Estudo de Salmos 139:23 – Comentado e Explicado

Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos.
Salmos 139:23

Comentário de Albert Barnes

Busca-me, ó Deus – A palavra “busca” aqui é a mesma que no Salmo 139: 1 . Veja as notas nesse versículo. O salmista havia declarado o fato de que é uma característica de Deus que ele “busca” o coração; e ele ora aqui que Deus “exerceria” esse poder em relação a si mesmo; que, como Deus poderia saber tudo o que há dentro do coração, ele o examinaria com o mais rigoroso escrutínio, para que ele não estivesse iludido ou enganado; para que ele não se entregue a falsas esperanças; que ele pode não nutrir sentimentos ou desejos impróprios. A oração denota grande “sinceridade” por parte do salmista. Também indica desconfiança. É uma expressão do que todos devem sentir e que têm opiniões justas de si mesmos – que o coração está muito corrompido; que somos susceptíveis de nos enganar; e que a busca mais completa “deveria” ser feita para que “não” sejamos enganados e perdidos.

E conheça meu coração – conheça ou veja tudo o que há nele.

Experimente-me – como o metal é experimentado ou provado, é colocado em um “teste” para aprender o que é. O julgamento aqui é o que resultaria da inspeção divina de seu coração.

E conheça meus pensamentos – Veja o que são. A palavra traduzida como “pensamentos” ocorre apenas em outro lugar, Salmo 94:19 . A idéia é: me procure minuciosamente; examine não apenas minha conduta externa, mas sobre o que penso; quais são meus propósitos; o que passa pela minha mente; o que ocupa minha imaginação e minha memória; o que assegura meus afetos e controla minha vontade. Ele deve ser um homem muito sincero que reza para que Deus busque seus pensamentos, pois há poucos que desejam que seus semelhantes, até seus melhores amigos, saibam tudo o que estão pensando.

Comentário de E.W. Bullinger

pensamentos = distrações ou cuidados. Não é a mesma palavra que nos versículos: Salmos 139: 2 , Salmos 139: 17 .

Comentário de Adam Clarke

Busca-me, ó Deus – investiga minha conduta, examina meu coração, me põe à prova e entrelaça meus pensamentos.

Comentário de John Calvin

23. Procura-me, ó Deus! Ele insiste nisso como sendo a única causa pela qual ele se opôs aos desprezadores de Deus, que ele próprio era um genuíno adorador de Deus e desejava que outros possuíssem o mesmo caráter. Não indica confiança comum de que ele deveria se submeter, com tanta ousadia ao julgamento de Deus. Mas, estando plenamente consciente da sinceridade em sua religião, não foi sem a devida consideração que ele se colocou com tanta confiança diante do tribunal de Deus; nem devemos pensar que ele afirma estar livre de todo pecado, pois ele gemeu sob o fardo sentido de suas transgressões. Os santos em tudo o que dizem sobre sua integridade ainda dependem apenas da graça gratuita. No entanto, convencidos de que sua piedade é aprovada diante de Deus, apesar de suas quedas e enfermidades, não precisamos nos perguntar o seguinte (eles se sentem em liberdade de fazer uma distinção entre si e os ímpios. Enquanto ele nega que seu coração era duplo ou insincero , ele não professa isenção de todo pecado, mas apenas que ele não era devotado à iniquidade; pois , ? , otseb, não significa qualquer pecado, senão tristeza, angústia ou pravidade – e às vezes metaforicamente um ídolo. o último desses significados não se aplicará aqui, pois Davi afirma sua liberdade não apenas da superstição, mas da injustiça, como já foi dito em outros lugares ( Isaías 59: 7 ), que nos caminhos de tais homens há “problemas e destruição, “Porque eles carregam tudo pela violência e pela iniqüidade. Outros pensam que a alusão é a má consciência, que aflige os iníquos com tormentos internos, mas essa é uma interpretação forçada. Qualquer que seja o sentido que atribuímos à palavra, o significado de Davi s O que implica é que, embora ele fosse um homem sujeito ao pecado, ele não era dedicado a praticar isso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *