Estudo de Êxodo 19:9 – Comentado e Explicado

Então o Senhor lhe disse: "Eis que me vou aproximar de ti na obscuridade de uma nuvem, a fim de que o povo ouça quando eu te falar, e para que também confie em ti para sempre." E Moisés referiu as palavras do povo ao Senhor,
Êxodo 19:9

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 19: 9 . Eu venho a ti em uma nuvem espessa Esta nuvem espessa, como aparece em Êxodo 19:16 , etc. implica todas aquelas horríveis manifestações que acompanharam a presença divina; e, nessa visão, a razão aqui subordinada para a vinda de Deus nessa densa nuvem, é manifesta: que o povo, ouvindo o Todo-Poderoso conversar com Moisés no meio desses terrores alarmantes, possa estar totalmente convencido da Presença Divina e de ter relações sexuais com ele. Moisés; e, conseqüentemente, crê e recebe como sagrado o que ele lhes entregou de DEUS.

Comentário de Adam Clarke

Uma nuvem espessa – isso é interpretado por Êxodo 19:18 ; : E o monte Sinai estava totalmente em fumaça – e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha; sua aparência habitual estava no pilar nublado, que podemos supor que era geralmente claro e luminoso. Para que as pessoas possam ouvir – Veja a nota de Clarke em Êxodo 15: 9 . Os judeus consideram isso a evidência mais completa que seus pais tinham da missão divina de Moisés; eles mesmos tiveram permissão para ver essa visão terrivelmente gloriosa e ouvir o próprio Deus falar das trevas; porque antes disso, como observa o rabino Maymon, eles poderiam ter pensado que Moisés operou seus milagres por feitiçaria ou encantamento; mas agora, ouvindo a voz do próprio Deus, eles não podiam mais descrer nem mesmo duvidar.

Comentário de John Calvin

9. E o Senhor disse a Moisés. Deus aqui proclama que, por um símbolo manifesto de Sua glória, Ele tornará evidente que a Lei não procedeu de Moisés, mas que ele simplesmente entregou fielmente o que recebeu do céu; pois Deus estava tão coberto com a nuvem, como com um véu que Ele ainda exaltou a mente deles como um certo sinal de Sua presença. Sobre isso foi fundada a autoridade de Moisés, que os israelitas sabiam que Deus era o autor da doutrina, da qual ele era o ministro. E isso vale especialmente a pena observar, porque daí concluímos que não há outro modo de provar uma doutrina, exceto pela garantia de que ela não vem de outro lugar, mas somente de Deus; e assim todo mortal é levado ao seu nível, para que ninguém, por mais excelente que seja em sabedoria, ouse avançar em sua própria imaginação. Porque, se o mais poderoso dos profetas, Moisés, obteve crédito na Igreja por nenhum outro motivo, a não ser porque ele levou os mandamentos de Deus, e apenas ensinou o que ouvira, quão tolo e imprudente será nos professores, que afundam bem abaixo ele, se esforçar para atingir um ponto mais alto! Em suma, esta passagem mostra que devemos crer somente em Deus, mas que ao mesmo tempo devemos ouvir os profetas, que falaram da Sua boca. Além disso, parece que Deus não desejou obter crédito por Seu servo Moisés durante um curto período de tempo, mas essa posteridade deve prestar-lhe a mesma reverência mesmo após sua morte. A chamada de alguns é temporária; e pode acontecer que Deus retire o espírito de profecia daqueles a quem Ele o deu; mas ele apareceu a Moisés para ratificar e, por assim dizer, consagrar a verdade de sua doutrina em todas as épocas. Daí resulta que o brilho da glória de Deus, que foi mostrado ao seu povo antigo na densa nuvem, ainda não está extinto, mas que deve iluminar a mente de todos os piedosos, reverentemente, se submeter a Moisés. O que se segue no final do verso é uma repetição do último; pois não houve resposta intermediária do povo que Moisés pudesse relatar. O significado é que, embora os israelitas tivessem voluntariamente prometido cumprir o caminho do dever, ainda assim essa confirmação foi acrescentada, como um estímulo para aqueles que estão correndo, para que possam proceder de maneira mais ágil.

Referências Cruzadas

Exodo 14:31 – Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo.

Exodo 19:16 – Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo.

Exodo 20:21 – Mas o povo permaneceu à distância, ao passo que Moisés aproximou-se da nuvem escura em que Deus se encontrava.

Exodo 24:15 – Quando Moisés subiu, a nuvem cobriu o monte,

Deuteronômio 4:11 – Vocês se aproximaram e ficaram ao pé do monte. O monte ardia em chamas que subiam até o céu, e estava envolvido por uma nuvem escura e densa.

Deuteronômio 4:12 – Então o Senhor falou a vocês do meio do fogo. Vocês ouviram as palavras, mas não viram forma alguma; apenas se ouvia a voz.

Deuteronômio 4:36 – Do céu ele fez com que vocês ouvissem a sua voz, para discipliná-los. Na terra, mostrou-lhes o seu grande fogo, e vocês ouviram as suas palavras vindas do meio do fogo.

1 Reis 8:12 – E Salomão exclamou: “O Senhor disse que habitaria numa nuvem escura!

2 Crônicas 6:1 – E Salomão exclamou: “O Senhor disse que habitaria numa nuvem escura!

2 Crônicas 20:20 – De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

Salmos 18:11 – Fez das trevas o seu esconderijo, das escuras nuvens, cheias de água, o abrigo que o envolvia.

Salmos 97:2 – Nuvens escuras e espessas o cercam; retidão e justiça são a base do seu trono.

Isaías 7:9 – A cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o filho de Remalias. Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão! ’ “

Isaías 19:1 – Advertência contra o Egito: Vejam! O Senhor cavalga numa nuvem veloz que vai para o Egito. Os ídolos do Egito tremem diante dele, e os corações dos egípcios se derretem no íntimo.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Marcos 9:7 – A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: “Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! “

Lucas 9:34 – Enquanto ele estava falando, uma nuvem apareceu e os envolveu, e eles ficaram com medo ao entrarem na nuvem.

Lucas 10:16 – “Aquele que lhes dá ouvidos, está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou”.

João 12:29 – A multidão que ali estava e a ouviu, disse que tinha trovejado; outros disseram que um anjo lhe tinha falado.

Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *