Deus foi miseravelmente vencido e oprimido? Vemos que grau de insolência Cícero se levanta contra os judeus por causa de sua condição humilde, em sua oração a Flaccus.

Quando os homens bons vêem que os ímpios estão cheios de prosperidade, às vezes são derrubados; e, portanto, Paulo, com o objetivo de retirar os olhos dos piedosos desse esplendor transitório, atribui a Deus somente “bênção, principado e poder real”. Quando ele chama Deus de único príncipe, ele não derruba o governo civil, como se não houvesse magistrados ou reis no mundo, mas significa que é Ele quem reinará por si mesmo e por seu próprio poder. Isso é evidente a partir do que se segue, que ele acrescenta como exposição:

Rei dos reis e senhor dos senhores A soma disso é que todos os governos do mundo estão sujeitos ao seu domínio, dependem dele e permanecem ou caem por sua vontade, mas que a autoridade de Deus está além de qualquer comparação, porque todo o resto não é nada comparado à sua glória, e enquanto eles desaparecem e perecem rapidamente, sua autoridade perdurará para sempre.

Comentário de Adam Clarke

O qual em seus tempos ele mostrará – Jesus aparecerá no tempo mais apropriado; o tempo que o Deus infinito em sua sabedoria designou para a segunda vinda de seu Filho.

O abençoado e único Potentado – ???ast?? , Potentado, é aplicado aos governadores seculares; mas nada disso pode ser denominado ? µa?a???? ?a? µ???? , o único e feliz; King ?as??e?? t?? ßas??e???t?? , o rei dos reis, ou o rei sobre todos os reis; e ?????? t?? ????e???t?? , o Senhor sobre todos os senhores ou governantes. Estes são títulos que não poderiam ser dados a nenhum mortal. Isso é tornado mais específico pelo versículo a seguir.

Comentário de John Wesley

Que em seu tempo ele mostrará, que é o único e abençoado potentado, o rei dos reis e o senhor dos senhores;

Qual – Aparecendo.

Em seus próprios tempos – O poder, o conhecimento e a revelação dos quais permanecem em sua mente eterna.

Referências Cruzadas

Esdras 7:12 – “Artaxerxes, rei dos reis, “Ao sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus dos céus: “Paz e prosperidade!

Salmos 47:2 – Pois o Senhor Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra!

Salmos 83:18 – Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

Provérbios 8:15 – Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem a justiça;

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Jeremias 46:18 – “Juro pela minha vida”, declara o Rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos, “ele virá como o Tabor entre os montes, como o Carmelo junto ao mar.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

Apocalipse 17:14 – Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

Apocalipse 19:16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *