Estudo de Mateus 13:15 – Comentado e Explicado

porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare {Is 6,9s}.
Mateus 13:15

Comentário de E.W. Bullinger

encerado bruto = gordura crescida.

Vejo. Grego. blepo. App-133.

ser convertido = ser virado para [o Senhor].

Comentário de John Calvin

Mateus 13:15 . Para que eu não os cure Na palavra cura, Mateus, assim como o Profeta, inclui a libertação de todo mal; pois um povo afligido pela mão de Deus é metaforicamente comparado por um homem doente. Eles dizem que a cura é concedida, (188) quando o Senhor libera do castigo. Mas, como essa cura depende do perdão dos pecados, Marcos descreve de maneira adequada e justa sua causa e fonte, para que não sejam convertidos e que seus pecados lhes sejam perdoados. De onde vem a mitigação dos castigos, mas porque Deus nos reconciliou. e nos torna os objetos de sua bênção? Às vezes, sem dúvida, depois de remover nossa culpa, ele continua a nos punir, com o objetivo de nos humilhar mais ou de nos tornar mais cautelosos com o futuro. E, no entanto, ele não apenas mostra evidências de seu favor, restaurando-nos à vida e à saúde; mas como os castigos geralmente terminam quando a culpa é removida, a cura e o perdão são adequadamente introduzidos juntos. Contudo, não se deve concluir que o arrependimento é a causa do perdão, como se Deus tivesse recebido a seu favor homens convertidos , porque eles o mereciam; (189) pois a própria conversão é uma marca do livre favor de Deus. Nada mais se expressa do que tal ordem e conexão, que Deus não perdoa os pecados de ninguém, exceto daqueles que estão insatisfeitos consigo mesmos.

Comentário de Adam Clarke

O coração é encerado nojento – ?pa????? , torna-se gordo – desatento, estúpido, insensível. Eles ouvem profundamente com os ouvidos – estão meio adormecidos enquanto a salvação de Deus lhes é pregada.

Eles fecharam os olhos – Resistiram total e obstinadamente à verdade de Deus, e fecharam os olhos contra a luz.

Para que eles não vejam seus bens perdidos, e sejam obrigados a se voltar para Deus e buscar sua salvação. Seu estado é verdadeiramente deplorável, que está doente até a morte, e ainda tem medo de ser curado. A culpa está aqui totalmente no povo, e de modo algum naquele Deus cujo nome é Misericórdia e cuja natureza é amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *