Estudo de 1 João 3:20 – Comentado e Explicado

caso nossa consciência nos censure, pois Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas.
1 João 3:20

Comentário de Albert Barnes

Pois se nosso coração nos condena – Não podemos esperar a paz de qualquer expectativa de que nossos próprios corações nunca nos acusarão, ou que nós mesmos possamos aprovar tudo o que fizemos. A referência aqui não é tanto a nossas vidas passadas, mas também a nossa conduta e conduta atual. O objetivo é induzir os cristãos a viverem de maneira que seus corações não os condenem por nenhum pecado secreto, enquanto a conduta exterior pode ser imaculada. O sentimento geral é que, se eles vivessem para que seus próprios corações os condenassem pela atual falta de sinceridade e hipocrisia, eles não teriam esperança de paz, pois Deus sabe tudo o que há no coração. Em vista do passado – quando o coração nos acusa do que fizemos – podemos encontrar paz por meio de evidências de piedade que aliviarão os problemas de uma alma agitada, 1 João 3: 9 , mas não podemos ter tanta paz se nossos corações nos condenam pela indulgência de pecados secretos, agora que professamos ser cristãos. Se nossos corações nos condenam pela atual falta de sinceridade e pelos pecados secretos, nunca podemos “persuadir” ou acalmá-los por qualquer ato externo de piedade. Em vista da consciência da culpa passada, podemos encontrar paz; não podemos encontrar nenhum se houver um propósito atual para se entregar ao pecado.

Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas – não podemos esperar encontrar a paz escondendo algo do seu ponto de vista ou de qualquer suposição de que ele não esteja familiarizado com os pecados pelos quais nossas consciências nos incomodam. Ele conhece todos os pecados dos quais estamos conscientes e vê toda a culpa e agravamento deles tão claramente quanto nós. Ele sabe mais do que isso. Ele conhece todos os pecados que esquecemos; todos os atos que tentamos convencer a nós mesmos não são pecaminosos, mas são maus aos seus olhos; e todos aqueles agravos que assistem aos nossos pecados, que nos são impossíveis de conceber total e distintamente. Ele está mais disposto a condenar o pecado do que nós; ele olha com menos tolerância do que nós. Não podemos esperar, então, uma mente calma em qualquer suposição de que Deus não vê nossos pecados tão claramente quanto nós, ou em qualquer esperança de que Ele os veja com mais favor e indulgência. A paz não pode ser encontrada na indulgência do pecado, na esperança de que Deus não o perceba ou o observe, pois podemos nos enganar mais cedo do que a ele; e embora, portanto, 1 João 3:19 , em referência ao passado, só possamos “persuadir” nossos corações, ou acalmar seus sentimentos agitados pela evidência de que somos agora a verdade e que nossos pecados são perdoados; em referência ao presente e ao futuro, o coração pode ser mantido calmo apenas por um curso da vida que nosso próprio coração e nosso Deus aprovem a maneira pela qual vivemos.

Comentário de E.W. Bullinger

se App-118.

condenar . Grego. kataginosko. Veja Gálatas 2:11 (culpado).

todas as coisas Compare a resposta de Pedro, João 21:17 .

Comentário de John Calvin

20. Porque, se nosso coração nos condena, Ele prova, por outro lado, que em vão possuem o nome e a aparência de cristãos, que não têm o testemunho de uma boa consciência. Pois, se alguém tem consciência da culpa e é condenado pelo próprio coração, muito menos pode escapar do julgamento de Deus. Daí resulta que a fé é subvertida pela inquietação de uma consciência má.

Ele diz que Deus é maior que o nosso coração , com referência ao julgamento, ou seja, porque ele vê muito mais profundamente do que nós, e procura mais minuciosamente e julga com mais severidade. Por essa razão, Paulo diz que, embora ele não estivesse consciente do erro, ainda assim não era justificado ( 1 Coríntios 4: 4 😉 pois sabia que, por mais atento que estivesse ao seu escritório, ele cometera muitos erros. , e por inadvertência, ignorava os erros que Deus percebia. O que o apóstolo quer dizer é que aquele que é assediado e condenado por sua própria consciência, não pode escapar do julgamento de Deus.

Com o mesmo propósito, é o que se segue imediatamente: que Deus conhece ou vê todas as coisas. Porque como essas coisas podem ser escondidas daquele que nós, que em comparação com ele somos tolos e cegos, somos obrigados a ver? Então, tome esta explicação: “Visto que Deus vê todas as coisas, ele é muito superior aos nossos corações”. Pois tornar um copulativo como uma partícula causal não é novidade. O significado agora está claro: uma vez que o conhecimento de Deus penetra mais profundamente do que as percepções de nossa consciência, ninguém pode ficar diante dele, a não ser que a integridade de sua consciência o sustente.

Mas aqui uma questão pode ser levantada. É certo que os réprobos às vezes são afundados por Satanás em tal estupor, que eles não têm mais consciência de seus próprios males, e. sem alarme ou medo, como Paulo diz, precipita-se na perdição; também é certo que os hipócritas geralmente se lisonjeiam e desconsideram orgulhosamente o julgamento de Deus, pois, sendo embriagado por uma falsa presunção quanto à própria justiça, não sentem convicções de pecado. A resposta para essas coisas não é difícil; os hipócritas são enganados porque evitam a luz; e os réprobos não sentem nada, porque se afastaram de Deus; e, de fato, não há segurança para uma consciência má, mas nos esconderijos.

Mas o apóstolo fala aqui das consciências que Deus atrai à luz, força ao seu tribunal e enche de apreensão de seu julgamento. Ainda; é ao mesmo tempo geralmente verdade, que não podemos ter uma paz calma, exceto a que o Espírito de Deus dá aos corações purificados; para aqueles que, como já dissemos, estão estupefatos, muitas vezes sentem apertos secretos e se atormentam em sua letargia.

Comentário de Adam Clarke

Se nosso coração nos condenar – Se tivermos consciência de que nosso amor é fingido, nos sentiremos interiormente condenados ao professar ter o que não temos. E se o nosso coração nos condena, Deus é maior que o nosso coração, pois ele conhece todos os enrolamentos e reviravoltas hipócritas da alma, ele procura o coração, experimenta as rédeas e vê toda a falsidade e maldade desesperada do coração que não podemos ver e, se pudéssemos vê-los, não os poderíamos compreender; e como ele é o juiz justo, ele nos condenará mais estrita e extensivamente do que podemos ser por nossa própria consciência.

Comentário de Thomas Coke

1 João 3:20 . Deus é maior que o nosso coração isto é, mais poderoso, diz alguns, e consequentemente mais capaz de condenar e punir: mas maior em conhecimento, diz outros; e as seguintes palavras evidentemente favorecem essa interpretação: um criminoso pode ter algumas esperanças de escapar quando estiver diante de um juiz terreno, embora sua própria consciência o condene; mas Deus nos conhece mais exatamente do que nós mesmos; e as ciências que os consideram, devem esperar que Deus ratifique a sentença de consciência e também as condene.

Comentário de John Wesley

Porque, se o nosso coração nos condena, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas.

Pois, se não temos esse testemunho, se em alguma coisa nosso coração, nossa própria consciência, nos condena, muito mais Deus, que é maior que nosso coração – um infinitamente santo e um juiz mais imparcial.

E conhece todas as coisas – para que não haja esperança de escondê-lo dele.

Referências Cruzadas

Jó 27:6 – Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá.

Jó 33:12 – “Mas eu lhe digo que você não está certo, porquanto Deus é maior do que o homem.

Salmos 44:20 – Se tivéssemos esquecido o nome do nosso Deus e tivéssemos estendido as nossas mãos a um deus estrangeiro,

Salmos 90:8 – Conheces as nossas iniqüidades; não escapam os nossos pecados secretos à luz da tua presença.

Salmos 139:1 – Senhor, tu me sondas e me conheces.

Jeremias 17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

Jeremias 23:24 – Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? “, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? “, pergunta o Senhor.

João 2:24 – Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.

João 8:9 – Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele.

João 10:29 – Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

João 21:17 – Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

Atos dos Apóstolos 5:33 – Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los.

Romanos 2:14 – ( De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei;

1 Coríntios 4:4 – Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.

1 Coríntios 14:24 – Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado,

Tito 3:11 – Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Hebreus 6:13 – Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *