Estudo de Hebreus 3:8 – Comentado e Explicado

não endureçais os vossos corações, como por ocasião da revolta, como no dia da tentação no deserto,
Hebreus 3:8

Comentário de Albert Barnes


Não endureça seus corações – Não torne o coração insensível à voz e advertência divinas. Um coração duro é aquele em que a consciência é queimada e insensível; onde a verdade não causa impressão; onde nenhum efeito religioso é produzido por aflições; onde a pregação é ouvida sem interesse; e onde a mente não é afetada pelos apelos dos amigos. A idéia aqui é que a recusa em ouvir a voz de Deus está ligada ao endurecimento do coração. É de duas maneiras:

(1) A própria recusa em fazer isso tende a endurecer. E,

(2) para resistir aos apelos de Deus, as pessoas devem recorrer aos meios de “voluntariamente” endurecer o coração. Isso eles fazem se colocando contra a verdade; pelas desculpas que eles oferecem para não se tornarem cristãos: mergulhando no pecado para evitar impressões sérias; e pela resistência direta do Espírito Santo. Nenhuma parte desprezível dos esforços dos pecadores consiste em produzir insensibilidade em suas mentes à verdade e aos apelos de Deus.

Como na provocação – Literalmente, “no amargor ” – ?? t? pa?ap???asµ? en to parapikrasmoEntão significa o que amarga ou provoca a mente – como desobediência. Aqui se refere ao que eles fizeram para “amargar” a mente de Deus contra eles; isso é o curso de conduta adotado para provocá-lo à ira.

No dia da tentação – No tempo da tentação – a palavra “dia” sendo usada aqui, como costuma ser, para denotar um período indefinido, ou “tempo” em geral. A palavra “tentação” aqui se refere às várias provocações pelas quais eles “experimentaram” a paciência de Deus. Eles se rebelaram contra ele; eles fizeram o que pôs a paciência e a paciência divinas em provação. Isso não significa que eles tentaram Deus a fazer o mal, mas que o seu sofrimento foi “provado” por seus pecados.

No deserto – O deserto pelo qual eles passaram. A palavra “deserto” nas Escrituras geralmente significa “deserto”; veja as notas em Mateus 3: 1 . “Uma provocação foi exigir pão em Sin; um segundo por falta de água em Massah ou Meribah; uma terceira vez no Sinai com o bezerro de ouro; uma quarta vez em Tabera por falta de carne; uma quinta vez em Cades, quando se recusaram a subir a Canaã, e veio o juramento de que deveriam morrer no deserto. Uma recusa semelhante pode impedir-nos de descansar. – Dr. John P. Wilson, notas manuscritas.

Comentário de E.W. Bullinger

Endurecer . Grego. skleruno. Ver Atos 19: 9 .

provocação . Grego. parapikrasmos. Somente aqui e Hebreus 3:15 . Usado na Septuaginta nos Salmos 95: 8 , do qual isso é citado. Compare Hebreus 3:16 .

in = de acordo com. Grego. kata . App-104.

Comentário de John Calvin

8. Segue-se, então, não endureça seus corações Por meio das quais as palavras sugerem que nossa rebelião contra Deus flui de outra fonte que não a maldade deliberada, pela qual obstruímos a entrada de Sua graça. De fato, temos por natureza um coração de pedra, e ali está em toda uma dureza inata do útero, que somente Deus pode aplacar e corrigir. Que nós, no entanto, rejeitemos a voz de Deus, isso acontece através de uma obstinação espontânea, não através de um impulso externo, fato do qual cada um é testemunha de si mesmo. Com razão, então, o Espírito acusa todos os incrédulos de que eles resistem a Deus e de que são os professores e autores de sua própria perversidade, para que não possam culpar ninguém mais. Portanto, conclui-se absurdamente que temos, por outro lado, um poder livre para formar o coração para o serviço de Deus; antes, deve ser sempre o caso dos homens: eles endurecem seu coração até que outro lhes seja dado do céu; pois, enquanto estamos inclinados para a iniquidade, nunca cessamos de resistir a Deus até sermos domados e subjugados por sua mão.

Como na provocação, etc. Por duas razões, eles precisavam ser lembrados da desobediência de seus pais; pois, como eram estupidamente inflados por causa da glória de sua raça, muitas vezes imitavam os vícios de seus pais como se fossem virtudes e se defendiam por seus exemplos; e, além disso, quando ouviram que seus pais eram tão desobedientes a Deus, foram assim mais plenamente ensinados que essa advertência não era supérflua. Como essas duas razões existiam mesmo na época do apóstolo, ele prontamente acomodou-se ao seu próprio propósito, o que fora dito anteriormente por Davi, para que aqueles a quem ele se dirigisse não imitassem muito seus pais.

E, portanto, pode ser aprendida uma verdade geral, de que não devemos adiar demais a autoridade dos pais, para que isso não nos afaste de Deus; pois se algum pai já foi digno de honra, sem dúvida os judeus possuíam essa preeminência; e, no entanto, Davi claramente ordenou que seus filhos tomem cuidado para não serem como eles.

E não tenho dúvida, senão que ele se referiu à história registrada em Êxodo 17: 1 : pois Davi usa aqui os dois nomes que Moisés relata foram dados a um determinado lugar, ???? Meribah , que significa conflito ou provocação, e Mass? Massah , que significa tentação. Eles tentaram a Deus negando que ele estivesse no meio deles, porque estavam angustiados por falta de água; e eles também o provocaram contendendo com Moisés. Embora de fato eles tenham dado muitos exemplos de descrença, Davi o selecionou de uma maneira especial, porque era mais memorável que qualquer outro, e também porque, em pouco tempo, seguiu a maior parte do resto, como evidentemente aparece no quarto livro de Moisés, de onde cap. 10 a 20, uma série de muitas tentações é descrita; mas essa narrativa é apresentada no vigésimo capítulo. Essa circunstância aumentou um pouco a atrocidade de sua maldade; pois muitas vezes experimentaram o poder de Deus e, no entanto, perversamente contenderam com ele e renunciaram a toda a confiança nele: quão grande era a ingratidão deles! Ele então mencionou uma instância específica em vez de muitas.

Comentário de Adam Clarke

Não endureçam seus corações – o que fareis infalivelmente, se não ouvir sua voz.

Provocação – ?a?ap???asµ?? · De pa?a , significando intensidade, e p???a??? , para tornar amargo; a exasperação ou provocação amarga. ; : God spake unto us in Horeb, saying, Ye have dwelt long enough in this mount: turn you, and take your journey, and go to the mount of the Amorites, and unto all the places nigh thereunto, in “Os israelitas provocaram Deus primeiro no deserto de Sin (Pelusium), quando murmuraram por falta de pão, e o maná lhes deu Êxodo 16: 4. Do deserto de Sin, viajaram para Refidim, onde provocaram Deus. uma segunda vez por falta de água e dizendo insolentemente: O Senhor Deus está entre nós ou não? Êxodo 17: 2-9 , em que o local foi chamado de Massá e Meribá. Ver 1 Coríntios 10: 4 ; (nota), nota 1. De Refidim, eles foram para o deserto do Sinai, onde receberam a lei, no começo do terceiro ano após terem saído do Egito, onde novamente provocaram a Deus, criando o bezerro de ouro, Êxodo 32:10 . Depois que a lei foi dada, eles foram ordenados a ir diretamente a Canaã e tomar posse da terra prometida, Deuteronômio 1: 6 , Deuteronômio 1: 7 ;: Deus nos falou em Horebe, dizendo: Vocês já habitaram por tempo suficiente neste monte dirige-te e segue a tua jornada, e vai ao monte dos amorreus, e a todos os lugares próximos, em a planície, nas colinas e nos vales, e no sul e à beira-mar, para a terra dos cananeus, e para o Líbano, e para o grande rio, o rio Eufrates. Os israelitas, tendo recebido essa ordem, partiram de Horebe e seguiram em frente por três dias, Números 10:33 , até chegarem a Taberá, Números 11: 3 , onde provocaram Deus pela quarta vez, murmurando por falta de carne. comer; e por esse pecado foi ferido com uma praga muito grande, Números 11:33 ; este lugar foi chamado Quibrote-Hataavá, porque ali enterraram as pessoas que cobiçavam. De Quibrote-Hataavá, foram para Hazerote, Números 11:35 , e dali para o deserto de Parã, Números 12:16 , para um lugar chamado Cades, Números 13:26 . Sua jornada de Horebe a Cades é assim descrita por Moisés, Deuteronômio 1: 19-21 ; : E quando partimos de Horebe, atravessamos todo aquele grande e terrível deserto que você viu pelo caminho da montanha dos amorreus, como o Senhor nosso Deus nos ordenou; e chegamos a Cades-Barnéia. E eu vos disse: Vieram ao monte dos amorreus, que o Senhor nosso Deus nos deu. Eis que o Senhor teu Deus pôs a terra diante de ti; subir e possuí-lo. Mas o povo propôs a Moisés que enviasse espiões, que lhes mostrasse a terra e seus habitantes, Deuteronômio 1:22 . Estes, depois de quarenta dias, voltaram a Cades; e, exceto Caleb e Josué, todos concordaram em trazer um relato maligno da terra, Números 13: 25-32 ; pelo que o povo ficou tão desanimado que se recusou a subir e propôs fazer um capitão e voltar ao Egito, Números 14: 4 . Portanto, tendo demonstrado uma descrença absoluta das promessas de Deus e uma desconfiança absoluta de seu poder, ele jurou que ninguém daquela geração deveria entrar em Canaã, exceto Caleb e Josué, mas todos deveriam morrer no deserto, Números 14:20 ; Deuteronômio 1:34 , Deuteronômio 1:35 ; e ordenou que se virassem e entrassem no deserto, pelo caminho do Mar Vermelho. Naquele deserto, os israelitas, como Moisés nos informa, peregrinaram trinta e oito anos, Deuteronômio 2:14 ; : E o espaço em que viemos de Cades-Barnéia, até atravessarmos o ribeiro de Zereb, era de trinta e oito anos; até que toda a geração dos homens de guerra se tenha dissipado do meio do exército, como o Senhor lhes jurou. Portanto, embora os israelitas tenham provocado a ira de Deus no deserto, desde o dia em que saíram da terra do Egito até sua chegada a Canaã, como Moisés lhes disse, Deuteronômio 9: 7 , sua maior provocação, a provocação em que demonstravam o maior grau de má disposição, sem dúvida, foi o fato de se recusarem a entrar em Canaã de Cades. Foi, portanto, muito apropriadamente denominada a amarga provocação e o dia da tentação, por meio de eminência; e justamente trouxe sobre eles o juramento de Deus, excluindo-os do descanso em Canaã. Para distinguir isso da provocação em Refidim, é chamado Meribah-Kadesh, ” Deuteronômio 32:51 . Veja o Dr. Macknight.

Comentário de John Wesley

Não endureça o seu coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto.

Como na provocação – Quando Israel me provocou por seus conflitos e murmúrios.

No dia da tentação – Quando, ao mesmo tempo, eles me tentaram, desconfiando do meu poder e bondade. Êxodo 17: 7 .

Referências Cruzadas

Exodo 8:15 – Mas quando o faraó percebeu que houve alívio, obstinou-se em seu coração e não deu mais ouvidos a Moisés e a Arão, conforme o Senhor tinha dito.

Exodo 17:7 – E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: “O Senhor está entre nós, ou não? “

Números 14:11 – E o Senhor disse a Moisés: “Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?

Números 14:22 – que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram dez vezes —

Deuteronômio 6:16 – Não ponham à prova o Senhor, o seu Deus, como fizeram em Massá.

Deuteronômio 9:22 – Além disso, vocês tornaram a provocar o Senhor à ira em Taberá, em Massá e em Quibrote-Hataavá.

1 Samuel 6:6 – Por que ter o coração obstinado como os egípcios e o faraó? Somente quando esse deus os tratou severamente, eles deixaram os israelitas seguir o seu caminho.

2 Reis 17:14 – Mas eles não quiseram ouvir e foram obstinados como seus antepassados, que não confiaram no Senhor seu Deus.

2 Crônicas 30:8 – Portanto não sejam obstinados como seus antepassados; submetam-se ao Senhor. Venham ao santuário que ele consagrou para sempre. Sirvam ao Senhor, ao seu Deus, para que o fogo da sua ira se desvie de vocês.

2 Crônicas 36:13 – Também se revoltou contra o rei Nabucodonosor, que o havia obrigado a fazer um juramento em nome de Deus. Tornou-se muito obstinado e não quis se voltar para o Senhor, o Deus de Israel.

Neemias 9:16 – “Mas os nossos antepassados tornaram-se arrogantes e obstinados, e não obedeceram aos teus mandamentos.

Jó 9:4 – Sua sabedoria é profunda, seu poder é imenso. Quem tentou resisti-lo e saiu ileso?

Salmos 78:18 – Deliberadamente puseram Deus à prova, exigindo o que desejavam comer.

Salmos 78:56 – Mas eles puseram Deus à prova e foram rebeldes contra o Altíssimo; não obedeceram aos seus testemunhos.

Salmos 106:14 – Dominados pela gula no deserto, puseram Deus à prova nas regiões áridas.

Provérbios 28:14 – Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.

Provérbios 29:1 – Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.

Jeremias 7:26 – Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes tornaram-se obstinados e foram piores do que os antepassados deles’.

Ezequiel 3:7 – Mas a nação de Israel não vai querer ouvi-lo porque não quer me ouvir, pois toda a nação de Israel está endurecida e obstinada.

Daniel 5:20 – Mas, quando o seu coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho, ele foi deposto de seu trono real e despojado da sua glória.

Zacarias 7:11 – “Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.

Mateus 13:15 – Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.

Atos dos Apóstolos 19:9 – Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

1 Coríntios 10:9 – Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes.

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *