Estudo de 1 Tessalonicenses 5:23 – Comentado e Explicado

O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!
1 Tessalonicenses 5:23

Comentário de Albert Barnes

E o próprio Deus da paz – O Deus que dá paz ou felicidade; compare notas, Romanos 1: 7 .

Santifique você – Veja as notas em João 17:17 .

Totalmente – ???te?e?? holoteleisEm todas as partes; completamente. É sempre apropriado orar para que Deus torne seu povo inteiramente santo. Uma oração pela perfeita santificação, no entanto, não deve ser apresentada como prova de que é de fato atingida na vida atual.

Todo o seu espírito, alma e corpo – Há uma alusão aqui, sem dúvida, à opinião popular em relação ao que constitui o homem. Nós temos um corpo; temos vida animal e instintos em comum com a criação inferior; e também temos uma alma racional e imortal. Essa distinção parece ser verdadeira para a massa de pessoas, e o apóstolo fala disso na linguagem comumente empregada pela humanidade. Ao mesmo tempo, ninguém pode demonstrar que não está fundamentado na verdade. O corpo que vemos, e não pode haver diferença de opinião em relação à sua existência. A “alma” ( ? ???? he psuche- psique ), o princípio vital, a vida animal ou a sede dos sentidos, desejos, afetos, apetites, temos em comum com outros animais. Pertence à natureza da criação animal, embora mais perfeita em alguns animais do que em outros, mas é totalmente distinta da alma como sede da consciência e capaz de ação moral.

Veja o uso da palavra em Mateus 22:37 ; Marcos 12:30 ; Lucas 10:27 ; 12:20 ; Atos 20:10 ; Hebreus 4:12 ; Apocalipse 8: 9 , et al. Na filosofia pitagórica e platônica, isso se distinguia da natureza racional mais alta ho ???? , t? p?e?µa hoousous para pneumaas, que este último pertencia apenas ao homem. Essa “psique” ( ???? psuche) “alma”. ou supõe-se que a vida se extingua na morte. Está tão conectado à organização corporal que, quando os tecidos da estrutura animal cessam suas funções, isso também cessa. Essa não era, no entanto, a opinião dos gregos antigos. Homero usa o termo para denotar aquilo que deixa o corpo com a respiração, como escapar do ????? ?d??t?? herkos odontológico – “a cerca ou parte dos teus dentes” – e também passar através de uma ferida. – Essa e??? psuche – “psique” – continuou a existir no Hades, e deveria ter uma forma definida lá, mas não pôde ser apreendida pelas mãos.

Ody . 2: 207. Veja “Passow”, 2; compare o Prof. Bush, Anasta . 72,73. Embora essa palavra, no entanto, denote o princípio vital ou a vida animal, no homem ela pode estar relacionada à moral – assim como o corpo – pois é uma parte de si mesmo em sua organização atual, e o que quer que seja verdadeiro em relação à natureza. para a criação inferior, é seu dever submeter toda a sua natureza à lei, ou então controlá-la para que não seja uma ocasião de pecado. Portanto, o apóstolo ora para que todo o “corpo e alma” – ou natureza animal – seja santificado. Essa distinção entre a vida animal e a mente do homem (a “anima” e o “animus”, o ???? psuche e o p?e?µa pneuma) era freqüentemente feita pelos filósofos antigos. Veja Platão, Timae. p. 1048, A. Nemesius, de Nat. Hom. 1Citado Glyca, p. 70; Lucrécio, 3:94; 116.131; Juvenal, 15: 146; Cícero, de Divinat. 129, conforme citado por Wetstein in loc. Uma visão semelhante prevaleceu também entre os judeus. o rabino Isaac (Zohar em Lev. fol. 29,2) diz: “Dignos são os justos neste mundo e no mundo vindouro, pois eis que são todos santos; seu corpo é santo, sua alma é santa, seu espírito e seu hálito são santos. ” Se o apóstolo pretendia sancionar essa visão, ou simplesmente falar em linguagem comum e popular, pode realmente ser questionado, mas parece haver um fundamento para a linguagem na natureza do homem. A palavra aqui traduzida como “espírito” ( p?e?µa pneuma) refere-se à natureza intelectual ou superior do homem; aquilo que é a sede da razão, da consciência e da responsabilidade. Isso é imortal. Não tem conexão necessária com o corpo, como a vida animal ou a psique ( ???? psuche) possui e, consequentemente, não será afetada pela morte. É isso que distingue o homem da criação bruta; isso o alia a inteligências mais altas em torno do trono de Deus.

Seja preservado sem culpa até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo – O apóstolo não diz aqui que o corpo ou o princípio vital será admitido no céu ou será encontrado em um estado futuro de ser, qualquer que seja a verdade nisso. sujeito. A oração é que eles sejam inteiramente santos e sejam protegidos da transgressão, até que o Senhor Jesus venha; isto é, até que ele venha removê-los pela morte ou encerrar os assuntos deste mundo inferior; veja as notas em 1 Tessalonicenses 1:10 . Ao orar para que o “corpo e a alma” – que significa aqui a natureza animal, a sede das afeições e paixões – possa ser santificado, há referência ao fato de que, conectados como estão com uma alma racional e responsável, eles podem ser a ocasião do pecado. As mesmas propensões naturais; a mesma excitabilidade da paixão; as mesmas afeições que em um bruto não envolveriam responsabilidade, e não têm nada moral em seu caráter, podem ser algo muito diferente no homem, que é submetido a uma lei moral e que é obrigado a restringir e governar todas as suas paixões por um referência a essa lei e à sua natureza superior. Para um vira-lata rosnar e rosnar; para um leão rugir e se enfurecer; que uma hiena seja feroz e indomável; para uma serpente sibilar e morder, e para o avestruz deixar seus ovos sem preocupação Jó 39:14 , não envolve culpa nem culpa por eles, pois não são responsáveis; mas para o homem demonstrar o mesmo temperamento e a mesma falta de afeto, envolve culpa, pois ele tem uma natureza superior, e todas essas coisas devem estar sujeitas à lei que Deus lhe impôs como um ser moral e responsável. Como essas coisas podem, portanto, no homem ser ocasião de pecado, e devem ser subjugadas, havia uma aptidão em orar para que elas fossem “preservadas sem culpa” na vinda do Salvador; compare as notas em 1 Coríntios 9:27 .

Comentário de E.W. Bullinger

o muito, & c . = que o próprio Deus da paz. Compare Atos 7: 2 . Hebreus 13:20 .

santificar . Ver João 17:17 .

totalmente . Grego. holoteles. Só aqui.

todo, & c Leia, “seu espírito, alma e corpo sejam mantidos inteiros” .

inteiro . Grego. holokleros. Somente aqui e Tiago 1: 4 . O substantivo em Atos 3:16 . –

espírito . App-101.

alma . App-110.

irrepreensível . Veja 1 Tessalonicenses 2:10 .

até = às. Grego. en . App-104.

vindo . Veja 1 Tessalonicenses 2:10 . Observe como em todos os capítulos desta epístola é apresentada a vinda do Senhor, e em um aspecto diferente: 1 Tessalonicenses 1:10 ; 1 Tessalonicenses 2:19 ; 1 Tessalonicenses 3:13 ; 1 Tessalonicenses 4: 14-17 ; 1 Tessalonicenses 5:23 . Neste versículo, há uma bela correspondência. H A obra do Deus da paz. Santificação: completa. J w A pessoa inteira. x Uma parte dele (o pneuma). J w A pessoa inteira (a alma viva). x A outra parte dele (o corpo). H A vinda do Senhor Jesus Cristo. Preservação: sem defeito.

Comentário de John Calvin

23 Agora, o próprio Deus da paz . Tendo dado várias injunções, ele agora procede à oração. E inquestionavelmente a doutrina é disseminada em vão, (620) a menos que Deus a implante em nossas mentes. A partir disso, vemos quão absurdamente aqueles que agem, medem a força dos homens pelos preceitos de Deus. Paulo, portanto, sabendo que toda doutrina é inútil até que Deus a grave, por assim dizer, com o próprio dedo em nossos corações, suplica a Deus que santifique os tessalonicenses. Por que ele o chama aqui de Deus da paz , não entendo completamente, a menos que você decida referir o que se passa antes, onde ele faz menção a acordo fraterno, paciência e equanimidade. (621)

Sabemos, no entanto, que sob o termo santificação está incluída toda a renovação do homem. Os tessalonicenses, é verdade, foram em parte renovados, mas Paulo deseja que Deus aperfeiçoe o que resta. A partir disso, inferimos que devemos, durante toda a nossa vida, progredir na busca da santidade. (622) Mas se é parte de Deus renovar todo o homem, não resta mais nada por livre arbítrio. Pois se tivesse sido nossa parte cooperar com Deus, Paulo teria falado assim: “Que Deus ajude ou promova a sua santificação”. Mas quando ele diz: santifica-o totalmente , ele faz dele o único autor de toda a obra.

E todo o seu espírito . Isso é acrescentado a título de exposição, para que possamos saber qual é a santificação de todo o homem , quando ele é mantido inteiro , ou puro e não poluído, em espírito, alma e corpo, até o dia de Cristo. Como, no entanto, uma integridade tão completa nunca deve ser encontrada nesta vida, é conveniente que algum progresso seja feito diariamente em pureza e que algo seja purificado de nossas poluições, enquanto vivermos no mundo.

Devemos notar, no entanto, essa divisão das partes constituintes de um homem; pois, em alguns casos, diz-se que um homem consiste simplesmente de corpo e alma , e nesse caso o termo alma denota o espírito imortal, que reside no corpo como em uma habitação. Como a alma , no entanto, tem duas faculdades principais – o entendimento e a vontade -, a Escritura costuma acostumar-se a mencionar essas duas coisas separadamente, ao projetar expressar o poder e a natureza da alma; mas, nesse caso, o termo alma é empregado para significar o lugar das afeições, de modo que é a parte que se opõe ao espírito . Portanto, quando encontramos menção feita aqui ao termo espírito , entendamos que isso denota razão ou inteligência, pois, por outro lado, o termo alma significa a vontade e todas as afeições.

Estou ciente de que muitos explicam as palavras de Paulo de outra maneira, pois são de opinião que, pelo termo alma, significa movimento vital, e pelo espírito , a parte do homem que foi renovada; mas nesse caso a oração de Paulo era absurda. Além disso, é de outra maneira, como eu disse, que o termo costuma ser usado nas Escrituras. Quando Isaías diz:

“Minha alma te desejou durante a noite,
meu espírito pensou em ti ”( Isaías 26: 9 )

ninguém duvida que ele fale de sua compreensão e afeição e, portanto, enumere dois departamentos da alma . Esses dois termos são conjugados nos Salmos no mesmo sentido. Isso também corresponde melhor à afirmação de Paulo. Pois como todo o homem é inteiro , exceto quando seus pensamentos são puros e santos, quando todas as suas afeições são corretas e devidamente reguladas, quando, em suma, o próprio corpo expõe seus esforços e serviços apenas em boas obras? Pois os filósofos consideram que a faculdade de entender é uma amante: as afeições ocupam um lugar intermediário para comandar; o corpo torna obediência. Vemos agora como tudo corresponde. Pois então o homem é puro e íntegro, quando nada pensa em sua mente, nada deseja em seu coração, nada faz com seu corpo, exceto o que é aprovado por Deus. Como Paulo, dessa maneira, compromete com Deus a guarda de todo o homem, e de todas as suas partes, devemos inferir disso que estamos expostos a inúmeros perigos, a menos que estejamos protegidos por sua tutela.

Comentário de Adam Clarke

E o mesmo Deus de paz – Esse mesmo Deus que é o autor da paz, o doador da paz; e que enviou, para a redenção do mundo, o Príncipe da paz; Que esse mesmo Deus vos santifique em tudo; deixar mais mal em vossos corações de seus preceitos tolerar o mal em sua conduta. A palavra integral, meio ???te?e?? precisamente a mesma que a nossa frase, para todos os efeitos. Que ele vos santifique até o fim e até ao fim, que, como o pecado reinou na morte, assim também possa reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Seu espírito, e alma e corpo – Alguns pensam que o apóstolo alude à Pitágoras e doutrina platônica, que foi reconhecido entre os tessalonicenses. Prefiro acreditar que ele se refere simplesmente ao fato de que a criatura chamada homem é um ser composto, constituído,

  1. De um corpo, s?µa, um sistema organizado, formado pela energia criativa de Deus para fora do pó da terra; composto de ossos, músculos e nervos; artérias, veias e uma variedade de outros vasos, nos quais circulam o sangue e outros fluidos.
  • De uma alma, ????, que é a sede das diferentes afetos e paixões, como o amor, o ódio, a raiva, etc., com sensações, apetites e propensões de diferentes tipos.
  • Do espírito, p?e?µa, o princípio imortal, a fonte da vida ao corpo e alma, sem a qual as funções animais não pode ser realizada, como soever perfeita os órgãos do corpo pode ser; e que por si só possui a faculdade de inteligência, compreensão, pensamento e raciocínio, e produz a faculdade da fala onde quer que estejam, se acidente não ter prejudicado os órgãos da fala.
  • Os apóstolo ora que este composto sendo, em todas as suas peças, poderes e faculdades, que ele denomina ?????????, seu todo, abrangendo todas as partes, cada coisa que constitui o homem ea humanidade, sejam santificados e preservados irrepreensíveis até a vinda de Cristo; daí aprendemos,

    1. Aquele corpo, alma e espírito são degradada e poluída pelo pecado.
  • Que cada um é capaz de ser santificado, consagrado em todas as suas faculdades a Deus, e fez santo.
  • Que todo o homem deve ser preservado para a vinda de Cristo, que corpo, alma e espírito pode ser, em seguida, glorificado para sempre com ele.
  • 4. Para que, nesse estado, todo o homem seja santificado a ponto de ser preservado sem culpa até a vinda de Cristo. E assim aprendemos que a santificação não é para ocorrer em, pelo, ou após a morte. Na poluição e santificação da carne e do espírito, ver a nota em 2 Coríntios 7: 1.

    Comentário de Thomas Coke

    1 Tessalonicenses 5:23 . E o próprio Deus da paz, etc. – “E que o próprio Deus, que é reconciliado com você pelo sangue de Cristo, e seja o autor, doador e aprovador da paz um com o outro e em suas próprias consciências, e de toda sorte de prosperidade; que ele purifique completamente toda a sua pessoa de toda iniqüidade e faça de você eminentemente participantes de sua santidade. ” Eu traduziria o original ????????? ?µ??, toda a sua pessoa, porque a palavra significa o todo de uma coisa dada por sorteio e, conseqüentemente, o todo de qualquer coisa; e aqui toda a estrutura de nossa natureza, toda a pessoa. Consequentemente, o Dr. Chandler mostrou que essa palavra é aplicada a uma cidade cujos prédios estão todos em pé; e a um império, que tem todas as suas províncias; e a um exército cujas tropas não sejam prejudicadas por qualquer acidente ou calamidade.

    Todo o seu espírito, alma e corpo os pitagóricos, platônicos e estóicos, dividiram a parte imaterial do homem em espírito e alma; uma opinião que eles parecem ter derivado da tradição mais antiga, fundada, talvez, no relato mosaico da formação do homem, Gênesis 2: 7, onde é dito, que Deus formou o homem, seu corpo, do pó do terra, e soprou no homem o sopro da vida, ou vive; e, por meio dessa união, o homem tornou-se uma alma viva, participante de uma vida sensível e aracional. Em suma, a oração do apóstolo inclui, pelo menos, o seguinte: – Que eles podem ser completamente santificados de quantas partes constituintes, seja qual for a sua natureza. Dr. Heylin diz: Que cada parte de você, seu espírito, etc.

    Comentário de John Wesley

    E o próprio Deus da paz vos santifica totalmente; e oro a Deus que todo seu espírito, alma e corpo sejam preservados sem culpa até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

    E que o Deus da paz vos santifique – Pela paz que Ele trabalha em você, que é um grande meio de santificação.

    Totalmente – A palavra significa total e perfeitamente; toda parte e tudo o que lhe diz respeito; tudo o que é sobre ou sobre você.

    E que todos vocês, o espírito, a alma e o corpo – Pouco antes de ele te dizer; agora ele os denomina de seu estado espiritual.

    O espíritoGálatas 6: 8 ; desejando que seja preservado inteiro e inteiro: depois de seu estado natural, a alma e o corpo; (pois esses dois compõem toda a natureza do homem, Mateus 10:28 😉 desejando que seja preservado sem culpa até a vinda de Cristo. Para explicar um pouco mais: dos três mencionados aqui, apenas os dois últimos são as partes constituintes naturais do homem. O primeiro é adventício, e o dom sobrenatural de Deus, encontrado apenas nos cristãos. Que o homem não pode consistir em três partes, aparece daí: A alma é matéria ou não é matéria: não há meio. Mas se é matéria, é parte do corpo: se não é matéria, coincide com o Espírito.

    Referências Cruzadas

    Levítico 20:8 – Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica.

    Levítico 20:26 – Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus.

    Ezequiel 37:28 – Então, quando o meu santuário estiver entre eles para sempre, as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel’ “.

    João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

    Atos dos Apóstolos 20:32 – “Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.

    Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

    Romanos 15:5 – O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

    Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

    Romanos 15:33 – O Deus da paz seja com todos vocês. Amém.

    Romanos 16:20 – Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.

    1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

    1 Coríntios 1:8 – Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

    1 Coríntios 14:33 – Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos,

    2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

    Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

    Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

    Filipenses 1:10 – para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,

    Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

    Filipenses 4:9 – Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

    Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

    1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

    1 Tessalonicenses 4:3 – A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

    2 Tessalonicenses 3:16 – O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.

    Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

    Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

    Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

    1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

    1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

    Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

    Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *