Estudo de Êxodo 40:34 – Comentado e Explicado

Então a nuvem cobriu a tenda de reunião e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.
Êxodo 40:34

Comentário de Adam Clarke

Então uma nuvem cobriu a tenda – Assim Deus deu sua aprovação à obra; e como isso era visível, era um sinal para todo o povo que Jeová estava entre eles.

E a glória do Senhor encheu o tabernáculo – Como isso se manifestou, não podemos dizer; provavelmente foi por alguma luz ou brilho insuportável à vista, pois o próprio Moisés não pôde entrar por causa da nuvem e da glória, Êxodo 40:35 . Precisamente o mesmo aconteceu quando Salomão dedicou seu templo; porque se diz que a nuvem encheu a casa do Senhor, para que os sacerdotes não pudessem ministrar por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa do Senhor; 1 Reis 8:10 , 1 Reis 8:11 . Anteriormente, a nuvem da glória divina repousava sobre a tenda ou tabernáculo que Moisés havia montado fora do arraial, após a transgressão no assunto do bezerro derretido; mas agora a nuvem se afastou daquele tabernáculo e repousou sobre este, que foi feito por ordem e sob a direção do próprio Deus. E há razões para acreditar que este tabernáculo foi montado no centro do acampamento, todas as doze tribos montando suas diferentes tendas em uma certa ordem ao seu redor.

Comentário de John Calvin

34. Então uma nuvem cobriu a tenda. A santidade do tabernáculo foi comprovada por este sinal ou promessa, pois o povo certamente sabia que não havia sido estabelecido em vão, mas que a promessa feita anteriormente foi realmente cumprida e que foi cumprida. escolhido para ser a morada de Deus, que seria o líder e guardador de Seu povo. Pois não era natural que a nuvem se assentasse sobre o santuário em que a Arca da Aliança estava depositada; e muito menos para que durante o dia uma nuvem seja vista e um incêndio durante a noite, especialmente quando isso não ocorreu apenas uma vez, mas quando eles se sucederam em alternância perpétua. Dizem que, quando o tabernáculo estava coberto pela nuvem, estava ao mesmo tempo cheio da glória de Deus; pois era uma distinção magnífica que um edifício terrestre deveria ser ilustrado por um ornamento mais que celestial, como se a majestade de Deus lhes fosse visivelmente apresentada.

Enquanto antes de Moisés ter sido ocultado e separado do povo pela nuvem, diz-se agora que sua densidade o impediu de entrar; assim, então, sua reverência e admiração pelo lugar deveriam ter aumentado, quando a grandeza de sua glória era um obstáculo ao santo profeta. É provável que, por seu exemplo, não apenas o resto da multidão, mas todos os levitas também tenham sido advertidos de que não deveriam tentar penetrar além do permitido. Pois, depois que a posse do sacerdócio foi transmitida a seu irmão, ele e seus descendentes foram excluídos dessa dignidade sagrada.

Comentário de E.W. Bullinger

A aprovação e bênção de Jeová, correspondendo à de Moisés em Êxodo 39:43 .

Referências Cruzadas

Exodo 13:21 – Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.

Exodo 14:19 – A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás,

Exodo 14:24 – No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão.

Exodo 25:8 – “E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles.

Exodo 25:21 – Coloque a tampa sobre a arca, e dentro dela as tábuas da aliança que darei a você.

Exodo 29:43 – ali me encontrarei com os israelitas, e o lugar será consagrado pela minha glória.

Exodo 33:9 – Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés.

Levítico 16:2 – O Senhor disse a Moisés: “Diga a seu irmão Arão que não entre a toda hora no Lugar Santíssimo, atrás do véu, diante da tampa da arca, para que não morra; pois aparecerei na nuvem, acima da tampa.

Números 9:15 – No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo.

1 Reis 8:10 – Quando os sacerdotes se retiraram do Lugar Santo, uma nuvem encheu o templo do Senhor,

2 Crônicas 5:13 – Os que tocavam cornetas e os cantores, em uníssono, louvaram e agradeceram ao Senhor. Ao som de cornetas, címbalos e outros instrumentos, levantaram suas vozes em louvor ao Senhor e cantaram: “Ele é bom; o seu amor dura para sempre”. Então uma nuvem encheu o templo do Senhor,

2 Crônicas 7:2 – Os sacerdotes não conseguiam entrar no templo do Senhor, porque a glória do Senhor o enchia.

Salmos 18:10 – Montou um querubim e voou, deslizando sobre as asas do vento.

Isaías 4:5 – o Senhor criará sobre todo o monte Sião e sobre aqueles que se reunirem ali uma nuvem de dia e um clarão de fogo de noite. A glória tudo cobrirá

Isaías 6:4 – Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça.

Ezequiel 43:4 – A glória do Senhor entrou no templo pela porta que dava para o lado leste.

Ageu 2:7 – Farei tremer todas as nações, que trarão para cá os seus tesouros, e encherei este templo de glória”, diz o Senhor dos Exércitos.

Ageu 2:9 – “A glória deste novo templo será maior do que a do antigo”, diz o Senhor dos Exércitos. “E neste lugar estabelecerei a paz”, declara o Senhor dos Exércitos.

Apocalipse 15:8 – O santuário ficou cheio da fumaça da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia entrar no santuário enquanto não se completassem as sete pragas dos sete anjos.

Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *