Estudo de Gálatas 4:19 – Comentado e Explicado

Filhinhos meus, por quem de novo sinto dores de parto, até que Cristo seja formado em vós,
Gálatas 4:19

Comentário de Albert Barnes

Meus filhinhos – A linguagem do terno carinho, como um pai usaria para seus próprios filhos; veja a nota em 1 Coríntios 4:15 ; compare Mateus 18: 3 ; João 13:33 ; 1 João 2: 1 , 1 João 2: 12-13 ; 1 João 4: 4 ; 1 João 5:21 . A idéia aqui é que Paulo sentiu que sustentava em relação a eles a relação de um pai, e tinha para eles os sentimentos profundos e ternos de um pai.

De quem trabalho de novo no nascimento – Por cujo bem-estar estou profundamente ansioso; e por quem sofro profunda angústia; compare 1 Coríntios 4:15 . Sua ansiedade por eles se compara aos sofrimentos mais profundos que a natureza humana suporta; e sua linguagem aqui é uma ilustração impressionante do que os ministros do evangelho devem sentir, e às vezes sentem, em relação ao seu povo.

Até que Cristo seja formado em você – O nome Cristo é freqüentemente usado para denotar sua religião ou os princípios de seu evangelho; veja a nota em Romanos 13:14 . Aqui significa, até que Cristo reine totalmente em seus corações; até que você abraça total e inteiramente suas doutrinas; e até que você se torne totalmente imbuído de seu espírito; veja Colossenses 1:27 .

Comentário de E.W. Bullinger

criancinhas . Grego. teknion . App-108. Apenas ocorrência: por Paul. Compare 1 João 2: 1 , etc.

trabalho, etc. Grego. Odino . Aqui, Gálatas 4:27 . Apocalipse 12: 2 ,

Cristo . App-98.

formado. Grego. morphoomai . Só aqui.

Comentário de John Calvin

19. My little children . The word children is still softer and more affectionate than brethren; and the diminutive, little children , is an expression, not of contempt, but of endearment, though, at the same time, it suggests the tender years of those who ought now to have arrived at full age. ( Hebrews 5:12 .) The style is abrupt, which is usually the case with highly pathetic passages. Strong feeling, from the difficulty of finding adequate expression, breaks off our words when half uttered, while the powerful emotion chokes the utterance.

Of whom I travail in birth again . This phrase is added, to convey still more fully his vehement affection, which endured, on their account, the throes and pangs of a mother. It denotes likewise his anxiety; para

“a woman, when she is in travail, hath sorrow, because her hour is come; but as soon as she is delivered of the child, she remembereth no more the anguish, for joy that a man is born into the world.” ( John 16:21 .)

The Galatians had already been conceived and brought forth; but, after their revolt, they must now be begotten a second time.

Until Christ be formed in you . By these words he soothes their anger; for he does not set aside the former birth, but says that they must be again nourished in the womb, as if they had not yet been fully formed. That Christ should be formed in us is the same thing with our being formed in Christ; for we are born so as to become new creatures in him; and he, on the other hand, is born in us, so that we live his life. Since the true image of Christ, through the superstitions introduced by the false apostles, had been defaced, Paul labors to restore that image in all its perfection and brightness. This is done by the ministers of the gospel, when they give

“milk to babes, and strong meat to them that are of full age,” ( Hebrews 5:13 ,)

and, in short, ought to be their employment during the whole course of their preaching. But Paul here compares himself to a woman in labor, because the Galatians were not yet completely born.

This is a remarkable passage for illustrating the efficacy of the Christian ministry. True, we are “born of God,” ( 1 John 3:9 😉 but, because he employs a minister and preaching as his instruments for that purpose, he is pleased to ascribe to them that work which Himself performs, through the power of his Spirit, in co-operation with the labors of man. Let us always attend to this distinction, that, when a minister is contrasted with God, he is nothing, and can do nothing, and is utterly useless; but, because the Holy Spirit works efficaciously by means of him, he comes to be regarded and praised as an agent. Still, it is not what he can do in himself, or apart from God, but what God does by him, that is there described. If ministers wish to do anything, let them labor to form Christ, not to form themselves, in their hearers. The writer is now so oppressed with grief, that he almost faints from exhaustion without completing his sentence.

Comentário de Adam Clarke

Meus filhinhos – ·e???a µ?? · Meus filhos amados. Como a conversão deles a Deus fora fruto de muito trabalho, orações e lágrimas, ele os sentia como filhos, e particularmente queridos por ele, porque ele tinha sido o meio de levá-los ao conhecimento da verdade; portanto, ele se representa sofrendo a mesma ansiedade e angústia que sofreu no começo quando pregou o evangelho a eles, quando a conversão deles ao cristianismo era motivo de grande dúvida e incerteza. A metáfora que ele usa não precisa de explicação.

Até que Cristo seja formado em você – Até que você receba mais uma vez o Espírito e a unção de Cristo em seus corações, dos quais você caiu, pela rejeição do espírito do Evangelho.

Comentário de Scofield

criancinhas

A alegoria Gálatas 4: 22-31 é dirigida a crentes justificados, mas imaturos (cf) 1 Coríntios 3: 1 ; 1 Coríntios 3: 2 que, sob a influência de professores legalistas, “desejam estar sob a lei” e, portanto, não têm aplicação a um pecador que busca justificação. Levanta e responde, pela quinta vez nesta Epístola, a pergunta: O crente está sob a lei ?; Gálatas 2: 19-21 ; Gálatas 3: 1-29 ; Gálatas 3:26 ; Gálatas 4: 4-6 ; Gálatas 4: 9-31 .

Comentário de John Wesley

Meus filhinhos, de quem trabalho de novo para nascer até que Cristo seja formado em você,

Meus filhinhos – Ele fala como pai, ambos com autoridade e com a mais terna simpatia, por crianças fracas e doentes.

De quem eu trabalho de novo no nascimento – Como fiz antes, Gálatas 4:13 , com veemente dor, tristeza, desejo, oração.

Até que Cristo seja formado em você – Até que exista em você toda a mente que estava nele.

Referências Cruzadas

Números 11:11 – E ele perguntou ao Senhor: “Por que trouxeste este mal sobre o teu servo? Foi por não te agradares de mim, que colocaste sobre os meus ombros a responsabilidade de todo esse povo?

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Lucas 22:44 – Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

1 Coríntios 4:14 – Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados.

Efésios 4:24 – a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Filipenses 1:8 – Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.

Filipenses 2:5 – Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

Filipenses 2:17 – Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:1 – Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor.

Tito 1:4 – a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

Filemom 1:10 – apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso.

Filemom 1:19 – Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei — para não dizer que você me deve a sua própria pessoa.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 2:12 – Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.

1 João 5:21 – Filhinhos, guardem-se dos ídolos.

Apocalipse 12:1 – Apareceu no céu um sinal extraordinário: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *