Estudo de Romanos 15:16 – Comentado e Explicado

de ser o ministro de Jesus Cristo entre os pagãos, exercendo a função sagrada do Evangelho de Deus. E isso para que os pagãos, santificados pelo Espírito Santo, lhe sejam uma oferta agradável.
Romanos 15:16

Comentário de Albert Barnes

O ministro – ?e?t?????? leitourgonEsta não é a palavra que é comumente traduzida como “ministro” d??????? diakonosEsta palavra é apropriadamente apropriada para aqueles que ministram em cargos públicos ou nos assuntos do estado. No Novo Testamento, é aplicado principalmente ao sacerdócio levítico, que ministrava e servia no altar; Hebreus 11:11 . No entanto, é aplicado aos ministros do Novo Testamento, como dispensando “substancialmente” os mesmos ofícios para a igreja que foram dispensados ??pelo sacerdócio levítico; isto é, como empenhado em promover o bem-estar da igreja, ocupado em coisas santas, etc .; Atos 13: 2 , “como eles” ministravam “ao Senhor e jejuavam” etc. etc. Ainda é usado em um sentido mais amplo em Romanos 15:27 ; 2 Coríntios 9:12 .

Para os gentios – Compare Romanos 1: 5 ; Atos 9:15 .

Ministrar – hiere????????ta hierourgountaExecutar a função de um sacerdote em relação ao evangelho de Deus. O ofício de um “padre” era oferecer sacrifício. Paulo aqui mantém a “linguagem”, embora sem afirmar ou implicar que os ministros do Novo Testamento eram literalmente “sacerdotes” para oferecer sacrifício. A palavra usada aqui não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Seu significado aqui deve ser determinado a partir da conexão. A questão é: qual é o “sacrifício” de que ele fala? É o “oferecimento” – o sacrifício dos gentios. Os sacrifícios judaicos foram abolidos. O Messias havia cumprido o objetivo de sua nomeação, e eles deveriam ser eliminados. (Veja a Epístola aos Hebreus.) Não havia mais nenhum sacrifício “literal”. Mas agora as “ofertas” dos gentios deveriam ser tão aceitáveis ??quanto as ofertas dos judeus. Deus não fez distinção; e, ao falar dessas ofertas, Paulo usou uma linguagem “figurativa” extraída dos ritos judaicos. Mas, com certeza, ele não quis dizer que as ofertas dos gentios eram sacrifícios “literais” para expiar pecados; nem ele quis dizer que deveria haver uma ordem de homens que seriam chamados de “sacerdotes” sob o Novo Testamento. Se essa passagem “provou” isso, provaria que deveria estar confinada aos “apóstolos”, pois é deles apenas que ele a usa. O significado é o seguinte: “Atuando na igreja cristã substancialmente como os sacerdotes fizeram entre os judeus; isto é, esforçando-se para garantir a aceitabilidade das ofertas que os gentios fazem a Deus. ”

Que a oferta – A palavra aqui traduzida como “oferta” p??sf??? prosforacommonly significa “um sacrifício” ou uma oferta “expiatória”, e é aplicada aos sacrifícios judaicos; Atos 21:26 ; Atos 24:17 . É também aplicado ao sacrifício que foi feito por nosso Senhor Jesus Cristo quando ele se ofereceu na cruz pelos pecados das pessoas; Efésios 5: 2 ; Hebreus 10:10 . Nem sempre significa sacrifícios “sangrentos”, mas é usado para denotar “qualquer” oferta a Deus; Hebreus 10: 5 , Hebreus 10: 8 , Hebreus 10:14 , Hebreus 10:18 . Por isso, é usado neste amplo sentido para denotar a “oferta” que os gentios que foram convertidos ao cristianismo fizeram de si mesmos; “devotar” ou dedicar-se a Deus. A “linguagem” é derivada dos costumes dos judeus; e o apóstolo se representa “figurativamente” como um sacerdote apresentando esta oferta a Deus.

Pode ser aceitável – ou, aprovado por Deus. Isso estava de acordo com a previsão em Isaías 66:20 : “Eles trarão todos os seus irmãos para uma oferta ao Senhor de todas as nações”, etc. Isso não significa que foi por mérito do apóstolo que essa oferta deveria ser considerado “aceitável”; mas que ele foi designado para preparar o caminho, para que “a oferta deles”, assim como a dos “judeus”, pudesse aparecer diante de Deus.

Ser santificado – Ou seja, “a oferta” sendo santificada ou santificada. O sacrifício foi “preparado” ou adequado “para ser” uma oferta, entre os judeus, de sal, óleo ou incenso, de acordo com a natureza do sacrifício; Levítico 6:14 , etc. Em alusão a isso, o apóstolo diz que a oferta dos gentios foi tornada “santa” ou adequada para ser oferecida pelas influências de conversão e purificação do Espírito Santo. Eles foram preparados, não pelo sal e pelo incenso, mas pelas influências purificadoras do Espírito de Deus. A mesma idéia, substancialmente, é expressa pelo apóstolo Pedro em Atos 10:46 ; Atos 11:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

Aquele . . . be = Para que (App-104.) eu seja.

o = a.

ministro . Ver Romanos 13: 6 . App-190.

Jesus Cristo = Cristo Jesus. App-98.

ministrar = ministrar como sacerdote. Grego. hierourgeo. Só aqui.

evangelho, & c . App-140.

oferecendo . Veja Atos 21:26 .

aceitável = aceito, como Romanos 15:31 .

santificado . Grego. hagiazo. Só aqui em Rom.

Comentário de John Calvin

16. Consagrar o evangelho, etc. Esta tradução prefere àquela que [Erasmus] em primeiro lugar adota, ou seja, “Administrar”; pois nada é mais certo do que Paulo aqui aludir aos santos mistérios que foram realizados pelo sacerdote. Ele então se torna sacerdote chefe ou sacerdote no ministério do evangelho, para oferecer como sacrifício as pessoas que ele ganhou por Deus e, dessa maneira, trabalhou nos santos mistérios do evangelho. E, sem dúvida, este é o sacerdócio do pastor cristão, ou seja, sacrificar os homens, por assim dizer, a Deus, fazendo com que obedeçam ao evangelho, e não, como os papistas até agora se vangloriavam altivamente, oferecendo Cristo para reconciliar-se. homens para Deus. No entanto, ele não dá aqui o nome de sacerdotes aos pastores da Igreja simplesmente como um título perpétuo, mas pretendendo elogiar a honra e o poder do ministério, Paulo aproveitou a oportunidade para usar essa metáfora. Que os pregadores do evangelho tenham esse objetivo em vista enquanto cumprem seu ofício, até para oferecer a Deus almas purificadas pela fé.

O que [Erasmus] posteriormente descreve como sendo mais correto, “sacrificar o evangelho”, não é apenas impróprio, mas também obscurece o significado; pois o evangelho é, pelo contrário, como uma espada, pela qual o ministro sacrifica os homens como vítimas de Deus. (453)

Ele acrescenta que tais sacrifícios são aceitáveis a Deus; que não é apenas uma recomendação do ministério, mas também um consolo singular para aqueles que se rendem para serem assim consagrados. Agora, como as vítimas antigas foram dedicadas a Deus, tendo sido santificadas e lavadas externamente, essas vítimas são consagradas ao Senhor pelo Espírito de santidade, por meio de cujo poder, trabalhando nelas interiormente, estão separadas deste mundo. Pois, embora a pureza da alma procede da fé na palavra, ainda que a voz do homem seja em si mesma ineficaz e sem vida, a obra de purificação pertence real e adequadamente ao Espírito.

Comentário de Adam Clarke

Ministrando o Evangelho de Deus – , e????????ta , Agindo como sacerdote. Aqui está uma clara alusão, diz o Dr. Whitby, aos sacrifícios judaicos oferecidos pelo padre, e santificados ou tornados aceitáveis ??pelo libâmen oferecido com eles; pois ele se compara, na pregação do Evangelho, ao sacerdote que desempenha suas funções sagradas – preparando seu sacrifício para ser oferecido. Os gentios, convertidos por ele e dedicados ao serviço de Deus, são seus sacrifícios e oblação. O Espírito Santo é o libâmen derramado sobre esse sacrifício, pelo qual foi santificado e tornado aceitável a Deus. As palavras de Isaías, Isaías 66:20 , e eles levarão todos os seus irmãos para uma Oferta ao Senhor, de todas as Nações, podem ter sugerido a idéia acima à mente do apóstolo.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 15:16 . Que a oferta dos gentios, etc. – Esse sentimento parece ser retirado de Isaías 66:20 . O significado deles é: “Que a oferta dos gentios a Deus, como um sacrifício santo, por minhas mãos, seja aceitável para ele; sendo santificado e separado pelo Espírito Santo que lhes é abundantemente comunicado, em uma rica variedade de dons e graças “.

Comentário de John Wesley

Que eu deveria ser o ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que a oferta dos gentios fosse aceitável, sendo santificada pelo Espírito Santo.

A oferta dos gentios – Como sacrifícios vivos.

Referências Cruzadas

Isaías 66:19 – “Estabelecerei um sinal entre elas, e enviarei alguns dos sobreviventes às nações: a Társis, aos líbios e aos lídios, famosos flecheiros, a Tubal e à Grécia, e às ilhas distantes, que não ouviram falar de mim e não viram a minha glória. Eles proclamarão a minha glória entre as nações.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 20:32 – “Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 11:13 – Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério,

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

Romanos 15:29 – Sei que, quando for visitá-los, irei na plenitude da bênção de Cristo.

1 Coríntios 3:5 – Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.

1 Coríntios 4:1 – Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

2 Coríntios 5:20 – Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.

2 Coríntios 8:5 – E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

Gálatas 2:7 – Pelo contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a pregação do evangelho aos incircuncisos, assim como a Pedro, aos circuncisos.

Gálatas 3:5 – Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Efésios 3:1 – Por essa razão, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —

Filipenses 2:17 – Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

Filipenses 4:18 – Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

1 Tessalonicenses 2:2 – Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta.

1 Tessalonicenses 2:9 – Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

Hebreus 13:16 – Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *