Estudo de Números 14:11 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Moisés: "Até quando me desprezará esse povo? Até quando não acreditará em mim, apesar de todos os prodígios que fiz no meio dele?
Números 14:11

Comentário de John Calvin

11. E o Senhor disse a Moisés. Deus reclama com respeito a sua obstinação indomável, porque agora eles hesitaram não petulantemente em desprezá-lo e rejeitá-Lo com os insultos mais atrozes, e apesar de todas as manifestações mais claras de Seu poder. Pois não sei se o sentido que alguns dão é adequado, quando traduzem o verbo ??? , naatz, “provocar”. (57) Jerônimo se aproxima do sentido genuíno: Quanto tempo eles me prejudicarão? Mas vamos nos contentar com a genuína intenção de Deus, que Ele confirma pela antítese que se segue , onde Ele reclama que é depreciado, porque eles não levam em consideração os muitos milagres pelos quais Ele testemunhou abundantemente Seu poder e bondade; e assim Ele prova o desprezo deles, porque eles deliberadamente recusam crédito a muitos sinais dos quais a acumulação pelo menos deveria ter subjugado ou corrigido sua teimosia.

A denúncia de sua punição final segue, juntamente com uma declaração da atrocidade de seu crime; para a partícula “Quanto tempo” indica sua longa continuidade, bem como a paciência duradoura de Deus. De fato, ele havia punido os outros severamente, mas apenas por exemplo, a fim de que o nome de sua raça permanecesse não destruído, enquanto ele agora declara que Ele lidará com eles como. com pessoas em situação desesperadora, que deixam de não zombar de Sua paciência. Por isso, somos ensinados que, embora Deus seja plausível em Sua natureza, ainda assim a esperança de perdão é merecidamente afastada dos incrédulos, que são tão obstinados que esse laço não lhes produz efeito por Sua mão, ou por Seu semblante, ou por Seu palavra. ele então adverte brevemente para o uso dos sinais, a saber, que seu objetivo era que o conhecimento ou a experiência deles despertasse esperanças de sucesso.

Se a aparente contradição ofende alguém, que Deus deve declarar que o povo é expulso, quando já foi decretado que o laço os perdoaria, uma resposta pode ser buscada em outro lugar em três palavras; pois Deus aqui não fala de Seu conselho secreto e incompreensível, mas apenas das circunstâncias reais, mostrando o que o povo merecia, e quão horrível era a vingança que iminia, (58) em relação à sua revolta perversa e detestável, uma vez que não era Seu desígnio impedir Moisés de recitar fervorosamente a oração, mas pôr à prova a sinceridade de sua piedade e o fervor de seu zelo. E, de fato, ele não viola a proibição, exceto na exibição anterior de alguma centelha de fé. Ver Êxodo 32: 0

Referências Cruzadas

Exodo 10:3 – Dirigiram-se, pois, Moisés e Arão ao faraó e lhe disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a humilhar-se perante mim? Deixe ir o meu povo, para que me preste culto.

Exodo 16:28 – Então o Senhor disse a Moisés: “Até quando vocês se recusarão a obedecer aos meus mandamentos e às minhas instruções?

Números 14:23 – nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá.

Números 14:27 – “Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores.

Deuteronômio 1:32 – Apesar disso, vocês não confiaram no Senhor, o seu Deus,

Deuteronômio 9:7 – Lembrem-se disto e jamais esqueçam como vocês provocaram a ira do Senhor, o seu Deus, no deserto. Desde o dia em que saíram do Egito até chegarem aqui, vocês têm sido rebeldes contra o Senhor.

Deuteronômio 9:22 – Além disso, vocês tornaram a provocar o Senhor à ira em Taberá, em Massá e em Quibrote-Hataavá.

Salmos 78:22 – pois eles não creram em Deus nem confiaram no seu poder salvador.

Salmos 78:32 – A despeito disso tudo, continuaram pecando; não creram nos seus prodígios.

Salmos 78:41 – Repetidas vezes puseram Deus à prova; irritaram o Santo de Israel.

Salmos 95:8 – não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto,

Salmos 106:24 – Também rejeitaram a terra desejável; não creram na promessa dele.

Provérbios 1:22 – “Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?

Jeremias 4:14 – Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração para que você seja salva. Até quando você vai acolher projetos malignos no íntimo?

Oséias 8:5 – Lance fora o seu ídolo em forma de bezerro, ó Samaria! A minha ira se acende contra eles. Até quando serão incapazes de pureza?

Zacarias 8:14 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Assim como eu havia decidido castigar vocês sem compaixão quando os seus antepassados me enfureceram”, diz o Senhor dos Exércitos,

Mateus 17:17 – Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.

Marcos 9:19 – Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

João 12:37 – Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.

João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

Hebreus 3:8 – não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto,

Hebreus 3:16 – Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito?

Hebreus 3:18 – E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *