Estudo de Salmos 47:5 – Comentado e Explicado

Subiu Deus por entre aclamações, o Senhor, ao som das trombetas.
Salmos 47:5

Comentário de Albert Barnes

Deus subiu com um grito – isto é, ele subiu ao céu, seu lar e trono, depois de ter garantido a vitória. Ele é representado como tendo descido para ajudar seu povo na guerra pela derrubada de seus inimigos e (tendo conseguido isso) como retornando ao céu, acompanhado por seus anfitriões, e em meio aos gritos de triunfo. Tudo isso, é claro, é poético e não deve ser considerado literal em nenhum sentido. Compare as notas no Salmo 7: 7 .

O Senhor com o som de uma trombeta – o Senhor, acompanhado com as notas da vitória. Tudo isso é designado para denotar triunfo e mostrar que a vitória deveria ser atribuída unicamente a Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 47: 5 . Deus subiu com um grito Ou seja, principalmente, a arca, que é o precioso sinal da presença de Deus, é levada com alegria para o lugar santo; e, secundariamente, é um cântico de louvor pela exaltação do rei da glória no céu.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 47: 5 . Deus subiu com um grito – Isto significa literalmente a arca, onde Deus estava presente, que foi ou foi levado até a colina de Sião, onde o tabernáculo foi erguido para ela, e depois para a colina de Moriá no templo, cujas solenidades foram acompanhadas com gritos e aclamações do povo, e com o som de trombetas; mas misticamente, deve ser entendido da ascensão de Cristo ao céu, como pode ser obtido comparando-o com Efésios 4: 8 , onde palavras semelhantes, proferidas sobre a arca na mesma ocasião, Salmos 68:18 , são diretamente aplicadas a Ascensão de Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

subiu = exaltado, como nos Salmos 47: 9 (mesma palavra).

Comentário de Adam Clarke

Deus subiu com um grito – Primeiramente, isso pode se referir ao regozijo e ao som de trombetas, quando a arca foi levantada para ser carregada nos ombros dos levitas. Mas geralmente é entendida como uma declaração profética da ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo; e o grito pode se referir à exultação dos evangelistas e apóstolos na pregação de Cristo crucificado, sepultado, ressuscitado dentre os mortos e ascendido ao céu, para sempre aparecer na presença de Deus por nós. Este foi o triunfo dos apóstolos; e a conversão de multidões de almas por essa pregação foi o triunfo da cruz de Cristo.

Comentário de John Calvin

5. Deus subiu em triunfo Há aqui uma alusão à cerimônia antiga que foi observada sob a Lei. Como o som das trombetas costumava ser usado na solenização das assembléias sagradas, o profeta diz que Deus sobe, quando as trombetas encorajam e incitam o povo a engrandecer e exaltar seu poder. Quando essa cerimônia era realizada nos tempos antigos, era como se um rei, entrando entre seus súditos, se apresentasse a eles em trajes magníficos e grande esplendor, pelos quais ele ganhava admiração e reverência. Ao mesmo tempo, o escritor sagrado, sob aquela cerimônia sombria, sem dúvida pretendia nos levar a considerar outro tipo de subida mais triunfante – a de Cristo quando “subiu muito acima de todos os céus” ( Efésios 4:10 ) e obteve o império do mundo inteiro, e armado com seu poder celestial, subjugou todo orgulho e grandiosidade. Você deve se lembrar do que eu já havia anunciado antes, que o nome Jeová é aqui aplicado à arca; pois, embora a essência ou majestade de Deus não estivesse encerrada nela, nem seu poder e operação fixados nela, ainda não era um símbolo vã e ocioso de sua presença. Deus prometeu que habitaria no meio do povo, desde que os judeus o adorassem de acordo com a regra que ele havia prescrito na Lei; e ele realmente mostrou que estava realmente presente com eles, e que não foi em vão que ele foi chamado entre eles. O que é afirmado aqui, no entanto, se aplica mais adequadamente à manifestação da glória que por fim brilhou na pessoa de Cristo. Em resumo, a importância da linguagem do salmista é: quando as trombetas soaram entre os judeus, de acordo com a designação da lei, esse não era um mero som vazio que desapareceu no ar; pois Deus, que pretendia que a arca da aliança fosse uma promessa e sinal de sua presença, presidia verdadeiramente naquela assembléia. A partir disso, o profeta argumenta para impor aos fiéis o dever de cantar louvores a Deus. Ele argumenta que, ao praticar esse exercício, eles não agirão cegamente ou aleatoriamente, como os supersticiosos, que, sem ter certeza de suas falsas falsidades. sistemas de religião, lamento e uivo em vão diante de seus ídolos. Ele mostra que os fiéis acabaram de celebrar com a boca e com um coração alegre os louvores a Deus; (186) uma vez que eles certamente sabem que ele está tão presente com eles, como se visivelmente estabelecesse seu trono real entre eles.

Comentário de John Wesley

Deus subiu com um brado, o Senhor com o som da trombeta.

Deus – Isto significa literalmente a arca: mas misticamente da ascensão de Cristo ao céu, como pode ser obtido comparando-o com Efésios 4: 8 , onde as mesmas palavras proferidas sobre a arca na mesma ocasião, Salmo 68:18 , são diretamente aplicado à ascensão de Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *