Estudo de Êxodo 19:16 – Comentado e Explicado

Na manhã do terceiro dia, houve um estrondo de trovões e de relâmpagos; uma espessa nuvem cobria a montanha e o som da trombeta soou com força. Toda a multidão que estava no acampamento tremia.
Êxodo 19:16

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 19:16 . Havia trovões e relâmpagos Os agentes mais formidáveis ??da natureza, ar, fogo e luz, em seus mais terríveis esforços, assistiram à Divindade nesta ocasião solene: um séquito de anjos gloriosos, brilhantes como a chama viva, cercou-o, Deuteronômio 32: 2 . Toda a natureza expressou a mais extraordinária comoção em sua presença; e um som, como o de uma trombeta, foi enviado por seus ministros angélicos, como a convocação a aparecer diante dele. Nenhuma circunstância pode ser mais verdadeiramente terrível do que as mencionadas pelo historiador sagrado; como talvez nunca houvesse na terra uma exibição tão solene e majestosa da glória divina. Ver Salmos 68: 8 . Juízes 5: 4-5 e Deuteronômio 4:11 .

Comentário de Adam Clarke

Trovões e relâmpagos, e uma nuvem espessa – e a voz da trombeta – Os trovões, relâmpagos etc. anunciaram a vinda, como proclamavam a majestade de Deus. Dos trovões e relâmpagos, e da nuvem profunda, escura, sombria e elétrica, da qual procederam os trovões e relâmpagos, podemos formar uma apreensão tolerável; mas da trombeta alta e sonora, mal podemos formar uma conjectura. Tais eram as aparências e o barulho que todas as pessoas no acampamento tremiam, e o próprio Moisés foi obrigado a dizer: “Eu tenho muito medo e tremo”, Hebreus 12:21 . Provavelmente o som da trombeta era algo semelhante ao que deve ser tocado pelo anjo quando ele jurar, por Aquele que vive para sempre: Não haverá mais tempo!

Comentário de John Calvin

16. E aconteceu no terceiro dia. Devemos ter em mente o que eu já anunciei, que esse terrível espetáculo era em parte para colocar a presença de Deus diante de seus olhos, para que Sua majestade instasse os observadores a obedecer, e justificasse Sua doutrina do desprezo, e em parte para expressar a natureza da lei, que por si só produz apenas mero terror. O ar foi perturbado por trovões e raios, e o som da trombeta; o monte estava envolto em fumaça e trevas, para que o povo se humilhasse humildemente diante de Deus e abraçasse solenemente a aliança que lhes era proposta; uma vez que a religião nunca penetra na mente, para que ela receba seriamente a palavra de Deus até que seus vícios sejam limpos e corrigidos, e seja realmente subjugada. E esse medo é comum também ao Evangelho; pois, como na promulgação da Lei, Deus abalou a terra; assim, quando Ele fala pelo Profeta da vinda de Cristo e da restauração de Sua Igreja, Ele diz: “Ainda uma vez, daqui a pouco, e eu tremerei. os céus e a terra ”etc. ( Ageu 2: 6 ). Assim também Davi, quando apontou para Deus como o vingador de Sua Igreja, o descreve sob esta imagem; pois sem dúvida quando, nos Salmos 18: 7 , ele diz: “Então a terra tremeu e tremeu, os fundamentos também dos montes se moveram e foram abalados; – subiu fumaça pelas narinas e fogo pela boca. devorado; também inclinou os céus e desceu; e a escuridão estava debaixo de seus pés ”, ele alude à história que Moisés aqui relata. Habacuque 3: 3 ainda mais claramente o faz: “Deus veio de Temã e o Santo do monte Parã”. Enquanto isso, o outro ponto permanece, que os horríveis prodígios, nos quais o povo precisa tremer, foram adicionados como selos à promulgação da Lei, porque a Lei foi dada para citar consciências adormecidas ao tribunal, que, por medo de morte eterna, eles podem fugir para se refugiar na misericórdia de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 19:16 . Agora finalmente chegou aquele dia memorável, no qual Israel ouviu a voz do Senhor Deus falando com eles do meio do fogo e viveu, Deuteronômio 4:33 . Nunca houve tal sermão pregado antes ou depois, como este, que foi aqui pregado à igreja no deserto. Pois o pregador era o próprio Deus, Êxodo 19:18 . O Senhor desceu em fogo; e Êxodo 19:20 , o Senhor desceu ao monte Sinai.

A Shechiná, ou glória do Senhor, apareceu aos olhos de todo o povo; ele brilhou do monte Parã com dez milhares de seus santos, com uma multidão de santos anjos. Por isso, diz-se que a lei é dada pela disposição dos anjos, Atos 7:53 . Ele falou do monte Sinai, pendurado por uma nuvem espessa ( Êxodo 19:16 ) coberto de fumaça ( Êxodo 19:18 ) e fez tremer muito. Agora era que a terra tremia na presença do Senhor, e as montanhas saltavam como carneiros ( Salmos 114: 4-7 ) que o próprio Sinai, embora áspero e rochoso, derreteu diante do Senhor Deus de Israel, 5: 5) A congregação foi convocada pelo som de uma trombeta muito alta ( Êxodo 19:16 ) e aumentando cada vez mais alto Êxodo 19:19 . Isso foi feito pelo ministério dos anjos e fez todo o povo tremer. As introduções ao serviço foram trovões e relâmpagos, Êxodo 19:16 . Estes têm causas naturais; mas as Escrituras nos instruem de uma maneira particular a observar o poder de Deus e seu terror neles. O trovão é a voz de Deus, e relâmpagos o fogo de Deus, apropriados para envolver os sentidos de aprendizado de ver e ouvir.

Referências Cruzadas

Exodo 9:23 – Quando Moisés estendeu a vara para o céu, o Senhor fez vir trovões e granizo, e raios caíam sobre a terra. Assim o Senhor fez chover granizo sobre a terra do Egito.

Exodo 9:28 – Orem ao Senhor! Os trovões de Deus e o granizo já são demais. Eu os deixarei ir; não precisam mais ficar aqui”.

Exodo 19:9 – Disse o Senhor a Moisés: “Virei a você numa densa nuvem, a fim de que o povo, ouvindo-me falar-lhe, passe a confiar sempre em você”. Então Moisés relatou ao Senhor o que o povo lhe dissera.

Exodo 20:18 – Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância

Exodo 40:34 – Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.

1 Samuel 12:17 – Agora não é a época da colheita do trigo? Pedirei ao Senhor que envie trovões e chuva para que vocês reconheçam que fizeram o que o Senhor reprova totalmente, quando pediram um rei”.

2 Crônicas 5:14 – de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o templo de Deus.

Jó 37:1 – “Diante disso o meu coração bate aceleradamente e salta do seu lugar.

Jó 38:25 – Quem é que abre um canal para a chuva torrencial, e um caminho para a tempestade trovejante,

Salmos 18:11 – Fez das trevas o seu esconderijo, das escuras nuvens, cheias de água, o abrigo que o envolvia.

Salmos 29:3 – A voz do Senhor ressoa sobre as águas; o Deus da glória troveja, o Senhor troveja sobre as muitas águas.

Salmos 50:3 – Nosso Deus vem! Certamente não ficará calado! À sua frente vai um fogo devorador, e, ao seu redor, uma violenta tempestade.

Salmos 77:18 – No redemoinho, estrondou o teu trovão, os teus relâmpagos iluminaram o mundo; a terra tremeu e sacudiu-se.

Salmos 97:4 – Seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra os vê e estremece.

Jeremias 5:22 – Acaso vocês não me temem? “, pergunta o Senhor. “Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer, podem bramir, mas não podem ultrapassá-lo.

Hebreus 12:18 – Vocês não chegaram ao monte que se podia tocar, e que estava chamas, nem às trevas, à escuridão e à tempestade,

Hebreus 12:21 – O espetáculo era tão terrível que até Moisés disse: “Estou apavorado e trêmulo! “

Apocalipse 1:10 – No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,

Apocalipse 4:1 – Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas”.

Apocalipse 4:5 – Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus.

Apocalipse 8:5 – Então o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto.

Apocalipse 11:19 – Então foi aberto o santuário de Deus no céu, e ali foi vista a arca da sua aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *