Estudo de João 15:16 – Comentado e Explicado

Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
João 15:16

Comentário de Albert Barnes

Você não me escolheu – A palavra aqui traduzida como “escolhido” é aquela da qual deriva a palavra “eleito” e significa a mesma coisa. É freqüentemente assim traduzido, Marcos 13:20 ; Mateus 24:22 , Mateus 24:24 , Mateus 24:31 ; Colossenses 3:12 . Refere-se aqui, sem dúvida, à sua escolha ou eleição deles para serem apóstolos. Ele diz que não foi porque o escolheram para ser seu professor e guia, mas porque ele os designou como apóstolos. Ver João 6:70 ; também Mateus 4: 18-22 . Ele assim mostra a eles que seu amor por eles era puro e desinteressado; que começou quando eles não tinham afeição por ele; que não era uma questão de obrigação de sua parte e que, portanto, os colocava sob obrigações mais ternas e sagradas de serem inteiramente dedicados a seu serviço. O mesmo pode ser dito de todos os que são dotados de talentos de qualquer tipo, ou criados para qualquer cargo na igreja ou no estado. Não é que eles tenham originado esses talentos ou tenham posto Deus sob obrigação. O que eles têm, eles devem à sua bondade soberana, e são obrigados a dedicar tudo ao seu serviço. Igualmente verdadeiro é o de todos os cristãos. Não era por natureza que eles eram mais inclinados do que outros a buscar a Deus, ou que tinham alguma bondade nativa para recomendá-los, mas era porque ele os inclinava graciosamente pelo Espírito Santo a procurá-lo; porque, na linguagem dos artigos de religião episcopais e metodistas, “a graça de Cristo os impediu”; isto é, foi adiante deles, iniciou o trabalho de sua salvação pessoal e, portanto, Deus em misericórdia soberana os escolheu como Seus. Quaisquer que sejam os cristãos que possuam, eles devem a Deus e, pelos laços mais ternos e sagrados, devem ser seus seguidores.

Eu escolhi você – para ser apóstolos. No entanto, todos a quem ele agora se dirigia eram verdadeiros discípulos. Judas os havia deixado; e quando Jesus diz que os escolheu para dar frutos, pode significar, também, que “os escolheu para a salvação pela santificação do Espírito e crença na verdade”, 2 Tessalonicenses 2:13 .

Ordenou você – Literalmente, eu o coloquei, o nomeei, o destaquei. Isso não significa que ele tenha feito isso por qualquer ato público formal de imposição de mãos, como usamos agora a palavra, mas que ele as designou ou nomeou para este trabalho, Lucas 6: 13-16 ; Mateus 10: 2-5 .

Produza frutos – para que você seja rico em boas obras; fiel e bem-sucedido em espalhar meu evangelho. Esse foi o grande negócio para o qual eles foram designados, e isso eles realizaram fielmente. Pode-se acrescentar que este é o grande fim para o qual os cristãos são escolhidos. Não é para ficar ocioso, ou inútil, ou simplesmente buscar prazer. É fazer o bem e espalhar, na medida do possível, as ricas bênçãos temporais e espirituais que o evangelho está preparado para conferir à humanidade.

Sua fruta deve permanecer – Isso provavelmente significa,

1. Que o efeito de seu trabalho seria permanente na humanidade. Seus esforços não eram para ser como os dos falsos mestres. o resultado de cujos trabalhos logo desapareceram Atos 5: 38-39 , mas o evangelho deles deveria se espalhar – era segurar profundamente e permanentemente as pessoas e, finalmente, encher o mundo, Mateus 16:18 . O Salvador sabia disso, e nunca houve uma previsão mais animadora para o homem ou mais certa em seu cumprimento.

2. Também está incluída nesta declaração a idéia de que seus trabalhos não seriam cancelados. Eles foram enviados para serem diligentes em seu trabalho e incansáveis ??em seus esforços para espalhar o evangelho, até o dia de sua morte. Assim, seu fruto, o produto continuado ou o crescimento da religião em suas almas, deveria permanecer ou ser produzido continuamente, até que Deus os chamasse de seu trabalho. O cristão, e especialmente o ministro cristão, é dedicado ao Salvador por toda a vida. Ele deve trabalhar sem interrupção e sem se cansar de sua obra, até que Deus o chame de lar. O Salvador nunca chamou um discípulo para servi-lo apenas por parte de sua vida, nem para se sentir à vontade para relaxar seus empreendimentos, nem para se supor ser cristão quando sua religião não produziu frutos. Aquele que se alista sob as bandeiras do Filho de Deus faz isso pela vida. Aquele que espera ou deseja ficar cansado e deixar de servi-lo, nunca vestiu a armadura cristã ou conheceu algo da graça de Deus. Veja Lucas 9:62 .

Isso tudo … – Ver João 15: 7 .

Comentário de E.W. Bullinger

não tendes , etc. = Não que você me escolheu, & c. Figura do discurso Antimetabole. App-6. Invertendo assim o costume dos judeus para o discípulo escolher seu próprio mestre. Veja o Dr. John Lightfoot, Works, vol. iii. p. 175

escolheu = escolheu.

ordenado = colocado. Grego. tithemi, como em João 15:13 . Compare 1 Timóteo 1:12 ; 1 Timóteo 2: 7 . 2 Timóteo 1:11 . Hebreus 1: 2 .

vai = vai adiante.

perguntar de = perguntar, como em João 15: 7 .

Comentário de John Calvin

16. Você não me escolheu. Ele declara ainda mais claramente que não deve ser atribuído ao seu próprio mérito, mas à sua graça, que eles alcançaram uma honra tão grande; pois quando ele diz que não foi escolhido por eles , é como se ele tivesse dito que, o que quer que eles tenham, eles não obteriam por sua própria habilidade ou indústria. Os homens geralmente imaginam algum tipo de concorrência entre a graça de Deus e a vontade do homem; mas esse contraste, eu escolhi você , não fui escolhido por você , afirma, exclusivamente, somente para Cristo o que geralmente é dividido entre Cristo e o homem; como se ele tivesse dito, que um homem não é movido por sua própria vontade a buscar a Cristo, até que ele tenha sido procurado por ele.

É verdade que o assunto agora em questão não é a eleição comum dos crentes, pela qual eles são adotados para serem filhos de Deus, mas a eleição especial, pela qual ele designou seus discípulos para o ofício de pregar o Evangelho. Mas se foi por dom gratuito, e não por mérito próprio, que eles foram escolhidos para o ofício apostólico, muito mais é certo que a eleição pela qual, por sermos filhos da ira e uma semente amaldiçoada, nos tornamos o filhos de Deus, é de graça gratuita. Além disso, nesta passagem, Cristo magnifica sua graça, pela qual eles foram escolhidos para serem apóstolos, de modo a juntar-se a ela aquela eleição anterior pela qual eles foram enxertados no corpo da Igreja; ou melhor, ele inclui nessas palavras toda a dignidade e honra que lhes havia conferido. No entanto, reconheço que Cristo trata expressamente do apostolado; pois seu objetivo é estimular os discípulos a executarem seu ofício diligentemente e fielmente. (85)

Ele aceita, como fundamento de sua exortação, o favor imerecido que lhes havia dado; quanto maiores nossas obrigações para com o Senhor, mais diligentes deveríamos estar no cumprimento dos deveres que ele exige de nós; caso contrário, será impossível evitar a cobrança de ingratidão na base. Portanto, parece que não há nada que deva mais poderosamente despertar em nós o desejo de uma vida santa e religiosa, do que quando reconhecemos que devemos tudo a Deus e que não temos nada que seja nosso; que tanto o início de nossa salvação, como todas as partes que dela decorrem, fluem de sua misericórdia imerecida. Além disso, quão verdadeira é essa afirmação de Cristo, pode ser claramente percebido pelo fato de que Cristo escolheu ser seus apóstolos aqueles que poderiam ser considerados os mais impróprios para o cargo; embora em sua pessoa pretendesse preservar um monumento duradouro de sua graça. Pois, como Paulo diz, ( 1 Coríntios 2:16 ), quem dentre os homens será considerado apto para descarregar a embaixada pela qual Deus reconcilia a humanidade consigo mesmo? Ou melhor, que mortal é capaz de representar a pessoa de Deus? Somente Cristo é quem os encaixa em sua eleição. Assim, Paulo atribui seu apostolado à graça ( Romanos 1: 5 ) e novamente menciona que

ele foi separado do ventre de sua mãe,
( Gálatas 1:15 .)

Mais ainda, como somos servos totalmente inúteis, aqueles que parecem ser os mais excelentes de todos não estarão aptos para o menor chamado, até que tenham sido escolhidos . Contudo, quanto maior o grau de honra a que alguém foi elevado, lembre-se de que ele está sob as mais profundas obrigações para com Deus.

E eu te nomeei. A eleição fica oculta até que se torne conhecida, quando um homem recebe um cargo para o qual foi designado; como Paulo, na passagem que citei há pouco, onde ele diz que havia sido separado do ventre de sua mãe , acrescenta, que ele foi criado apóstolo, porque agradou a Deus suas palavras:

Quando agradou a Deus, que me separou do ventre de minha mãe e me chamou por sua graça,
( Gálatas 1:15 .)

Assim, também o Senhor testifica que ele conhecia Jeremias antes de ele estar no ventre de sua mãe ( Jeremias 1: 5 ), embora ele o chame para o ofício profético no tempo apropriado e designado. Pode acontecer, sem dúvida, que alguém devidamente qualificado entre no ofício de ensino; ou melhor, geralmente acontece na Igreja que ninguém é chamado até que ele seja dotado e equipado com as qualificações necessárias. Que Cristo se declara o Autor de ambos não é maravilhoso; já que é somente por ele que Deus age, e ele age junto com o Pai. Então, tanto a eleição quanto a ordenação pertencem igualmente a ambos.

Para que você possa ir. Ele agora aponta a razão pela qual mencionou sua graça. Foi, para fazê-los se aplicar com mais seriedade ao trabalho. O apostolado não era um lugar de honra sem labuta, mas eles tiveram que enfrentar grandes dificuldades; e, portanto, Cristo os encoraja a não se encolherem de trabalhos, aborrecimentos e perigos. Este argumento é extraído do fim que eles deveriam ter em vista; mas Cristo raciocina a partir do efeito, quando ele diz:

Para que você possa dar frutos; pois dificilmente é possível que alguém se dedique diligentemente e diligentemente ao trabalho, se não espera que o trabalho traga alguma vantagem. Cristo, portanto, declara que seus esforços não serão inúteis ou malsucedidos, desde que estejam prontos para obedecer e seguir quando Ele os chama. (86) Pois ele não apenas ordena aos apóstolos o que seu chamado envolve e exige, mas promete a eles também prosperidade e sucesso, para que não sejam frios ou indiferentes. Dificilmente é possível dizer quão grande é o valor desse consolo contra as numerosas tentações que diariamente acontecem aos ministros de Cristo. Sempre que vemos que estamos perdendo nossas dores, lembremos que Cristo irá, por fim, impedir que nossos esforços sejam vaidosos ou improdutivos; pois o principal cumprimento desta promessa é no exato momento em que não aparece fruto. Os escarnecedores, e aqueles a quem o mundo considera homens sábios, ridicularizam nossas tentativas como tolas, e nos dizem que é inútil tentarmos misturar céu e terra; porque o fruto ainda não corresponde aos nossos desejos. Mas, já que Cristo, pelo contrário, prometeu que o resultado feliz, embora oculto por um tempo, se seguirá, trabalhemos diligentemente no cumprimento de nosso dever em meio às zombarias do mundo.

E que seus frutos possam permanecer. Surge agora uma pergunta: por que Cristo diz que esse fruto será perpétuo? Como a doutrina do Evangelho obtém almas para Cristo para a salvação eterna, muitos pensam que essa é a perpetuidade do fruto. Mas estendo a afirmação muito mais longe, pois significa que a Igreja durará até o fim do mundo; pois o trabalho dos apóstolos produz frutos mesmo nos dias atuais, e nossa pregação não é apenas para uma única era, mas ampliará a Igreja, de modo que novos frutos serão vistos após a nossa morte.

Quando ele diz, seu fruto , ele fala como se tivesse sido obtido por sua própria indústria, embora Paulo ensine que aqueles que plantam ou regam nada são ( 1 Coríntios 3: 7 ). E, de fato, a formação da Igreja é tão excelente obra de Deus, que a glória dela não deve ser atribuída aos homens. Mas, como o Senhor mostra seu poder pela ação dos homens, para que não trabalhem em vão, ele costuma transferir a eles mesmo aquilo que pertence a si próprio. No entanto, lembremo-nos de que, quando ele tão graciosamente elogia seus discípulos, é para encorajá-los, e não os inchar.

Que seu Pai possa lhe dar tudo o que você pedir em meu nome. Esta cláusula não foi adicionada abruptamente, como muitos poderiam supor; pois, como o ofício de ensinar excede em muito o poder dos homens, acrescenta-se a ele inúmeros ataques de Satanás, que nunca poderiam ser evitados senão pelo poder de Deus. Para que os apóstolos não sejam desencorajados, Cristo os encontra com a ajuda mais valiosa; como se ele tivesse dito: “Se o trabalho que lhe foi designado for tão grande que você seja incapaz de cumprir os deveres do seu cargo, meu Pai não o abandonará; porque eu o designei para ministros do Evangelho nessa condição, para que meu Pai tenha a mão estendida para ajudá-lo, sempre que você orar a ele, em meu nome , para lhe dar assistência. ” E, de fato, que a maior parte dos professores definha pela indolência, ou cede totalmente ao desespero, surge de nada além de serem lentos no dever de oração.

Essa promessa de Cristo, portanto, nos desperta a invocar Deus; pois quem quer que reconheça que o sucesso de sua obra depende apenas de Deus, oferecerá seu trabalho a ele com medo e tremor. Por outro lado, se alguém, confiando em sua própria indústria, desconsidera a assistência de Deus, ele jogará fora sua lança e seu escudo quando chegar ao julgamento ou será empregado de maneira ocupada, mas sem nenhuma vantagem. Agora, devemos aqui nos proteger contra duas falhas, orgulho e desconfiança; pois, como a assistência de Deus é destemidamente desconsiderada por aqueles que pensam que o assunto já está em seu próprio poder, muitos cedem a dificuldades, porque não consideram que lutam pelo poder e proteção de Deus, sob cuja bandeira eles vá para a guerra.

Comentário de Adam Clarke

Você não me escolheu – você não me elegeu como seu professor: eu te chamei para ser meus discípulos; testemunhas e depositários da verdade. Era costume entre os judeus que cada pessoa escolhesse seu próprio professor.

E ordenei você – Antes, eu o nomeei: a palavra é e???a , eu coloquei ou coloquei você, isto é, na videira.

Theodorus Mopsuensis, conforme citado por Wetstein, observa que e???a é usado aqui para ef?te?sa ; (Eu plantei); “e, ao dizer isso, nosso Senhor ainda faz uso da metáfora da videira; como se ele tivesse dito: Eu não apenas plantei você, mas também lhe dei os maiores benefícios, fazendo com que seus galhos se estendam a todo lugar através do mundo habitável “.

Os primeiros ministros do Evangelho foram a escolha de Jesus Cristo; Não é de admirar, então, que eles tenham tido tanto sucesso. Aqueles a quem os homens enviaram, sem a indicação de Deus, não fizeram bem. A escolha ainda deve continuar com Deus, que, conhecendo o coração, sabe melhor quem é o mais apropriado para o ministério do Evangelho.

Para ser um genuíno pregador do Evangelho, um homem deve –

  1. Seja escolhido por Deus para o trabalho.
  • Ele deve ser colocado na videira verdadeira – unida a Cristo pela fé.
  • Ele não deve pensar em levar uma vida ociosa, mas trabalhar.
  • Ele não deve esperar até que o trabalho lhe seja trazido, mas ele deve ir e procurá-lo.
  • Ele deve trabalhar para produzir frutos, ou seja, para converter almas ao Senhor.
  • Ele deve referir todos os seus frutos a Deus, que lhe deu o poder de trabalhar, e o abençoou em seu trabalho.
  • Ele deve tomar cuidado para regar o que plantou, para que seus frutos permaneçam – para que as almas em que ele reuniu não sejam dispersas do rebanho.
  • Ele deve continuar instantaneamente em oração, para que seus trabalhos sejam acompanhados da presença e bênção de Deus – Tudo o que pedirdes.
  • 9. Ele deve considerar Jesus Cristo como o grande mediador entre Deus e o homem, proclamar sua salvação e orar em seu nome. – Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, etc. Veja Quesnel.

    Comentário de Thomas Coke

    João 15:16 . Você não me escolheu: “Você não, como diretores neste caso, me adotou como seu associado; mas eu, o grande autor do evangelho, o adotei como meus associados, para compartilhar comigo a honra e a felicidade. de dar uma nova dispensação de graça ao mundo, porque eu vos ordenei meus apóstolos, para que saíssem ao mundo repletos de doutrinas de salvação; cuja pregação produzirá uma reforma e renovação geral, tanto nas opiniões, corações e maneiras dos pagãos, grandemente para a glória de Deus, na medida em que a religião cristã, assim plantada por você, permanecerá por todas as eras. Além disso, eu te vesti com a dignidade de meus apóstolos, que qualquer milagre que você pedir ao meu Pai, ou qualquer petição que você faça em meu nome, para a confirmação de sua doutrina, ou para o sucesso dela, a consideração de seu caráter e o fim pelo qual você a solicita, pode induzi-lo a conceder “. Ver em João 15: 7 . O que nosso Senhor diz, que Ele os ordenou, que eles deveriam dar frutos, era uma segurança para eles, que eles deveriam ser preservados do perigo imediato e que suas vidas deveriam ser guardadas por Sua providência, até que serviços muito importantes tivessem acontecido. realizado por seus meios. Quando ele acrescenta que seu fruto deve permanecer, ele pode aludir, de acordo com a parábola anterior, ao costume de guardar vinhos ricos e generosos por muitos anos; de modo que, em alguns casos (especialmente aplicável aos doces vinhos orientais), eles podem ser cordiais com aqueles que ainda não nasceram quando as uvas foram produzidas. Nesta visão, há uma bela propriedade na representação, que esperamos que seja particularmente sentida por aqueles que são verdadeiramente zelosos pela salvação de almas imortais, quando esses capítulos revividos são raros.

    Comentário de John Wesley

    Vós não me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos ordenei que saíssem e que dessem frutos, e que os vossos frutos permanecessem; para que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê.

    Vós – Meus apóstolos, não me escolhi, mas eu vos escolhi – Como aparece claramente na história sagrada: e vos designei, para que saibais dar frutos – eu os escolhi e vos designei para esse fim, para que possam ir. e converte pecadores; e que seus frutos permaneçam – para que os frutos de seus trabalhos permaneçam até o fim do mundo; sim, para a eternidade; tudo o que pedirdes – A conseqüência de vocês irem e dar frutos será, que todas as suas orações serão ouvidas.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 18:18 – Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas.

    Salmos 71:18 – Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações.

    Salmos 78:4 – Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.

    Salmos 145:4 – Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.

    Provérbios 11:30 – O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio.

    Isaías 27:6 – Nos dias vindouros Jacó lançará raízes, Israel terá botões e flores e encherá o mundo de frutos.

    Isaías 49:1 – Escutem-me, vocês, ilhas; ouçam, vocês, nações distantes: Antes de eu nascer o Senhor me chamou; desde o meu nascimento ele fez menção de meu nome.

    Isaías 55:10 – Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,

    Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

    Miquéias 5:7 – O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como orvalho da parte do Senhor, como aguaceiro sobre a relva; não porá sua esperança no homem nem dependerá dos seres humanos.

    Zacarias 1:4 – Não sejam como os seus antepassados aos quais os antigos profetas proclamaram: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Deixem os seus caminhos e as suas más obras. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção’, declara o Senhor.

    Mateus 21:22 – E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.

    Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

    Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

    Lucas 6:13 – Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos:

    Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

    João 6:70 – Então Jesus respondeu: “Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo! “

    João 13:18 – “Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que patilhava do meu pão voltou-se contra mim’.

    João 14:13 – E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

    João 15:7 – Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

    João 15:8 – Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

    João 15:19 – Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

    João 16:23 – Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.

    João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

    João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

    Atos dos Apóstolos 1:8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

    Atos dos Apóstolos 1:24 – Depois oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido

    Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

    Atos dos Apóstolos 10:41 – não por todo o povo, mas por testemunhas que designara de antemão, por nós que comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos.

    Atos dos Apóstolos 20:25 – “Agora sei que nenhum de vocês, entre os quais passei pregando o Reino, verá novamente a minha face.

    Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

    Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

    Romanos 1:13 – Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.

    Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

    Romanos 9:21 – O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?

    Romanos 15:4 – Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

    Romanos 15:15 – A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, como para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus me deu,

    Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

    1 Coríntios 3:6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

    1 Coríntios 9:16 – Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!

    1 Coríntios 10:11 – Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

    Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

    Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

    Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

    Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

    1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

    2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

    2 Timóteo 2:2 – E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.

    2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

    Tito 1:5 – A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí.

    Hebreus 11:4 – Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

    Tiago 3:18 – O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.

    1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

    1 Pedro 3:2 – observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.

    1 Pedro 3:15 – Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

    1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

    1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *