Estudo de Salmos 29:3 – Comentado e Explicado

Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas! O Deus de grandeza atroou: o Senhor trovejou sobre as águas imensas!
Salmos 29:3

Comentário de Albert Barnes

A voz do Senhor – a voz do Senhor. Não há dúvida de que a expressão aqui, que é repetida sete vezes no salmo, “a voz de Jeová”, refere-se a trovões; e ninguém pode deixar de ver a adequação da expressão. Em trovões pesados, parece que Deus falou. Vem de cima. Isso nos enche de admiração. Sabemos, de fato, que o trovão, assim como os outros fenômenos do mundo, é produzido pelo que é chamado de “causas naturais”; que não há milagre no trovão; e que Deus realmente não “fala” mais no trovão do que no suspiro da brisa ou no borbulhar do riacho; mas:

(a) Ele parece mais impressionante falar com as pessoas no trovão; e

(b) Ele não pode ser considerado indevidamente como falando no trovão, no suspiro da brisa e na corrente borbulhante.

Em todas e todas essas maneiras, Deus está se dirigindo aos homens; em cada um e em todos, há lições de grande valor transmitidas, como se por sua própria voz, respeitando sua própria existência e caráter. Aqueles que são dirigidos a nós particularmente em trovões, pertencem ao Seu poder, Sua majestade, Sua grandeza; à nossa própria fraqueza, debilidade, dependência; à facilidade com que Ele poderia nos levar, e à importância de estar preparado para estar diante de um Deus assim. “Está sobre as águas.” A palavra “é” é fornecida aqui pelos nossos tradutores em itálico. Toda a passagem pode ser lida como uma exclamação: “A voz de Jeová sobre as águas!” É a expressão de quem é dominado por um repentino trovão. A mente está impressionada. Deus parece falar; Sua voz é ouvida rolando sobre as águas. Provavelmente o salmo era composto em vista do mar ou de um lago – improvável em vista do Mediterrâneo, quando uma tempestade passava por ele. Uma tempestade é sublime em qualquer lugar, no cenário montanhoso ou nas planícies, na terra ou no oceano; mas há circunstâncias que lhe conferem grandeza especial no mar, quando o trovão parece “rolar” junto com nada para controlá-lo ou quebrá-lo, e quando a sublimidade é aumentada pela solidão que reina em todo lugar no oceano.

O Deus da glória – O Deus glorioso. Veja as notas no Salmo 24: 7-10 .

O Senhor está sobre muitas águas – o próprio Yahweh parece estar no oceano. Sua voz é ouvida lá, e Ele mesmo parece estar lá. A margem aqui é “grandes águas”. Isso parece implicar que o salmo foi composto em vista de águas mais extensas que um lago ou rio, e sustenta a idéia acima expressa, que era em vista das grandes águas que deveriam ter sido tão familiares à mente dos escritor sagrado – as águas do Mediterrâneo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 29: 3 . A voz do Senhor está sobre as águas A voz do Senhor estava sobre as águas ( o Deus da glória trovejou ) do Senhor, sobre grandes águas. Isso, com o dilúvio mencionado nos Salmos 29:10 ., Mostra que houve chuvas violentas.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 29: 3 . A voz do Senhor – isto é, trovão, freqüentemente chamado; está sobre as águas – sobre os mares, onde seu barulho se espalha por toda parte, e é muito terrível; ou melhor, acima das nuvens, às vezes chamadas de águas, como Gênesis 1: 7 ; Salmos 18:11 , porque são de uma substância aquosa, e freqüentemente muita água está contida neles. E essa circunstância é notada aqui como sendo de considerável importância para ampliar o poder divino, que se manifesta nessas regiões superiores, que estão muito acima do alcance de todos os potentados terrestres, e de onde ele pode ferir fácil e inevitavelmente todos os que habitam o mundo. terra, e não se submeterá a ele. O Senhor está sobre muitas águas – Sobre as nuvens, nas quais às vezes existem vastos tesouros de água, e sobre as quais se diz que Deus se senta e cavalga, Salmos 18: 10-11 ; Salmos 104: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

voz = trovão. Figura do discurso Epibole ou Anaphora. App-6. , Psalms 3:9 . Sete vezes: versículos: Salmos 29: 3 , Salmos 29: 4 , Salmos 29: 4 , Salmos 3: 5 , Salmos 3: 7 , Salmos 3: 8 , Salmos 3: 9 .

DEUS. El hebraico App-4. = o poderoso Criador, o Deus glorioso.

muitos = poderosos.

Comentário de Adam Clarke

A voz do Senhor – trovão, assim chamado, Êxodo 9:23 , Êxodo 9:28 , Êxodo 9:29 ; Jó 37: 4 ; Salmo 18:13 ; Isaías 30:30 . Sobre esse assunto, veja a nota sobre Jó 37: 4 , onde há uma descrição específica da natureza e geração de trovões; e dos raios, palmas, chuva e outros fenômenos que o acompanham.

Sobre muitas águas – As nuvens, que Moisés chama de águas que estão acima do firmamento.

Comentário de John Calvin

3. A voz de Jeová está sobre as águas. David agora ensaia as maravilhas da natureza a que me referi anteriormente; e, de fato, ele celebra o poder de Deus, bem como sua bondade, em suas obras. Como não há nada no curso comum da natureza, em toda a estrutura do céu e da terra, que não nos convide para a contemplação de Deus, ele pode ter avançado, como nos Salmos 19: 1 , o sol e as estrelas, e todo o exército do céu, e a terra com suas riquezas; mas ele seleciona apenas as obras de Deus que provam não apenas que o mundo foi criado por ele e que são governadas por seu poder, mas que também despertam os tórpidos e os arrastam, por assim dizer, humildemente. adorá-lo; como mesmo Horácio foi compelido, embora ele não fosse apenas um poeta pagão, mas um epicurista e um vil desprezador da Deidade, a dizer de si mesmo em uma de suas Odes, – (Lib. I. Ode 34.)

“Um fugitivo do céu e da oração,
Eu zombei de todo medo religioso,
Profundo scienced no mazy lore
De filosofia louca; mas agora
Içar vela, e voltar a minha viagem arado
Para aquele porto abençoado que eu deixei antes.

“Pois eis! aquele terrível senhor celestial,
Quem freqüenta apaga as nuvens com fogo,
Pai do dia, imortal Jove;
Tarde através dos campos flutuantes de ar,
A face do céu serena e bela,
Seus cavalos de trovão e carruagem alada dirigiram ”etc. (609)

A experiência também nos diz que aqueles que são mais ousados ??em seu desprezo a Deus têm mais medo de trovões, tempestades e outras coisas violentas. Com grande propriedade, portanto, o profeta convida nossa atenção para esses casos que atingem os rudes e insensíveis com algum senso da existência de um Deus, (610) e os despertam para a ação, por mais lentos e independentes que sejam. Ele não diz que o sol nasce dia após dia e lança fora seus raios que dão vida, nem que a chuva desce suavemente para fertilizar a terra com sua umidade; mas ele apresenta trovões, tempestades violentas e coisas que ferem os corações dos homens com medo pela violência. Deus, é verdade, fala em todas as suas criaturas, mas aqui o profeta menciona aqueles sons que nos despertam da nossa sonolência, ou melhor, da nossa letargia, pela sonoridade do barulho deles. Dissemos que essa linguagem é principalmente dirigida àqueles que, com imprudência obstinada, lançam deles, na medida do possível, todos os pensamentos de Deus. As próprias figuras que ele usa suficientemente declaram que o desígnio de Davi deveria subjugar por medo a obstinação que, de outra forma, não produz de boa vontade. Por três vezes, ele repete que a voz de Deus é ouvida em grandes e violentas tempestades e, no versículo subsequente, ele acrescenta que é cheia de poder e majestade.

Comentário de John Wesley

A voz do SENHOR está sobre as águas; o Deus da glória troveja; o SENHOR está sobre muitas águas.

As águas – Acima nas nuvens, chamadas águas, Gênesis 1: 7 ; Salmo 18:11 . O poder Divino se mostra naqueles lugares altos, que estão muito acima do alcance de todos os potentados terrestres.

Muitos – Nas nuvens, nas quais existem vastos tesouros de água, e nas quais se diz que Deus se senta ou cavalga, Salmo 18: 10,11 ; 104: 3.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *