Estudo de Mateus 16:17 – Comentado e Explicado

Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
Mateus 16:17

Comentário de Albert Barnes

E Jesus respondeu: Bendito és tu … – Simon Bar-jona é o mesmo que Simão, filho de Jona. Bar é uma palavra siríaca que significa filho. O pai de Pedro, portanto, era Jona, ou Jonas, João 1:42 ; João 21: 16-17 .

Abençoado – Isto é, feliz, honrado, demonstrando um espírito adequado e com direito à aprovação de Deus.

Para carne e sangue – Essa frase geralmente significa homem (ver Gálatas 1:16 ; Efésios 6:12 ), e geralmente se supõe que Jesus quis dizer que o homem não o havia revelado, mas ele parece ter se referido a si mesmo. . “Essa verdade você não aprendeu com minha aparência humilde, minha natureza humana, minha aparente posição e posição no mundo. Vocês, judeus, esperavam conhecer o Messias por seu esplendor externo; sua pompa e poder como homem; mas você não me aprendeu dessa maneira. Eu não demonstrei tal indicação do meu Messias. Carne e sangue não demonstraram isso. Apesar da minha aparência, meu estado humilde – minha falta de semelhança com o que você esperava, você aprendeu isso com Deus. ” Eles foram ensinados pelos milagres de Jesus, suas instruções e pelos ensinamentos diretos de Deus em suas mentes. “Revelar” é dar a conhecer ou comunicar algo que era desconhecido ou secreto.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 16:17 . Jesus respondeu: Abençoado [ou feliz, como µa?a???? significa] és tu, Simon Bar-jona (ou o filho de Jonas), a saber, ao ser trazido com tanta firmeza para acreditar e confessar esta verdade mais importante, ao crer e confessar que o a salvação presente e eterna da humanidade depende. Pois carne e sangue não te revelaram: “Você não aprendeu isso por relato humano, ou pela sagacidade não assistida de sua própria mente; mas meu Pai celestial descobriu isso para você e produziu em sua alma esse cordial consentimento, no meio de vários preconceitos contra ele que as circunstâncias presentes podem sugerir. ” Nosso Senhor procede e promete (aludindo ao sobrenome de Pedro, de pet?a , uma rocha ) que ele deveria ter uma preocupação principal em estabelecer o reino de Cristo. Tu és Pedro – Como se ele tivesse dito: “Tu és, como o teu nome significa, uma rocha substancial; e como você mostrou nesta boa confissão, eu te asseguro que sobre esta rocha edificarei minha igreja. A fé em mim como Filho de Deus será seu grande apoio, e eu te usarei como um instrumento glorioso para elevá-lo: sim, tão imóvel e firme será o seu fundamento, e tão segura a superestrutura, que, embora a terra e o inferno se unam seus ataques contra ele, e a morte, nas suas formas mais terríveis, seja armada para sua destruição; os portões do inferno, ou o mundo invisível, finalmente não prevalecerão contra ele à sua ruína; mas uma geração de cristãos surgirá após a outra, até o fim dos tempos, para manter esta verdade e arriscar suas vidas e suas vidas. almas sobre ele, até que por fim todo o corpo deles seja resgatado do poder da sepultura. ” Veja Doddridge, que observa ainda: “Essa é uma dessas escrituras, cujo sentido pode certamente ser fixado pelo tom específico da voz e do gesto com o qual foi falada. Se nosso Senhor alterasse seu sotaque e colocasse a mão no peito, isso mostraria que ele falou, não da pessoa, mas da confissão de Pedro (como a maioria dos teólogos protestantes o entendeu) e pretendia se destacar. como o grande fundamento. ” Compare 1 Coríntios 3: 10-11 . Na confirmação desse sentido, pode-se observar que, quando nosso Senhor diz: Sobre esta rocha, ele não faz uso da palavra pet??? , como se se referisse ao próprio Pedro, mas pet?a , que é um substantivo apelativo, e imediatamente refere-se à confissão de Pedro. “Mas se, quando nosso Senhor proferiu essas palavras, ele se voltou para os outros apóstolos e apontou para Pedro, isso mostraria que ele pretendia intimizar a honra que ele lhe faria, fazendo dele um apoio eminente à sua igreja. É esse o sentido que Grotius, Le Clerc, Dr. Whitby e L’Enfant defendem. Mas ser um fundamento nesse sentido, não era apenas a honra de Pedro; seus irmãos compartilharam com ele (veja Efésios 2:20 ; Apocalipse 21:14 ), como também fizeram no poder de prender e soltar, Mateus 18:18 ; João 20:23 . – No geral, quão fracos são os argumentos dos quais os papistas se baseiam para apoiar a supremacia de Pedro em seu sentido selvagem disso são suficientemente demonstrados pelo bispo Burnet On the Articles, p. 196; Dr. Barrow No Credo, sermão 28; Dr. Patrick em seu sermão sobre este texto, e muitos outros não precisam ser nomeados. Parece haver uma referência nessa expressão ao costume comum de construir cidadelas sobre uma rocha. ” Os portões do inferno – Como os portões e os muros eram a força das cidades, e como os tribunais de justiça eram realizados em seus portões, esta frase significa corretamente o poder e a política de Satanás e seus instrumentos: não deve prevalecer contra ele – não contra a igreja universal, para destruí-lo. E nunca o fizeram, pois houve um pequeno remanescente em todas as épocas. E eles nunca o farão, porque fiel é quem fez essa promessa, e ele certamente a cumprirá.

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoado = Feliz. Veja nota em Mateus 5: 3 .

Simon Bar-jona = Simão, filho de Jonas. O Senhor usa seu nome humano e paternidade em contraste com a origem divina da revelação feita a ele.

Bar-jona. Aramaico. Veja App-94.:28. Ocorre apenas aqui.

carne e sangue. Colocado pela figura do discurso Synecdoche (da parte), App-6, para um ser humano mortal em contraste com Deus Pai nos céus. Ver 1 Coríntios 15:50 . Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:16 . Efésios 6:12 . Hebreus 2:14 .

céu = céu (plural) Ver nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Comentário de John Calvin

17. Bendito és tu, Simon Bar-Jona. Como

isso é vida eterna, conhecer o único Deus verdadeiro,
e aquele a quem ele enviou, Jesus Cristo ( João 17: 3 )

Cristo justamente o declara abençoado, que honestamente fez tal confissão. Isso não foi falado de maneira peculiar apenas a Pedro, mas o propósito de nosso Senhor era mostrar em que consiste a única felicidade do mundo inteiro. Para que todos se aproximem dele com maior coragem, precisamos primeiro aprender que todos são por natureza miseráveis ??e amaldiçoados, até encontrarem um remédio em Cristo. Em seguida, devemos acrescentar que quem obteve Cristo não quer nada necessário para aperfeiçoar a felicidade, pois não temos o direito de desejar algo melhor que a eterna glória de Deus, da qual Cristo nos coloca em posse.

Carne e sangue não te revelaram. Na pessoa de um homem, Cristo lembra tudo o que devemos pedir fé ao Pai, e reconhecê-la para o louvor de sua graça; pois a iluminação especial de Deus é aqui contrastada com carne e sangue. Portanto, inferimos que as mentes dos homens são destituídas dessa sagacidade necessária para perceber os mistérios da sabedoria celestial que estão ocultos em Cristo; e mesmo que todos os sentidos dos homens sejam deficientes nesse aspecto, até que Deus abra nossos olhos para perceber sua glória em Cristo. Portanto, nenhum homem, com confiança em suas próprias habilidades, tente alcançá-lo, mas permita-nos humildemente ser ensinados interiormente pelo Pai das Luzes ( Tiago 1:17 ), que somente o seu Espírito pode iluminar nossa escuridão. . E que aqueles que receberam fé, reconhecendo a cegueira que era natural para eles, aprendam a prestar a Deus a glória que lhe é devida.

Comentário de Adam Clarke

Bendito és tu, Simon Bar-jona – ou Simão, filho de Jonas; então Bar-jonas deve ser traduzido, e assim é traduzido por nosso Senhor, João 1:42 . Carne e sangue – ie Homem; – nenhum ser humano revelou isso; e embora o texto seja literal o suficiente, todo mundo deve saber que essa é uma perífrase hebraica para o homem; e a tradução literal dela aqui, e em Gálatas 1:16 , enganou milhares, que supõem que carne e sangue significam razão carnal, como é denominada, ou o princípio não regenerado no homem. Não é evidente, pela observação de nosso Senhor, que requer uma revelação expressa de Deus na alma de um homem, para lhe dar um conhecimento salvador de Jesus Cristo; e que nem mesmo os milagres de nosso Senhor, realizados diante dos olhos, farão isso? As trevas devem ser removidas do coração pelo Espírito Santo, antes que um homem possa se tornar sábio para a salvação.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 16: 17-18 . Bendito és tu, Simon Bar-jona, etc. – Bar-jona é o Filho de Jona. Alguns autores supõem que John e Jona são o mesmo. Carne e sangue é um hebraísmo, significando sua própria razão ou qualquer poder natural. Esse conhecimento não havia sido comunicado a ele, nem pela sentença do Sinédrio, declarando que Jesus era o Messias, nem pela autoridade de qualquer testemunho humano, mas apenas pelo ensino de Deus. Veja em João 6:45 . Bem-aventurado e feliz és tu, ó Pedro; pois esta confissão que fizeste não é uma conjectura humana nua, formada por relatos ou pela sagacidade não assistida da tua mente; mas meu Pai no céu a descobriu, e operou em tua alma este cordial consentimento, no meio daqueles preconceitos contra ela, que as atuais circunstâncias podem sugerir. “Nosso Salvador continua e promete (aludindo ao sobrenome de Pedro, que vem de ?et?a, uma rocha ) , que ele deveria ter uma preocupação principal em estabelecer seu reino. “Tu és, como o teu nome significa, uma rocha substancial ; e, como a mostraste nesta boa confissão, asseguro-te que sobre esta rocha edificarei a minha igreja: fé em mim, como o Filho de Deus, seja seu grande apoio, e eu te usarei como um instrumento glorioso para elevá-lo. ” Esta é evidentemente uma daquelas Escrituras, cujo sentido pode certamente ser fixado pelo tom específico de voz e gesto com que foi falado: se nosso Senhor alterasse seu sotaque e colocasse a mão em seu hálito, ela mostraria: que ele falou não da pessoa, mas da confissão de Pedro – como a maioria dos teólogos protestantes a entenderam; e pretendia apontar a si mesmo como o grande fundamento. Compare 1 Coríntios 3: 10-11 . E é observável, para confirmar esse sentido, que o Senhor, quando diz sobre esta rocha, não faz uso da palavra ?et???, referindo-se ao próprio Pedro, mas pet?a , que é um substantivo apelativo, e imediatamente se refere à confissão de Pedro: mas se nosso Salvador se voltasse para os outros apóstolos e apontasse para Pedro, isso mostraria que ele pretendia intimizar a honra que ele faria. , fazendo dele um apoio eminente à sua igreja. É nesse sentido que muitos dos comentaristas o entenderam. No entanto, ser uma fundação nesse sentido não era apenas sua honra ; seus irmãos compartilharam com ele (ver Efésios 2:20 . Apocalipse 21:14 .); como fizeram também no poder de amarrar e soltar; (Ver Mateus 18:18 . João 20:23 .). No geral, quão fracos são os argumentos que os papistas extraem para apoiar a supremacia de Pedro em seu sentido selvagem disso são suficientemente revelados pelo bispo Burnett nos artigos, p. 198. Dr. Barrow sobre o Credo, serm. 28 .; Dr. Patrick, em seu sermão sobre o texto; e muitos outros nem precisam ser nomeados. Parece haver uma referência na expressão diante de nós ao costume comum de construir citadelas sobre uma rocha. Os portões do inferno ou da morte, é uma perifografia do inferno ou da própria morte . Então a frase é usada, Isaías 38:10, onde Ezequias, falando de si mesmo, diz: Irei: e? p??a?? ad??, aos portões de Hades, isto é, “eu morrerei”. O significado de nosso Senhor, portanto, é que a igreja cristã nunca será aniquilada; não, não pela força unida de homens e demônios combinados contra ela. Veja Trabalhos Teológicos de More, página 110. Whitby, Grotius, etc.

Comentário de Scofield

Barjona

Filho de Jonas.

Comentário de John Wesley

E Jesus respondeu e disse-lhe: Bem-aventurado tu, Simão Barjona; porque carne e sangue não te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.

Carne e sangue – Ou seja, sua própria razão ou qualquer poder natural que seja.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *