Estudo de 2 Coríntios 13:5 – Comentado e Explicado

Examinai-vos a vós mesmos, se estais na fé. Provai-vos a vós mesmos. Acaso não reconheceis que Cristo Jesus está em vós? A menos que a prova vos seja, talvez, desfavorável.
2 Coríntios 13:5

Comentário de Albert Barnes

Examine-se – veja a nota em 1 Coríntios 11:28 . A razão particular pela qual Paulo os convoca a examinar a si mesmos é que houve ocasião para temer que muitos deles tivessem sido enganados. Tais foram as irregularidades e desordens na igreja de Corinto; tão ignorantes muitos deles demonstraram ser da natureza da religião cristã, que era importante, no mais alto grau, instituir um exame rigoroso e imparcial para verificar se não haviam sido completamente enganados. Esse exame, no entanto, nunca é sem importância ou inútil para os cristãos; e uma exortação para fazê-lo está sempre no lugar. Tão importantes são os interesses em jogo, e tão suscetíveis de enganar a si mesmos, que todos os cristãos devem ser freqüentemente induzidos a examinar o fundamento de sua esperança de salvação eterna.

Se você está na fé – se você é um verdadeiro cristão. Se você tem alguma fé verdadeira no evangelho. A fé em Jesus Cristo, e nas promessas de Deus por meio dele, é uma das características distintivas de um verdadeiro cristão; e verificar se temos verdadeira fé, portanto, é verificar se somos cristãos sinceros. Por algumas razões para tal exame e algumas observações sobre o modo de fazê-lo; veja a nota em 1 Coríntios 11:28 .

Prove seu próprio eu – A palavra usada aqui ( d???µ??ete dokimazete) é mais forte do que a usada anteriormente, e é traduzida como “examine” ( pe????ete peirazete). Essa palavra, provar, refere-se a ensaios ou ensaios de metais pela poderosa ação do calor; e a idéia aqui é que eles deveriam fazer o julgamento mais completo de sua religião, para ver se ela resistiria ao teste; veja a nota em 1 Coríntios 3:13 . A prova de sua piedade devia ser alcançada por um exame fiel de seus próprios corações e vidas; por uma comparação diligente de seus pontos de vista e sentimentos com a palavra de Deus; e, especialmente, testando-o na vida. A melhor maneira de provar nossa piedade é submetê-la a um julgamento real nos vários deveres e responsabilidades da vida. Um homem que deseja provar um machado para ver se é bom ou não, não se senta e olha para ele, nem lê todos os tratados que pode encontrar sobre a fabricação de machados e sobre as propriedades do ferro e do aço, valiosas. como seria essa informação; mas ele segura seu machado e vai para a floresta, e o põe à prova lá.

Se cortar bem; se não quebrar; se não ficar logo entorpecido, ele entenderá melhor a qualidade de seu machado do que de outra maneira. Portanto, se um homem deseja saber quanto vale a sua religião, tente nos lugares em que a religião tem algum valor. Deixe-o ir ao mundo com isso. Deixe-o ir e tentar fazer o bem; suportar a aflição de maneira adequada; combater os erros e loucuras da vida; advertir os pecadores do erro de seus caminhos; e instar a grande obra da conversão do mundo, e ele logo verá lá o que vale sua religião – tão facilmente quanto um homem pode testar as qualidades de um machado. Não deixe que ele simplesmente se sente e pense, compare-se com a Bíblia e olhe para seu próprio coração – por mais valioso que isso possa ser em muitos aspectos -, mas que ele trate sua religião como faria com qualquer outra coisa – que a sujeite a experiências reais . A religião que permitirá ao homem imitar o exemplo de Paulo ou Howard, ou o próprio grande Mestre, ao fazer o bem, é genuína.

Aquela religião que permitirá ao homem suportar perseguição pelo nome de Jesus; suportar calamidade sem reclamar; submeter-se a uma longa série de decepções e angústias por amor de Cristo é genuíno. A religião que incitará incessantemente o homem a uma vida de oração e abnegação; o que o fará sempre consciente, diligente e honesto; o que lhe permitirá advertir os pecadores dos erros de seus caminhos, e que o disporá a procurar a amizade dos cristãos e a salvação do mundo, é puro e genuíno. Isso responderá ao propósito. É como o bom machado com o qual um homem pode cortar o dia inteiro, no qual não há falhas e que não fica entorpecido, e que responde a todos os propósitos de um machado. Qualquer outra religião além desta é inútil.

Não conheceis a vós mesmos – Ou seja, “Vocês não se conhecem?” Isso não significa, como alguns podem supor, que eles possam saber de si mesmos, sem a ajuda de outros, qual era seu caráter; ou que eles próprios possam averiguar; mas significa que eles podem conhecer a si mesmos, ou seja, seu caráter, princípios, conduta. Isso prova que os cristãos podem conhecer seu verdadeiro caráter. Se eles são cristãos, podem conhecê-lo com a certeza incontestável que conhecem seu caráter em qualquer outro assunto. Por que um homem não deveria ser capaz de determinar se ama a Deus como se ama um filho, um pai ou um amigo? Que dificuldade maior existe para entender o caráter sobre o assunto da religião do que sobre qualquer outro assunto; e por que deveria haver mais motivos para dúvidas sobre isso do que em qualquer outro ponto de caráter? E, no entanto, é notável que, embora uma criança não tenha dúvidas de que ama um pai, ou um marido, uma esposa ou um amigo, um amigo, quase todos os cristãos têm muita dúvida sobre seu apego ao Redentor e aos grandes princípios. da religião.

Não foi esse o caso dos apóstolos e dos primeiros cristãos. “Eu sei”, diz Paulo, “em quem eu acreditei, e estou convencido de que ele é capaz de manter aquilo que eu lhe comprometi”, etc .; 2 Timóteo 1:12 . “Nós sabemos.’ diz João, falando em nome do corpo dos cristãos, “que passamos da morte para a vida”; 1 João 3:14 . “Sabemos que somos da verdade;” 1 João 3:19 . “Sabemos que ele permanece em nós;” 1 João 3:24 . “Sabemos que habitamos nele;” 1 João 4:13 ; ver também João 5: 2 , João 5: 19-20 . Então Jó disse: “Eu sei que meu Redentor vive e que ele permanecerá nos últimos dias na terra”, etc .; Jó 19:25 . Essa é a linguagem atual das escrituras. Onde, na Bíblia, os oradores e escritores sagrados expressam dúvidas sobre seu apego a Deus e ao Redentor? Onde se encontra essa linguagem, como ouvimos de quase todos os cristãos professos, expressando toda a incerteza sobre sua condição; dúvida absoluta se eles amam a Deus ou o odeiam; se eles estão indo para o céu ou para o inferno; sejam eles influenciados por bons ou maus motivos; e mesmo fazendo questão de mérito estar em tal dúvida e achando errado não duvidar?

O que seria pensado em um marido que deveria fazer questão de mérito duvidar se ele amava sua esposa; ou de uma criança que deveria achar errado não duvidar se amava seu pai ou mãe? Tais apegos devem ser duvidosos – mas não ocorrem nas relações comuns da vida. No assunto da religião, as pessoas costumam agir como em nenhum outro assunto; e se é certo que alguém se satisfaça com a sinceridade de seus apegos a seus melhores amigos terrenos e falar desse apego sem vacilar ou desconfiar, não pode ser errado ficar satisfeito com relação a nosso apego a Deus e fale desse apego, como fizeram os apóstolos, em linguagem de indubitável confiança.

Como Jesus Cristo está em você – Estar em Cristo, ou para Cristo estar em nós, é um modo comum nas Escrituras de expressar a idéia de que somos cristãos. É a linguagem derivada da estreita união que subsiste entre o Redentor e seu povo: veja a frase explicada na nota de Romanos 8:10 .

Exceto que sejais réprobos – veja a nota em Romanos 1:28 . A palavra traduzida como “réprobos” ( ?d???µ?? adokimoi) significa propriamente não aprovada, rejeitada: aquilo que não resistirá ao julgamento. É adequadamente aplicável aos metais, pois denota que eles não serão submetidos aos testes aos quais estão sujeitos, mas são considerados básicos ou adulterados. O sentido aqui é que eles possam saber que eram cristãos, a menos que sua religião fosse básica, falsa, adulterada; ou aqueles que não suportariam o teste. Não há alusão aqui ao sentido que às vezes é dado à palavra “réprobos”, de ser rejeitado ou abandonado por Deus, ou condenado por ele à ruína eterna, de acordo com um propósito eterno. Qualquer que seja a verdade sobre esse assunto, nada é ensinado a respeito aqui. A idéia simples é que eles saibam que são cristãos, a menos que sua religião seja tal que não resista ao teste ou seja inútil.

Comentário de E.W. Bullinger

Examine = Tente. Em João 6: 6 , prove,

se = se. App-118.

. Grego. pistis. App-160.

Conheça . Grego. epiginosko. App-132.

Jesus Cristo . App-98.

exceto = if (grego. ei. App-118). . . não (grego. eu , App-106) em alguns aspectos (grego. tis).

réprobos . Grego. adokimos. Veja Romanos 1:28 .

Comentário de John Calvin

5. Tente você mesmo. Ele confirma, o que ele havia declarado anteriormente – que o poder de Cristo se mostrou abertamente em seu ministério. Pois ele os torna os juízes deste assunto, desde que eles desçam por si mesmos e reconheçam o que receberam dele. Em primeiro lugar, como existe apenas um Cristo, deve ser necessário que o mesmo Cristo habite da mesma forma em ministros e pessoas. Agora, habitando no povo, como ele se negará no ministro. (955) Mais adiante, ele havia mostrado seu poder na pregação de Paulo, de tal maneira que não podia mais ser duvidoso ou obscuro para os coríntios, se eles não fossem totalmente estúpidos. (956) Pois de onde eles tinham fé? de onde eles tinham Cristo? de onde, tudo bem? É por uma boa razão, portanto, que eles são chamados a olhar para si mesmos, para que possam descobrir lá o que desprezam como algo desconhecido. Então, somente um ministro tem uma garantia verdadeira e bem fundamentada para a aprovação de sua doutrina, quando pode apelar às consciências daqueles a quem ensinou, que, se tiverem alguma coisa de Cristo e de piedade sincera, poderão ser obrigado a reconhecer sua fidelidade. Agora estamos de posse do objeto de Paulo.

Esta passagem, no entanto, merece uma observação particular em dois relatos. Pois, em primeiro lugar, mostra a relação (957) que subsiste entre a fé do povo e a pregação do ministro – que uma é a mãe, que produz e produz, e a outra é a filha. , isso não deve esquecer sua origem. (958) Em segundo lugar, serve para provar a certeza da fé, sobre a qual os sofistas Sorbonnianos nos fizeram cambalear, e mais ainda, totalmente enraizados nas mentes dos homens. Eles acusam com imprudência todos os que estão convencidos de que são os membros de Cristo, e o tem permanecendo neles, pois eles nos pedem que fiquemos satisfeitos com uma “conjectura moral” (959) como eles chamam – isto é, com um mero opinião (960), para que nossas consciências permaneçam constantemente em suspense e em estado de perplexidade. Mas o que Paulo diz aqui? Ele declara que todos são réprobos, que duvidam se professam a Cristo e fazem parte do Seu corpo. Vamos, portanto, considerar que somente a fé correta, o que nos leva a descansar em segurança a favor de Deus, sem opinião vacilante, mas com uma firme e firme garantia.

A menos que você seja reprovado por qualquer meio. Ele lhes dá de uma maneira a sua escolha, se eles preferem ser réprobos, do que dar o devido testemunho ao seu ministério; pois ele não lhes deixa alternativa, mas para mostrar respeito ao seu apostolado, ou para permitir que eles sejam réprobos. Pois, inquestionavelmente, a fé deles havia sido fundamentada em sua doutrina, e eles não tinham outro Cristo, além do que haviam recebido dele, e nenhum outro evangelho além do que eles haviam abraçado, como lhes foram entregues por ele, de modo que era inútil para ele. eles tentam separar qualquer parte de sua salvação de seus louvores.

Comentário de Adam Clarke

Examine-se, esteja você na fé – ?a?t??? pe??a?ete · Tente a si mesmo; perfure seus corações; entendiam-se por toda parte; tentai-vos pelo que escrevi e vede se conservais a verdadeira fé do Evangelho.

Prove a si mesmo – ?a?t??? d???µa?ete · Coloque-se à prova, como você tentaria ouro ou prata com suspeita de adulteração. Não tome mais isso pelo evangelho que não é assim, do que você levaria dinheiro adulterado por uma moeda esterlina. Esta é uma metáfora extraída de testes ou ensaios de metais adulterados.

Não sabeis a vós mesmos – Não estais cheios de sabedoria e entendimento? E não é tão fácil descobrir uma fé espúria quanto detectar uma moeda base? Existe um teste e uma pedra de toque para ambos. Se o metal base for misturado com o puro, você poderá detectá-lo facilmente; e tão facilmente você pode saber que está na fé como pode saber que o metal comum é misturado ao puro. Jesus Cristo habita em você? Você tem o Espírito dele, o poder dele, a mente dele, se for cristão; e o Espírito de Cristo testifica com seu espírito que vocês são filhos de Deus. E este é o caso, a menos que sejais réprobos; ad???µ?? , moeda base falsificada; cristãos mestiços. Essa metáfora é excelente aqui. Eles tinham um cristão judaizante entre eles; presumivelmente, esse era o falso apóstolo: eles haviam recebido sua doutrina judaico-cristã e foram o que o profeta disse de alguns dos israelitas em seu tempo. Prata réplica, moeda adulterada, os homens os chamarão Jeremias 6:30 . E assim, quando foram postos à prova, foram encontrados reprovados; isto é, adulterado com essa mistura de má doutrina. Não há outro tipo de reprovação mencionado aqui além do que se refere ao julgamento e rejeição de moedas adulteradas; e, a título de metáfora, à detecção do falso cristianismo. Essa reprovação veio do próprio povo: eles, não Deus, adulteraram o metal puro. O homem se polui; então Deus reprova os poluídos.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 13: 5 . Examine-se, etc. – “Em vez de julgar e passar censuras injustas sobre nós, como se não houvesse prova de que Cristo falou em mim ( 2 Coríntios 13: 3. ) Ou em meus queridos associados, examine seus próprios corações e caminhos, e traga-os para a pedra de toque da palavra de Deus; e, comparando-os cuidadosamente com esse padrão infalível, faça uma investigação minuciosa se vocês mesmos creram para salvar suas almas e tenham um interesse real e evidente em Cristo, pela fé nele: busque diligentemente a busca, com a ajuda divina, até que você tenha trazido esse ponto importante a uma questão e tenha a prova mais clara de si mesmo: se você é um crente sincero e se a fé é o princípio que governa a questão. seus próprios corações, ou não: o quê! Vocês são estranhos às transações que passaram entre Deus e suas próprias almas, e ao seu próprio estado e condição, caminho e caminho diante dele, como alguns de vocês parecem estar, por suas alegações e desordem s, e várias provocações, e por seu tratamento indigno de mim e do evangelho de Cristo, conforme entregue em meu ministério? É um pecado e uma vergonha você ignorar como estão as coisas com você: e, como professores do cristianismo, você não sabe que Jesus Cristo, o único Salvador, habita em seus corações pela fé, com poderosa influência e domínio lá? Você certamente, à luz do Espírito, pode ter alguma satisfação com isso; a menos que, depois de todas as suas pretensões e presentes prósperos, haja algo muito proibido ( e? µ? t? ad???µ?? este ) e muita falta em você; ou você será realmente desaprovado por Deus, como hipócritas. ” Prove a si mesmo ( ea?t??? d???µa?ete ) é uma metáfora retirada da tentativa de metais pela pedra de toque, ou de alguma outra maneira, para provar se são bons e puros, ou não; e assim significa uma provação de pessoas e coisas que possam mostrar, ou provar, se são genuínas ou espúrias, a fim de serem permitidas ou rejeitadas: e, com uma bela correspondência a seguir, o Apóstolo fala nisto, e o dois próximos versículos, de pessoas sendo ( d???µ?? ou ad???µ?? ) aprovado, ou não aprovado (o que é severamente reprovado ), como se verifica no exame ou julgamento. Veja a introdução deste capítulo, onde é apresentada outra visão da passagem, consoante o sentimento de alguns dos melhores críticos.

Comentário de John Wesley

Examine-se, esteja você na fé; prove seu próprio ser. Não sabeis a vós mesmos como Jesus Cristo está em vós, a não ser que sejam réprobos?

Prove a si mesmo – Se você é o que pode ou o que não pode, suporte a prova – Este é o significado apropriado da palavra que traduzimos, reprova. Não saibais que Jesus Cristo está em vocês – todos os crentes cristãos sabem disso, pelo testemunho e pelo fruto do seu Espírito. Alguns traduzem as palavras: Jesus Cristo está entre vocês; isto é, na igreja de Corinto; e entendê-los dos dons milagrosos e do poder de Cristo que assistiram às censuras do apóstolo.

Referências Cruzadas

Salmos 17:3 – Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas, e nada encontras; decidi que a minha boca não pecará

Salmos 26:2 – Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente;

Salmos 119:59 – Refleti em meus caminhos e voltei os meus passos para os teus testemunhos.

Salmos 139:23 – Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.

Jeremias 6:30 – São chamados prata rejeitada, porque o Senhor os rejeitou. “

Lamentações 3:40 – Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.

Ezequiel 18:28 – Por considerar todas as ofensas que cometeu e se desviar delas, ele com certeza viverá; não morrerá.

Ageu 1:5 – Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram.

Ageu 1:7 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram!

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 15:4 – Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 8:10 – Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

1 Coríntios 6:2 – Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?

1 Coríntios 6:15 – Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

1 Coríntios 9:24 – Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

1 Coríntios 9:27 – Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

1 Coríntios 11:28 – Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.

1 Coríntios 11:31 – Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

2 Coríntios 13:6 – E espero que saibam que nós não fomos reprovados.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 4:19 – Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.

Gálatas 6:4 – Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém,

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:7 – enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

Colossenses 2:19 – Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

1 Timóteo 2:15 – Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.

2 Timóteo 3:8 – Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.

Tito 1:13 – Tal testemunho é verdadeiro. Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé

Tito 1:16 – Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.

Tito 2:2 – Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança.

Hebreus 4:1 – Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.

Hebreus 6:8 – Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada.

Hebreus 12:15 – Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

1 Pedro 2:4 – À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

1 Pedro 5:9 – Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.

1 João 3:20 – quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.

Apocalipse 2:5 – Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.

Apocalipse 3:2 – Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *