Estudo de 1 João 4:10 – Comentado e Explicado

Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.
1 João 4:10

Comentário de Albert Barnes

Aqui está o amor – Neste grande presente está a mais alta expressão de amor, como se tivesse feito tudo o que podia.

Não que amássemos a Deus – não que estivéssemos em tal estado que possamos supor que ele faria um sacrifício por nós, mas exatamente o oposto. Se o tivéssemos amado e obedecido, talvez tivéssemos motivos para acreditar que ele estaria disposto a demonstrar seu amor por nós da maneira correspondente. Mas estávamos alienados dele. Não tínhamos sequer desejo de sua amizade e favor. Nesse estado, ele mostrou a grandeza de seu amor por nós, dando seu Filho para morrer por seus inimigos. Veja as notas em Romanos 5: 7-8 .

Mas que ele nos amou – Não que ele aprovasse nosso caráter, mas que ele desejava nosso bem-estar. Ele nos amou não com o amor à complacência, mas com o amor à benevolência.

E enviou seu Filho para ser a propiciação pelos nossos pecados – Sobre o significado da palavra “propiciação”, veja as notas em Romanos 3:25 . Compare as notas em 1 João 2: 2 .

Comentário de Joseph Benson

1 João 4: 10-12 . Aqui está o amor – digno de nossa mais alta admiração; não que amássemos a Deus – primeiro; pois estávamos, pelo contrário, em um estado de inimizade com ele, no qual, se tivéssemos permanecido não solicitados e intocados por seu amor e graça, deveríamos ter persistido e perecido; mas que ele nos amou – Primeiro, ( 1 João 4:19 ,) sem nenhum mérito ou motivo em nós para induzi-lo a fazê-lo; e, em sua compaixão ilimitada às nossas necessidades e misérias; enviou seu Filho para ser a propiciação por nossos pecados – Ou seja, fazer expiação à sua justiça ferida por eles, oferecendo-se como sacrifício, e assim nos apresentar a seu favor em termos honrosos. Se Deus nos amou – Com um amor tão transcendente, livre e inconcebível; também devemos amar um ao outro – imitando seu exemplo divino, a partir de uma sensação do feliz estado em que somos trazidos e em gratidão a ele por um favor tão inestimável. E é da maior importância que devemos fazer isso, porque é absolutamente necessário para termos comunhão com ele. Pois ninguém jamais viu Deus – nem mesmo pode vê-lo, pois ele é invisível em sua própria natureza; nem alguém pode ter conhecimento dele, ou ter relações sexuais com ele por seus sentidos, ou qualquer informação sobre sua vontade e o modo de agradá-lo por qualquer aparência visível dele, ou conversar com ele; todavia, pelo que seu Filho unigênito nos ensinou, sabemos que se nos amamos – em consequência de amá-lo primeiro; Deus habita µe?e? , permanece em nós – Isto é tratado de 1 João 4: 13-16 ; e seu amor é aperfeiçoado – tem todo o seu efeito; em nós – trata-se de 1 João 4: 17-19 .

Comentário de E.W. Bullinger

Aqui = In (App-104.) Isso.

propiciação . Grego. hilasmos. Somente aqui e 1 João 2: 2 . Compare Romanos 3:25 .

para = relativo. App-104.

pecados . App-128.

Comentário de John Calvin

10 Aqui está o amor. Ele amplia o amor de Deus por outra razão: ele nos deu seu próprio Filho na época em que éramos inimigos, como Paulo nos ensina, em Romanos 5: 8 ; mas ele emprega outras palavras: que Deus, induzido por nenhum amor aos homens, os amou livremente. Ele quis dizer com essas palavras que nos ensina que o amor de Deus por nós tem sido gratuito. E embora o objetivo do apóstolo fosse expor Deus como um exemplo a ser imitado por nós; contudo, a doutrina da fé que ele mescla não deve ser negligenciada. Deus nos amou livremente – como assim? porque ele nos amou antes de nascermos, e também quando, pela depravação da natureza, tivemos corações afastados dele e influenciados por nenhum sentimento de retidão e piedade.

Se as brincadeiras dos papistas estivessem entretidas, que cada um é escolhido por Deus, como ele prevê que seja digno de amor, essa doutrina que ele nos amou primeiro não resistiria; pois então nosso amor a Deus seria o primeiro em ordem, ainda que posteriormente. Mas o apóstolo assume isso como uma verdade evidente, ensinada nas Escrituras (das quais esses sofistas profanos são ignorantes), que nascemos tão corruptos e depravados que existem em nós como se fosse um ódio inato a Deus, para que desejemos nada além do que lhe agrada, para que todas as paixões de nossa carne continuem em guerra contínua com sua justiça.

E enviou seu Filho. Foi somente pela bondade de Deus, como por uma fonte, que Cristo chegou com todas as suas bênçãos. E como é necessário saber, que temos salvação em Cristo, porque nosso Pai celestial nos amou livremente; portanto, quando se busca uma certeza real e plena do amor divino em relação a nós, não devemos procurar outro lugar além de Cristo. Portanto, todos os que perguntam, à parte de Cristo, o que está estabelecido respeitando-os no conselho secreto de Deus, ficam loucos por sua própria ruína.

Mas ele novamente aponta a causa da vinda de Cristo e seu ofício, quando ele diz que foi enviado para propiciar nossos pecados. E primeiro, de fato, somos ensinados por estas palavras, que fomos todos pelo pecado alienados de Deus, e que essa alienação e discórdia permanecem até que Cristo intervenha para nos reconciliar. Somos ensinados, em segundo lugar, que é o começo de nossa vida, quando Deus, tendo sido pacificado pela morte de seu Filho, nos recebe a favor: pois propiciação se refere adequadamente ao sacrifício de sua morte. Concluímos, então, que essa honra de expiar os pecados do mundo e, assim, tirar a inimizade entre Deus e nós, pertence apenas a Cristo.

Mas aqui surge uma aparência de inconsistência. Pois se Deus nos amou antes que Cristo se oferecesse à morte por nós, que necessidade havia de outra reconciliação? Assim, a morte de Cristo pode parecer supérflua. A isto, respondo que, quando se diz que Cristo reconciliou o Pai conosco, isso deve ser referido às nossas apreensões; pois, como temos consciência de ser culpados, não podemos conceber Deus senão como aquele que está descontente e zangado conosco, até que Cristo nos absolva da culpa. Para Deus, onde quer que o pecado apareça, sua ira e o julgamento da morte eterna serão apreendidos. Daqui resulta que não podemos deixar de estar aterrorizados com a perspectiva atual. quanto à morte, até que Cristo, por sua morte, abole o pecado, até que ele nos liberte da morte por seu próprio sangue. Além disso, o amor de Deus requer justiça; para que sejamos convencidos de que somos amados, precisamos necessariamente ir a Cristo, em quem somente a justiça deve ser encontrada.

Vemos agora que a variedade de expressões, que ocorre nas Escrituras, de acordo com diferentes aspectos das coisas, é mais apropriada e especialmente útil em relação à fé. Deus interpôs seu próprio Filho para se reconciliar conosco, porque nos amou; mas esse amor foi escondido, porque, enquanto isso, éramos inimigos de Deus, continuamente provocando sua ira. Além disso, o medo e o terror de uma má consciência tiraram de nós todos os prazeres da vida. Daí quanto à apreensão de nossa fé, Deus começou a nos amar em Cristo. E embora o apóstolo aqui fale da primeira reconciliação, ainda sabemos que nos propiciar a Deus expiando pecados é um benefício perpétuo que procede de Cristo.

Isso os papistas também admitem em parte; mas depois eles extenuam e quase aniquilam essa graça, introduzindo suas satisfações fictícias. Pois se os homens se redimem por suas obras, Cristo não pode ser a única propiciação verdadeira, como é chamado aqui.

Comentário de Adam Clarke

Não que amássemos a Deus – e que ele foi assim induzido a dar ao seu Filho uma propiciação pelos nossos pecados. Não: éramos inimigos de Deus, e mesmo assim Cristo morreu por nossas almas ímpias. (Ver Romanos 5: 6-11 , e as notas ali.) Portanto, foi o amor de Deus, não o nosso mérito, que o induziu a inventar, significa que seus banidos talvez não fossem expulsos dele.

Comentário de Thomas Coke

1 João 4:10 . Mas que ele nos amou, o significado de São João é que Deus nos amou por isso. Ver 1 João 4:19 . Os homens geralmente estão muito prontos para amar aqueles por quem são amados primeiro: agora, tal era o amor surpreendente de Deus para os homens, que, quando eles eram pecadores e inimigos, ele amava tanto o mundo, como enviar seu Filho mais amado a Deus. viva e morra por eles! O amor com o qual Deus amou o mundo, a ponto de enviar seu querido Filho para resgatá-los e salvá-los, difere, em alguns aspectos, do amor pelo qual ele ama todos os verdadeiros crentes, além desse grande exemplo primário de seu amor. O primeiro foi chamado de amor à piedade, ou benevolência, ou o amor antecedente a Deus, e com esse amor Deus amou toda a raça humana. O outro é chamado de amor à complacência, ou deleite, ou o consequente amor de Deus; e com esse amor Deus ama todos os crentes sinceros.

Comentário de Scofield

propiciação

(Grego – ??asµ?? ). (Veja Scofield “ 1 João 2: 2 “) .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 7:7 – O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 4:8 – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *