Estudo de Romanos 11:13 – Comentado e Explicado

Declaro-o a vós, homens de origem pagã: como apóstolo dos pagãos, eu procuro honrar o meu ministério,
Romanos 11:13

Comentário de Albert Barnes


Pois eu falo a vocês, gentios – o que estou dizendo a respeito dos judeus, digo com referência a vocês que são gentios, para mostrar a você de que maneira você foi admitido nos privilégios do povo de Deus; excitar sua gratidão; para alertá-lo contra o abuso dessas misericórdias. etc. Como Paulo também foi designado para pregar a eles, ele tinha o direito de falar com eles com autoridade.

Eu sou o apóstolo dos gentios – O apóstolo dos gentios, não porque outros apóstolos não pregaram aos gentios, pois todos eles o fizeram, exceto talvez Tiago; nem porque Paulo não prega ocasionalmente entre os judeus; mas porque ele foi especialmente chamado para levar o evangelho aos gentios, e que essa era sua comissão original Atos 9:15 ; porque ele estava empregado principalmente na coleta e organização de igrejas em terras pagãs; e porque a acusação das igrejas gentias era especialmente confiada a ele, enquanto a acusação das igrejas judaicas era especialmente confiada a Pedro; veja Gálatas 1:16 ; Efésios 3: 8 ; Gálatas 2: 7-8 . Como Paulo foi especialmente designado para essa função, ele reivindicou autoridade especial para dirigir-se àqueles que foram reunidos na igreja cristã a partir de terras pagãs.

Amplio meu escritório – honro o ministério d????? doxazomy. Eu o considero de grande importância; e, mostrando assim que o evangelho deve ser pregado aos gentios, que a barreira entre eles e os judeus deve ser derrubada, para que o evangelho possa ser pregado a todas as pessoas, eu mostro que o ofício que proclama isso é um dos sinal de honra. Um ministro não pode se engrandecer, mas pode engrandecer seu ofício. Ele pode se considerar menos do que o menor de todos os santos, e indigno de ser chamado servo de Deus Efésios 3: 8 , mas pode sentir que é um embaixador de Cristo, confiado a uma mensagem de salvação, com direito ao respeito devido a um embaixador e à honra que é apropriada a um mensageiro de Deus A união dessas duas coisas constitui a dignidade do ministério cristão.

Comentário de E.W. Bullinger

apóstolo . App-189.

ampliar = glorificar. Seep. 1511

cargo = ministério. App-190.

Comentário de John Calvin

13. Para vocês, gentios, eu falo, etc. Ele confirma por uma forte razão, que nada será perdido pelos gentios, caso os judeus voltassem novamente a favor de Deus; pois ele mostra que a salvação de ambos está tão conectada que pode ser promovida pelos mesmos meios. Pois ele assim se dirige aos gentios: “Embora eu esteja particularmente destinado a ser seu apóstolo, e, portanto, deva ter um cuidado especial em buscar sua salvação, com a qual sou encarregado, e omitir como todas as outras coisas, e trabalhar por que somente eu ainda cumprirei fielmente meu cargo, ganhando para Cristo qualquer um de minha própria nação; e isso será para a glória do meu ministério, e assim para o seu bem. ” (352) Pois tudo o que serviu para ilustrar o ministério de Paulo era vantajoso para os gentios, cuja salvação era seu objetivo.

E aqui também ele usa o verbo pa?a????sa? , para provocar a emulação , e com esse propósito, que os gentios possam buscar a realização da profecia de Moisés, como ele descreve, quando entenderam que seria para seu benefício.

13. Pois digo a vocês gentios (como eu sou realmente o apóstolo dos gentios) que glorifico meu ministério,

14. Se, de algum modo, eu desejar imitar minha própria carne e salvar algumas delas.

O sentimento na última cláusula é o mesmo que no final de Romanos 11:11 . A Vulgata , e alguns dos Padres latinos, e também [Lutero], leram d???s? no tempo futuro; o que tornaria a passagem mais lida, – ” que eu darei”, etc. Esses dois versículos não estão necessariamente relacionados ao argumento do apóstolo; pois no versículo seguinte ele retoma o assunto de Romanos 11:12 , ou melhor, como costuma ser, ele afirma a mesma coisa em outras palavras e em termos mais explícitos e mais fortes. Para que o ??? no próximo verso possa ser traduzido como “sim” ou “ilativo”, “então”. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Este e o versículo a seguir devem ser lidos entre parênteses. São Paulo, como apóstolo dos gentios, desejou mostrar a eles o alto tom de glória e bênção a que haviam sido chamados, para que pudessem ter o devido senso da misericórdia de Deus ao chamá-los para esse estado de salvação; e que eles pudessem ficar com ciúmes de si mesmos, para que não caíssem como os judeus haviam feito diante deles: e ele se ocupa particularmente da grandeza daqueles privilégios que os gentios haviam recebido agora, para que ele despertasse a mente de seus compatriotas para a emulação. , e pode ser o meio de salvar alguns deles, como ele afirma no versículo seguinte.

Amplio meu escritório – Esta é uma tradução muito imprópria de t?? d?a????a? µ?? d??a?? , que é, literalmente, honro este meu ministério. O Dr. Taylor observou justamente que a ampliação, exceto quando aplicada ao Altíssimo, traz consigo, em nossa linguagem, a idéia de estender-se além dos limites da verdade; considerando que o apóstolo significa simplesmente que ele faz justiça ao seu ministério, declarando as coisas gloriosas que ele foi incumbido de pregar entre os gentios: bênçãos que os judeus por sua obstinação haviam perdido.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11: 13-14 . Pois eu falo, etc. – Alguns leem esses versículos entre parênteses, assim: ( Digo a vocês, gentios, tanto quanto sou o apóstolo dos gentios, costumo honrar meu ministério, Romanos 11:14 . Eu posso, de qualquer maneira, excitar imitar aqueles que são da minha carne e salvar alguns deles :). Amplie, a menos que , quando aplicado ao Altíssimo, que nunca pode ser exaltado demais, em nossa linguagem carregue nela a idéia de ir além dos limites da verdade ou fazer uma coisa parecer maior do que realmente é. A palavra é d??a??, Eu glorifico: – nossa: por isso a traduzimos , 1 Coríntios 12:26, e assim deve ser traduzida aqui; – honro meu ministério: pela palavra d?a????a, no caso semelhante, é sempre prestado ministério. Veja Atos 21:19 ; 1 Timóteo 1:12 ; 1 Timóteo 1:20 . São Paulo honrou seu ministério, falando magnificamente sobre o estado dos gentios, a quem ele havia convertido à fé, em comparação com a condição pobre e baixa a que os judeus incrédulos foram reduzidos. Seu sentido aparecerá, se, ao ler Romanos 11: 12-13 , enfatizarmos as RICAS do mundo – as RICAS dos gentios. São Pedro estabelece as honras dos gentios crentes e o estado degradado dos judeus infiéis, em um contraste ainda mais impressionante, 1 Pedro 2: 8-9 . Eles tropeçaram na palavra e caíram; mas vós sois elevados à honra de ser uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar.

Comentário de John Wesley

Pois eu vos falo gentios, na medida em que sou apóstolo dos gentios, magnifico o meu ofício;

Amplio meu ofício – Longe de me envergonhar de ministrar aos gentios, nele me glorio; antes, como pode ser um meio de provocar meus irmãos ao ciúme.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

Gálatas 1:16 – revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.

Gálatas 2:2 – Fui para lá por causa de uma revelação e expus diante deles o evangelho que prego entre os gentios, fazendo-o, porém, em particular aos que pareciam mais influentes, para não correr ou ter corrido em vão.

Gálatas 2:7 – Pelo contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a pregação do evangelho aos incircuncisos, assim como a Pedro, aos circuncisos.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *