Estudo de Colossenses 1:10 – Comentado e Explicado

para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus.
Colossenses 1:10

Comentário de Albert Barnes

Para que você ande digno do Senhor – para que você possa viver como se tornar os seguidores do Senhor. Como isso deveria ser feito, ele declara neste e nos seguintes versículos.

A todos agradáveis ??- Para agradá-lo em todas as coisas; compare Hebreus 11: 5 .

Ser frutífero em toda boa obra – Esta é uma maneira pela qual devemos andar dignos do Senhor e agradá-lo; veja as notas em João 15: 8 .

E aumentando o conhecimento de Deus – Essa é outra maneira pela qual podemos andar dignos do Senhor e agradá-lo. É tentando se familiarizar melhor com seu verdadeiro caráter. Deus está satisfeito com aqueles que desejam entender o que ele é; o que ele faz; o que ele propõe; o que ele comanda. Por isso, ele não apenas nos ordena a estudar suas obras (compare o Salmo 111: 2 ), mas ele tornou um mundo tão bonito que nos convidou a contemplar suas perfeições como refletidas naquele mundo. Todos os seres bons desejam que os outros entendam seu caráter, e Deus se deleita com aqueles que desejam sinceramente saber o que ele é e que investigam com humildade e reverência seus conselhos e sua vontade. As pessoas geralmente ficam descontentes quando outras tentam analisar seus planos, pois são sensatas e não suportarão a luz da investigação. Deus não tem planos que não seriam vistos como sendo, no mais alto grau, gloriosos para ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Para que você possa .

digno = digno.

agradável . Grego. areskeia. Só aqui.

ser frutífero = fruta

rolamento (v Colossenses 1: 6 ).

pol. App-104. Os textos são lidos “por” (dativo).

Comentário de John Calvin

10. Para que andeis dignos de Deus. Em primeiro lugar, ele ensina qual é o fim do entendimento espiritual e com que propósito devemos proficiência na escola de Deus – para que possamos andar dignos de Deus , isto é, para que se manifeste em nossa vida, que em vão não foram ensinados por Deus. Quem quer que seja que não direcione seus esforços para esse objeto, pode trabalhar muito e trabalhar muito, mas não faz nada melhor do que vaguear em infindáveis ??enrolamentos, sem fazer nenhum progresso. (289) Além disso, ele nos adverte que, se quisermos andar dignos de Deus , devemos acima de tudo prestar atenção que regulamos todo o nosso curso de vida de acordo com a vontade de Deus, renunciando ao nosso próprio entendimento e despedindo-nos de todos. as inclinações da nossa carne.

Isso também ele confirma novamente dizendo – para toda obediência , ou, como costumam dizer, agradável . Portanto, se for perguntado, que tipo de vida é digna de Deus , devemos sempre ter em mente essa definição de Paulo – que é uma vida que deixa as opiniões dos homens e deixa, em suma, toda a inclinação carnal, é regulado para estar sujeito somente a Deus. A partir disso, seguem boas obras, que são os frutos que Deus exige de nós.

Crescente, no conhecimento de Deus. Ele repete novamente, que eles não chegaram a tal perfeição que não precisem de mais crescimento; com que admoestação ele os prepara, e por assim dizer os conduz pela mão, a um desejo de proficiência, para que se mostrem prontos para ouvir e ensináveis. O que aqui é dito aos colossenses, que todos os crentes tomem o que disseram e tirem disso uma exortação comum de que devemos sempre progredir na doutrina da piedade até a morte.

Comentário de Adam Clarke

Para que você possa andar digno do Senhor – Adequadamente à sua profissão cristã, exemplificando suas santas doutrinas por uma vida santa e útil. Veja as notas em Efésios 4: 1 ; e em Filemom 1:27 ; (Nota).

A todos agradáveis ??- Fazer tudo da melhor maneira, no tempo mais adequado e com espírito de devoção. Mesmo uma boa obra pode ser prejudicada e infrutífera ao ser feita de maneira inadequada, fora de época ou com um temperamento mental que entristece o Espírito Santo.

Ser frutífero em toda boa obra – Veja em Colossenses 1: 6 ; (Nota). São Paulo exorta os cristãos em Colosse,

  1. Andar – ser ativo em seu chamado cristão.
  • Andar dignamente – adequadamente para a dignidade desse chamado e para a pureza daquele Deus que os havia chamado para esse estado de salvação.
  • Fazer tudo para todos os agradáveis; que Deus possa estar satisfeito com a maneira, o tempo, o motivo, a disposição, o design e o objeto de cada ato.
  • Que eles devem ser frutíferos; a mera inofensividade não seria suficiente; como Deus semeara boas sementes, esperava bons frutos.
  • Que todo trabalho deve ser bom; eles não devem ser frutíferos em algumas obras e infrutíferos em outras.
  • 6. Que eles aumentem o conhecimento religioso à medida que o tempo passa, sabendo, pela genuína experiência cristã, mais de Deus, de seu amor e de sua paz, dia após dia.

    Comentário de Thomas Coke

    Colossenses 1:10 . Para que você possa andar digno, etc. – O Apóstolo parece aqui, pateticamente, propor o grande assunto e design desta Epístola; que pretendia principalmente excitá-los a um temperamento e comportamento dignos de seu caráter cristão, e que, de fato, é a principal visão em todos os seus escritos. Alguns renderiam a parte final deste versículo, sendo frutífero e crescente em toda boa obra, para o conhecimento de Deus; isto é, pela aquisição daquele conhecimento pelo qual São Paulo havia agradecido a Deus antes, Colossenses 1: 6. – que o evangelho produziu frutos entre os colossenses; e parece natural supor que, quando ele ora aqui, para que produzam frutos em toda boa obra, ele não ora apenas pelo que eles já fizeram, mas por um aumento adicional dela. Compare 1 Tessalonicenses 4: 1 ; 1 Tessalonicenses 4:10 . As palavras assim entendidas nos informam que uma conversa sagrada é muito útil para dispor os homens para adquirir o conhecimento de Deus.

    Comentário de John Wesley

    Para que andeis dignos do Senhor a todos os agradáveis, sendo frutíferos em toda boa obra e aumentando no conhecimento de Deus;

    Que, conhecendo toda a sua vontade, possais andar dignos do Senhor, para todos os agradáveis ??- de modo a realmente agradá-lo em todas as coisas; aumento diário do conhecimento vivo e experimental de Deus, nosso Pai, Salvador, Santificador.

    Referências Cruzadas

    Provérbios 16:7 – Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele.

    Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

    Daniel 12:4 – Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão ali e acolá para aumentarem o conhecimento”.

    Miquéias 4:5 – Pois todas as nações andam, cada uma em nome dos seus deuses, mas nós andaremos no nome do Senhor, o nosso Deus, para todo o sempre.

    Habacuque 2:14 – E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.

    João 15:8 – Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

    João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

    João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    Romanos 4:12 – e é igualmente o pai dos circuncisos que não somente são circuncisos, mas também andam nos passos da fé que teve nosso pai Abraão antes de passar pela circuncisão.

    Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

    2 Coríntios 2:14 – Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;

    2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

    2 Coríntios 9:8 – E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

    Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

    Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

    Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

    Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

    Efésios 4:13 – até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

    Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

    Efésios 5:15 – Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,

    Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

    Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

    Filipenses 4:18 – Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

    Colossenses 2:6 – Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

    Colossenses 2:19 – Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

    Colossenses 3:20 – Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.

    Colossenses 4:5 – Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.

    1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

    1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

    2 Timóteo 2:4 – Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.

    Tito 3:1 – Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,

    Tito 3:14 – Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

    Hebreus 11:5 – Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.

    Hebreus 13:16 – Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.

    Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

    2 Pedro 1:2 – Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.

    2 Pedro 1:8 – Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.

    2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

    1 João 3:22 – e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.

    1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *