Estudo de Salmos 50:3 – Comentado e Explicado

nosso Deus vem vindo e não se calará. Um fogo abrasador o precede; ao seu redor, furiosa tempestade.
Salmos 50:3

Comentário de Albert Barnes

Nosso Deus virá – isto é, ele virá para o julgamento. Essa linguagem é derivada da suposição de que Deus “julgará” o mundo, e mostra que essa doutrina foi entendida e crida pelos hebreus. O Novo Testamento declarou o fato de que isso será feito pela vinda de seu Filho Jesus Cristo para reunir as nações diante dele e pronunciar a sentença final sobre a humanidade: Mateus 25:31 ; Atos 17:31 ; Atos 10:42 ; João 5:22 .

E não manterá silêncio – Ou seja, a vontade surgirá e “expressará” seu julgamento sobre a conduta da humanidade. Veja as notas no Salmo 28: 1 . Ele “parece” agora ficar em silêncio. Nenhuma voz é ouvida. Nenhuma sentença é pronunciada. Mas nem sempre será esse o caso. Está chegando a hora em que ele se manifestará e não ficará mais calado quanto à conduta e ao caráter das pessoas, mas pronunciará uma sentença, fixando seu destino de acordo com seu caráter.

Um fogo devorará diante dele – Compare as notas em 2 Tessalonicenses 1: 8 ; notas em Hebreus 10:27 . A “linguagem” aqui é indubitavelmente tirada da representação de Deus quando ele se manifestou no Monte Sinai. Assim, em Êxodo 19:16 , Êxodo 19:18 , é dito: “E aconteceu no terceiro dia da manhã que havia trovões e relâmpagos, e uma nuvem espessa no monte, e a voz de uma trombeta muito alta; e o monte Sinai estava totalmente em fumaça, porque o Senhor desceu sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremeu muito.

E deve ser muito tempestuoso em volta dele – A palavra usada aqui – ???? sa?ar – significa adequadamente estremecer; tremer; e então é empregado para denotar a comoção e a fúria de uma tempestade. A alusão é indubitavelmente a descida no monte Sinai Êxodo 19:16 , e a tempestade acompanhada por trovões e raios que atingiram a montanha quando Deus desceu sobre ela para dar sua lei. O todo é designado para representar Deus como revestido de uma majestade apropriada quando o julgamento deve ser pronunciado sobre o mundo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 50: 3 . Nosso Deus virá Isso é Cristo. Agora existem três vindas de Cristo expressas nas Escrituras; o primeiro em humildade, em nossa carne e natureza; o último em glória, para o julgamento de todo o mundo; e uma vinda intermediária, na qual ele deveria realizar obras poderosas pelo poder do seu Espírito. O salmo parece pertencer mais significativamente a essa vinda de nosso Salvador, como também Salmos 96: 10-13 . Ele não deve ficar calado, os meios, de acordo com o original, não devem demorar. As expressões figurativas na parte final do versículo representam a maneira terrível de sua vinda e aludem à concessão da lei do monte Sinai.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 50: 3-4 . Nosso Deus virá, etc. Deus, sem dúvida, virá e nos chamará para o julgamento; embora agora ele pareça não perceber nossa conduta. O profeta fala isso na pessoa de um dos adoradores de Deus. Como se ele tivesse dito: Embora ele seja nosso Deus, ainda assim ele executará julgamento sobre nós. E não manterá o silêncio – Ele não mais se conivencia com a hipocrisia e profanação dos professores da verdadeira religião, mas agora fala com eles em sua ira e efetivamente os reprova e castiga. Ou ele não cessará, isto é, negligenciará ou atrasará a vinda, como ?? ????? , al jecheresh, pode ser interpretado. Um fogo devorará diante dele, etc. – “Ele não virá como príncipes terrenos , diante de quem marcha uma multidão armada; mas de uma maneira muito mais terrível e irresistível, o que tornará você tão sensível à sua presença terrível, como seus antepassados ??estavam no monte Sinai, quando as chamas devoradoras, os trovões e os raios que o atendiam fizeram o próprio tremor da montanha. tremer.” Ele chamará os céus, etc. – “Ele chamará o céu e a terra (anjos e homens) para serem testemunhas da equidade de seus procedimentos, Isaías 1: 2 ; e você pode tirá-los do lugar deles, para evitar comparecer perante o tribunal dele. ” – bispo Patrick. Esta é evidentemente uma previsão da maneira terrível da vinda de Deus para executar o julgamento dos judeus apóstatas e israelitas, em parte pelos reis da Assíria e da Babilônia, que assolaram seu país, destruíram suas cidades, destruíram suas cidades e levaram multidões para o cativeiro; e mais especialmente em sua última destruição pelos romanos, quando uma vingança foi tomada sobre eles, como por sua hipocrisia, abuso de seus privilégios e todos os outros pecados, especialmente por crucificar seu próprio Messias. Essa terrível execução da ira divina sobre eles foi predita com frequência pelos profetas: ver Malaquias 3: 2 ; e Malaquias 4: 1 ; Isaías 66:15 ; Isaías 66:17 ; e é frequentemente representado nas Escrituras como a vinda do reino de Deus, do Filho do homem, ou de Cristo, tendo o Pai todo o julgamento julgado. Agora, essa previsão neste Salmo parece respeitar especialmente esse evento. E, portanto, tem sido tão interpretado pelos melhores expositores cristãos, como Poole mostrou em seu Synopsis Criticorum; onde ele também nos diz que os rabinos judeus afirmam que o assunto do Salmo é “aquele julgamento que será executado nos dias do Messias”; “Ignorante, infelizmente!” diz o Dr. Horne, “que eles mesmos e seu povo agora se tornaram os objetos infelizes desse julgamento”.

Comentário de E.W. Bullinger

virá. A promessa de Êxodo 3: 7 , Êxodo 3: 8 se transformou em uma oração. Compare Isaías 11:11 .

não fique em silêncio. Agora ele está mantendo o silêncio. Mas Ele falará novamente, e aqui nos dizem o que Ele dirá.

Comentário de John Calvin

3. Nosso Deus virá, e não manterá silêncio (243) Ele repete que Deus viria, a fim de confirmar sua doutrina e despertá-los com mais eficácia. Ele viria, e nem sempre manteria silêncio, para que não fossem encorajados a presumir sua tolerância. Duas razões podem ser designadas pelas quais o profeta chama Deus nosso Deus. Ele pode ser considerado como se colocando, e o número relativamente pequeno de verdadeiros temedores do Senhor, em oposição aos hipócritas a quem ele abomina, alegando que Deus é seu Deus, e não deles, como estavam dispostos a se gabar; ou melhor, ele fala como uma das pessoas e declara que o Deus que estava vindo para vingar as corrupções de sua adoração era o mesmo Deus a quem todos os filhos de Abraão professavam servir. Aquele que virá, como se dissesse, é o nosso Deus, o mesmo em quem nos gloriamos, que estabeleceu sua aliança com Abraão e nos deu sua lei pela mão de Moisés. Ele acrescenta que Deus viria com fogo e tempestade, a fim de despertar um medo salutar no coração seguro dos judeus, para que eles aprendessem a tremer nos julgamentos de Deus, que até então eles consideravam com indiferença e desprezavam, e em alusão à terrível manifestação que Deus fez de si mesmo do Sinai ( Êxodo 19:16 ; ver também Hebreus 12:18 .) Naquela ocasião, o ar ressoou com trovões e o som de trombetas, os céus foram iluminados por raios, e a montanha estava em chamas, sendo o desígnio de Deus obter uma submissão reverencial à lei que ele anunciou. E aqui está sugerido que Deus faria uma exibição igualmente fantástica de seu poder, ao vingar os abusos grosseiros de sua religião sagrada.

Comentário de John Wesley

Nosso Deus virá, e não guardará silêncio; um fogo consumirá diante dele, e será muito tempestuoso ao seu redor.

Nosso Deus – O profeta fala isso nas pessoas dos adoradores de Deus. Embora ele seja nosso Deus, ele virá para executar julgamento sobre nós.

Cessar – ou demora para julgar.

Tempestuoso – Esta é uma descrição mais profunda dessa terrível majestade, com a qual Deus se vestia quando chegasse ao seu tribunal.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *