Estudo de Apocalipse 4:8 – Comentado e Explicado

Estes Animais tinham cada um seis asas cobertas de olhos por dentro e por fora. Não cessavam de clamar dia e noite: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar.
Apocalipse 4:8

Comentário de Albert Barnes

E os quatro animais tinham cada um deles seis asas sobre ele – um emblema comum a todos, denotando que, em referência a todas e todas as coisas aqui simbolizadas, havia uma característica comum – que no céu há a maior prontidão em executar os comandos divinos. Compare Isaías 6: 2 ; Salmo 18:10 ; Salmo 104: 3 ; Jeremias 48:40 . Nenhuma menção é feita à maneira pela qual essas asas foram arranjadas, e a conjectura em relação a isso é vã. Os serafins, como vistos por Isaías, tinham cada um seis asas, das quais duas estavam cobertas, para denotar profunda reverência; com dois pés ou partes inferiores – emblemático da modéstia; e com dois eles voaram – emblemática de sua celeridade na execução dos mandamentos de Deus, Isaías 6: 2 . Talvez sem impropriedade possamos supor que, em relação a esses seres vivos vistos por João, duas das asas de cada uma delas foram empregadas, como em Isaías, para cobrir o rosto – sinal de profunda reverência; e que o restante foi empregado em fuga, denotando a rapidez com que os mandamentos divinos são executados. Mercúrio, o mensageiro de Júpiter entre os pagãos, foi representado com asas, e nada é mais comum nas pinturas e relevos da antiguidade do que essas representações.

E eles estavam cheios de olhos por dentro – o Prof. Stuart processa isso mais corretamente: “ao redor e por dentro estão cheios de olhos”; conectando a palavra “ao redor” (“sobre”), não com as asas, como em nossa versão, mas com os olhos. O significado é que as porções dos animais visíveis do lado de fora do trono e as porções sob ou dentro do trono estavam cobertas de olhos. O objetivo óbvio disso é marcar a vigilância universal da providência divina.

E eles não descansam – Margem, não descansam. Ou seja, eles estão constantemente empregados; não há intervalo. O significado, como explicado acima, é que as obras e os caminhos de Deus estão constantemente trazendo louvor a ele.

Dia e noite – continuamente. Quem trabalha dia e noite preenche o tempo todo – isso é tudo.

Dizendo, Santo, Santo, Santo – Para o significado disso, veja as notas em Isaías 6: 3 .

Senhor Deus Todo-Poderoso – Isaías Isaías 6: 3 expressa: “Senhor dos exércitos”. A referência é ao Deus verdadeiro, e o epíteto Todo-Poderoso é aquele que muitas vezes é dado a ele. É especialmente apropriado aqui, como deveria haver, como mostra a sequência, notáveis ??exibições de poder na execução dos propósitos descritos neste livro.

O que era, e é, e está por vir – Quem é eterno – existente em todos os tempos passados; existente agora; e continuar a existir para sempre. Veja as notas em Apocalipse 1: 4 .

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 4: 8 . E as quatro criaturas vivas – Com uma alusão aos serafins representados na visão de Isaías; cada um deles tinha seis asas sobre ele – que eles usaram em parte para expressar sua reverência e humildade, e em parte para mostrar prontidão e expedição no cumprimento das ordens e mandamentos de Deus. Veja em Isaías 6: 2-3 . E eles estavam cheios de olhos por dentro – Bengelius lê ??????e? ?a? es??e? ?eµ??s?? ?f?a?µ?? , em volta e dentro deles estão cheios de olhos: em volta de significar sua atenção e conhecimento do estado do mundo e da igreja em geral; ou melhor, talvez, a vigilância e a cautela, a atenção aos deveres para com Deus e os homens e a observação atenta dos desígnios, artifícios, artifícios e vários movimentos e armadilhas de seus inimigos espirituais; e dizem que eles estão cheios de olhos por dentro, para significar seu autoconhecimento, sua atenção diligente ao estado de seus próprios corações, e os vários trabalhos de suas paixões e apetites, seus afetos e pensamentos. E eles não descansam – feliz agitação! dia e noite – Eles são incessantes no culto espiritual, adoração e louvor daquele que é um Espírito; e em todas as oportunidades apropriadas, eles se unem em atos de culto solene e externo; dizendo – Com seus lábios, assim como em seus corações; Santo, santo, santo, Senhor Deus Todo-Poderoso, que sempre foi, e agora é e ainda está por vir – Ou, para sempre será; o único Deus verdadeiro, o Senhor eterno, o Governador Supremo de todos os seres.

Existem duas palavras no original muito diferentes uma da outra, ambas as quais traduzimos como santas. Um, ?s??? , significa propriamente, misericordioso: mas o outro, a???? , que ocorre aqui, implica muito mais. “Essa santidade é a soma de todos os elogios que é dado ao Todo-Poderoso Criador, por tudo o que ele faz e revela a seu respeito, até que o novo cântico traga uma nova questão de glória. Esta palavra significa corretamente separada. E quando Deus é denominado santo, denota aquela excelência que é completamente peculiar a si mesmo; e a glória que flui de todos os seus atributos se une, brilhando de todas as suas obras e obscurecendo todas as coisas além de si mesma, pela qual ele é e permanece eternamente, de maneira incompreensível, separado e à distância, não apenas de tudo o que é impuro, mas igualmente de tudo o que é criado. Deus é separado de todas as coisas. Ele é e trabalha de si mesmo, fora de si mesmo, em si mesmo, através de si mesmo, por si mesmo. Portanto, ele é o Primeiro e o Último, o único e o Eterno; vivo e feliz, sem fim e imutável, onipotente, onisciente, sábio e verdadeiro, justo e fiel, gracioso e misericordioso. Quando Deus é mencionado, ele é freqüentemente chamado de O Santo. E como Deus jura pelo seu nome, também o faz pela sua santidade, isto é, por si mesmo. Essa santidade costuma ser denominada glória; freqüentemente sua santidade e glória são celebradas juntas, Levítico 10: 3 ; Isaías 6: 4 . Pois santidade é glória coberta, e glória é santidade descoberta. As Escrituras falam abundantemente da santidade e glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E por este meio é confirmado o mistério da Santíssima Trindade. Isso também é chamado de santo, que é consagrado a ele e, para esse fim, separado de outras coisas. E é assim que podemos ser como Deus, ou unidos a ele. No hino semelhante a este, registrado por Isaías ( Apocalipse 6: 3 ), é adicionado: Toda a terra está cheia da sua glória. Mas isso é adiado na Revelação, até que a glória do Senhor (seus inimigos sendo destruídos) encha a terra. ” Wesley.

Comentário de E.W. Bullinger

e eles eram = são.

Santo, etc. A primeira das dezessete (App-10) frases celestiais em Rev. Aqui, Apocalipse 4: 8 ; Apocalipse 4:11 ; Apocalipse 5: 9 , Apocalipse 5:10 ; Apocalipse 5:12 ; Apocalipse 5:13 ; Ap 5: 5. -14- (Amém); Apocalipse 7:10 ; Apocalipse 7:12 ; Apocalipse 11:15 ; Apocalipse 11:17 ; Apocalipse 12: 10-12 ; Apocalipse 14:13 ; Apocalipse 15: 3 ; Apocalipse 19: 1-3 ; Apocalipse 19: 4 ; Apocalipse 19: 5 ; Apocalipse 19: 6 , Apocalipse 19: 7 .

Piedosos . . . piedosos. A santidade de Deus proclamou antes do julgamento. Veja Salmos 93; Salmos 97; Salmos 99 e Isaías 6: 3. Compare Números 6: 24-26 .

Todo-Poderoso. Ver Apocalipse 1: 8 .

Comentário de Adam Clarke

Os quatro animais tinham cada um deles seis asas – eu já observei, no prefácio deste livro, que a fraseologia é rabínica; Eu poderia ter adicionado, e as imagens também. Temos quase uma contrapartida dessa descrição em Pirkey Elieser. indivíduo. 4. Darei a substância disso de Schoettgen. “Quatro tropas de anjos ministradores louvam o santo e abençoado Deus: o primeiro é Michael, à direita; o próximo é Gabriel, à esquerda; o terceiro é Uriel, antes; e o quarto é Rafael, atrás dele. A shechiná de Deus santo e abençoado está no meio, e ele mesmo se senta em um trono alto e elevado, pairando no ar; e sua magnificência é como âmbar ???? , ( chashmal ), no meio do fogo, Ezequiel 1: 4 , Sobre sua cabeça está colocada uma coroa e um diadema, com o nome incomunicável ( ???? Yehová ) inscrito na frente, seus olhos percorrem toda a terra; uma parte é fogo e outra parte é de granizo. a mão direita sustenta a Vida, e a sua esquerda, a Morte; e ele tem um cetro de fogo na mão.Antes dele está o véu espalhado, aquele véu que está entre o templo e o santo dos santos; e sete anjos ministram diante dele dentro daquele véu: o véu e o escabelo de seus pés são como fogo e relâmpago, e sob o trono da glória há uma luz brilhante ke fogo e safira, e sobre seu trono há justiça e julgamento.

“O lugar do trono são as sete nuvens de glória; e as rodas dos carros, e o querubim, e os seres viventes que dão glória diante de seu rosto. O trono é semelhante à safira; e aos quatro pés dele há quatro criaturas vivas, cada uma com quatro faces e quatro asas.Quando Deus fala do leste, é entre os dois querubins com a face de um homem; quando ele fala do sul, é entre os dois querubins com a face de um leão; quando do oeste, então é entre os dois querubins com a face de um boi; e quando do norte, então é entre os dois querubins com a face de uma águia.

“E as criaturas vivas estão diante do trono da glória; e estão com medo, tremendo, horrorizadas e com grande agitação; e dessa agitação uma corrente de fogo flui diante deles. Dos dois serafins, um fica à direita mão do santo Deus abençoado, e um fica à esquerda; e cada um tem seis asas: com duas cobrem o rosto para que não vejam a face da shechina; com duas cobrem os pés para que não descubram o escabelo de a shechiná; e com dois eles voam e santificam o seu grande nome.Eles respondem um ao outro, dizendo Santo, santo, santo, Senhor Deus dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.E as criaturas vivas estão perto da sua glória. contudo eles não conhecem o lugar da sua glória; mas onde quer que esteja a sua glória, clamam e dizem: Bendita seja a glória do Senhor em seu lugar. ”

Em Shemoth Rabba, sec. 23, fol. 122, 4, Rabi Abin diz: “Há quatro que têm principado neste mundo: entre criaturas intelectuais, homem; entre pássaros, a águia; entre gado, o boi; e entre animais selvagens, o leão: cada um deles tem um reino e uma certa magnificência, e eles são colocados sob o trono da glória, Ezequiel 1:10 , para mostrar que nenhuma criatura deve se exaltar neste mundo, e que o reino de Deus está sobre todos. ” Essas criaturas podem ser consideradas representantes de toda a criação.

Comentário de Thomas Coke

Apocalipse 4: 8 . Eles estavam cheios de olhos por dentro: Significar seu rápido discernimento de todos os objetos ao seu redor; como suas asas para expressar sua prontidão para executar os mandamentos divinos; rápido para discernir e pronto para executar. O hino que cantaram é o que Isaías nos diz que ouviu os serafins cantarem, cap. Apocalipse 6: 3 e é observável que muitos outros hinos registrados neste livro são emprestados do Antigo Testamento.

Comentário de Scofield

bestas

bestas criaturas vivas. (Veja Scofield “ Ezequiel 1: 5 “)

Deus Todo-Poderoso Jeová dos exércitos. Isaías 6: 3

Comentário de John Wesley

E os quatro animais tinham cada um deles seis asas sobre ele; e estavam cheios de olhos por dentro; e não descansavam dia e noite, dizendo: Santo, santo, santo, Senhor Deus Todo-Poderoso, que era, e é e está por vir.

Cada um deles tem seis asas – Como cada um dos serafins na visão de Isaías. “Dois cobriram seu rosto”, em sinal de humildade e reverência: “dois pés”, talvez em sinal de prontidão e diligência para executar comissões divinas.

Em volta e por dentro estão cheios de olhos. Rodada – Ver tudo o que está mais distante do trono do que eles próprios.

E dentro – Na parte interna do círculo que eles fazem um com o outro. Primeiro, eles olham do centro para a circunferência, depois da circunferência para o centro.

E eles não descansam – feliz agitação! Dia e noite – Enquanto falamos na terra. Mas não há noite no céu.

E diga: Santo, Santo, Santo – É o Deus Três-Um. Existem duas palavras no original, muito diferentes uma da outra; ambos que traduzimos santo. O primeiro significa propriamente misericordioso; mas o outro, que ocorre aqui, implica muito mais. Essa santidade é a soma de todo louvor, que é dado ao Todo-Poderoso Criador, por tudo o que ele faz e revela a seu respeito, até que o novo cântico traga uma nova questão de glória. Esta palavra significa corretamente separada, tanto em hebraico quanto em outras línguas. E quando Deus é denominado santo, denota aquela excelência que é completamente peculiar a si mesmo; e a glória que flui de todos os seus atributos se une, brilhando de todas as suas obras e obscurecendo todas as coisas além de si, através das quais ele é, e permanece eternamente, de uma maneira incompreensível separada e à distância, não apenas de tudo o que é impuro, mas igualmente de tudo o que é criado. Deus é separado de todas as coisas. Ele é e trabalha de si mesmo, fora de si mesmo, em si mesmo, através de si mesmo, por si mesmo. Portanto, ele é o primeiro e o último, o único e o Eterno, vivo e feliz, sem fim e imutável, todo-poderoso, onisciente, sábio e verdadeiro, justo e fiel, gracioso e misericordioso. Portanto, é que santo e santidade significam o mesmo que Deus e a Deidade: e como dizemos de um rei: “Sua Majestade”; assim as escrituras dizem de Deus: “Sua Santidade”, Hebreus 12:10 . O Espírito Santo é o Espírito de Deus. Quando se fala de Deus, ele é freqüentemente chamado de “o Santo”: e como Deus jura por seu nome, ele também o faz por sua santidade; isto é, sozinho. Essa santidade costuma ser denominada glória: muitas vezes sua santidade e glória são celebradas juntas, Levítico 10: 3 ; Isaías 6: 3 . Pois santidade é glória coberta, e glória é santidade descoberta. As escrituras falam abundantemente da santidade e glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E por este meio é confirmado o mistério da Santíssima Trindade. Isso também é chamado de santo, que é consagrado a ele e, para esse fim, separado de outras coisas: e também é o caso em que possamos ser como Deus, ou unidos a ele. No hino semelhante a este, registrado por Isaías, Isaías 6: 3 , é acrescentado: “Toda a terra está cheia da sua glória”. Mas isso é adiado na Revelação, até que a glória do Senhor (seus inimigos sendo destruídos) enche a terra.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Salmos 91:1 – Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

Isaías 6:2 – Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Isaías 13:6 – Chorem, pois o dia do Senhor está perto; virá como destruição da parte do Todo-poderoso.

Isaías 62:1 – Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha.

Isaías 62:6 – Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite. Vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso,

Ezequiel 1:6 – mas cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas.

Ezequiel 10:21 – Cada um tinha quatro rostos e quatro asas, e debaixo de suas asas havia o que pareciam mãos humanas.

Joel 1:15 – Ah! Aquele dia! Sim, o dia do Senhor está próximo; como destruição poderosa da parte do Todo-poderoso, ele virá.

Atos dos Apóstolos 20:31 – Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.

2 Coríntios 6:18 – “e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-poderoso.

1 Tessalonicenses 2:9 – Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.

2 Tessalonicenses 3:8 – nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Pelo contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês,

1 Timóteo 4:16 – Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

2 Timóteo 4:2 – Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Apocalipse 4:4 – ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e tinham na cabeça coroas de ouro.

Apocalipse 4:6 – Também diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás.

Apocalipse 7:15 – Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

Apocalipse 11:17 – dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 16:7 – E ouvi o altar responder: “Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

Apocalipse 16:14 – São espíritos de demônios que realizam sinais miraculosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso.

Apocalipse 19:15 – De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. “Ele as governará com cetro de ferro”. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso.

Apocalipse 21:22 – Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *