Estudo de Êxodo 25:8 – Comentado e Explicado

Far-me-ão um santuário e habitarei no meio deles.
Êxodo 25:8

Comentário de Adam Clarke

Que eles me façam um santuário – ???? mikdash , um lugar santo, onde Deus possa habitar; essa era a parte do tabernáculo que era chamada o lugar mais sagrado, no qual o sumo sacerdote entrava apenas uma vez por ano, no grande dia da expiação.

, Revelation 21:3 ; and was a visible sign of God’s presence and protection, Leviticus 26:11 , Leviticus 26:12 ; Ezekiel 37:27 , Ezekiel 37:28 ; 1 Kings 6:12 , 1 Kings 6:13 ; and of his leading them to his heavenly glory. For as the high priest entered into the tabernacle, and through the veil into the most holy place where God dwelt; so Christ entered into the holy of holies, and we also enter through the veil, that is to say his flesh. See the use made of this by the apostle, Hebrews 9 and 10. Thus the sanctuary is to be applied as a type, Que eu possa habitar entre eles – “Isso”, diz o Sr. Ainsworth “, foi o principal objetivo de todos; e para isso todos os detalhes devem ser referidos, e com isso devem ser abertos. Para este santuário, como Salomão, templo depois, era o local de oração e do serviço público de Deus, Levítico 17: 4-6 ; Mateus 21:13 ; e significava a Igreja que é a habitação de Deus através do Espírito, 2 Coríntios 6:16 ; Efésios 2: 19-22 ; Apocalipse 21: 2 , Apocalipse 21: 3 ; e era um sinal visível da presença e proteção de Deus, Levítico 26:11 , Levítico 26:12 ; Ezequiel 37:27 , Ezequiel 37:28 ; 1 Reis 6:12 , 1 Reis 6:13 ; e por conduzi-los à sua glória celestial, porque, como o sumo sacerdote entrava no tabernáculo, e através do véu, no lugar mais santo onde Deus habitava, assim Cristo entrava no santo de santos, e também entramos pelo véu, isto é, sua carne.Veja o uso feito disso pelo apóstolo, Hebreus 9 e 10. Assim, o santuário deve ser aplicado como um tipo,

  1. Para a pessoa de Cristo, Hebreus 8: 2 ; Hebreus 9:11 , Hebreus 9:12 ; João 2: 19-21 .
  • Para todo cristão, 1 Coríntios 6:19 .
  • Para a Igreja; ambos em particular, Hebreus 3: 6 ; 1 Timóteo 3:15 ; e universal, Hebreus 10:21 ; : e foi por causa da extensa significação deste edifício que as diferentes coisas concernentes a este santuário são particularmente estabelecidas por Moisés, e aplicadas de maneira variada pelos profetas e pelos apóstolos. “- Veja Ainsworth.
  • Como a habitação neste tabernáculo era a mais alta prova da graça e misericórdia de Deus para com os israelitas, assim tipificava a habitação de Cristo pela fé no coração dos crentes, e assim lhes dava a prova mais alta e mais segura de sua reconciliação com Deus e de Sua amor e favor a eles; veja Efésios 1:22 ; Efésios 3:17 .

    Comentário de John Wesley

    E que eles me façam um santuário; para que eu habite no meio deles.

    Um santuário – Um local de culto público e solene; para que eu habite no meio deles. Não pela minha essência, que está em toda parte; mas pela minha graça e operações gloriosas.

    Comentário de John Calvin

    8 E me façam um santuário. Ao colocar diante deles uma recompensa inestimável, Deus incita o povo a dar em grande parte; pois, embora a liberalidade seja elogiada por todos como uma virtude excelente, ainda assim ninguém se voluntaria voluntariamente a conceder aos outros, pois todos pensam que está perdido para si, a menos que tenham alguma compensação em vista. Portanto, para que possam gastar alegremente, Deus promete que habitará entre eles, do que nada é mais desejável. Mas devemos ter cuidado em imaginar algo inconsistente com a natureza de Deus, pois Aquele que se senta acima dos céus e cujo escabelo é a terra, não poderia ser encerrado no tabernáculo; mas, porque em Sua indulgência pelas enfermidades de um povo ignorante, Ele desejava testemunhar a presença de Sua graça e ajuda por um símbolo visível, o santuário terrestre é chamado Sua morada entre os homens, na medida em que ali não era adorado em vão. E devemos ter na memória o que temos visto ultimamente, que não era a essência infinita de Deus, mas Seu nome, ou o registro de Seu nome, que habitava ali. Este foi o objeto das expressões; que os israelitas não deveriam ser lentos ou preguiçosos em estabelecer o tabernáculo, porque por esses meios obteriam para si uma vantagem inestimável. Outra cláusula segue, que os artífices devem copiar o padrão mostrado a Moisés, e não se atrever a inventar nada, pois seria uma profanação misturar qualquer coisa humana com os mandamentos de Deus; sobre qual assunto trataremos de maneira mais difusa quando falamos geralmente dos tipos. Agora é descrita a forma da Arca e sua cobertura: para a composição do tabernáculo, e suas várias partes, às quais Moisés agora apenas adverte levemente, serão atualmente repetidas em maior detalhe no capítulo 32. Mas, embora o tabernáculo tenha sido chamado Casa de Deus, mas havia uma imagem mais expressa de Sua glória na Arca da Aliança; porque a lei, pela qual Deus ligava o povo a si mesmo, estava ali depositada. O material era de madeira de shittim, coberto ou coberto com placas de ouro. Quanto às espécies da árvore, (121) nem mesmo os hebreus estão de acordo entre si, embora possamos conjeturar que era bonita e cara; todavia, Deus teria ouro sobre toda a sua superfície, e até brilharia sobre suas varas, para que a dignidade da Lei pudesse ser aprimorada. Mas aqui pode surgir uma pergunta, que apresenta muitas outras, como o sumptuoso esplendor da Arca, como bem como o tabernáculo e todos os seus utensílios, contribuíram para a adoração a Deus? pois é certo que Deus nunca seria adorado, exceto de acordo com Sua natureza; daí se segue que Sua verdadeira adoração sempre foi espiritual e, portanto, de nenhuma maneira envolvida em pompa externa.

    Mas o grande número e complexidade das cerimônias estavam tão longe de despertar a piedade, que eram até a ocasião da superstição, ou era uma confiança tola e perversa. Mais uma vez, muitos e tantos ritos parecem não ter outra tendência senão alimentar a curiosidade. Portanto, valerá a pena supor brevemente algo que respeite esse ponto. Eles são, em minha opinião, culpados, que pensam que os olhos do povo foram cativados por essas vistas magníficas, para que sua religião, sendo despida de todos os ornamentos, fique desonrada, quando entre os gentios sua falsa adoração era esplêndida até para Um milagre; e assim uma rivalidade depravada poderia afetar suas mentes, (122) se a beleza do tabernáculo não fosse pelo menos igual à pompa dos outros, como se o Deus que eles adoravam fosse inferior aos ídolos. Pelas mesmas razões, imaginam que os judeus estavam sobrecarregados com muitas observâncias; para que , se Deus os tivesse exercido apenas com moderação e moderação, eles, em sua curiosidade natural, teriam procurado em todas as direções por insignificâncias profanas. Eles dizem parte da verdade, mas não o todo; pois admito que isso foi dado ao povo antigo, para que, quando vissem o tabernáculo tão brilhantemente ornamentado, pudessem se inspirar com maior reverência. Também admito que, por ordem de Deus, eles estavam envolvidos em muitas cerimônias, para que não procurassem por estranhas; mas se esse fosse o único objeto proposto neles, todo o serviço jurídico só teria aproveitado a ostentação em suas sombras e pompas histriônicas. Mas é muito absurdo pensar que Deus tenha brincado tanto com Seu povo. Também vemos quão honrosamente Davi e os profetas falam desses exercícios. (123) É, portanto, impiedade supor que os ritos legais eram como farsas compostas por imitação dos gentios. Para, então, preservar sua honra e dignidade, devemos lembrar o princípio ao qual aludimos ultimamente, ou seja, que todos eles foram organizados de acordo com o padrão espiritual que havia sido mostrado a Moisés no monte. ( Êxodo 25:40 .) E isso, tanto Estêvão quanto o Apóstolo na Epístola aos Hebreus, sabiamente observou, quando reprovavam as loucuras grosseiras do povo que continuava envolvido nas cerimônias externas, como se a religião fosse compreendido neles. ( Atos 7:44 ; Hebreus 8: 5. ) Estevão e o apóstolo são, portanto, nossos melhores expositores, de que o tabernáculo, o altar, a mesa e a Arca da Aliança não tinham importância, exceto na medida em que referia-se ao padrão celestial, do qual eram as sombras e as imagens. Portanto, toda a sua utilidade, e mesmo o seu uso legítimo, dependiam da verdade (que eles representavam) . 124) O abate de um boi não beneficia nada em si, mas é apenas uma coisa sem importância; e assim todos os sacrifícios, exceto que eram tipos, não teriam sido pensados. De onde concluímos que há a maior diferença entre as cerimônias da Lei e os ritos profanos dos gentios, pois diferem um do outro não apenas na medida em que Deus é o autor daquele, e que a temeridade dos homens inventou tolamente o outro, mas porque entre os gentios sua religião era inteiramente composta nessas pompas vazias e nuas; enquanto Deus, por esses rudimentos que Ele deu ao Seu povo, elevou as mentes piedosas, por assim dizer, por etapas, para coisas mais elevadas. Assim, os gentios pareciam propriamente propiciar (seus deuses) quando ofereciam vítimas; enquanto os sacrifícios dos judeus eram aceitáveis ??a Deus, porque eram exercícios de arrependimento e fé. Assim, a Lei instruiu os judeus na adoração espiritual de Deus, e em nada mais, embora ela estivesse vestida em cerimônias de acordo com os requisitos da época. Pois, antes que a verdade fosse plenamente divulgada, a infância da Igreja seria dirigida por elementos terrenos e, portanto, embora houvesse grande afinidade e semelhança entre judeus e gentios, como considerada a forma externa de seu serviço religioso, final foi amplamente diferente. Além disso, quando procurarmos o corpo ou a substância das sombras antigas e a verdade das figuras, podemos aprendê-las, não apenas dos apóstolos, mas também dos profetas, que em toda parte chamam a atenção dos crentes para o reino de Cristo; contudo, sua explicação mais clara deve ser buscada no Evangelho, onde Cristo, o Sol da Justiça, brilhando, mostra que sua realização existe somente em Si mesmo. Mas, embora por Sua vinda, Ele aboliu essas cerimônias típicas no que diz respeito ao seu uso, mas ao mesmo tempo estabeleceu a reverência justamente devido a elas; uma vez que eles não reivindicam ser considerados estimados por qualquer outro motivo, exceto que sua conclusão é encontrada nEle; pois, se estão separados dEle, é evidente que são meras farsas, (125) uma vez que nem o sangue dos animais, nem a doçura da gordura, nem os odores aromáticos, nem as velas, nem qualquer coisa desse tipo têm poder. propiciar a Deus. Isso realmente deve ser lembrado, que os judeus não prestaram atenção aos sacrifícios legais em vão, uma vez que as promessas lhes foram anexadas; tantas vezes, portanto, quando essas sentenças ocorrerem, “sua iniquidade será apagada” – “você deve aparecer diante do meu rosto” – – “eu o ouvirei do santuário”, lembramos que todas as figuras antigas tinham certeza testemunhos da graça de Deus e da salvação eterna; e assim Cristo foi representado neles, uma vez que todas as promessas estão nele, sim e amém. ( 2 Coríntios 1:20 .) No entanto, de modo algum decorre que houvesse mistérios ocultos em todos os seus detalhes, uma vez que alguns, com agudeza equivocada, não passam por nenhum ponto, por mais insignificante que seja, sem uma exposição alegórica; como nesta passagem, por exemplo, as dimensões da arca lhes dão matéria de especulação. (126) Mas será suficiente para os sãos e sóbrios saberem que Deus teria Sua Lei depositada em um belo vaso, para que sua majestade fosse reconhecida. Ele ordenou que a própria arca fosse carregada com varais, para que as mãos dos levitas não a tocassem e, portanto, que sua santidade fosse maior.

    Comentário de Joseph Benson

    Êxodo 25: 8 . Um santuário – Um local de culto solene; para que eu habite no meio deles. Não pela minha essência, que é todo lugar; mas pela minha graça e operações gloriosas.

    Comentário de E.W. Bullinger

    santuário . Hebraico. kodesh. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

    Referências Cruzadas

    Exodo 15:2 – O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!

    Exodo 29:45 – E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus.

    Exodo 36:1 – “Assim farão Bezalel, Aoliabe e todos os homens capazes, a quem o Senhor concedeu destreza e habilidade para fazerem toda a obra de construção do santuário, realizarão a obra como o Senhor ordenou. “

    Levítico 4:6 – molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário.

    Levítico 10:4 – Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e lhes disse: “Venham cá; tirem os seus primos da frente do santuário e levem-nos para fora do acampamento”.

    Levítico 21:12 – e não deixará o santuário do seu Deus, nem o profanará, porquanto foi consagrado pelo óleo da unção do seu Deus. Eu sou o Senhor.

    1 Reis 6:13 – viverei no meio dos israelitas e não abandonarei Israel, o meu povo”.

    Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

    Zacarias 2:10 – “Cante e alegre-se, ó cidade de Sião! Porque venho fazer de você a minha habitação”, declara o Senhor.

    Zacarias 8:3 – Assim diz o Senhor: “Estou voltando para Sião e habitarei em Jerusalém. Então Jerusalém será chamada Cidade da Verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos será chamado Monte Sagrado”.

    2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

    Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

    Hebreus 9:1 – Ora, a primeira aliança tinha regras para a adoração e também um tabernáculo terreno.

    Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *