Estudo de 2 Pedro 1:8 – Comentado e Explicado

Se estas virtudes se acharem em vós abundantemente, elas não vos deixarão inativos nem infrutuosos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Pedro 1:8

Comentário de Albert Barnes

Pois se estas coisas estão em você, e abundam – Se elas estão em você em abundância; se você é eminente por essas coisas.

Eles fazem com que você não seja estéril nem infrutífero – Eles mostrarão que você não é estéril ou infrutífero. A palavra traduzida como “estéril” é, na margem, “ociosa”. A palavra “ocioso” expressa com mais precisão o sentido do original. O significado é que, se eles demonstrassem essas coisas, isso mostraria.

(1) que eles foram diligentes no cultivo das graças cristãs e,

(2) que não era inútil tentar crescer em conhecimento e virtude.

Seus esforços seriam seguidos por resultados felizes, como um incentivo ao esforço. De fato, em nada há mais encorajamento do que na tentativa de se tornar eminente na piedade. Em nenhum outro esforço Deus sorri com mais propensão do que na tentativa de garantir a salvação da alma e fazer o bem. Uma pequena parte dos esforços que os homens fazem para enriquecer, ou aprender, ou celebrar por oratória ou heroísmo, garantiria a salvação da alma. No primeiro, também, os homens geralmente falham; no último, nunca.

Comentário de Joseph Benson

2 Pedro 1: 8 . Pois se essas coisas estão em você – Essa fé, essa coragem, esse conhecimento, etc. Não se eles forem entendidos e professados ??por você meramente, mas se estiverem em você, experimentados em seus corações e evidenciados em suas vidas; e abundam – Aumente cada vez mais, caso contrário você ficará aquém; eles fazem você – Eles causam; para que não sejais estéreis – Ou melhor, preguiçosos, como a????? significa; nem infrutífero – madeireiros da terra; ou esforçando-se para fazer o bem, mas sem sucesso, seus esforços são infrutíferos devido à falta de uma ou outra dessas graças. Mas essas graças, possuídas por você e mantidas em vigoroso exercício, não permitirão que você desmaie em suas mentes, nem fiquem sem frutos em suas vidas. Observa, leitor, se há em nós menos fidelidade, menos vigilância e cuidado, menos ternura de consciência, menos fervor de espírito e diligência em realizar nossa salvação: e servir a Deus, à sua causa e ao povo, desde que fomos perdoados , do que havia antes; menos obediência externa à lei de Deus e menos zelo e consciência em fazer sua vontade, e glorificá-lo em e com nosso corpo e espírito, que são dele, do que quando buscávamos remissão de pecados e graça regeneradora, somos ambos preguiçosos e infrutífero no conhecimento de Cristo – isto é, na fé, que nesse caso não funciona, não pode trabalhar por amor.

Comentário de E.W. Bullinger

se, etc. = essas coisas existentes (em grego. huparcho . Veja Lucas 9:48 ) em você e abundantes.

make = render. Grego. kathistemi. Primeira ocorrência: Mateus 24:45 .

nem = não. App-105.

estéril = inútil. Grego. argos. Veja Mateus 12:36 .

nem . Grego. oude .

dentro App-104.

Comentário de John Calvin

8. Porque se estas coisas estão em você. Então, ele diz, você finalmente provará que Cristo é realmente conhecido por você, se você for dotado de virtude, temperança e outras investiduras. Pois o conhecimento de Cristo é uma coisa eficaz e uma raiz viva, que produz frutos. Pois, dizendo que essas coisas não as tornariam estéreis nem infrutíferas, ele mostra que todos aqueles que se gloriam, em vão e falsamente, têm o conhecimento de Cristo, que se vangloria disso sem amor, paciência e presentes semelhantes, como Paulo também diz em Efésios 4:20 ,

“Não aprendestes a Cristo, se é que o ouvistes e que por ele foi ensinado, como a verdade está em Jesus, que adias o velho”, etc.

Pois ele quer dizer que aqueles que possuem Cristo sem novidade de vida nunca foram corretamente ensinados sobre sua doutrina.

Mas ele não queria que os fiéis aprendessem apenas paciência, piedade, temperança, amor; mas ele exige um progresso contínuo em relação a essas investiduras, e isso justamente, pois ainda estamos longe da meta. Devemos, portanto, sempre avançar, para que os dons de Deus possam aumentar continuamente em nós.

Comentário de Adam Clarke

Pois, se essas coisas estão em você e abundam – Se você possui todas as graças existentes, e elas aumentam e abundam em suas almas, elas farão – mostrar, você não será nem a????? , ocioso nem a?a?p??? , infrutífero, no reconhecimento de nossa existência . Senhor Jesus Cristo. A tradução comum é aqui muito infeliz: estéril e infrutífera certamente transmitem as mesmas idéias; mas ocioso ou inativo, que é o sentido adequado de a????? , tira essa tautologia e restaura o sentido. As graças já mencionadas pelo apóstolo são em si princípios ativos; aquele que os possuía e os tinha abundantes nele, não podia ser inativo; e quem não é inativo no modo de vida deve ser fecundo. Devo acrescentar que aquele que é ativo e, por conseguinte, frutífero, estará sempre disposto a reconhecer seu Senhor e Salvador, por quem foi trazido a esse estado de salvação.

Comentário de Thomas Coke

2 Pedro 1: 8 . Pois se essas coisas estão em você e abundam, etc. – Pois o seu conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo não será estéril e infrutífero, se essas virtudes acontecerem e melhorarem em você. Heylin. As palavras fazem você – nem estéril nem infrutífero, são, por meio de uma meiose, colocadas para torná-lo muito diligente e fecundo. Um grande objetivo de nosso conhecimento e verdade cristãos é que possamos ser diligentes e frutíferos em obras de santidade e justiça. Tito 3: 8 ; Tito 3:14 .

Comentário de John Wesley

Porque, se estas coisas estão em vós e abundam, fazem com que não sejas estéril nem infrutífero no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Por estes estarem realmente em você – Adicionado à sua fé.

E abundante – Aumentando cada vez mais, caso contrário, ficamos aquém.

Não faça você preguiçoso ou infrutífero – Não permita que você desmaie em sua mente ou sem frutos em suas vidas. Se há menos fidelidade, menos cuidado e vigilância, desde que fomos perdoados, do que antes, e menos diligência, menos obediência externa do que quando buscávamos remissão de pecados, somos preguiçosos e infrutíferos no conhecimento de Cristo, isto é, na fé, que então não pode trabalhar por amor.

Referências Cruzadas

Provérbios 19:15 – A preguiça leva ao sono profundo, e o preguiçoso passa fome.

Mateus 13:22 – Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

Mateus 20:3 – “Por volta das noves hora da manhã, ele saiu e viu outros que estavam desocupados na praça,

Mateus 20:6 – Saindo por volta da cinco horas da tarde, encontrou ainda outros que estavam desocupados e lhes perguntou: ‘Por que vocês estiveram aqui desocupados o dia todo? ’

Mateus 25:26 – “O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?

João 5:42 – mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus.

João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

João 15:6 – Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

João 15:7 – Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

Romanos 12:11 – Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

2 Coríntios 5:13 – Se enlouquecemos, é por amor a Deus; se conservamos o juízo, é por amor a vocês.

2 Coríntios 8:2 – No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.

2 Coríntios 8:7 – Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.

2 Coríntios 9:14 – E nas orações que fazem por vocês, eles estarão cheios de amor por vocês, por causa da insuperável graça que Deus tem dado a vocês.

2 Coríntios 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

Filipenses 2:5 – Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

Colossenses 2:7 – enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

1 Tessalonicenses 3:12 – Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

1 Timóteo 5:13 – Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem.

Tito 3:14 – Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

Filemom 1:6 – Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo.

Hebreus 6:12 – de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

2 Pedro 1:2 – Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *