Estudo de 1 Tessalonicenses 4:16 – Comentado e Explicado

Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro.
1 Tessalonicenses 4:16

Comentário de Albert Barnes

Pois o próprio Senhor descerá do céu – notas, Atos 1:11 .

Com um grito – A palavra aqui usada ( ???e?sµa keleusma), não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa propriamente um “grito” de excitação ou de ir em frente; um clamor, clamor ou grito, como dos marinheiros no remo, Luc. Catapl. 19; de soldados correndo para a batalha, Thuc. 3:14; de uma multidão de pessoas, Diod. Sic. 3:15; de um caçador para seus cães, Xen. Ven. 6:20. Não significa aqui que o próprio Senhor faça tal grito, mas que ele será atendido; isto é, com uma multidão que elevaria a voz como a de um exército correndo para o conflito.

Com a voz do arcanjo – A palavra arcanjo não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento, exceto em Judas 1: 9 , onde é aplicada a Michael. Significa propriamente um anjo chefe; quem é o primeiro ou quem supera os outros – ????? archonA palavra não é encontrada na Septuaginta, e o único arcanjo, portanto, nomeado nas Escrituras, é Michael; Judas 1: 9 ; compare Apocalipse 12: 7 . Sete anjos, no entanto, são mencionados nas Escrituras como tendo uma eminência acima de outros, e esses são comumente considerados arcanjos. Apocalipse 8: 2 , “e vi os sete anjos que estavam diante de Deus”. Um deles deve ser mencionado no Livro de Tobit, 12:15: “Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos, que apresenta as orações dos santos e que entra e sai antes da glória do Senhor. Santo. Os nomes de apenas três dos sete são mencionados nos escritos judaicos: Michael, o patrono da nação judaica, Daniel 10:13 , Daniel 10:21 ; Daniel 12: 1 .

Gabriel, Daniel 8:16 ; Daniel 9:21 ; compare Lucas 1:19 , Lucas 1:26 . Rafael, Daniel 10:13 ; e como “o grande príncipe”, Daniel 12: 1 ; compare notas sobre Efésios 1:21 e veja um artigo do Prof. Stuart na Bibliotheca Sacra. No. 1, sobre Angelologia. Parece evidente nas Escrituras, que existe um ou mais dentre os anjos a quem o nome arcanjo pertence corretamente. Essa visão está de acordo com a doutrina das Escrituras de que os seres celestes são divididos em fileiras e ordens, pois, se assim for, não é irracional supor que deva haver um ou mais a quem pertence a categoria mais elevada; compare Apocalipse 12: 7 . Se existe mais de um a quem esse nome pertence apropriadamente, agora é impossível determinar e não é material. A palavra aqui (em grego) está sem o artigo, e a frase pode ser traduzida “com a voz de um arcanjo”.

O siríaco a traduz, “com a voz do príncipe dos anjos”. Numa ocasião tão augusta e importante como a da vinda do juiz final de toda a humanidade; a ressurreição dos mortos e as transações solenes perante o tribunal do Filho de Deus decidindo o destino de incontáveis ??milhões para sempre, não será inapropriado que os mais altos dentre as hostes celestes estejam presentes e participem das solenidades do dia. Não é bem certo o que se entende aqui por “a voz do arcanjo” ou com que finalidade essa voz será ouvida. Não pode ser que seja para ressuscitar os mortos – pois isso será pela “voz do Filho de Deus” João 5: 28-29 , e parece mais provável que o significado seja, que isso fará parte de o alto grito ou grito que será feito pelas hostes descendentes do céu; ou talvez seja com o objetivo de convocar o mundo à barra do julgamento; compare Mateus 24:31 .

E com o trunfo de Deus – O trunfo que Deus designa para ser tocado naquela ocasião solene. Isso não significa que será soado pelo próprio Deus; veja as notas em Mateus 24:31 .

E os mortos em Cristo – cristãos.

Surgirá primeiro – Ou seja, antes que os vivos sejam mudados. Uma doutrina semelhante a esta foi mantida pelos judeus. “Resch Lachisch disse: Aqueles que morrerem na terra de Israel ressuscitarão primeiro nos dias do Messias.” Veja Wetstein, in loc. Está implícito em toda essa descrição que o intervalo entre a ressurreição e a mudança que ocorrerá aos vivos será breve, ou que um sucederá rapidamente ao outro comparar notas, 1 Coríntios 15:23 , 1 Coríntios 15: 51-52 .

Comentário de E.W. Bullinger

For = Porque. Grego. hoti.

céu . Singular. Ver Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

shout = palavra de comando. Grego. keleusma. Somente aqui no NT. Na Septuaginta de Provérbios 30:27 , cuja tradução é: O gafanhoto não tem rei; contudo, marcha em ordem com uma palavra de comando.

arcanjo . Somente aqui e em Judas 1: 9 , onde ele é chamado Michael, que conecta esse evento com Daniel 12: 1 .

trunfo . Compare Mateus 24:31 e 1 Coríntios 15:52 .

os mortos . App-139.

Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

16 Para o próprio Senhor . Ele emprega o termo ?e?e?sµat?? , ( grito ) e depois acrescenta, a voz do arcanjo , por meio de exposição, sugerindo qual deve ser a natureza desse grito que desperta – que o arcanjo dispensará o cargo de um arauto para convocar o vivos e mortos para o tribunal de Cristo. Pois, embora isso seja comum a todos os anjos, ainda assim, como é habitual entre as diferentes fileiras, ele nomeia um no primeiro lugar para liderar os outros. Quanto à trombeta , porém, deixo que outras pessoas discutam com maior sutileza, pois não tenho mais nada a dizer além do que notei brevemente na Primeira Epístola aos Coríntios. (583) O apóstolo inquestionavelmente não tinha nada mais em vista aqui do que dar um gostinho da magnificência e aparência venerável do juiz, até que a contemplemos completamente. Com esse gosto, nos torna nesse meio tempo para ficarmos satisfeitos.

Os mortos que estão em Cristo . Ele novamente diz que os mortos que estão em Cristo , ou seja, que estão incluídos no corpo de Cristo, ressuscitarão primeiro , para que possamos saber que a esperança da vida é depositada no céu para eles, tanto quanto para os vivos. Ele não diz nada sobre os réprobos, porque isso não tendia ao consolo dos piedosos, dos quais ele está tratando agora.

Ele diz que aqueles que sobreviverem serão levados junto com eles . Quanto a isso, ele não faz menção à morte: portanto, parece que ele quis dizer que eles seriam isentos da morte. Aqui Agostinho se preocupa muito, tanto no vigésimo livro sobre a Cidade de Deus quanto em sua resposta a Dulcitius, porque Paulo parece se contradizer, na medida em que diz em outro lugar, que a semente não pode brotar novamente a menos que morra . ( 1 Coríntios 15:36 ) A solução, no entanto, é fácil, pois uma mudança repentina será como a morte. A morte comum, é verdade, é a separação da alma do corpo; mas isso não impede que, em um momento, o Senhor destrua essa natureza corruptível, de modo a criá-la novamente por seu poder, pois assim é realizado o que o próprio Paulo ensina que deve ocorrer – que a mortalidade seja engolida pela vida . ( 2 Coríntios 5: 4 ) O que é afirmado em nossa Confissão, (584): “Cristo será o juiz dos mortos e dos vivos” (585) Agostinho reconhece que é verdade sem figura. (586) Ele está apenas perdido com isso – como aqueles que não morreram ressuscitarão. Mas, como eu disse, esse é um tipo de morte, quando essa carne é reduzida a nada, pois agora é passível de corrupção. A única diferença é esta – que aqueles que dormem (587) adiam a substância do corpo por algum tempo, mas aqueles que serão repentinamente alterados não adiam nada além da qualidade

Comentário de Adam Clarke

O próprio Senhor – Ou seja: Jesus Cristo descerá do céu; descerá da mesma maneira como ele foi visto por seus discípulos para subir, isto é, em sua forma humana, mas agora infinitamente mais glorioso; pois milhares de milhares lhe ministrarão, e dez mil vezes dez mil estarão diante dele; porque o Filho do homem virá ao trono da sua glória; mas quem poderá permanecer no dia da sua vinda ou permanecer quando ele aparecer?

Com um grito – Ou ordem, e? ?e?e?sµat? · e provavelmente nestas palavras: Levantem-se, mortos e venham a julgamento; qual ordem será repetida pelo arcanjo, que a acompanhará com o som da trombeta de Deus, cujas grandes e terríveis rajadas, como as do monte Sinai, que soam cada vez mais alto, abalarão os céus e a terra!

Observe a ordem deste dia terrivelmente glorioso:

  1. Jesus, com toda a dignidade e esplendor de sua eterna majestade, descerá do céu à região intermediária, como o apóstolo chama de ar, em algum lugar na atmosfera da terra.
  • Então o ?e?e?sµa , grito ou ordem, será dado para que os mortos ressuscitem.
  • Em seguida, o arcanjo, como o arauto de Cristo, repetirá a ordem: Levanta-te, morto e chega a julgamento!
  • Quando todos os mortos em Cristo ressuscitarem, a trombeta soará, como um sinal para que todos se reunam no trono de Cristo. Foi pelo som da trombeta que as assembléias solenes, sob a lei, foram convocadas; e a tais convocações parece haver aqui uma alusão.
  • Quando os mortos em Cristo são ressuscitados, seus corpos vis se tornam semelhantes ao seu corpo glorioso, então,
  • Aqueles que estão vivos serão mudados e tornados imortais.
  • Estes serão apanhados com eles para encontrar o Senhor nos ares.
  • Podemos supor que o julgamento será agora estabelecido, e os livros abertos, e os mortos julgados pelas coisas escritas nesses livros.
  • 9. Sendo assim determinados os estados eternos de velozes e mortos, todos os que se descobrirem que fizeram um pacto com ele em sacrifício, e que lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro, serão tomados para a sua glória eterna, e esteja para sempre com o Senhor. Que glória inexprimivelmente fantástica será então exibida! Eu deixo de mencionar aqui as descrições que os homens de uma virada poética fizeram dessa cena terrível, porque não posso confiar na sua correção; e é um assunto sobre o qual devemos falar e contemplar o mais próximo possível das palavras das Escrituras.

    Comentário de Thomas Coke

    1 Tessalonicenses 4:16 . Com a trombeta de Deus: Era costume entre os antigos convocar assembléias ao som de uma trombeta: a qual, provavelmente, o apóstolo alude aqui. Geralmente se deduz da próxima cláusula que homens bons se levantarão diante dos ímpios, e 1 Coríntios 15:23 parece favorecer isso. O Dr. Heylin apresenta o verso: Pois assim que a ordem for dada, pela voz do arcanjo e pela trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu; e os mortos, etc.

    Comentário de John Wesley

    Pois o próprio Senhor descerá do céu com um brado, com a voz do arcanjo e com a trombeta de Deus; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro:

    Com um grito – propriamente, uma proclamação feita a uma grande multidão. Acima disso, a voz do arcanjo; acima de ambos, a trombeta de Deus; a voz de Deus, um tanto análoga ao som de uma trombeta.

    Referências Cruzadas

    Exodo 19:16 – Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo.

    Exodo 20:18 – Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância

    Números 23:21 – Nenhuma desgraça se vê em Jacó, nenhum sofrimento em Israel. O Senhor, o seu Deus, está com eles; o brado de aclamação do Rei está no meio deles.

    Salmos 47:1 – Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria.

    Salmos 47:5 – Deus subiu em meio a gritos de alegria; o Senhor, em meio ao som de trombetas.

    Isaías 25:8 – destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse!

    Isaías 27:13 – E naquele dia soará uma grande trombeta. Os que estavam perecendo na Assíria e os que estavam exilados no Egito virão e adorarão o Senhor no monte santo, em Jerusalém.

    Zacarias 4:7 – “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe! ’ “

    Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

    Zacarias 9:14 – Então o Senhor aparecerá sobre eles; sua flecha brilhará como o relâmpago. O Soberano Senhor tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul;

    Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

    Mateus 24:30 – “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.

    Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

    Mateus 26:64 – “Tu mesmo o disseste”, respondeu Jesus. “Mas eu digo a todos vós: chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu”.

    Atos dos Apóstolos 1:11 – que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”.

    1 Coríntios 15:23 – Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.

    1 Coríntios 15:51 – Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

    1 Coríntios 15:52 – num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.

    2 Tessalonicenses 1:7 – e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

    2 Pedro 3:10 – O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

    Judas 1:9 – Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda! “

    Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

    Apocalipse 1:10 – No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,

    Apocalipse 8:13 – Enquanto eu olhava, ouvi uma águia que voava pelo meio do céu e dizia em alta voz: “Ai, ai, ai dos que habitam na terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a ser dado pelos três outros anjos! “

    Apocalipse 20:5 – ( O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. ) Esta é a primeira ressurreição.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *