Estudo de Salmos 45:6 – Comentado e Explicado

Vosso trono, ó Deus, é eterno, de eqüidade é vosso cetro real.
Salmos 45:6

Comentário de Albert Barnes

Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre – Esta passagem é citada pelo autor da Epístola aos Hebreus, na prova de que o Messias é exaltado acima dos anjos e, além de qualquer dúvida, é aduzido por ele como tendo referência original. para o Messias. Veja a passagem explicada detalhadamente nas notas em Hebreus 1: 8 . Não percebo, depois de um intervalo de quase vinte anos desde que essas notas foram escritas, que é necessário alterar ou acrescentar algo ao que é dito na explicação da passagem. É sem dúvida um endereço para o “rei” aqui referido como Deus – como aquele a quem o nome “Deus” – ????? ‘Elohiym – pode ser aplicado corretamente; e, conforme aplicado ao Messias pelo autor da Epístola aos Hebreus, prova claramente que Cristo é Divino.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 45: 6 . Teu trono, ó Deus, etc. – Em Hebreus 1: 8, esse versículo é imediatamente aplicado a Cristo. A palavra aqui traduzida por Deus é ????? elohim, no plural; sobre o qual, veja a nota no 1º versículo do 1º capítulo de Gênesis. De acordo com este versículo, São Paulo diz sobre ele, que Ele está acima de tudo, Deus abençoou para sempre, Romanos 9: 5, e nos é dito, Lucas 1:33 que em seu reino não haverá fim. O cetro do seu reino é um cetro certo; ie “Suas leis são todas justas e boas”. É traduzido por Houbigant e outros, Um cetro de patrimônio.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 45: 6 . Teu trono, ó Deus, etc. – É evidente que o discurso ainda continua com a mesma pessoa a quem ele chama de rei, Salmos 45: 1 ; Salmos 45:11 ; e aqui Deus, para nos assegurar que ele não fala de Salomão, mas de um rei muito maior, que não é apenas um homem, mas o poderoso Deus, Isaías 9: 6 . Pois, embora o nome Elohim, ou Deus, às vezes seja dado nas Escrituras a algumas criaturas, ainda assim, nesses casos, ele sempre está entupido com alguma expressão decrescente, significando que eles são feitos apenas, ou chamados deuses, e que somente por um certo período. tempo e propósito; ; Daniel 7:14 . The sceptre of thy kingdom is a right sceptre — The sceptres of earthly princes are often swayed with great injustice and manifold iniquities, which lay the foundation of their overthrow; but thou rulest with exact righteousness and equity, (Ver Êxodo 4:16 ; Êxodo 7: 1 ; Salmos 82: 6 ; e em nenhum lugar é posta de maneira simples e absolutamente para qualquer pessoa, exceto ele, que é Deus, abençoado para sempre, Romanos 9: 5. É para todo o sempre – Ou seja, apropriadamente, e na sua própria pessoa, na qual, como ele vive para sempre, ele deve necessariamente reinar para sempre; enquanto Davi, cujo trono foi estabelecido para sempre, 2 Samuel 7:16 , era um homem mortal e, portanto, essa promessa não foi planejada, nem poderia ser cumprida em sua pessoa, sem incluir sua semente e, especialmente, o Messias.E, como ele aqui dá ao Messias o nome de Deus, que nunca foi dado a Davi nem Salomão, então ele atribui a ele um reino eterno, em um sentido que nunca foi dado a eles.Portanto Daniel 2:44 ; Daniel 7:14 O cetro do teu reino é um cetro correto – Os cetros dos príncipes terrestres costumam ser balançou com grande injustiça e iniqüidades múltiplas, que fundamentam a sua derrubada; mas tu governas com exata justiça e eqüidade, e, portanto, teu trono está estabelecido, Provérbios 16:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

Teu trono, ó Deus. Citado em Hebreus 1: 8 , Hebreus 1: 9 . Várias tentativas são feitas por certos comentaristas para se livrar dessa referência à divindade de Cristo; mas não somente Hebreus 1: 8 , Hebreus 1: 9 teriam que ir, mas Isaías 9: 6 e Jeremias 23: 6 ; Jeremias 33 : 16 também.

reino. Compare os Salmos 20:21 , Salmos 20:24 . Lucas 1: 31-33 , etc.

Comentário de Adam Clarke

Teu trono, ó Deus, é para sempre – ??? ???? ????? ???? kisacha Elohim olam vaed . “Ó Deus, teu trono é para sempre e eterno!” A palavra Elohim aqui é o primeiro termo ou nome pelo qual o Deus Supremo se deu a conhecer aos filhos dos homens. Veja Gênesis 1: 1 ; e neste mesmo versículo o apóstolo Hebreus 1: 8 se aplica a Jesus Cristo. Sobre isso, farei uma observação muito curta, mas será conclusiva: se o apóstolo não acreditou que Jesus Cristo era o Deus verdadeiro e eterno, ele aplicou totalmente essa Escritura.

A tradução no antigo Saltério, e a paráfrase, neste texto controvertido, serão consideradas de alguma importância: Este Deus definitivo em todos os lugares do mundo: a luz da luz e a luz do céu. Aqui ele loues [celebra] Deus Crist da cúpula. Este conjunto de hotéis de desmonte e de kynges. Deus era digno de tudo por aquilo que julgava que não era permitido, e que desrespeita a lei, a vareta que é o cetro e o governo dos reinos e varas de justiça , que ralham os homens, esta é a varinha de deusa que vale a pena. e nunca se retorcem que reis ryghtwis ard ard smytes wiked men. O leitor observará um espaço em branco entre a palavra Crist e dome : é o mesmo no original. Uma palavra foi apagada com tanto cuidado com o bisturi no local acima, que não resta um vestígio de uma letra. A partir das seguintes palavras, devo suspeitar que seja kynge ou banha de porco. Aqui ele louva a Deus, Cristo, rei do julgamento. Seja como for, é evidente que esse comentarista antigo entendeu a palavra Deus a ser aplicada a Cristo. Eu dei a sentença como ela é apontada no original.

Comentário de John Calvin

6. Teu trono, ó Deus! é para todo o sempre. Neste verso, o salmista elogia outras virtudes principescas em Salomão, a saber, a duração eterna de seu trono e, em seguida, a justiça e retidão de seu modo de governo. Os judeus, de fato, explicam essa passagem como se o discurso fosse dirigido a Deus, mas essa interpretação é frívola e impertinente. Outros lêem a palavra ????? , Elohim, no caso genitivo, e a traduzem de Deus, assim: O trono do teu Deus Mas, para isso, não há fundamento, e apenas trai a presunção deles em não hesitarem em torcer as Escrituras. vergonhosamente, para que não sejam constrangidos a reconhecer a divindade do Messias. (158) O sentido simples e natural é que Salomão não reina tiranicamente, como a maioria dos reis, mas por leis justas e iguais, e que, portanto, seu trono será estabelecido para sempre. Embora ele seja chamado Deus, porque Deus imprimiu alguma marca de sua glória na pessoa dos reis, esse título ainda não pode ser aplicado a um homem mortal; pois em nenhum lugar lemos nas Escrituras que homem ou anjo tenha sido distinguido por esse título sem alguma qualificação. É verdade, de fato, que anjos e juízes são chamados coletivamente ????? , Elohim, deuses; mas não individualmente, e ninguém é chamado por esse nome sem uma palavra adicionada como meio de restrição, como quando Moisés foi designado para ser um deus do Faraó ( Êxodo 7: 1 ). A partir disso, podemos deduzir naturalmente que isso o salmo se relaciona, como veremos em breve, a um reino superior a qualquer reino terrestre.

No versículo seguinte, é apresentada uma declaração mais completa da justiça pela qual esse monarca se distingue; porque nos é dito que ele não é menos rigoroso no castigo da iniquidade do que em manter a justiça. Sabemos quantos e grandes males são gerados pela impunidade e licença para praticar o mal, quando os reis são negligentes e fracassos na punição de crimes. Daí o velho provérbio: Que é melhor viver sob um príncipe que não concede subsídio, do que sob aquele que não impõe restrições. Com o mesmo objetivo também é o conhecido sentimento de Salomão,

“Aquele que justifica o ímpio, e aquele que condena o justo, ambos são abominação ao Senhor.”
( Provérbios 17:15 )

O governo justo e legítimo, portanto, consiste nessas duas partes: primeiro, que os que governam devem restringir cuidadosamente a iniquidade; e, segundo, que eles deveriam manter vigorosamente a justiça; mesmo como Platão disse bem e sabiamente, que o governo civil consiste em duas partes – recompensas e punições. Quando o salmista acrescenta que o rei foi ungido acima de seus companheiros, isso não deve ser entendido como o efeito ou fruto de sua justiça, mas como a causa disso: pelo amor à retidão e à equidade pela qual Salomão foi acionado, surgiu do fato de que ele foi divinamente designado para o reino. Ao ordená-lo para a honra da autoridade e do império, Jeová, ao mesmo tempo, forneceu-lhe as investiduras necessárias. A partícula ??-?? al-ken, portanto, como no exemplo anterior, deve ser entendida aqui no sentido de porque; como se tivesse sido dito: Não é de admirar que Salomão seja tão ilustre por seu amor à justiça, pois, dentre o número de todos os seus irmãos, ele foi escolhido para ser consagrado rei pela santa unção. Mesmo antes de nascer, ele foi solenemente nomeado por um oráculo divino, como sucessor do reino, e quando foi elevado ao trono, ele também foi adornado com virtudes principescas. Disso se segue que a unção em relação à ordem precedeu a justiça, e que, portanto, a justiça não pode ser considerada a causa da unção. A dignidade real é chamada óleo de alegria, por causa do efeito dela; pois a felicidade e o bem-estar da Igreja dependiam do reino prometido à casa de Davi. (159)

Até agora, expliquei o texto no sentido literal. Mas é necessário que eu proceda agora para ilustrar um pouco mais amplamente a comparação de Salomão com Cristo, que eu apenas notei curiosamente. Seria bastante suficiente para os piedosos e humildes simplesmente declararem o que é óbvio, a partir do teor usual das Escrituras, que a posteridade de Davi normalmente representava Cristo para o antigo povo de Deus; mas como os judeus e outros homens ímpios se recusam a se submeter cordialmente à força da verdade, é importante mostrar brevemente do próprio contexto, as principais razões pelas quais parece que algumas das coisas aqui faladas não se aplicam total e perfeitamente para Salomão. Como sugeri no início, o desígnio do profeta que compôs esse salmo era confirmar o coração dos fiéis e protegê-los contra o terror e o alarme com os quais a mudança melancólica que aconteceu logo depois poderia encher sua mente. Pode-se dizer que uma duração eterna havia sido prometida a este reino e entrou em decadência após a morte de um homem. A essa objeção, portanto, o profeta responde que, apesar de Roboão, que foi o primeiro sucessor daquele rei glorioso e poderoso, teve sua soberania reduzida dentro de limites estreitos, de modo que uma grande parte do povo foi isolada e colocada além dos limites. de seu domínio, mas não foi por isso que a fé da Igreja falhou; pois no reino de Salomão, Deus exibira um tipo ou figura daquele reino eterno que ainda devia ser procurado e esperado. Em primeiro lugar, o nome de rei é atribuído a Salomão, simplesmente por meio de eminência, para nos ensinar que o que é dito aqui não se fala de nenhum rei comum ou comum, mas daquele ilustre soberano, cujo trono Deus prometera Deveria durar enquanto o sol e a lua continuassem brilhando nos céus ( Salmos 72: 5. ) Davi certamente era rei, e também os que sucederam Salomão. É necessário, então, observar que, neste termo, existe algum significado especial, como se o Espírito Santo tivesse escolhido esse homem dentre todos os outros, para distingui-lo pela mais alta marca de soberania. Além disso, quão inconsistente seria louvar valor altamente bélico em Salomão, que era um homem de disposição mansa e tranquila, e que subira ao trono quando o reino desfrutava de tranqüilidade e paz, dedicando-se apenas ao cultivo daquelas coisas que são adequados para um tempo de paz e nunca se distinguiram por nenhuma ação em batalha? Mas, acima de tudo, nenhum testemunho mais claro poderia ser apresentado sobre a aplicação deste salmo a Cristo, do que o que é dito aqui sobre a duração eterna do reino. Não há dúvida de que aqui é feita alusão ao santo oráculo do qual eu já mencionei: Que enquanto o sol e a lua durarem nos céus, o trono de Davi durará. Até os próprios judeus são constrangidos a referir isso ao Messias. Consequentemente, embora o profeta tenha iniciado seu discurso a respeito do filho de Davi, não resta dúvida de que, guiado pelo Espírito Santo a uma tensão maior, ele compreendeu o reino do verdadeiro e eterno Messias. Além disso, existe o nome ????? , Elohim, que é apropriado notar. É sem dúvida também aplicado tanto a anjos quanto a homens, mas não pode ser aplicado a um mero homem sem qualificação. E, portanto, a divina majestade de Cristo, além de qualquer questão, é expressamente indicada aqui. (160)

Passo agora a observar as várias partes, as quais, no entanto, mencionarei apenas brevemente. Dissemos que, embora essa música seja chamada de canção de amor, ou canção de casamento, ainda são dadas instruções divinas para ocupar o lugar mais proeminente nela, para que nossa imaginação não nos leve a considerá-la como se referindo a alguns amores lascivos e carnais. Também sabemos que, no mesmo sentido, Cristo é chamado “a perfeição da beleza”; não que houvesse uma demonstração impressionante disso em seu semblante, como alguns homens imaginam grosseiramente, mas porque ele se distinguia pela posse de dons e graças singulares, nos quais ele superava todos os outros. Tampouco é um estilo incomum de falar que o que é espiritual em Cristo seja descrito sob a forma de figuras terrenas. Diz-se que o reino de Cristo será opulento; e, além disso, diz-se que alcançará um estado de grande glória, como vemos onde há grande prosperidade e vasto poder. Nesta descrição também está incluída a abundância de prazeres. Agora, nada disso se aplica literalmente ao reino de Cristo, que é separado das pompas deste mundo. Mas como era o objetivo dos profetas adaptar suas instruções à capacidade do povo antigo de Deus, assim, ao descrever o reino de Cristo e à adoração a Deus que deveria ser observada nele, eles empregam figuras tiradas das cerimônias de a lei. Se tivermos em mente esse modo de afirmação, de acordo com o qual essas descrições são feitas, não haverá mais obscuridade nesta passagem. Também é digno de nota que, depois que o salmista elogiou esse rei celestial por sua eloquência, ele também o descreve como armado com sua espada. Como, por um lado, ele governa pela influência da persuasão, daqueles que voluntariamente se submetem à sua autoridade e manifestam docilidade de disposição; então, por outro lado, como houve em todas as épocas, e continuará sendo, muitos que são rebeldes e desobedientes, é necessário que os incrédulos sintam em sua própria destruição que Cristo não se desarmou. Enquanto, portanto, ele está nos seduzindo com mansidão e bondade consigo mesmo, cedemos rápida e submissa à sua autoridade, para que ele não caia sobre nós, armado como está com sua espada e flechas mortais. Diz-se, de fato, com muita propriedade, que a graça é derramada em seus lábios; pois o Evangelho, em sua própria natureza, respira o odor da vida; mas, se formos teimosos e rebeldes, essa graça se tornará uma base de terror, e o próprio Cristo converterá a própria doutrina de sua salvação em espada e flechas contra nós. . Disto também não surge pequena consolação para nós, para que a multidão e insolência dos adversários de Cristo não nos desanime. Sabemos bem com que arrogância os papistas rejeitam Jesus Cristo, a quem, no entanto, eles se gabam de ser seu rei; sabemos também com que desprezo profano a maior parte do mundo o despreza e como os turcos e judeus o reprovam. No meio de tal desordem, lembremo-nos desta profecia: Que Cristo não quer espada nem flechas para derrubar e destruir seus inimigos. Aqui vou repetir brevemente brevemente o que notei acima, ou seja, que, por mais que os judeus se esforcem com suas desavenças para perverter o sentido desse versículo, Teu trono, ó Deus! é para todo o sempre, mas é suficiente por si só estabelecer a eterna divindade de Cristo: pois quando o nome ????? , Elohim é atribuído a anjos ou homens, alguma outra marca é ao mesmo tempo geralmente adicionada, para distinguir entre eles e o único Deus verdadeiro; mas aqui é aplicado a Cristo, simplesmente e sem qualquer qualificação. É importante, no entanto, notar que Cristo é aqui mencionado como ele é

“Deus manifestado na carne” – ( 1 Timóteo 3:16 .)

Ele também é chamado Deus, como ele é a Palavra, gerado pelo Pai diante de todos os mundos; mas ele é aqui apresentado no caráter de Mediador, e por esse motivo também é feita menção a ele um pouco depois, como estando sujeita a Deus. E, de fato, se você limitar à natureza divina dele o que é dito aqui sobre a eterna duração de seu reino, seremos privados do inestimável benefício que nos redunda dessa doutrina, quando aprendermos isso, pois ele é o chefe da a Igreja, autora e protetora de nosso bem-estar, ele reina não apenas por um tempo, mas possui uma soberania sem fim; por isso, obtemos nossa maior confiança na vida e na morte. Do versículo a seguir também parece claramente que Cristo é aqui exibido para nós no caráter de Mediador; pois diz-se que ele foi ungido por Deus, sim, acima de seus companheiros ( Isaías 42: 1 ; Hebreus 2:17 .) Isso, no entanto, não pode se aplicar à eterna Palavra de Deus, mas a Cristo em carne, e nesse caráter ele é servo de Deus e nosso irmão.

Comentário de John Wesley

Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; o cetro do teu reino é um cetro reto.

Ó Deus – É evidente que o discurso ainda continua com a mesma pessoa a quem ele chama de rei, versículo 1,11, e aqui Deus, para nos assegurar que ele não fala de Salomão, mas um rei muito maior, que não é apenas um homem, mas o poderoso Deus, Isaías 9: 6 .

Um cetro certo – Tu governas com justiça e equidade exatas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *