Estudo de Mateus 17:17 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: Raça incrédula e perversa, até quando estarei convosco? Até quando hei de aturar-vos? Trazei-mo.
Mateus 17:17

Comentário de Albert Barnes

Então Jesus respondeu e disse: Ó geração sem fé e perversa! Perverso significa aquilo que é torcido ou girado na direção correta; e é freqüentemente usado para os olhos, quando um ou ambos são retirados de sua posição natural. Aplicado a uma geração ou raça de pessoas, significa que elas mantêm opiniões desviadas ou pervertidas da verdade e que são más em sua conduta. Jesus aplicou isso, provavelmente, aos judeus, e não aos seus verdadeiros discípulos.

Quanto tempo vou sofrer você? Ou seja, quanto tempo vou suportar com você? Quanto tempo é necessário mostrar tanta paciência e tolerância com sua incredulidade e perversidade? Isso não era tanto uma expressão de impaciência ou reclamação, mas uma reprovação por serem tão lentos em acreditar que ele era o Messias, apesar de seus milagres.

Marcos acrescenta Marcos 9: 20-22 que, quando o que estava possuído foi trazido, o espírito, por uma última luta desesperada, o jogou no chão e o rasgou, deixando-o aparentemente morto. Ele acrescenta ainda que o caso existiu durante toda a vida de seu filho, de uma criança. Este foi um caso de obstinação incomum. A aflição foi fixa e duradoura. Os discípulos, vendo a obstinação do caso – vendo que ele era surdo-mudo, desperdiçado, rasgado e espumoso – desesperavam-se de poder curá-lo. Eles não tinham a fé necessária; duvidavam que pudessem curá-lo e, portanto, não.

O pai da criança disse Marcos 9:22 : “Se você puder fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos;” uma expressão que implica uma fé fraca, uma dúvida persistente se ele poderia restaurá-lo. Jesus respondeu a isso: “Se podes crer, todas as coisas são possíveis para quem crer”. Marcos 9:23 ; implicando que a dificuldade no caso não era que ele não pudesse curá-lo, mas que ele não possuía o tipo e o grau de fé adequados com os quais se dirigir a ele. Ou seja, essa cura será efetivada se você tiver fé. Não que sua fé desse a Jesus o poder de curá-lo, mas tornaria apropriado que ele exercesse esse poder a seu favor. Desta maneira, e somente nesta, são todas as coisas possíveis para os crentes.

O homem tinha fé, Marcos 9:24 . O pai veio, como o pai deveria fazer, chorando e orando para que sua fé aumentasse, a fim de tornar apropriado que Jesus interponha em seu favor e salve seu filho.

Ajude minha incredulidade, Marcos 9:24 . Esta foi uma expressão de humildade. Se minha fé estiver com defeito, forneça o que está faltando. Ajuda-me a vencer a minha incredulidade. Que o defeito da minha fé não atrapalhe essa bênção.

Comentário de E.W. Bullinger

infiel = incrédulo.

perverso = pervertido.

geração. Veja nota em Mateus 11:16 .

quão mais . . . ? = até quando. . . ? Figuras do discurso Erotesis e Ecphonesis. App-6.

sofrer = aturar.

Comentário de John Calvin

Mateus 17:17 . Ó nação incrédula e rebelde. Embora Cristo pareça direcionar seu discurso ao pai do lunático , ainda não há dúvida de que ele se refere aos escribas, como expliquei recentemente; pois é certo que a repreensão é dirigida, não contra pessoas ignorantes e fracas, mas contra aqueles que, por maldade inveterada, resistem obstinadamente a Deus. Esta é a razão pela qual Cristo declara que eles não são mais dignos de serem tolerados e ameaça que em breve ele se separará deles. Mas nada pior poderia acontecer com eles do que Cristo deveria deixá-los, e não foi uma leve reprovação que eles rejeitaram tão desdenhosamente a graça de sua visita. Também devemos observar aqui que devemos tratar os homens de várias maneiras, cada uma de acordo com sua disposição natural. Pois, enquanto nosso Senhor atrai para ele os ensináveis ??pela suprema brandura, apóia os fracos e desperta gentilmente até os preguiçosos, ele não poupa as serpentes tortas, das quais percebe que nenhum remédio pode curar.

Comentário de Adam Clarke

Ó geração sem fé e perversa! Estas e as seguintes palavras podem ser consideradas como faladas:

  1. Para os discípulos, por causa de sua incredulidade, Mateus 17:20 .
  • Para o pai dos possuídos, que deveria ter levado seu filho a Cristo.
  • A toda a multidão, que demorou a acreditar nele como o Messias, apesar dos milagres que ele operou.
  • Veja Kypke.

    Perverso, d?est?aµµe?? , significa –

    1. Os que são influenciados por opiniões perversas, que os impedem de receber a verdade: e,
  • Os que são pródigos em suas maneiras.
  • Kypke. Esta última expressão não poderia ter sido dirigida aos discípulos, que certamente foram salvos da corrupção do mundo, e cujas mentes haviam sido ultimamente divinamente iluminadas pelo que passou após e após a transfiguração: mas em todos os momentos a expressão era aplicável à Povo judeu.

    Comentário de John Wesley

    Então Jesus respondeu e disse: Ó geração sem fé e perversa, até quando estarei com você? quanto tempo vou sofrer você? traga-o aqui para mim.

    Ó geração incrédula e perversa – Nosso Senhor fala principalmente isso com seus discípulos.

    Quanto tempo devo ficar com você? – Antes de acreditar firmemente?

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *