Estudo de Gálatas 1:16 – Comentado e Explicado

para revelar seu Filho em minha pessoa, a fim de que eu o tornasse conhecido entre os gentios, imediatamente, sem consultar a ninguém,
Gálatas 1:16

Comentário de Albert Barnes

Revelar seu Filho em mim – Isto deve ser considerado como relacionado à primeira parte de Gálatas 1:15 , “Quando Deus agradou revelar seu Filho em mim”, isto é, a caminho de Damasco. A frase evidentemente significa: familiarizar-me com o Senhor Jesus ou revelar-me seu Filho; compare o grego em Mateus 10:32 , para uma expressão semelhante. A revelação aqui mencionada foi a manifestação milagrosa que foi feita a Paulo a caminho de Damasco; compare 2 Coríntios 4: 6 . Essa revelação foi para convencê-lo de que ele era o Messias; familiarizá-lo com sua natureza, posição e reivindicações; e qualificá-lo para ser um pregador para o pagão.

Que eu possa pregá-lo – Para que eu possa pregá-lo; ou com vista à minha nomeação para este trabalho. Este foi o principal objetivo para o qual Paulo foi convertido, Atos 9:15 ; Atos 22:21 .

Os pagãos – Os gentios; a parte do mundo que não era judia ou que era destituída da verdadeira religião.

Imediatamente – Koppe supõe que isso esteja relacionado com “eu entrei na Arábia” Gálatas 1:17 . Rosenmuller supõe que significa “imediatamente consenti”. Dr. Wells e Locke supõem que isso se refere ao fato de que ele foi imediatamente para a Arábia. Mas isso me parece uma construção não natural. As palavras são muito distantes uma da outra para permitir isso. O sentido evidente é que ele foi decidido imediatamente. Ele não levou tempo para decidir se deveria ou não se tornar um cristão. Ele decidiu de uma vez e no local. Ele não consultou ninguém; ele não pediu conselhos a ninguém; ele não esperou ser instruído por ninguém. Ele foi convencido pela visão de uma maneira avassaladora de que Jesus era o Messias, e cedeu imediatamente. A idéia principal é que não houve atraso, consulta ou adiamento, para que ele pudesse ver e consultar seus amigos ou amigos do cristianismo. O objetivo pelo qual ele se dedica a isso é mostrar que ele não recebeu do homem sua opinião sobre o evangelho.

Eu não conferi – eu não ” levantei o caso” ( p??sa?e??µ?? prosanethemen) diante de qualquer homem; Eu não conversei com ninguém.

Carne e sangue – Qualquer ser humano, pois a frase significa corretamente; veja a nota em Mateus 16:17 . Isso não significa aqui que Paulo não consultou sua própria facilidade e felicidade; que ele era independente dos sofrimentos que poderia ser chamado a suportar; que ele estava disposto a sofrer e não teve o cuidado de providenciar seu próprio conforto – o que era verdadeiro em si -, mas que ele não apresentou o caso a nenhum homem ou corpo de seres humanos para obter instruções ou conselhos. Ele agiu rápida e decisivamente. Ele não foi desobediente à visão celestial Atos 26:19 , mas resolveu imediatamente obedecer. Muitos supõem que essa passagem significa que Paulo não se aconselhou com as más paixões e sugestões de seu próprio coração, ou dos sentimentos que o levariam a levar uma vida de ambição ou uma vida sob a influência de desejos corruptos. Mas, por mais verdade que isso fosse verdade, nada disso é pretendido aqui. Significa simplesmente que ele não se aconselhou com nenhum ser humano. Ele decidiu imediatamente seguir o mandamento do Salvador e imediatamente obedecê-lo. A passagem mostra:

(1) Que quando o Senhor Jesus nos chama para segui-lo, devemos obedecer pronta e decididamente.

(2) não devemos atrasar nem mesmo o conselho de amigos terrenos, esperar o conselho humano ou consultar seus desejos, mas devemos resolver imediatamente seguir o Senhor Jesus. A maioria das pessoas, quando são despertadas para ver sua culpa, e suas mentes estão impressionadas com o assunto da religião, tendem a adiá-la; resolver pensar em algum momento futuro; ou se envolver em outros assuntos antes que eles se tornem cristãos; ou, pelo menos, desejam terminar o que têm em mãos antes de se renderem a Deus. Se Paulo seguisse esse curso, ele provavelmente nunca teria se tornado cristão. Segue-se, portanto:

(3) Que, quando o Senhor Jesus nos chama, devemos abandonar imediatamente qualquer curso de vida, por mais agradável que seja, ou qualquer plano de ambição, por mais brilhante que seja, ou qualquer esquema de ganho, por mais promissor, para que possamos segui-lo. Que brilhante carreira de ambição que Paulo abandonou! e quão rápido e decididamente ele fez isso! Ele não parou nem hesitou por um momento! Por mais brilhantes que fossem suas perspectivas, ele imediatamente abandonou tudo; parou no meio da carreira em sua ambição; e sem consultar um ser humano, ele imediatamente entregou seu coração a Deus. Esse curso deve ser seguido por todos. Tal prontidão e decisão prepararão alguém para se tornar um cristão eminente e para ser eminentemente útil.

Comentário de E.W. Bullinger

revelar. Grego. apokalupto . App-106,

Filho . Grego. huios . App-108.

isso = para que isso. Grego. hina .

entre . Grego. en . App-104.

pagãos = gentios. Grego. ethnos .

conferido . Grego. prosanatithemi . Somente aqui e Gálatas 2: 6 .

carne e sangue . Veja em Mateus 16:17 .

Comentário de John Calvin

16. Para revelar seu Filho para mim . Se o lermos, “revelar por mim ”, expressará o desígnio do apostolado, que é tornar Cristo conhecido. E como isso foi realizado? Pregando-o entre os gentios, que os falsos apóstolos trataram como crime. Mas considero a frase grega ?? eµ?? (29) um idioma hebraico para mim ; pois a partícula hebraica ? (beth) é freqüentemente redundante, pois todos os que conhecem esse idioma estão bem conscientes. O significado será, portanto, que Cristo foi revelado a Paulo, não para que ele pudesse gozar sozinho, e retenha silenciosamente em seu próprio seio o conhecimento de Cristo, mas que ele poderia pregar entre os gentios o Salvador que ele conhecera.

Imediatamente eu não conferi . Conferir com carne e sangue , é consultar com carne e sangue. No que diz respeito ao significado dessas palavras, sua intenção era absolutamente não ter nada a ver com conselhos humanos. A expressão geral, como atualmente aparecerá no contexto, inclui todos os homens e toda a prudência ou sabedoria que eles possuem. (30) Ele até faz uma referência direta aos apóstolos, com o propósito expresso de exibir, sob uma luz mais forte, o chamado imediato de Deus. Confiando apenas na autoridade de Deus, e sem pedir mais nada, ele passou a cumprir o dever de pregar o evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Revelar o seu Filho em mim – Fazer-me conhecer Jesus Cristo e o poder da sua ressurreição.

Para que eu o pregue entre os gentios – Pois foi para os gentios, e para os judeus dispersos entre os gentios, que São Paulo foi especialmente enviado. Pedro foi enviado mais particularmente aos judeus na terra da Judéia; Paulo àqueles nas diferentes províncias gregas.

Não conferi com carne e sangue – não tomei conselho com homens; sa?? ?a? a?µa , que é uma tradução literal do hebraico ??? ??? basar vedam , carne e sangue, é uma perífrase para o homem, qualquer homem, um ser humano ou seres de qualquer espécie. Muitos supõem que o apóstolo quer dizer que ele não discursou, ou não tomou conselho, com sugestões errôneas e propensões não renovadas de seu próprio coração ou dos de outros; mas nada disso é pretendido pelo texto. São Paulo ficou satisfeito por seu chamado ser de Deus; portanto, ele não teve ocasião de consultar o homem.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 1:16 . Para que eu o pregue entre os gentios; Esse foi sem dúvida o esquema da Providência em relação a São Paulo, que foi distinguido pelo nome de Apóstolo dos Gentios. O Dr. Wells e alguns outros entendem a última cláusula deste versículo como se o apóstolo tivesse dito: “Imediatamente após a recuperação do conhecimento, sem conversar com ninguém no mundo, ou com pedir conselhos ao próprio Ananias, eu me aposentei. por direção divina ao deserto da Arábia; onde, depois de algum tempo em devoção, tive uma revelação completa dos fatos e doutrinas mais importantes do cristianismo; [que alguns supõem ser o arrebatamento mencionado, 2 Coríntios 12. : 2. ] E depois, depois do meu retorno, preguei em Damasco pela primeira vez. ” Locke também insiste que a palavra e??e?? não se refere ao envolvimento imediato de São Paulo na obra do ministério, sem solicitar conselhos a qualquer homem; mas para ele entrar na Arábia: mas a mesma palavra é usada por São Lucas em sua história dos Atos, que, sem notar a partida de São Paulo na Arábia, diz que, depois de recuperar a força, ele continuou certo dias em Damasco e ( e??e?? ) imediatamente pregou a Cristo nas sinagogas, Atos 9: 19-20 . Para que pareça mais provável que, após sua conversão, São Paulo tenha sido tão bem instruído no conhecimento do Evangelho pela revelação que lhe foi feita que ele imediatamente começou, sem consultar ninguém, a pregar a palavra em Damasco, antes de partir para a Arábia: o que é mais adequado à ordem natural das palavras e que melhor concorda com o relato dos Atos de sua primeira entrada em seu ministério.

Comentário de John Wesley

Revelar em mim o seu Filho, para que eu o pregue entre os gentios; imediatamente não conferi com carne e sangue:

Para revelar seu Filho em mim – Pela poderosa operação de seu Espírito, 2 Coríntios 4: 6 ; assim como para mim, pela visão celestial.

Para que eu o pregue a outros – O que eu deveria estar mal qualificado para fazer, se eu não o conhecesse.

Não conferi com carne e sangue – Sendo plenamente satisfeito com a vontade divina e determinado a obedecer, não tomei conselho com ninguém, nem com minha própria razão ou inclinações, que poderiam ter levantado inúmeras objeções.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:9 – Levi disse do seu pai e da sua mãe: ‘Não tenho consideração por eles’. Não reconheceu os seus irmãos, Nem conheceu os próprios filhos, apesar de que guardaram a tua palavra e observaram a tua aliança.

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Mateus 26:41 – “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Lucas 9:23 – Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.

Lucas 9:59 – A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Atos dos Apóstolos 26:19 – “Assim, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.

Romanos 1:13 – Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.

Romanos 11:13 – Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério,

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

1 Coríntios 15:50 – Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 5:16 – De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado a Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim.

Gálatas 1:11 – Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.

Gálatas 2:1 – Catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém, dessa vez com Barnabé, levando também Tito comigo.

Gálatas 2:6 – Quanto aos que pareciam influentes — o que eram então não faz diferença para mim; Deus não julga pela aparência — tais homens influentes não me acrescentaram nada.

Gálatas 2:7 – Pelo contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a pregação do evangelho aos incircuncisos, assim como a Pedro, aos circuncisos.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 3:1 – Por essa razão, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 6:12 – pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Colossenses 1:25 – Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,

1 Tessalonicenses 2:16 – esforçando-se para nos impedir que falemos aos gentios, e estes sejam salvos. Dessa forma, vão sempre completando a medida dos seus pecados. Sobre eles, finalmente, veio a ira.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *