Estudo de Mateus 6:13 – Comentado e Explicado

e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Mateus 6:13

Comentário de Joseph Benson

Mateus 6:13 . E não nos deixe cair em tentação – ou, em provação, como a palavra pe??asµ?? , aqui usada, significa: veja nota em Mateus 4: 1 : isto é, em provação ou tentação, que será muito difícil para nossa fraqueza suportar. Mas livrai-nos do malap? t?? p??e??? , do maligno, a saber, o diabo; permitindo-nos resistir e vencê-lo em todos os seus assaltos, de qualquer tipo que sejam. Ou, talvez, a cláusula possa ser traduzida: Não nos deixe cair em tentação, mas para nos livrar do mal, ou seja, removendo a tentação, quando ela é forte demais para resistir; ou mitigando sua força, ou aumentando nossa força para resistir a ela, como Deus verá mais para sua glória. Esta correção da tradução, sugerida por Macknight, é proposta neste terreno; que orar por uma liberdade absoluta da tentação é buscar a libertação do bem comum da humanidade, o que é absurdo; porque as tentações são sabiamente apontadas por Deus para o exercício e o aperfeiçoamento da piedade e da virtude nos homens bons, e que outros possam ser encorajados pela constância e paciência que demonstram nas provações. Portanto, em vez de orar para ser absolutamente libertado deles, somos ensinados a nos alegrar quando, pela nomeação divina, caímos neles. Ver Tiago 1: 2-3 . Esta petição nos ensina a preservar um senso de nossa própria incapacidade de repelir e vencer a tentação e a necessidade de assistência de cima para nos permitir permanecer no dia mau. Pois teu é o reino, etc., para sempre – O governo do universo é teu para sempre, e tu sozinho tens o poder de criar e sustentar todas as coisas; também a glória de infinitas perfeições permanece eternamente contigo; portanto, todos os homens devem santificar o teu nome, submeter-se ao teu governo e realizar a tua vontade; também, no humilde sentido de sua dependência, deve buscar de ti o suprimento de seus desejos, o perdão de seus pecados e a proteção amável de tua providência.

Após a exposição precedente das diferentes cláusulas desta oração divina, o leitor não ficará descontente ao ver um resumo do todo, na seguinte paráfrase concisa, clara e instrutiva a seguir, tirada das breves notas do Sr. Wesley.

I. Pai Nosso – que é bom e misericordioso com todos, nosso Criador, nosso Preservador: o Pai de nosso Senhor, e de nós nele, teus filhos por adoção e graça: não somente meu Pai, que agora clama a ti, mas o Pai do universo, de anjos e homens: que estão no céu – contemplando todas as coisas, tanto no céu como na terra; conhecendo todas as criaturas, e todas as obras de todas as criaturas, e todos os eventos possíveis de eternidade a eternidade: o Todo-Poderoso Senhor e Governante de tudo, superintendendo e dispondo todas as coisas: No céu – Eminentemente lá, mas não lá sozinho, vendo tu encher o céu e terra.

II 1º, Santificado seja o teu nome – Tu, ó Pai, seja verdadeiramente conhecido por todos os seres inteligentes, e com afetos adequados a esse conhecimento: que sejas devidamente honrado, amado, temido, por todos no céu e na terra, por todos os anjos e todos os homens. 2d, venha o teu reino – que o teu reino da graça venha rapidamente e engula todos os reinos da terra; que toda a humanidade, recebendo-te, ó Cristo, por seu rei, acreditando verdadeiramente no teu nome, seja cheia de justiça, e paz e alegria; com santidade e felicidade; até que sejam removidos daqui para o teu reino de glória, para reinar contigo para todo o sempre. 3d, seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu – que todos os habitantes da terra façam a tua vontade com a mesma vontade que os santos anjos; que eles o façam continuamente, assim como eles, sem interrupção de seu serviço; sim, e perfeitamente como eles; podes, ó Espírito da graça, através do sangue da aliança eterna, aperfeiçoá-los em toda boa obra para fazer a tua vontade, e trabalhar neles tudo o que é agradável aos teus olhos. Quarto, dê-nos – Ó Pai, (pois não reivindicamos nada de certo, mas apenas de tua misericórdia) hoje – (pois não pensamos no amanhã) nosso pão diário – Todas as coisas necessárias para nossas almas e corpos ; não apenas a carne que perece, mas o pão sacramental e a tua graça, o alimento que permanece para a vida eterna. 5. E perdoa-nos as nossas dívidas, como também perdoamos os nossos devedores – Dá-nos, ó Senhor, redenção no teu sangue, até o perdão dos pecados; assim como nos habilitas a perdoar livre e plenamente a todo homem, perdoe todas as nossas transgressões. . 6º, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal – Sempre que somos tentados, ó tu que ajudas as nossas enfermidades, deixa-nos não entrar em tentação; ser superado ou sofrer perdas com isso; mas abre caminho para que possamos escapar, para que sejamos mais que vencedores através do teu amor, acima do pecado e de todas as consequências dele. Agora, o principal desejo do coração de um cristão é a glória de Deus ( Mateus 6: 9-10 ) e tudo o que ele deseja para si ou para seus irmãos, sendo o pão diário da alma e do corpo (ou o suporte da vida, animal). e espiritual) perdão do pecado e libertação do poder dele e do diabo; ( Mateus 6: 11-13 😉 não há nada além do que um cristão possa desejar; portanto, esta oração compreende todos os seus desejos. A vida eterna é a conseqüência certa, ou melhor, a conclusão da santidade.

III Pois teu é o reino – o direito soberano de todas as coisas que são ou sempre foram criadas: o poder – o poder executivo, pelo qual governas todas as coisas no teu reino eterno; e a glória – o louvor devido a toda criatura pelo teu poder, e todas as tuas maravilhas, e a força do teu reino, que dura por todas as eras, para todo o sempre. É observável que, embora a doxologia, bem como as petições desta oração, seja tríplice e seja direcionada ao Pai, Filho e Espírito Santo de maneira distinta, ainda assim, o todo é totalmente aplicável tanto a toda pessoa quanto à pessoa. sempre abençoada e indivisa Trindade.

Comentário de E.W. Bullinger

chumbo = trazer. Não é a mesma palavra que em Mateus 4: 1 .

tentação = provação. Compare Tiago 1:12 , Tiago 1:13 .

entregar = resgate.

from = longe de. Grego. apo.

mal = o mal [um]. Veja App-128.

Para, & c. Todos os textos críticos omitem erroneamente essa doxologia; pois, dos cerca de 500 códigos que contêm a oração, apenas oito a omitem. Pode ser encontrada também nas versões siríaca, etíope, armênia, gótica, esclavônica e georgiana.

para sempre. Grego. eis tous aionas. App-151. uma.

Comentário de John Calvin

13. E não nos deixe cair em tentação Algumas pessoas dividiram esta petição em duas. Isso está errado: pois a natureza do sujeito o manifesta, que é uma e a mesma petição. A conexão das palavras também a mostra: para a palavra mas, que é colocada entre, conecta as duas cláusulas, como Agostinho explica judiciosamente. A sentença deve ser resolvida assim, para que não sejamos levados à tentação, livremos-nos do mal. O significado é: “Estamos conscientes de nossa própria fraqueza e desejamos desfrutar da proteção de Deus, para que possamos permanecer inexpugnáveis ??contra todos. os assaltos de Satanás. ” Mostramos a partir da petição anterior, que nenhum homem pode ser considerado cristão, que não se reconhece pecador; e da mesma maneira, concluímos a partir desta petição, que não temos forças para viver uma vida santa, exceto na medida em que a obtemos de Deus. Quem implora a ajuda de Deus para vencer as tentações, reconhece que, a menos que Deus o entregue , ele estará constantemente caindo. 441)

A palavra tentação é frequentemente usada geralmente para qualquer tipo de provação. Nesse sentido, diz-se que Deus tentou Abraão ( Gênesis 22: 1 ), quando ele tentou sua fé. Somos tentados tanto pela adversidade quanto pela prosperidade: porque cada um deles é uma ocasião para trazer à luz sentimentos que antes eram ocultos. Mas aqui denota a tentação interior , que pode ser chamada apropriadamente de flagelo do diabo, por excitar nossa luxúria. Seria tolice perguntar que Deus nos manteria livres de tudo o que provasse nossa fé. Todas as emoções perversas, que nos excitam ao pecado, são incluídas sob o nome de tentação. Embora não seja impossível que sintamos tais espinhas em nossas mentes, (pois, durante todo o curso de nossa vida, temos uma guerra constante com o carne), mas pedimos que o Senhor não nos derrube, nem nos deixe esmagar pelas tentações

Para expressar essa verdade com mais clareza, que somos sujeitos a constantes tropeços e quedas de ruínas, se Deus não nos apóia com sua mão, Cristo usou essa forma de expressão ( µ? e?se?????? ,) Não nos deixe cair em tentação: ou, como alguns dizem: não nos deixe cair em tentação É certamente verdade que “todo homem é tentado”, como diz o apóstolo Tiago ( Tiago 1:14 ) “por sua própria luxúria:” contudo, como Deus não apenas nos dá até a vontade de Satanás, para acender a chama da luxúria, mas o emprega como agente de sua ira, quando ele escolhe levar os homens de cabeça para a destruição, ele também pode ser dito, de uma maneira peculiar a si mesmo, para conduzi-los na tentação No mesmo sentido, diz-se que “um espírito maligno do Senhor” apreendeu ou perturbou Saul ”( 1 Samuel 16:14 🙂 e há muitas passagens das Escrituras com o mesmo objetivo. E, no entanto, não diremos, portanto, que Deus é o autor do mal: porque, entregando os homens a uma mente reprovada ”( Romanos 1:28 ), ele não exerce uma tirania confusa, mas executa sua justiça justa, embora secreta. (442) julgamentos.

Livrai-nos do mal A palavra mal ( p?????? ) pode ser adotada no gênero neutro, como significando o mal, ou no gênero masculino, como significando o maligno que Crisóstomo a refere ao diabo, que é o artífice de tudo. o mal e, como inimigo mortal de nossa salvação, luta continuamente contra nós. (443) Mas pode, com igual propriedade, ser explicado como se referindo ao pecado. Não há necessidade de levantar um debate sobre este ponto: pois o significado permanece quase o mesmo, que estamos em perigo do diabo e do pecado, se o Senhor não nos protege nem nos livra .

Pois o teu é o reino. É surpreendente que esta cláusula, que concorda tão bem com o restante da oração, tenha sido deixada de fora pelos latinos: (444) pois não foi adicionada apenas com o objetivo de acender nossos corações para buscar a glória de Deus e nos lembrar o que deveria ser o objeto de nossas orações; mas, igualmente, para nos ensinar que nossas orações, que aqui nos são ditadas, se baseiam somente em Deus, para que não confiemos em nossos próprios méritos.

Comentário de Adam Clarke

E não nos deixe cair em tentação – Ou seja, não nos leve a provações dolorosas. ?e??asµ?? , que pode ser aqui processado, provém de pe??? , para atravessar, como com uma lança, ou cuspe, usada por alguns dos melhores escritores gregos. Vários dos pais primitivos entendiam algo dessa maneira; e, portanto, acrescentamos quam ferre non possimus “, que não podemos suportar”. A palavra não apenas implica agressões violentas de Satanás, mas também circunstâncias extremamente aflitivas, das quais ainda não temos graça ou fortaleza suficientes para suportar. Não nos traga nem nos leve a entrar. Isso é um mero hebraísmo: diz-se que Deus faz algo que ele apenas permite ou sofre que seja feito.

O processo de tentação é frequentemente o seguinte:

    1º. Um simples pensamento maligno.

    2ndly. Uma imaginação forte, ou impressão feita na imaginação, pela coisa pela qual somos tentados.

    3dly. Prazer em vê-lo.

    4thly. Consentimento da vontade de realizá-lo. Assim, a luxúria é concebida, o pecado é consumado e a morte é trazida à tona. Tiago 1:15 .

Veja também em Mateus 4: 1 ; (Nota). Um homem pode ser tentado sem entrar na tentação: entrar nela implica ceder, fechar-se e abraçá-la.

Mas livrai-nos do mal – do perverso. Satanás é expressamente chamado de p?????? , o iníquo. Mateus 13:19 , Mateus 13:38 , compare com Marcos 4:15 ; Lucas 8:12 . Este epíteto de Satanás vem de p???? , trabalho, tristeza, miséria, por causa da labuta que é encontrada no caminho do pecado, a tristeza que acompanha a comissão dele, e a miséria que lhe é inerente e na qual termina. .

É dito no Mishna, Titus. Beracoth, que Rabi Judá costumava orar assim: “Seja o seu bom prazer nos libertar de homens insolentes e de insolência: de um homem mau e de uma má sorte; de ??um afeto mau, um companheiro mau e um mal” vizinho: de Satanás, o destruidor, de um juízo duro e de um adversário duro “. Veja Lightfoot.

Livrai-nos – ??sa? ?µa? – uma palavra muito expressiva – quebre nossas correntes e solte nossos elos – arrebata, tira-nos do mal e de sua questão calamitosa.

Pois o teu é o reino, etc. – Toda essa doxologia é rejeitada por Wetstein, Griesbach e pelos críticos mais eminentes. As autoridades sobre as quais ela é rejeitada podem ser vistas em Griesbach e Wetstein, particularmente na segunda edição do Testamento de Griesbach, que tem plena opinião de que nunca fez parte do texto sagrado. É escrito de várias formas em vários MSS. E omitido pela maioria dos pais, tanto gregos quanto latinos. Como a doxologia é pelo menos muito antiga e estava em uso entre os judeus, bem como todas as outras petições desta excelente oração, não deveria, na minha opinião, ser deixada de fora do texto, apenas porque alguns MSS. omitiu e foi escrito de várias formas em outros. Veja várias formas dessa doxologia, tiradas dos antigos escritores judeus, em Lightfoot e Schoettgen.

Pelo reino, podemos entender o que mencionou Mateus 6:10 e explicou Mateus 3: 2 .

Pelo poder, a energia pela qual o reino é governado e mantido.

Pela glória, a honra que redundará a Deus em conseqüência da manutenção do reino da graça, na salvação dos homens.

Para sempre e sempre – ??? t??? a???a? , para os que fogem. Bem expresso por nossa tradução comum – sempre em nosso uso antigo da palavra em toda a duração do tempo; a segunda de toda a eternidade. Que teu nome tenha a glória neste mundo e naquilo que está por vir! A palavra original a??? vem de ae? sempre e ?? sendo ou existência. Esta é a definição de Aristóteles. Veja a nota em Gênesis 21:33 . Não existe palavra em nenhum idioma que mostre com mais força a grande característica da eternidade – a que sempre existe. É frequentemente usado para significar um tempo limitado, cujo fim não é conhecido; mas esse uso é apenas um exemplo; e é o sentido gramatical e apropriado disso que deve ser utilizado em qualquer controvérsia relativa à palavra. Às vezes, usamos a frase para sempre: ou seja, para sempre e mais, o que significa o tempo todo e a duração mais ou interminável além dele. Veja em Mateus 25:46 ; (Nota).

Amém – Esta palavra é hebraica, ??? , e significa fiel ou verdadeiro. Alguns supõem que a palavra é formada a partir das letras iniciais de mel?? ??? ????? adoni melech neetnan , Meu Senhor, o fiel Rei. A própria palavra implica um descanso confiante da alma em Deus, com a mais plena certeza de que todas essas petições serão cumpridas a todos que orarem de acordo com as instruções dadas anteriormente por nosso abençoado Senhor.

O muito instruído Sr. Gregory mostrou que nosso Senhor coletou essa oração das Eucologias Judaicas e nos fornece toda a forma da seguinte maneira:

“Pai nosso, que estás nos céus, seja misericordioso conosco! Ó Senhor, nosso Deus, santificado seja o teu nome, e que a lembrança de Ti seja glorificada nos céus em cima, e na terra aqui em baixo! Deixe o seu reino reinar sobre nós agora, e para sempre! Disseram os homens santos da antiguidade, perdoem e perdoem a todos os homens que fizeram contra mim! E não nos conduzam às mãos da tentação, mas livram-nos do mal! Pois teu é o reino, e tu reinará em glória para todo o sempre. ” Trabalhos de Gregory, 4º. 1671, p. 162

Veja isso provado amplamente nas coleções de Lightfoot e Schoettgenius.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6:13 . E não nos deixe cair em tentação E não nos deixe em tentação, mas nos salve do maligno. Doddridge. Abandone-nos a não tentar. Campbell. Isso pode ser traduzido: “E não nos deixe cair em tentação, mas para nos libertar do mal; removendo a própria tentação quando ela for muito difícil para nós, ou mitigando sua força, ou aumentando nossa força para resistir. como Deus verá mais para sua glória. ” A correção da tradução aqui proposta baseia-se neste argumento – que orar por uma liberdade absoluta de toda solicitação ou tentação ao pecado é buscar uma libertação do bem comum da humanidade; porque provações e tentações são sabiamente designadas por Deus para o exercício e aperfeiçoamento da santidade e virtude nos homens bons, e que outros possam ser encorajados pela constância e paciência que demonstram na aflição. Portanto, em vez de orar para ser absolutamente libertado deles, somos ensinados a nos alegrar quando, por indicação divina, caímos em tentações ou provações. Esta petição nos ensina a preservar um senso de nossa própria incapacidade de repelir e superar as solicitações do mundo, e da necessidade de ajuda constante do alto, para regular nossas paixões e vencer as dificuldades de uma vida religiosa. Veja Macknight. A petição, no entanto, pode ser bem entendida de acordo com a versão comum dela: – Não nos deixe cair em tentação, mas nos livre; pois, como Deus é o único potentado, o único governador do mundo, para que nada possa cair senão por sua permissão ou permissão, é por esse motivo que não é incomum, no estilo das Escrituras, imputar-lhe todas as coisas . Assim, diz-se que ele enviou José ao Egito para preservar sua vida, embora de fato seus irmãos, por inveja, o tenham vendido ali. Ver Gênesis 45: 5-8 . Jó 1:21 . E é nesse sentido que se diz que Deus leva à tentação ou se expõe à tentação; porque todas as tentações vêm com sua permissão. A intenção geral, portanto, dessas palavras, não nos leva, etc. é que, com apenas desconfiança de nós mesmos e um humilde senso de nossa fraqueza, devemos depreciar as provações que possam pôr em risco nossa graça. Porém, como algumas provações, isto é, tentações, são necessárias e inevitáveis, ela é, portanto, acrescentada, mas nos livra do mal. Os judeus costumavam implorar a Deus em suas orações: “Que ele não os entregasse na mão da tentação”; pelo qual eles não desejavam que ele os impedisse de cair em tentação, mas que ele não os abandonaria, nem os permitiria ceder a isso. E, de fato, entrar em tentação, cap. Mateus 26:41 deve ser vencido por ela. Afinal, Deus nunca nos permite ser tentados acima do que somos capazes. Veja Tiago 1:13 ., Comparado com 1 Coríntios 10:13 . Podemos concluir, ao concluir estas petições, e como prova da perfeição desta oração, que o principal desejo do coração de um cristão é a glória de Deus, vers. 9, 10. e tudo o que ele deseja para si ou para seus irmãos. sendo o pão diário da alma e do corpo, ou o suporte da vida, animal e espiritual; perdão do pecado, e libertação do pecado e do poder do diabo, Mateus 6: 11-13 ., não há nada além do que um cristão possa desejar: portanto, esta oração compreende todos os seus desejos. A vida eterna é a conseqüência certa, ou melhor, a conclusão da santidade. Veja Beausobre e Lenfant, Heylin, etc.

Pois teu é o reino, etc. III. Essas palavras contêm a doxologia ou conclusão da oração do Senhor. Os judeus o usaram em suas liturgias; e eles derivaram esse uso provavelmente de 1 Crônicas 29:11 . O bispo Hopkins, o Sr. Blair, e outros excelentes escritores, observaram bem que ele admira e aplica admiravelmente todas as petições. Essa doxologia pode ser parafraseada assim: “Porque o governo do universo é teu para sempre, e somente você possui o poder de criar e sustentar todas as coisas; e porque a glória de infinitas perfeições permanece eternamente com você; portanto, todos os homens devem santificar teu nome, submeta-se ao teu governo e cumpra a tua vontade: no humilde sentido de sua dependência, devem procurar de ti o suprimento de seus desejos, o perdão de seus pecados e a proteção amável de tua graça e providência. ” Para todo o sempre , em grego, e?? t??? a???a? palavras que expressam a idéia de uma eternidade adequada, embora frequentemente sejam usadas por um período finito, seja passado ou por vir. Eles devem sempre ser entendidos, tanto no hebraico quanto no grego, de acordo com a natureza e as circunstâncias das coisas às quais são aplicadas; e consequentemente neste lugar, onde reino, poder e glória são atribuídos a Deus para sempre, eles significam eternidade absoluta ; eternidade sem começo ou fim. A palavra amém é do original hebraico e freqüentemente é retida pelos evangelistas. Às vezes, São Lucas o traduz por uma palavra que significa sim e, outras vezes, de verdade. Veja Lucas 9:27 . Quando é um sinal de desejo, então significa que é assim, como o LXX o fez; e, quando somados à conclusão de nossas orações, pretende expressar a sinceridade e sinceridade com que desejamos a bênção que pedimos, com alguma alegria de esperança quanto ao sucesso de nossas petições. Veja a nota em Deuteronômio 27:15 . É observável que, embora a doxologia seja tripla, assim como as petições, e direcionada ao Pai, Filho e Espírito Santo, distintamente, ainda assim, o todo é totalmente aplicável a todas as pessoas e aos sempre abençoados e Trindade indivisa. Veja Macknight, Doddridge e Heylin.

Comentário de John Wesley

E não nos deixe cair em tentação, mas nos livre do mal – Sempre que somos tentados, ó tu que ajudas nossas enfermidades, deixa-nos não entrar em tentação; ser superado ou sofrer perdas com isso; mas abre caminho para que possamos escapar, para que sejamos mais que vencedores, através do teu amor, sobre o pecado e todas as suas consequências. Agora, o principal desejo do coração de um cristão é a glória de Deus, Mateus 6: 9-10, e tudo o que ele deseja para si ou seus irmãos é o pão diário da alma e do corpo (ou o apoio da vida, animal e espiritual). perdão do pecado e libertação do poder dele e do diabo, Mateus 6: 11-13. Não há nada além do que um cristão possa desejar; portanto, esta oração compreende todos os seus desejos. A vida eterna é a conseqüência certa, ou melhor, a conclusão da santidade. Pois teu é o reino – O direito soberano de todas as coisas que são ou sempre foram criadas: O poder – o poder executivo, pelo qual governas todas as coisas em teu reino eterno: E a glória – O louvor devido a toda criatura, por teu poder , e todas as tuas maravilhas, e a força do teu reino, que dura por todas as eras, para todo o sempre. É observável que, embora a doxologia, bem como as petições desta oração, seja tríplice, e seja dirigida ao Pai, Filho e Espírito Santo de maneira distinta, ainda assim, o todo é totalmente aplicável tanto a toda pessoa quanto ao sempre – trindade abençoada e indivisa. Lucas 11: 2 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *