Estudo de 1 Timóteo 1:17 – Comentado e Explicado

Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém.
1 Timóteo 1:17

Comentário de Albert Barnes

Agora ao rei eterno – Esta atribuição de louvor é oferecida a Deus em vista da misericórdia que ele havia demonstrado a tão grande pecador. É a eclosão daquela emoção agradecida que inchou seu seio e que não seria negada expressão, quando Paulo recordou sua vida anterior e a misericórdia de Deus para sua alma. De certa forma, interrompe de fato o trem de seus comentários, mas o coração estava tão cheio que exigia ser pronunciado. É apenas um exemplo da alegria e gratidão que enchem a alma de um cristão quando ele é conduzido por um trem de reflexões que o conduzem às lembranças de seu antigo pecado e perigo, e ao fato de ter obtido misericórdia e agora tem a esperança do céu. O apóstolo Paulo, de maneira não frequente, de acordo com um modo de escrita comum entre os hebreus, interpõe uma expressão de louvor no meio de seus raciocínios; compare Romanos 1:25 ; 2 Coríntios 11:31 . Deus é chamado rei aqui, como muitas vezes está nas Escrituras, para denotar que ele domina o universo. Uma tradução literal da passagem seria: “Para o rei dos séculos, que é imortal”, etc. quem governa em todas as idades. Isso não significa que ele próprio vive para sempre, mas que seu domínio se estende por todas as idades ou gerações. O governo dos monarcas terrestres não se estende a épocas sucessivas; dele faz. O reinado deles é temporário; ele é duradouro e continua à medida que uma geração após a outra passa, e, portanto, abrange todos eles.

Imortal – Refere-se ao próprio Deus, não ao seu reinado. Isso significa que ele não morre, e é-lhe dado distingui-lo de outros soberanos. Todos os outros monarcas, exceto Deus, expiram – e são tão propensos a morrer a qualquer momento quanto qualquer outra pessoa.

Invisível – 1 Timóteo 6:16 ; veja as notas em João 1:18 .

O único Deus sábio – observa Romanos 16:27 . A palavra “sábio” está ausente em muitos mss. E em algumas edições do Novo Testamento. É omitido por Griesbach; marcado como duvidoso por Tittman e rejeitado na valiosa edição de Hahn. Erasmus conjetura que foi acrescentado contra os arianos, que sustentavam que o Pai era apenas Deus e que, como aqui é mencionado, a palavra sábio foi interpolada para denotar meramente que o atributo de perfeita sabedoria lhe pertencia. Wetstein considera a leitura como genuína e suspeita que em alguns dos primeiros manuscritos em que está faltando ela foi omitida pelo transcritor, porque era considerada deselegante a união de dois adjetivos dessa maneira. Não é fácil determinar a genuinidade da leitura. O sentido não é materialmente afetado, qualquer que seja a visão adotada. É verdade que Yahweh é o único Deus; também é verdade que ele é o único Deus sábio. Os deuses dos pagãos são “vaidade e mentira” e são totalmente destituídos de sabedoria; ver Salmo 115: 3-8 ; Salmo 135: 15-18 ; Isaías 40: 18-20 ; Isaías 44: 10-17 .

Seja honra – Que todo o respeito e veneração sejam mostrados a ele, que é o que lhe é devido.

E glória – Louvor. Que ele seja louvado por todos para sempre.

Amém – Que assim seja; uma expressão de forte afirmação; João 3: 3 . Aqui é usado para denotar o assentimento solene do coração ao sentimento transmitido pelas palavras usadas; veja a nota de Mateus 6:13 ; 1 Coríntios 14:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

Rei eterno = rei dos tempos (App-151.) A expressão certa ocorre no texto grego de Tobit 13.6, 10 e no “Deus dos tempos” , Thes ton anionon , em Eclesiastes 36:17 . Compare Isaías 9: 6 . Jeremias 10:10 .

imortal. Grego. aphtharlos . Veja Romanos 1:23 . Compare, 1 Timóteo 6:16 .

invisível . Grego. aorates . Veja Romanos 1:20 . Compare 1 Timóteo 6:16 . Êxodo 33:20 . João 1:18 . Colossenses 1:15 , Hebreus 11:27 .

sensato. Os textos omitem, tendo a palavra penetrado em Romanos 16:27 .

honra e glória . Essas palavras são acopladas em Hebreus 2: 7 , Hebreus 2: 9 ; 2 Pedro 1:17 . Apocalipse 4: 9 , Apocalipse 4:11 ; Apocalipse 5:12 , Apocalipse 5:13 ; Apocalipse 19: 1 , ao descrever a glória Divina, e em referência ao homem em Romanos 2: 7 , Romanos 2:10 . Apocalipse 21:24 , Apocalipse 21:26 .

glória . Veja a pág. 1511

Para sempre e sempre. App-151.

Comentário de John Calvin

17 Agora, para o rei eterno, sua espantosa veemência finalmente explode nesta exclamação; porque ele não conseguiu encontrar palavras para expressar sua gratidão; pois essas explosões repentinas ocorrem principalmente quando somos forçados a interromper o discurso, em conseqüência de sermos dominados pela vastidão do sujeito. E há algo mais surpreendente do que a conversão de Paulo? No entanto, ao mesmo tempo, por seu exemplo, ele nos lembra que nunca devemos pensar na graça manifestada no chamado de Deus (27) sem sermos levados a uma admiração elevada.

Eterno, invisível, apenas sábio Este sublime louvor da graça que Deus lhe havia concedido (28) engole a lembrança de sua vida anterior. Pois quão grande é a glória de Deus! Os atributos que ele atribui a Deus, embora sempre pertençam a ele, são admiravelmente adaptados à ocasião atual. O apóstolo o chama de rei eterno, não sujeito a nenhuma mudança; Invisível, porque ( 1 Timóteo 6:16 ) ele mora na luz que é inacessível; e, finalmente, o Único Sábio, porque ele torna tolo e condena como vaidade toda a sabedoria dos homens. O todo concorda com a conclusão a que ele chega:

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão incompreensíveis são seus desígnios! Quão insondáveis ??os seus caminhos! ( Romanos 11:33 .)

Ele quer dizer que a sabedoria infinita e incompreensível de Deus deve ser vista por nós com tanta reverência que, se suas obras ultrapassam nossos sentidos, ainda assim podemos ser contidos pela admiração.

No entanto, quanto ao último epíteto Only, é duvidoso que ele pretenda reivindicar toda a glória somente para Deus, ou o chame de único sábio, ou diga que ele é apenas Deus. O segundo desses significados é o que eu prefiro; pois estava em perfeita harmonia com seu sujeito presente dizer que o entendimento dos homens, qualquer que seja, deve se curvar ao propósito secreto de Deus. E, no entanto, não nego que ele afirme que somente Deus é digno de toda a glória; pois, enquanto ele espalha suas criaturas, em todas as direções, as faíscas de sua glória, ainda assim toda a glória pertence verdadeira e perfeitamente somente a ele. Mas qualquer um desses significados implica que não há glória senão aquilo que pertence a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Agora ao rei eterno – Essa explosão de ação de graças e gratidão a Deus surgiu naturalmente do assunto então sob sua caneta e olho. Deus manifestou maravilhosamente sua misericórdia, neste começo do evangelho, salvando-me e fazendo de mim um padrão para todos os que depois crerem em Cristo. Ele é ßas??e?? t?? a????? , o rei das eternidades; a eternidade a parte ante , e a eternidade a parte post ; a eternidade que era antes do tempo era, e a eternidade que será quando o tempo não existir mais. Portanto, sempre vivendo para justificar e salvar pecadores, até o fim do mundo.

Imortal – Inc?a?tiable · Incorruptível – não é passível de deterioração ou corrupção; uma essência simples e sem compostos, incapaz, portanto, de decomposição e, consequentemente, permanente e eterna. Um MS., O siríaco posterior na margem, a Vulgata, uma cópia da Itala e alguns dos pais latinos, liam a?a?at? , imortal, que segue nossa tradução; mas não é a leitura original.

Invisível – One??at? · Aquele que preenche todas as coisas, trabalha em todos os lugares e ainda é invisível para anjos e homens; o reverso perfeito de falsos deuses e ídolos, que estão confinados a um ponto, não trabalha em lugar algum e, sendo estoques e pedras, são vistos por todos os corpos.

O único Deus sábio – A palavra também é omitida por AD * FG, siríaco, árabe de Erpen, copta, sahidic, etiópico, armênio, vulgata e italia. Alguns dos pais gregos citam-no às vezes e omitem-no em outros; o que mostra que era uma leitura instável, provavelmente emprestada de Romanos 16:27 ; (Nota). Griesbach deixa de fora do texto. Sem ela, a leitura é muito forte e apropriada: ao único Deus; nada visível ou invisível sendo digno de adoração além de si mesmo.

Seja honra – Todo o respeito e reverência que podem ser pagos por seres inteligentes, atribuindo a ele ao mesmo tempo toda a glória – excelências e perfeições, que podem ser possuídas por um Ser inteligente, não-originado, independente e eterno; e isso para toda a eternidade.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 1:17 . Ao rei eterno, etc. – Pensou-se que, ao conceder tais títulos ao Deus verdadeiro aqui, São Paulo, entre várias outras razões, poderia possivelmente olhar para o absurdo do idólatra de Éfeso, ao adorar uma imagem tão visível e corruptível quanto o de Diana. O apóstolo, portanto, claramente sugeriu que Deus é somente Deus, e não há outro além dele.

Comentário de Scofield

imortal incorruptível.

invisível Cf. (Veja Scofield “ João 1:18 “)

Comentário de John Wesley

Agora ao rei eterno, imortal, invisível, o único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

O rei da eternidade – Uma frase frequente com os hebreus. Quão indescritivelmente doce é o pensamento da eternidade para os crentes!

Referências Cruzadas

1 Crônicas 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

Neemias 9:5 – E os levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías conclamavam o povo, dizendo: “Levantem-se e louvem o Senhor, o seu Deus, que vive para todo o sempre. “Bendito seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expressão de louvor.

Salmos 10:16 – O Senhor é rei para todo o sempre; da sua terra desapareceram os outros povos.

Salmos 41:13 – Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!

Salmos 45:1 – Com o coração vibrando de boas palavras recito os meus versos em honra do rei; seja a minha língua como a pena de um hábil escritor.

Salmos 45:6 – O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.

Salmos 47:6 – Ofereçam música a Deus, cantem louvores! Ofereçam música ao nosso Rei, cantem louvores!

Salmos 57:11 – Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus! Sobre toda a terra esteja a tua glória!

Salmos 72:18 – Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que realiza feitos maravilhosos.

Salmos 90:2 – Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Salmos 106:48 – Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, por toda a eternidade. Que todo o povo diga: “Amém! ” Aleluia!

Salmos 145:13 – O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Daniel 7:14 – A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Malaquias 1:14 – “Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica um animal defeituoso”, diz o Senhor dos Exércitos; “pois eu sou um grande rei, e o meu nome é temido entre as nações. “

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Romanos 1:23 – e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

Romanos 16:27 – ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

1 Timóteo 6:15 – a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,

Hebreus 1:8 – Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

Hebreus 11:27 – Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

1 Pedro 5:11 – A ele seja o poder para todo o sempre. Amém.

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

Judas 1:25 – ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:12 – dizendo: “Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém! “

Apocalipse 17:14 – Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Apocalipse 19:6 – Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: “Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso.

Apocalipse 19:16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *