Estudo de Salmos 78:18 – Comentado e Explicado

Provocaram o Senhor em seus corações, reclamando iguarias de suas preferências.
Salmos 78:18

Comentário de Albert Barnes

E eles tentaram a Deus em seus corações – Êxodo 16: 2 . O coração era a fonte do mal. Eles não estavam satisfeitos com o que ele lhes deu. Eles pediram o que seria mais agradável para eles e o fizeram com um espírito de queixa e murmuração. Não é errado pedir a Deus aquilo que será melhor do que o que possuímos agora, pois esse é o objetivo de todas as nossas orações; mas isso pode ser feito por um motivo errado – por mera satisfação própria, como foi o caso aqui; ou pode ser com um espírito queixoso e insatisfeito, como foi evidenciado nesta ocasião. Nesse caso, não podemos esperar que a oração seja respondida “exceto como punição”.

Ao pedir carne para sua luxúria – Comida. A palavra “carne” aqui não indica necessariamente comida de animal, como acontece conosco. Eles pediram outro tipo de comida além do maná; e eles fizeram isso, não porque isso era “necessário” para sustentar a vida, mas para satisfazer seus apetites. A palavra original aqui, no entanto, não é “concupiscências”, mas “almas”; isto é, “eles pediram comida para si”.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 78:18 . Pedindo carne para a sua luxúria Veja Viagens de Hasselquist, p. 290

Comentário de E.W. Bullinger

luxúria = alma. Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

Pedindo carne pela sua luxúria – ????? lenaphsham , “por suas almas”, isto é, por suas vidas; pois eles disseram em seus corações que o pão leve, o maná, não era suficiente para sustentar sua força natural e preservar suas vidas. Parece, no entanto, pela expressão, que eles eram totalmente carnais; que eles não tinham espiritualidade mental; eles eram terrestres, animais e diabólicos.

Comentário de John Calvin

18. E eles tentaram a Deus em seus corações. Essa é a provocação mencionada no versículo anterior. Não que fosse ilegal para eles simplesmente pedir comida, quando constrangidos a fazê-lo pelos desejos de fome. Quem pode culpar as pessoas, quando estão com fome, elas imploram a Deus para suprir suas necessidades? O pecado pelo qual os israelitas eram exigidos consistia nisso, que, não contentes com a comida que Ele lhes havia designado, davam rédeas soltas às suas concupiscências. Naquela época, ele começara a alimentá-los com maná, como veremos novamente aos poucos. Foi a detestação desse sustento que os impeliu ansiosamente a desejar nova comida, como se desprezassem a mesada que lhes foi atribuída pelo Pai celestial. É isso que se quer dizer quando se diz que eles pediram comida para sua alma (326). Eles não foram reduzidos à necessidade de pedir isso por fome; mas seu desejo não estava satisfeito em viver da provisão que Deus havia designado para eles. Por isso, é declarado que eles tentaram a Deus, ultrapassando, como eles, os limites dentro dos quais Ele os havia limitado. Aquele que, subestimando e desprezando a permissão ou licença que Ele concede, concede total alcance à sua própria intemperança luxúria, e deseja mais do que é lícito, é dito que tenta a Deus. Ele age como se o sujeitasse ao seu próprio capricho, ou questionou se poderia fazer mais do que realmente gostaria. Deus tem poder para realizar o que quiser; e certamente, a pessoa que separaria o poder de Deus de sua vontade, ou representá-lo como incapaz de fazer o que quisesse, faz todo o possível para rasgá-lo em pedaços. Aqueles são responsáveis ??por fazer isso, que decidem se ele concederá mais do que lhes deu permissão para pedir. Para que, portanto, a concupiscência da carne não nos instale a tentá-lo, aprendamos a impor uma restrição a nossos desejos, e humildemente a ficar contente dentro dos limites que nos são prescritos. Se for permitido à carne se entregar sem controle, não ficaremos satisfeitos com o pão comum, mas muitas vezes, e de muitas maneiras, murmuraremos contra Deus.

Comentário de John Wesley

E eles tentaram a Deus em seus corações, pedindo carne por sua luxúria.

Tentado – Desejava uma prova do poder de Deus.

Luxúria – Não por sua subsistência necessária, mas por um apetite desordenado e luxuoso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *