Estudo de Romanos 15:13 – Comentado e Explicado

O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança!
Romanos 15:13

Comentário de Albert Barnes

Agora, o Deus da esperança – O Deus que “inspira” ou “produz” a esperança cristã.

Toda alegria e paz – Romanos 14:17 . Se eles estivessem cheios disso, não haveria conflitos e contendas.

Crer – O efeito de crer é produzir essa alegria e paz.

Para que possas abundar … – Que a sua esperança seja firme e forte.

Pelo poder … – Por meio da poderosa operação do Espírito Santo. É somente por seu poder que o cristão tem a esperança da vida eterna; ver Efésios 1: 13-14 ; Romanos 8:24 .

Comentário de E.W. Bullinger

esperança, esperança = a esperança.

preencher . App-125.

dentro, dentro App-104.

acreditando . App-150.

isso, etc. = até (App-104.) sua abundância.

através . App-104.

poder . App-172.

o Espírito Santo . App-101.

Comentário de John Calvin

13. E que Deus, etc. Ele agora conclua a passagem, como antes, com oração; em que ele deseja que o Senhor lhes dê o que ele ordenou. Parece, portanto, que o Senhor em nenhum grau mede seus preceitos de acordo com a nossa força ou o poder do livre-arbítrio; e que ele não ordena o que devemos fazer, que, confiando em nosso próprio poder, possamos nos cingir para prestar obediência; mas que ele ordena as coisas que requerem a ajuda de sua graça, para que ele possa nos estimular em nossa atenção à oração.

Ao dizer o Deus da esperança, ele teve em vista o último versículo; como se ele dissesse: “Que Deus, em quem todos esperamos, te encha de alegria, isto é, de alegria de coração, e também de unidade e concórdia, e isto por crer:” (449), para que nossos Se a paz pode ser aprovada por Deus, devemos estar unidos pela fé real e genuína. Se alguém prefere acreditar, pois, para acreditar (450), o sentido será: – que eles deveriam cultivar a paz com o propósito de acreditar; pois somente então estamos corretamente preparados para acreditar quando, sendo pacíficos e unânimes, abraçamos voluntariamente o que nos é ensinado. No entanto, é preferível que a fé esteja conectada com paz e alegria; pois é o vínculo da santa e legítima concordância, e o apoio da alegria divina. E embora a paz que se tem com Deus também possa ser entendida, o contexto ainda nos leva à explicação anterior. (451)

Ele acrescenta ainda, para que sejais abundantes em esperança; pois assim também a esperança se confirma e aumenta em nós. As palavras, através do poder do Espírito Santo, indicam que todas as coisas são dons da recompensa divina; e a palavra poder se destina enfaticamente a expor essa energia maravilhosa, pela qual o Espírito opera em nós fé, esperança, alegria, e paz.

Por que ele menciona alegria antes da paz? Está de acordo com sua maneira usual: a mais visível, a corrente primeiro, depois a mais oculta, a primavera. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Agora, o Deus da esperança, etc. – ? de Te?? t?? e?p?d?? , Que o Deus desta esperança – que Deus que fez com que judeus e gentios esperassem que as graciosas promessas que ele lhes fez fossem cumpridas; e que, consequentemente, os cumpriu da maneira mais pontual e circunstancial;

Encha-o com toda alegria – Dê-lhe verdadeira felicidade espiritual; paz em seus próprios corações e unidade entre si; acreditando não apenas nas promessas que ele te deu, mas acreditando em Cristo Jesus, em quem todas as promessas são sim e amém.

Que você possa ter abundância de esperança – Que você fique animado para ter visões mais amplas da salvação que Deus lhe proporcionou, e que todas as suas expectativas sejam cumpridas pelo poder do Espírito Santo, permitindo que você tenha esperança e acredite; e depois selar o cumprimento das promessas em seus corações.

Comentário de John Wesley

Agora, o Deus da esperança enche-vos de toda a alegria e paz em crer, para que sejais abundantes em esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Agora, o Deus da esperança – Um título glorioso de Deus, mas até agora desconhecido pelos pagãos; pois a deusa deles, a esperança, como os outros ídolos, não era nada; cujo templo em Roma foi queimado por um raio. Foi, de fato, construído novamente não muito tempo depois, mas foi novamente queimado no chão.

Referências Cruzadas

Isaías 55:12 – Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Jeremias 14:8 – Ó Esperança de Israel, tu que o salvas na hora da adversidade, por que te comportas como um estrangeiro na terra, ou como um viajante que fica somente uma noite?

Joel 3:16 – O Senhor rugirá de Sião e de Jerusalém levantará a sua voz; a terra e o céu tremerão. Mas o Senhor será um refúgio para o seu povo, uma fortaleza para Israel.

João 14:1 – “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

João 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

Romanos 5:4 – a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

Romanos 15:5 – O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

2 Coríntios 9:8 – E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 1:2 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Efésios 5:18 – Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

1 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *