Estudo de Lucas 10:16 – Comentado e Explicado

Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Lucas 10:16

Comentário de Albert Barnes

Veja as notas em Mateus 10:40 .

Comentário de Joseph Benson

10:16 . Aquele que ouve você – Aqui, nosso Senhor declara a regra geral que ele observaria, com relação àqueles a quem ele enviou ou deveria enviar seus ministros; que ele se consideraria tratado como eles tratavam seus servos. De fato, o que é feito ao embaixador é geralmente considerado como feito ao príncipe que o envia. 1 ° Aquele que ouve você, e considera o que você diz, ouve-me, e nele me honra; mas, 2d, Aquele que te despreza, com efeito, me despreza e será considerado como tendo afrontado. eu: antes, ele despreza o que me enviou. Observem, leitor, aqueles que desprezam a religião cristã, de fato, menosprezam a religião natural, da qual ela é perfeita. E aqueles que desprezam os fiéis ministros de Cristo, aqueles que, embora não os odeiem e os perseguam, ainda que pensem mal deles, olhem para eles com desprezo e negligenciem participar de seu ministério, serão considerados como desprezadores de Deus e de Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

despreza = rejeita . Veja Lucas 7:30 e compare Gálatas 1: 2 , Gálatas 1:21 ; Gálatas 3:15 .

enviado . App-174.

Comentário de John Calvin

10:16 . Quem te ouve, ouve-me. É um erro supor que esta passagem é uma repetição do que anteriormente encontramos no evangelho de Mateus 10:40. Aquele que recebe você me recebe (47) Então, Cristo estava falando de pessoas, mas agora, de doutrina. O primeiro recebia uma referência a ofícios de bondade; mas agora ele recomenda a fé, que recebe Deus em sua Palavra. O significado geral é que a piedade dos homens é determinada pela obediência da fé; (48) e que aqueles que rejeitam o Evangelho, embora possam se gabar de serem os mais eminentes adoradores de Deus, dão evidências de que o desprezam perversamente.

Agora devemos prestar atenção ao desígnio de Cristo. Como uma parcela considerável do mundo tolamente calcula o Evangelho de acordo com a classificação dos homens, e o despreza por ser professado por pessoas em condições más e desprezíveis, nosso Senhor aqui contradiz um julgamento tão perverso. Mais uma vez, quase todos têm tanto orgulho que não se submetem voluntariamente a seus iguais, ou àqueles a quem consideram inferiores a eles. Deus determinou, por outro lado, governar sua Igreja pelo ministério dos homens e, de fato, freqüentemente seleciona os ministros da Palavra dentre os mais baixos resíduos do povo. Era, portanto, necessário apoiar a majestade do Evangelho, para que ele não parecesse degradado procedendo dos lábios dos homens.

Esta é uma admiração notável (49) do ministério externo, quando Cristo declara, que qualquer honra e respeito sejam prestados à pregação dos homens, desde que a pregação seja fiel, Deus reconhece que é feito a Si mesmo. Em dois pontos de vista, essa recomendação é útil. Nada deve nos encorajar mais fortemente a abraçar a doutrina do Evangelho, do que aprender que esta é a mais alta adoração a Deus e um sacrifício do mais doce odor, ouvi-lo falar pelos lábios humanos e sujeitar-nos a sua palavra, que nos é trazida pelos homens, da mesma maneira como se ele estivesse descendo do céu ou divulgando sua vontade para nós pelos anjos. Novamente, nossa confiança é estabelecida, e toda dúvida é removida, quando aprendemos, que o testemunho de nossa salvação, quando entregue a nós por homens a quem Deus enviou, não é menos digno de crédito, do que se Sua voz ressoasse do céu. Para nos impedir, por outro lado, de desprezar o Evangelho, ele acrescenta uma ameaça severa:

Quem despreza você me despreza; e quem me despreza, despreza aquele que me enviou. Aqueles que desprezam ouvir os ministros, por mais mesquinhos e desprezíveis que sejam, oferecem um insulto, não apenas aos homens, mas ao próprio Cristo e a Deus Pai. Enquanto um magnífico elogio é aqui pronunciado no ranking dos pastores, que honesta e fielmente cumprem seus cargos, é absurdo no Papa e em seu clero considerar isso como uma pretensão de ocultar sua tirania. Certamente, Cristo não fala dessa maneira, para entregar nas mãos dos homens o poder que o Pai lhe deu, mas apenas para proteger seu Evangelho contra o desprezo. Daí resulta que ele não transfere para as pessoas dos homens a honra que é devida a si mesmo, mas apenas sustenta que não pode ser separada de sua Palavra. Se o papa deseja ser recebido, apresente a doutrina pela qual ele pode ser reconhecido como ministro de Cristo; mas enquanto ele continuar sendo o que é agora, um inimigo mortal de Cristo e destituído de toda semelhança com os apóstolos, deixe-o de se encher de penas emprestadas.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que te despreza, me despreza – “ O santo e abençoado Deus disse: ‘Honre meus estatutos, pois são meus embaixadores; e o embaixador de um homem é como ele mesmo. Se você honra meus preceitos, é o mesmo que se você fizesse. honra-me; e se os desprezares, me desprezas. ” R. Tancum. “Aquele que murmura contra seu professor é o mesmo como se tivesse murmurado contra a Divina Shekinah.” Sinédrio, fol. 110

Comentário de John Wesley

Quem te ouve, ouve-me; e quem te despreza, me despreza; e quem me despreza, despreza aquele que me enviou.

Mateus 10:40 ; João 13:20 .

Referências Cruzadas

Exodo 16:7 – e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós? “

Números 14:2 – Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!

Números 14:11 – E o Senhor disse a Moisés: “Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?

Números 16:11 – É contra o Senhor que você e todos os seus seguidores se ajuntaram! Quem é Arão, para que se queixem contra ele? “

Malaquias 1:6 – “O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? “, pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! ” “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome? ’

Mateus 10:40 – “Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

Mateus 18:5 – “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.

Marcos 9:37 – “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou”.

Lucas 9:48 – Então lhes disse: “Quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior”.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

João 12:44 – Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.

João 12:48 – Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.

João 13:20 – Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Atos dos Apóstolos 5:4 – Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”.

1 Tessalonicenses 4:8 – Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *