Estudo de 2 Coríntios 9:8 – Comentado e Explicado

Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras.
2 Coríntios 9:8

Comentário de Albert Barnes

E Deus é capaz … – Não suponha que, dando generosamente, você será empobrecido e reduzido ao desejo. Você deveria confiar em Deus, que é capaz de lhe fornecer abundantemente o que é necessário para o suprimento de suas necessidades. Poucas pessoas são reduzidas à pobreza pela liberalidade. Talvez em todo o círculo de seu conhecido, seria difícil para um indivíduo apontar alguém que foi empobrecido ou tornou os mais pobres dessa maneira. Nosso egoísmo é geralmente uma proteção suficiente contra isso; mas também é preciso acrescentar que a bênção divina repousa sobre o homem liberal e que Deus o impede de querer. Entretanto, há multidões que são pobres pela falta de liberalidade. Eles são parcimoniosos em dar, mas são extravagantes em vestuário, luxo e despesas com diversão ou vício, e a conseqüência é pobreza e carência. “Há quem retém mais do que pode, e tende à pobreza;” Provérbios 11:24 . A bênção divina repousa sobre o liberal: e, embora toda pessoa faça uma provisão adequada para sua família, cada um deve dar liberalmente, confiando em Deus que fornecerá os suprimentos para nossas necessidades futuras. Lembre-se dessa máxima: geralmente ninguém fica mais pobre por ser liberal.

Toda graça – todo tipo de favor. Ele é capaz de transmitir a você as coisas necessárias para o seu bem-estar.

Que você sempre … – O sentido é: “Se você der liberalmente, espera que Deus lhe forneça os meios, para que você possa abundar cada vez mais nele”. Você deve esperar que ele o qualifique abundantemente para fazer o bem em todos os aspectos, e que ele lhe forneça tudo o que for necessário para isso. O homem que dá, portanto, deve ter fé em Deus. Ele deve esperar que Deus o abençoe nele; e a experiência do mundo cristão pode ser apelada como prova de que as pessoas não são pobres pela liberalidade.

Comentário de E.W. Bullinger

capaz. Dunatos gregos , mas os textos leem o verbo dunateo, que ooc. apenas em 2 Coríntios 13: 3 .

tudo . Observe os quatro “alls” que, com “every”, dão a figura de linguagem Polyptotan. App-6.

graça . Grego. charis , App-184. 1

em direção a = até. Grego. eis , como em 2 Coríntios 9: 5 .

sempre . . . coisas. Grego. panti pantote pasan. Figura do discurso Paronomasia.

suficiência. Grego. avtarkeia. Somente aqui e 1 Timóteo 6: 6 , todos. Grego. pas. Traduzido “todos” acima,

Comentário de John Calvin

8. E Deus é capaz. Novamente, ele fornece contra o pensamento básico, que nossa infidelidade constantemente sugere para nós. “O que! você prefere não considerar o seu próprio interesse? Você não considera que, quando isso for retirado, haverá muito menos para você? Com o objetivo de afastar isso, Paulo nos arma com uma promessa de escolha – que tudo o que dermos será vantajoso. Eu já disse que somos por natureza excessivamente desonestos – porque somos propensos a desconfiar, o que tenta todos a reter com apreensão ansiosa o que lhe pertence. Para corrigir essa falha, devemos nos apegar a essa promessa – que aqueles que fazem o bem aos pobres não atendem menos aos seus próprios interesses do que se estivessem regando suas terras. Pois, por doações de esmolas, como tantos canais, elas fazem fluir a bênção de Deus para si mesmas, a fim de serem enriquecidas por ela. O que Paulo quer dizer é o seguinte: “Essa liberalidade não privará você de nada, mas Deus fará com que ela retorne a você em abundância muito maior”. Pois ele fala do poder de Deus, não como os poetas, mas segundo a maneira das Escrituras, que lhe atribuem um poder posto em ação, cuja presente eficácia sentimos – não qualquer poder inativo que apenas imaginamos .

Que, com toda a suficiência em todas as coisas, menciona uma dupla vantagem advinda dessa graça, que havia prometido aos coríntios – que eles deveriam ter o que é suficiente para si mesmos, e teriam algo além de fazer o bem. Pelo termo suficiência, ele aponta a medida que o Senhor sabe que é útil para nós, pois nem sempre é proveitoso para nós, ser preenchida até a saciedade. O Senhor, portanto, ministra para nós de acordo com a medida de nossa vantagem, às vezes mais, às vezes menos, mas de maneira que estamos satisfeitos – o que é muito mais do que se alguém tivesse o mundo inteiro para se deleitar. Nesta suficiência , devemos abundar, com o propósito de fazer o bem aos outros, porque a razão pela qual Deus nos faz o bem é – não que todo mundo possa guardar para si o que recebeu, mas que possa haver uma participação mútua entre nós, conforme a necessidade possa exigir.

Comentário de Adam Clarke

Deus é capaz de fazer abundar toda a graça – Já vimos, 2 Coríntios 8: 1 ; que a palavra ?a??? , na conexão em que o apóstolo a usa nesses capítulos, significa um presente de caridade; aqui certamente tem o mesmo significado: Deus é capaz de lhe dar, em sua misericórdia, abundância de bem temporal; que, tendo suficiência, podereis abundar em toda boa obra. Isso se refere à semeadura abundantemente: aqueles que o fizerem ceifarão abundantemente – terão uma abundância das bênçãos de Deus.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 9: 8 . Toda graça Em vez de presentes de caridade ou liberalidade; como a palavra ?a??? significa no capítulo anterior, e como o contexto determina o sentido aqui.

Comentário de John Wesley

E Deus é capaz de fazer toda a graça abundar em sua direção; para que, sempre tendo toda a suficiência em todas as coisas, possa abundar em toda boa obra:

Quão notáveis ??são essas palavras! Cada um deles é carregado de matéria e aumenta até o fim.

Toda graça – Todo tipo de bênção.

Para que você possa abundar em toda boa obra – Deus nos dá tudo, para que possamos fazer o bem com ela, e assim receber mais bênçãos. Todas as coisas nesta vida, até recompensas, são, para os fiéis, sementes para uma colheita futura. Provérbios 22: 9

Referências Cruzadas

1 Crônicas 29:12 – A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos.

2 Crônicas 25:9 – Amazias perguntou ao homem de Deus: “Mas, e as três toneladas e meia de prata que paguei a estas tropas israelitas? ” Ele respondeu: “O Senhor pode dar-lhe muito mais que isso”.

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Provérbios 3:9 – Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;

Provérbios 10:22 – A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma.

Provérbios 11:24 – Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.

Provérbios 28:27 – Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições.

Ageu 2:8 – “Tanto a prata quanto o ouro me pertencem”, declara o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 3:10 – Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

Atos dos Apóstolos 9:36 – Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

2 Coríntios 8:2 – No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.

2 Coríntios 8:7 – Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.

2 Coríntios 8:19 – Não só por isso, mas ele também foi escolhido pelas igrejas para nos acompanhar quando formos ministrar esta doação, o que fazemos para honrar o próprio Senhor e mostrar a nossa disposição.

2 Coríntios 9:11 – Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Filipenses 4:18 – Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

2 Tessalonicenses 2:17 – dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

2 Timóteo 3:17 – para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Tito 3:14 – Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *