Estudo de Isaías 62:1 – Comentado e Explicado

Por amor a Sião, eu não me calarei, por amor de Jerusalém, não terei sossego, até que sua justiça brilhe como a aurora, e sua salvação como uma flama.
Isaías 62:1

Comentário de Albert Barnes

Pelo amor de Sião – (Veja as notas em Isaías 1: 8 ). Por conta de Sião; isto é, por causa do povo de Deus.

Não manterei minha paz. Houve várias opiniões em relação à pessoa mencionada aqui pela palavra “eu”. Calvino e Gesenius supõem que o orador aqui é o profeta, e que o sentido é que ele não intermitiria seus trabalhos e orações até que Sião fosse restaurada, e sua glória se espalhasse por toda a terra. O Paraphrast de Chaldee supõe que é Deus quem fala, e essa opinião é adotada por Grotius. Vitringa considera isso como a declaração de um coro profético falando em nome dos oficiais da igreja e expressando o dever de fazer intercessão contínua pela extensão do reino do Redentor. Estius supõe que seja a petição do povo judeu orando a Deus por sua restauração. Em meio a uma variedade de interpretações, não é fácil determinar o verdadeiro sentido. Se é a linguagem de Deus, é uma declaração solene de que ele pretendia libertar seu povo e que nunca cessaria seus esforços até que o trabalho fosse realizado.

Se é a linguagem do profeta, implica que ele perseverará, apesar de toda oposição, em repreender a nação por seus pecados e na obra geral do ofício profético, até que Sião se levante em sua glória. Se o primeiro, é a garantia solene do Senhor de que a igreja seria o objeto de sua vigilância e cuidado incessantes, até que sua glória encha a terra. Se este último, expressa os sentimentos de piedade sincera e dedicada; o propósito de perseverar na oração e nos esforços ativos para estender a causa de Deus até que ela triunfe. Não vejo nada na passagem pela qual possa ser determinado com certeza qual é o significado; e quando for esse o caso, deve ser uma mera conjectura. A única circunstância que pesa no caso é que a linguagem ‘não farei silêncio’ é a que é adaptada a um profeta acostumado a orar e falar em nome de Deus do que ao próprio Deus; e se for permitido que essa circunstância tenha algum peso, a opinião se inclinará para a interpretação que supõe que se refira ao profeta. A mesma coisa é ordenada ao vigia nas muralhas de Sião em Isaías 62: 6-7 ; e se essa é a interpretação correta, ela expressa a resolução solene apropriada de alguém envolvido em proclamar a verdade de Deus para não intermitir suas orações e seus trabalhos públicos até que a verdadeira religião se espalhe pelo mundo.

Não descansarei – Enquanto estiver vivo, me dedicarei ao trabalho inabalável na promoção desse grande objetivo (veja as notas em Isaías 62: 7 ).

Até a justiça disso – A palavra aqui é equivalente a salvação, e a idéia é que a libertação de seu povo irromperia como uma luz brilhante.

Vá adiante como brilho – A palavra usada aqui é comumente empregada para denotar o esplendor, ou o brilho brilhante do sol, da lua ou do fogo (ver Isaías 60:19 ; compare Isaías 4: 5 ; 2 Isaías 4: 5 ; 2 Samuel 23: 4 ; Provérbios 4:18 ). O significado é que a salvação das pessoas se assemelharia à clara luz da manhã, espalhando-se por colinas e vales e iluminando todo o mundo.

Como uma lâmpada que arde – uma tocha acesa – dando luz a toda a volta e brilhando ao longe.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 62: 1 . Pelo amor de Sião, não manterei minha paz está claro no último versículo do capítulo anterior que isso está imediatamente conectado a ele; qual Vitringa se refere a um coro profético, representando todo o corpo dos ministros de Deus, e entre eles particularmente os apóstolos e evangelistas, no início do Evangelho. Esses fiéis ministros de Deus, portanto, os apóstolos e seus sucessores dizem que não se calarão, até que a justiça da igreja, ou seja, sua redenção, vá adiante como claridade, e sua salvação arderá como uma lâmpada ou tocha brilhante ; isto é, até que o reino de Deus seja revelado de maneira mais brilhante e completa, e que seja cumprida a palavra do salmista: Os céus declaram sua justiça, e todas as pessoas contemplam sua glória. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 62: 1-2 . Pelo amor de Sião – Nomeadamente, pelo amor da igreja, Sião e Jerusalém foram ambos colocados para a igreja, Hebreus 12:22 . Não manterei minha paz – Parece no último versículo do capítulo anterior que isso está imediatamente conectado a ela, e estas podem ser consideradas como as palavras do profeta, ou, como Vitringa pensa, de um coro profético, representando todo o corpo dos ministros de Deus e, entre eles, particularmente os apóstolos e evangelistas, no início do evangelho; declarando que não se calarão, até que a justiça da igreja, ou seja, sua redenção (aludindo à redenção da igreja judaica da Babilônia), saia como brilho, etc. – Isto é, até que o reino de Deus seja revelado de maneira mais brilhante e completa. Outros, no entanto, pensam que o profeta fala aqui como o tipo de Cristo, e em seu nome, e que Cristo deve ser considerado aqui como declarando sua resolução de não cessar de interceder pela igreja até que ela seja libertada da oblíqua e da reprovação. , as vexações e perseguições dos judeus e pagãos; até que sua justiça seja colocada em uma luz clara, e todos os crimes que foram falsamente acusados ??aos cristãos por seus inimigos (ou seja, respeitando suas assembléias noturnas, matando crianças e bebendo seu sangue, sua luxúria promíscua, etc.). ,) deve ser inegavelmente refutado. Pois quando as assembléias dos cristãos vieram a ser realizadas abertamente, e durante o dia, e foram freqüentadas por um número maior, todas essas calúnias provaram ser falsas. E quando Constantino chegou ao império, especialmente quando passou a ter o único comando, a religião cristã foi levantada de seu estado de obscuridade, colocada em um ponto de vista verdadeiro e conspícuo, e liberada da reprovação imerecida que havia sido lançado sobre ele. E os gentios verão a tua justiça – a tua inocência no que diz respeito às coisas impostas às tuas ordens, e a irrepreensibilidade, utilidade e santidade dos teus membros. Ou reconhecerão que Deus te honrou com justiça e, em seguida, se unirão a ti. E todos os reis, tua glória – Aqueles que costumavam te desprezar, serão agora levados com a admiração de tua glória. E serás chamado por um novo nome – Não a semente de Abraão, ou os filhos de Israel, mas o povo e filhos de Deus; ou pelo nome mencionado Isaías 62: 4 . Que a boca do Senhor nomeará – Você será levado a um novo estado, muito mais glorioso do que antigamente, do qual Deus será o autor. Ou, serás chamado por outro nome, como é expresso em Isaías 65:15 . Um nome, cuja honra te fará famoso; sereis chamados cristãos.

Comentário de Adam Clarke

Por amor de Sião, não reterei minha paz. Estas são as palavras de Jeová declarando seu propósito em relação aos eventos previstos no capítulo anterior.

Você será chamado por um novo nome – Viz. Christian – ou, como no quarto verso, ?? ???? chephtsi bah , “meu prazer está nela” – porque ela agora recebeu esse mandamento: “Este é meu amado Filho, em quem me comprazo; ouça-o “.

Comentário de John Calvin

1. Por causa de Sião, não me calarei. Sendo aquele triste cativeiro à mão, que quase apagaria o nome de toda a nação, era necessário confirmar e encorajar os crentes com muitas palavras, que com forte e segura confiança eles poderiam confiar nessas promessas sob o peso da cruz . Aqui, portanto, o Profeta, cumprindo o cargo que lhe foi confiado, declara abertamente que não ficará indeciso no cumprimento de seu dever e não deixará de falar até que encoraje o coração dos crentes pela esperança de salvação futura, para que eles saibam e estejam totalmente convencidos de que Deus será o libertador de sua Igreja. Ele também pode ter ficado consternado com a incredulidade daquele povo, e pode ter perdido a coragem quando viu que os assuntos estavam piorando todos os dias e quando previu aquela terrível vingança. Mas, apesar de tantas dificuldades, ele ainda persistirá em seu dever, para que todos saibam que nem o massacre do povo nem a incredulidade deles podem impedir Deus de executar suas promessas no momento oportuno.

E por causa de Jerusalém não vou descansar. Era necessário que essas coisas fossem repetidas com frequência, porque é a depravação de nossa mente que esquecemos rapidamente as promessas de Deus. Quando ele diz que não deixará de falar, ele também lembra os outros de seus deveres, de que eles possam ter coragem e esperar com confiança garantida sua restauração, embora demorada, e até que sua atenção indiferente possa responder à voz. de Deus que constantemente os aborda. Sabemos por experiência todos os dias como isso é necessário, enquanto Satanás se esforça por todos os métodos para nos desviar do rumo certo.

Ao mesmo tempo, ele mostra qual deve ser o objetivo dos mestres piedosos, a saber, gastar e dedicar-se inteiramente à vantagem da Igreja; pois quando ele diz “por causa de Sião”, ele quer dizer que nosso principal cuidado deve ser a preservação da Igreja, e que nenhum seja um bom e fiel professor, exceto aqueles que consideram a salvação da Igreja tão querida para não poupar dinheiro. trabalhos. Alguns explicam isso como relacionado à oração, mas eu prefiro recorrer à doutrina; e é mais natural vê-lo como significando ‘que nenhum inconveniente ou aborrecimento acabe com sua paciência, e nenhuma oposição o impedirá de prosseguir no ofício de ensino que Deus lhe ordenou a respeito da redenção da Igreja. Pois se ele tivesse sobrevivido a essa calamidade muito triste, a multidão incrédula o teria perseguido, sem dúvida, assim como os outros profetas, por muitas reprovações; mas aconteça o que acontecer, ele diz que é fortalecido pela firmeza inabalável, para nunca se deixar levar pela vergonha, mas para prosseguir com uma ansiedade incessante em seu curso. Além disso, por essa forma de expressão, ele obtém crédito por suas previsões e mantém sua autoridade, de modo que, mesmo quando ele está morto, eles não deixam de ressoar aos ouvidos dos crentes.

Até a sua justiça sair como brilho. Por “justiça” ele quer dizer os direitos da Igreja; pois durante o período de calamidade, ela pareceu estar condenada. Sua “justiça”, portanto, “sai” quando ela é perfeitamente restaurada e recupera sua condição anterior; pois essa justiça estava oculta durante o cativeiro.

E a salvação dela. À “justiça” ele acrescenta “salvação”, porque aqueles a quem Deus justifica, ou a quem ele restaura seus direitos, também recuperam sua “salvação”. Portanto, deduzimos que somos miseráveis ??e sem assistência, desde que Deus retenha sua graça de nós por causa de nossos pecados; e, portanto, em outras passagens, ele freqüentemente dava a denominação de “justiça de Deus” àquilo que aqui afirma ser a justiça da Igreja. Assim, somos desfeitos enquanto somos destituídos da justiça de Deus; isto é, enquanto dormimos em nossos pecados, e Deus se mostra um juiz severo, punindo-nos por eles.

A frase “vá adiante” significa que a justiça da Igreja ficou oculta e, por assim dizer, enterrada por um tempo: ela não mereceu nenhum favor aos olhos de Deus; mas, pelo contrário, suas iniquidades indescritíveis prevaleceram a tal ponto que não restava nada além da vingança justa de Deus. Mas aqui o Profeta está de olho nos homens que já consideravam a Igreja aflita perdida, e por seu orgulho e reprovação quase a lançaram no inferno.

Pode queimar como uma lâmpada. Finalmente, ele a compara ao mundo e diz que, com relação ao mundo, ela será justa, quando Deus tiver expurgado seus pecados e empreendido sua causa. Por essas palavras, o Profeta ensina que devemos sempre nutrir esperanças favoráveis ??da restauração da Igreja, embora ela seja mergulhada nas densas trevas e na sepultura; pois, embora por um tempo ela esteja sobrecarregada e oculta, ela tem Deus para seu vingador no céu, que, depois de a castigá-la moderadamente, finalmente mostrará que ela foi o objeto de seus cuidados. E, de fato, sua justiça deve ser ilustre e manifesta, e isso para a salvação daqueles a quem ele escolheu ser seu povo e herança.

Comentário de John Wesley

Por amor de Sião, não reterei a minha paz; e por amor de Jerusalém, não descansarei até que a sua justiça resulte em claridade, e a sua salvação como a lâmpada que arde.

Pelo amor de Sião – Sião e Jerusalém são ambos colocados para a igreja, Hebreus 12:22 .

Minha paz – Estas parecem ser as palavras do profeta decidindo fortemente, apesar de todas as dificuldades, solicitar a Deus a felicidade da igreja, e constantemente excitar a crença dela por sua pregação, embora demorasse muito para acontecer, pois Isaías viveu duzentos anos antes que isso fosse realizado.

Justiça – Com referência aos babilônios, entenda a justiça de Deus, que prometeu a libertação de seu povo, e ele deve ser justo, e assim entender a salvação antes; ou melhor, a reivindicação da causa de seu povo aos olhos das nações pela ruína dos babilônios; ele mostrará que seu povo tem uma causa justa.

Lâmpada – E com esse objetivo é estabelecido onde pode ser visto continuamente, para significar o quão eminentemente visível esse estado próspero da igreja deve estar entre as nações, e como pode estar particularmente relacionado à revelação de Cristo ao mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *