Estudo de Romanos 8:10 – Comentado e Explicado

Ora, se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o Espírito vive pela justificação.
Romanos 8:10

Comentário de Albert Barnes

E se Cristo está em você – Esta é evidentemente uma expressão figurativa, onde a palavra “Cristo” é usada para denotar seu espírito, seus princípios; isto é, ele influencia o homem. Literalmente, ele não pode estar em um cristão; mas a estreita conexão entre ele e os cristãos, e o fato de estarem inteiramente sob sua influência, é expressa por essa forte linguagem figurativa. É uma linguagem que não é usada com frequência; compare Gálatas 2:20 ; Colossenses 1:27 .

(A união entre Cristo e seu povo às vezes é explicada por um mero parente em oposição a uma união real. A união que subsiste entre um substituto, ou fiança, e as pessoas em cujo quarto ele se colocou, é freqüentemente oferecida na explicação de linguagem das Escrituras sobre o assunto.Neste ponto de vista, Cristo é considerado legalmente um com seu povo, na medida em que o que ele fez ou obteve, é mantido como feito e obtido por eles.Uma outra união relativa, empregada para ilustrar aquilo que subsiste entre Cristo e os crentes, é a união de um chefe e seus seguidores, que é simplesmente uma união de desígnio, interesse, sentimento, afeição, destino, etc. Agora, essas representações são verdadeiras até onde vão; e fornecem muito interesse e lucro. No entanto, eles não conseguem entender totalmente o sentido das Escrituras: existe uma união real ou vital entre Cristo e seu povo, que aparece na linguagem dos escritores inspirados a respeito.

A fraseologia especial que eles empregam não pode muito bem ser explicada de nenhuma união relativa. De qualquer forma, é tão forte quanto eles poderiam ter empregado, na suposição, que desejassem transmitir a idéia da conexão mais íntima possível. Diz-se que Cristo está “neles” e eles são representados como “nele”. Ele “permanece neles, e eles nele”. Eles “habitaram” um no outro; João 14:20 ; João 15: 4 ; 1 João 3:24 ; 1 João 4:12 . Além disso, as ilustrações das Escrituras sobre o assunto fornecem evidências para o mesmo efeito. A união mística, como foi chamada, é comparada à união de pedras em um edifício, galhos em uma videira, membros em um corpo humano e até mesmo ao que subsiste entre o Pai e o Filho; 1 Pedro 2: 4 ; Efésios 2:20 , Efésios 2:22 ; João 15: 1-8 ; João 17: 20-23 . Agora, se todos esses são sindicatos reais, essa união também não é real? Se não, onde está a propriedade ou a justiça das comparações? Em vez de nos levar a formar noções precisas sobre o assunto, elas pareceriam calculadas para enganar.

Esta união real e vital é formada pelo único Espírito de Cristo, o Espírito Santo que penetra a Cabeça e os membros do corpo místico; 1 Coríntios 6:17 ; 1 Coríntios 12:13 ; 1 João 3:24 ; 1 João 4:13 . É verdade, de fato, que a presença essencial do Espírito de Cristo está em toda parte, mas ele está presente nos membros de Cristo, de uma maneira especial, como fonte de influência espiritual. Essa presença espiritual, que é o vínculo da união, se manifesta imediatamente após a recepção de Cristo por um homem pela fé. A partir dessa hora, ele é um com Cristo, porque o mesmo Espírito vive em ambos. De fato, essa união é o fundamento de todas as uniões relativas que foram empregadas para ilustrar o assunto; sem ele, não teríamos nenhuma relação salvadora com Cristo, seja qual for. Que é misterioso não pode ser negado. O próprio apóstolo afirma isso em Efésios 5:32 ; Colossenses 1:27 . Embora conheçamos o fato, não podemos explicar sua maneira, mas, por esse motivo, não devemos rejeitá-lo, assim como não aceitamos a doutrina da presença essencial do Espírito, porque não a entendemos.)

O corpo está morto – Esta passagem foi interpretada de maneiras muito diferentes. Alguns entendem que isso significa que o corpo está morto em relação ao pecado; isto é, que o pecado não tem mais poder para excitar paixões e desejos maus; outros, que o corpo deve morrer por causa do pecado, mas que a parte espiritual viverá, e até o corpo também viverá na ressurreição. Assim, Calvin, Beza e Agostinho. Doddridge entende assim: Embora o corpo deva morrer por causa do primeiro pecado que entrou no mundo, o espírito é vida e continuará a viver para sempre, por meio da justiça que o segundo Adão introduziu. ” Para cada uma dessas interpretações, há sérias objeções, as quais não é necessário insistir. Entendo a passagem da seguinte maneira: O corpo se refere àquilo que o apóstolo havia dito tanto nos capítulos anteriores – a carne, o homem antes da conversão. Ela está sujeita a paixões e desejos corruptos, e pode-se dizer que ela está morta, pois não possui nenhum dos elementos da vida espiritual. Está sob o reino do pecado e da morte. A palavra µ?? menindeed, ou verdadeiramente, foi omitida em nossa tradução, e a omissão obscureceu o sentido. A expressão é uma admissão do apóstolo, ou uma declaração sumária do que antes havia sido mostrado. “É preciso admitir, de fato, ou é verdade, que a natureza não renovada, o homem antes da conversão, sob a influência da carne, está espiritualmente morto. O pecado está assentado nos apetites carnais; e todo o corpo pode ser admitido como morto ou corrupto. ”

Por causa do pecado – Através do pecado d? ?µa?t?a di ‘ hamartia, por meio de paixões e apetites pecaminosos.

Mas o espírito – Isso se opõe ao corpo; e significa que a alma, a parte imortal, o homem renovado, estava vivo ou estava sob a influência de princípios vivos. Estava imbuído da vida que o evangelho transmite e se tornou ativo no serviço de Deus. A palavra “espírito” aqui não se refere ao Espírito Santo, mas ao espírito do homem, a parte imortal, recuperada, renovada e imbuída de vida sob o evangelho.

Por causa da justiça – Por meio da justiça d?? d??a??s???? dia dikaiosunThisnIsso é comumente interpretado como significando, com referência à justiça, ou que ela possa se tornar justa. Mas entendo a expressão a ser usada no sentido em que a palavra é tão freqüentemente usada nesta Epístola, como denotando o plano de justificação de Deus; veja a nota em Romanos 1:17 . “O espírito do homem foi recuperado e vivificado através de seu plano de justificação. Ele comunica a vida e recupera o homem de sua morte no pecado para a vida. ”

O “corpo” nesta passagem tem sido geralmente entendido no sentido literal, que, sem dúvida, não deve ser rejeitado sem uma razão válida. Não há nada na conexão que exija o sentido figurado. O apóstolo admite que, apesar da habitação do Espírito, o corpo deve morrer. “De fato ( µe? homens) está morto por causa do pecado.” O crente não é libertado da morte temporal. No entanto, há duas coisas que podem muito bem reconciliá-lo com a idéia de deixar de lado por um tempo o tabernáculo de barro. O “corpo mortal”, embora agora morra, não está destinado a permanecer para sempre sob o domínio da morte, mas será ressuscitado incorruptível e glorioso pelo poder do mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos. Enquanto isso, “o espírito, ou alma, é vida, por causa da justiça”. Em conseqüência dessa justiça imaculada, da qual Paulo havia dito tanto na parte anterior desta epístola, as almas dos crentes, mesmo agora, desfrutam da vida espiritual, que será emitida na vida e glória eternas.

Aqueles que entendem s?µa somafigurativamente no versículo 10, insistem, de fato, que a ressurreição no 11º também é figurativa. Mas “os melhores comentadores”, diz Bloomfield, “tanto os antigos quanto os modernos, com razão, preferem a visão literal, especialmente por causa da frase ???ta thneta s?µata somata, que parece limitá-la a esse sentido”).

Comentário de E.W. Bullinger

E = mas.

corpo = corpo de fato (grego. homens) .

morto . Grego. nekros. App-139. Veja Romanos 6:11 .

por causa de. App-104. Romanos 8: 2 .

justiça . App-191.

Comentário de John Calvin

10. Mas se Cristo está em nós , etc. O que ele havia dito antes sobre o Espírito, ele diz agora sobre Cristo, para que o modo de habitar em Cristo possa ser intimado; pois como pelo Espírito ele nos consagra como templos para si mesmo, assim pelo mesmo ele habita em nós. Mas o que mencionamos anteriormente, ele agora explica mais detalhadamente – que os filhos de Deus são contados espirituais, não com base em uma perfeição completa e completa, mas apenas por causa da novidade de vida que é iniciada neles. E ele antecipa aqui uma ocasião de dúvida, que poderia nos perturbar; pois, embora o Espírito possua uma parte de nós, ainda vemos outra parte ainda sob o poder da morte. Ele então dá a resposta – que o poder da vivificação está no Espírito de Cristo, o que será eficaz ao engolir nossa mortalidade. Ele conclui, portanto, que devemos esperar pacientemente até que as relíquias do pecado sejam completamente abolidas.

Os leitores já foram lembrados de que, pela palavra Espírito, eles não devem entender a alma, mas o Espírito de regeneração; e Paulo chama a vida do Espírito, não apenas porque ele vive e reina em nós, mas também porque ele nos acelera por seu poder, até que finalmente destrói a vida mortal, ele nos renova perfeitamente. Assim, por outro lado, a palavra corpo significa aquela massa grosseira que ainda não é purificada pelo Espírito de Deus a partir de resíduos terrestres, que nada mais se agradam do que é grosseiro; pois seria absurdo atribuir ao corpo a culpa do pecado: além de a alma estar tão longe de ser vida, ela não vive por si mesma. O significado de Paulo é, então, que, embora o pecado nos leve à morte, enquanto a corrupção de nossa primeira natureza permanece em nós, ainda que o Espírito de Deus seja o seu conquistador: nem há impedimento, que somos apenas favorecidos com o pecado. primícias, pois mesmo uma centelha do Espírito é a semente da vida. (249)

A outra explicação, adotada por [Agostinho] e também por [Pareus], ??[Vitringa], [Turrettin], [Doddridge], [Scott], [Chalmers], [Haldane] e [Hodge], é a seguinte: – O “corpo” e “corpos” devem ser tomados literalmente, e o espírito, no versículo 10, é o homem renovado, ou a alma renovada, que possui ou possui “vida” pela justiça de Cristo, ou é feito para gozar a vida através da justiça implantada pelo Espírito. O significado então é este: “O corpo está morto pelo pecado, está condenado a morrer por causa do pecado; mas o espírito é vida pela justiça, a alma renovada tem vida pela justiça de Cristo; mas o corpo moribundo, agora tabernaculado pelo Espírito, também será vivificado e tornado imortal pelo poderoso poder do Espírito divino. ” Assim, a salvação será completa quando a “redenção do corpo” vier. Veja Romanos 8:23 .

Enquanto os dois pontos de vista são teologicamente corretos, o último é o que é mais consonante com a fraseologia usual das Escrituras, embora o primeiro pareça o mais adequado ao contexto. O assunto evidentemente é a obra do Espírito na mortificação do pecado e na concessão e manutenção da vida espiritual. A inferência no próximo versículo parece favorável a essa visão. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

E se Cristo está em você, etc. – Este é o critério pelo qual você pode julgar o estado de graça em que você está. Se Cristo habita em seus corações pela fé, o corpo está morto por causa do pecado, d??µa?t?a? , em referência ao pecado; os membros do seu corpo não realizam mais a obra do pecado do que o corpo de um homem morto desempenha as funções da vida natural. Ou o apóstolo pode significar que, embora, por causa do pecado, a vida do homem seja perdida; e a sentença: pó que és, e ao pó voltarás, deve ser cumprida em todo ser humano, até o julgamento do grande dia; todavia, suas almas sendo vivificadas pelo Espírito de Cristo que habita, o que lhes permite viver uma vida de retidão, elas recebem plena garantia de que seus corpos, que agora estão condenados à morte por causa do pecado, serão ressuscitados para uma vida de glória imortal.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8: 10-11 . E se Cristo estiver em você E se Cristo, & c. – com respeito ao pecado -, com respeito à justiça. Nestes versículos, o apóstolo descreve as felizes vantagens daqueles que abraçam a fé do Evangelho e vivem de acordo com ele. A frase d? aµa?t?a? pode ser prestado adequadamente em relação a, ou com referência ao pecado. Isso determina de que tipo de morte ele está falando, a saber, uma morte moral; como se ele tivesse dito: “O corpo, ou seus membros, estão mortificados, como o poder da luxúria é destruído.” Apressará seus corpos mortais, Romanos 8:11 significa: “os elevará para a vida eterna”. Os santos glorificados são os filhos da ressurreição, Lucas 20:36 , que os introduz na vida eterna. Parece-me claro que isso se refere à ressurreição dos santos fiéis de Deus no último dia, por estas razões: Primeiro, porque a ressurreição de Cristo é mencionada duas vezes neste versículo, como uma promessa de que eles foram feitos para viver. Segundo, porque o fato de terem sido feitos para viver é designado a Deus como seu ato, por serem fiéis sob o governo de seu Espírito Santo. Se o Espírito de Deus habitar, ou governar, em você, Deus vivificará seus corpos mortais, por conta ou pela ação do Espírito dele, que habita em você. E, portanto, a aceleração de nossos corpos mortais, ou fazê-los viver, não pode significar (como o Sr. Locke supõe em sua longa nota sobre esse versículo) estar sendo vivificados para novidade de vida ou para uma vida espiritual de justiça; que vida pressupõe e que o apóstolo falou no versículo anterior. O reavivamento ou ressurreição do corpo é freqüentemente colocado em nosso avanço para a vida eterna. Veja Doddridge. O Sr. Locke lia: Acelerará até seus corpos mortais; e embora a interpretação precedente deste versículo seja, em meu julgamento, a verdadeira, ainda assim parece apenas justiça ao leitor, e ao comentarista instruído, subordinar o que ele avançou em defesa de uma exposição diferente: “Para nos liderar” diz ele, “no verdadeiro sentido deste versículo 11, precisamos apenas observar que São Paulo, tendo nos quatro primeiros capítulos desta epístola, demonstrou que nem judeu nem gentio poderiam ser justificados pela lei; e no capítulo 5, como o pecado entrou no mundo por Adão e reinou pela morte, da qual foi a graça, e não a lei que libertou os homens; no sexto capítulo, ele mostra os gentios convertidos, que, embora não estivessem debaixo da lei, mas debaixo da lei graça, mas eles não poderiam ser salvos, a menos que rejeitassem o domínio do pecado e se tornassem servos devotados da justiça, que era o que seu próprio batismo ensinava e exigia deles.E no capítulo 7: ele declara aos judeus o fraqueza da lei, sobre a qual eles tanto apoiavam, e mostra que A lei não poderia livrá-los do domínio do pecado; essa libertação foi somente pela graça de Deus, através de Jesus Cristo: de onde ele extrai a conseqüência que começa neste capítulo 8, e assim continua aqui em dois ramos, relacionados ao seu discurso no capítulo anterior, que o completa em esta. A primeira é mostrar que a lei do espírito da vida, ou seja, a nova aliança no Evangelho, exigia que aqueles que estão em Cristo Jesus vivessem não segundo a carne, mas segundo o Espírito. A outra é mostrar como e por quem – como a lei era fraca e não podia permitir que os subordinados a cumprissem -, eles são capazes de impedir que o pecado reine em seus corpos mortais. E aqui ele mostra que os cristãos são libertados do domínio de suas concupiscências pecaminosas carnais pelo Espírito de Deus que lhes é dado, e habita neles, como um novo princípio e poder de aceleração, pelo qual são colocados no estado de uma vida espiritual, na qual seus membros se tornam capazes de ser os instrumentos da justiça; se quiserem, como homens vivos vivos agora para a justiça, para empregá-los. Se este não for o sentido deste capítulo para Romanos 8:14 . Desejo saber como , em primeiro lugar, entra e que coerência existe no que é dito aqui. Além da conexão disso com o capítulo anterior, contido no ilativo , portanto, a própria antítese das expressões de um e de outro mostra que São Paulo, ao escrever este mesmo versículo, estava de olho no capítulo anterior. Ali estava o pecado que habita em mim, que era o princípio ativo e dominante: aqui é o Espírito de Deus que habita em você, que é o princípio da vida espiritual. Lá estava, quem me livrará deste corpo de morte? Aqui está, Deus pelo seu Espírito vivificará seus corpos mortais; isto é, corpos que, como sede e porto das concupiscências pecaminosas que os possuem, estão indispostos ou mortos para as ações de uma vida espiritual, e têm uma tendência natural à morte. No mesmo sentido, e com o mesmo relato, ele chama os corpos dos gentios de corpos mortais, cap. Romanos 6:12 onde seu assunto é, como aqui, a liberdade do reino do pecado; em que relato eles estão lá, Romanos 8:13 vivos dentre os mortos. Para deixar ainda mais claro que é a libertação do reino de pecado em nossos corpos, de que São Paulo fala aqui, desejo que qualquer um leia o que ele diz, cap. Romanos 6: 1-14 aos gentios sobre o mesmo assunto, e compare-o com os treze primeiros versículos deste capítulo; e depois me diga se eles não têm correspondência mútua e se não dão uma grande luz um ao outro? Se isso for demais, leia pelo menos os dois próximos versículos e veja como eles podem ser, como são, uma inferência deste décimo primeiro verso, se a aceleração de seus corpos mortais nele significar alguma coisa, mas uma aceleração para novidade de vida, ou para uma vida espiritual de justiça. Mais uma coisa que o texto sugere sobre esse assunto, ou seja, se acelerando seus corpos mortais, etc. aqui, para ressuscitá-los após a morte, como isso pode ser mencionado como um favor peculiar para aqueles que têm o Espírito de Deus? Pois Deus também ressuscitará os corpos dos ímpios, e tão certamente quanto os dos crentes. Mas o que é prometido aqui é prometido apenas àqueles que têm o Espírito de Deus: e, portanto, deve ser algo peculiar a eles, viz. para que Deus dê vida a seus corpos mortais pelo seu Espírito, que é o princípio e o penhor da vida imortal, para que possam se render a Deus, como os que estão vivos dentre os mortos, e seus membros servos da justiça para santidade; como ele se expressa, cap. Romanos 6:13 ; Romanos 6:19 . A explicação completa deste versículo pode ser vista, Efésios 1:19 e Romanos 2: 4-6 ; Romanos 2:10 . Compare também Colossenses 2: 12-13 com o mesmo propósito e Romanos 7: 4 .

???p???se? ?a?, vivificará até seus corpos mortais, parece mais agradável ao original, do que também vivificará seus corpos mortais. “

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 5:21 “) .

Comentário de John Wesley

E se Cristo está em você, o corpo está morto por causa do pecado; mas o Espírito é vida por causa da justiça.

Agora, se Cristo está em você – Onde está o Espírito de Cristo, há Cristo.

O corpo realmente está morto – dedicado à morte.

Por causa do pecado – até agora cometido.

Mas o Espírito é vida – Já está realmente vivo.

Por causa da justiça – Agora alcançado. De Romanos 8:13 , São Paulo, tendo terminado o que havia começado, Romanos 6: 1 , descreve puramente o estado dos crentes.

Referências Cruzadas

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 15:5 – “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

Romanos 5:12 – Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

2 Coríntios 4:11 – Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

2 Coríntios 5:6 – Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Coríntios 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Filipenses 1:23 – Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Tessalonicenses 4:16 – Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Hebreus 9:27 – Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

Hebreus 12:23 – à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

2 Pedro 1:13 – Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês,

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apocalipse 14:13 – Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *