Estudo de Êxodo 15:2 – Comentado e Explicado

O Senhor é a minha força e o objeto do meu cântico; foi ele quem me salvou. Ele é o meu Deus – eu o celebrarei; o Deus de meu pai – eu o exaltarei.
Êxodo 15:2

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é minha força e música – Minha força e música é Jah. Ver Salmo 68: 4 . O nome foi escolhido aqui por Moisés para chamar a atenção para a promessa ratificada pelo nome “eu sou”.

Vou prepará-lo para uma habitação – vou glorificá-lo. Nossa Versão Autorizada está aberta a objeções sérias, como sugerindo um pensamento (ou seja, de erigir um templo) que dificilmente poderia estar na mente de Moisés naquela época e inadequado para a ocasião.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 15: 2 . O Senhor é minha força e música; E ele se tornou minha salvação: Ele é meu Deus; e eu prepararei para ele uma habitação: o Deus de meu pai; e eu o exaltarei.

Isso se mantém por toda parte, como o leitor atento pode observar; exceto que, em um ou dois versos, parece que os dois coros cantaram suas partes e depois se uniram em uma linhagem; como Êxodo 15:15 .

1º Coro. Então os duques de Edom se maravilharão: 2º Coro. Os valentes de Moabe, tremendo, se apoderarão deles: todos. Todos os habitantes de Canaã derreterão.

Desse método alternativo de cantar entre os hebreus, teremos ocasião de falar com frequência, especialmente nos Salmos e nos Profetas; e uma atenção a ele servirá para explicar muitas passagens.

Êxodo 15: 2 . Vou preparar uma habitação para ele Se a observação que fizemos no versículo anterior for justa, que a última cláusula ao longo desta canção é exegética do anterior; então eles estão certos em sua versão, que traduzem isso, e eu irei honrálo ou elogiá-lo. O LXX tem d??as?, e a Vulgata, glorificabo, eu glorificarei; de acordo com quem, Houbigant a torna laudabo, eu louvarei. Aqueles que concebem nossa versão como correta, supõem que aqui é feita referência rápida ao tabernáculo, a ser edificado por Moisés no deserto, uma opinião que eles apóiam pelas palavras do versículo 13. Houbigant representaria o Deus de meu pai – meu Deus é meu pai; para os hebreus antigos, diz ele, nunca diga o Deus de meu pai, no singular, mas o Deus de meus pais.

O Senhor é um homem de guerra É inquestionável que, ao longo deste capítulo, Jeová deveria ter sido preservado uniformemente na versão. Houbigant torna o bellator fortis, Jeová é um forte guerreiro. O próximo verso expressa a conquista conquistada por este Todo-Poderoso Guerreiro. Veja 1 Samuel 16:18 ; 1 Samuel 17:33 . A palavra ??? iarah, traduzida no quarto verso, é explicativa do ??? ramah, que reproduzimos no primeiro verso; e parece nos dar a imagem de uma flecha disparada do arco; como se Jeová os tivesse lançado às profundezas, tão facilmente quanto um arqueiro lança uma flecha do seu arco.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é a minha força e música – Quão criteriosamente os membros desta frase são arranjados! Quem tem Deus por sua força, terá-o por seu cântico; e aquele a quem o Senhor se tornou salvação exaltará o seu nome. Miserável e inconfundivelmente, aos ouvidos de Deus, aquele homem canta louvores, que não são salvos pela graça de Cristo, nem fortalecidos pelo poder de sua força.

É digno de observação que a palavra que traduzimos aqui Senhor, não é ???? JEHOVAH no original, mas ?? Jah ; Jah and the verb ??? to subsist, exist, be, is intimated to us the first time ?? Jah is used in Scripture, ( Exodus 15:2 ;): ‘My strength and my song is ?? Jah , and he is become ( ???? vajehi ) to me salvation.'” See Psalm 68:5 ; “como se fosse por abreviação”, diz o Sr. Parkhurst, “para ???? yeheieh ou ??? yehi . Significa a Essência ? O? , Aquele que é, simplesmente, absolutamente e independentemente. A relação entre ?? Jah e o verbo ??? para subsistir, existe, é, nos é intimado na primeira vez que ?? Jah é usado nas Escrituras ( Êxodo 15: 2 ;): ‘Minha força e meu cântico são ?? Jah , e ele se tornou ( ???? vajehi ) para mim salvação.’ ” Ver Salmo 68: 5 ; Salmo 89: 6 ; Salmo 94: 7 ; Salmo 115: 17 , Salmo 115: 18 ; Salmo 118: 17 .

Jah ?? é associado várias vezes ao nome Jeová ???? para que possamos ter certeza de que não é, como alguns supõem, uma mera abreviação dessa palavra. Ver Isaías 12: 2 ; Isaías 26: 4 . Nosso abençoado Senhor solenemente afirma para si mesmo o que se pretende neste nome divino ?? Jah , João 8:58 ; : “Antes de Abraão nascer , ( ?e?es?a? , nasceu), e?? e?µ? , EU SOU”, não eu estava, mas estou, intimamente intimando sua Divina existência eterna. Compare Isaías 43:13 . E os judeus parecem tê-lo entendido bem, pois então pegaram em pedras para lançá-lo como blasfemador. , have subsisted, and still subsist. Compare Colossenses 1:16 , Colossenses 1:17 , onde o apóstolo Paulo, depois de afirmar que todas as coisas que estão no céu e na terra, visíveis e invisíveis, foram criadas, e?t?sta? , por e para Cristo, acrescenta E Ele É ( a?t?? est? , não ?? , foi) antes de todas as coisas, e por ele todas as coisas s??est??e subsistiram e ainda subsistem. Veja Parkhurst.

Deste nome divino ?? Jah, os gregos antigos tiveram seus ??, ?? , em suas invocações dos deuses, particularmente de Apolo (o não composto) a luz; e, portanto, ei, escrito da maneira oriental da direita para a esquerda, posteriormente, ou seja, foi inscrito na grande porta do templo de Delfos! Veja a nota de Clarke em Êxodo 3:14 , e as observações finais lá.

Vou prepará-lo uma habitação – ?????? veanvehu . Supunha-se que Moisés, por essa expressão, pretendia a construção do tabernáculo; mas parece entrar muito estranhamente neste lugar. A maioria das versões antigas entendeu o original em um sentido muito diferente. A Vulgata tem et glorificabo eum ; a Septuaginta d??as? a?t?? , eu o glorificarei; com o qual o siríaco, copta, o Targum de Jônatas e o Jerusalém Targum, concordam. Do Targum de Onkelos, a tradução atual parece ter sido originalmente derivada; ele traduziu o lugar “?? ????? veebnei leh makdash :” E edificarei para ele um santuário “, que nenhuma das outras versões, exceto os persas, reconhece. Nossas próprias traduções antigas são geralmente diferentes do presente: Coverdale: “Este, meu Deus, eu o magnificarei;” A Bíblia de Mateus, Cranmer e a dos Bispos, a glorificam, e o sentido do lugar parece exigir isso. Calmet, Houbigant, Kennicott e outros críticos, disputam esta tradução.

Deus de meu pai – acredito que Houbigant esteja certo, que traduz o original, ??? ???? Elohey abi , Deus meus, pater meus est , “Meu Deus é meu Pai”. Todo homem pode chamar o Divino Ser seu Deus; mas somente aqueles que são seus filhos por adoção pela graça podem chamá-lo de pai. Este é um privilégio que Deus não deu a ninguém, exceto a seus filhos. Veja Gálatas 4: 6 .

Comentário de John Wesley

O SENHOR é a minha força e cântico, e ele se tornou a minha salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe prepararei uma morada; Deus de meu pai, e eu o exaltarei.

Israel se regozija em Deus como sua força, canto e salvação – feliz, pois todo o povo é Deus; eles são fracos, mas ele os fortalece; sua graça é sua força; eles estão freqüentemente em tristeza, mas nele eles tenha consolo, ele é a canção deles: o pecado e a morte os ameaçam, mas ele é e será a salvação deles. Ele é o pai deles, Deus – Isso eles percebem, porque, conscientes de sua própria indignidade, tinham motivos para pensar que o que Deus havia feito por eles agora era por causa de seus pais, Deuteronômio 4:37 .

Comentário de John Calvin

2. O Senhor é a minha força. Nesta expressão, eles reconhecem que têm uma defesa suficiente em Deus; e depois acrescentam que Sua graça os fornece justamente terreno para louvor. A soma é que eles eram fortes em Deus e não haviam conquistado seus inimigos por sua própria coragem; e que, portanto, não é lícito se gloriar, salvo somente em Deus. Mas devemos observar que a ajuda de Deus está associada ao Seu louvor, porque este é o fim de todos os Seus benefícios, que devemos manter nossa salvação como recebida Dele, que é mencionada aqui em terceiro lugar, para dizer que Deus “se tornou a salvação deles”, era o mesmo que dizer que o povo foi salvo por Sua graça. Na segunda cláusula, existe uma antítese entre o Deus verdadeiro e todos os falsos; pois há muita ênfase na declaração, “ele é meu Deus”, pois com ela Moisés exclui toda aquela multidão de deuses que então eram adorados em todo o mundo. Para o mesmo efeito, ele acrescenta, “Deus de meu pai”, distinguindo assim a fé de Abraão de todas as superstições dos gentios. Os fiéis então declaram que é seguro para eles descansar neste Deus Único, e que Seus louvores são dignos de celebração. Isaías imita essa figura. Isaías 25: 9 ,

“Eis que este é o nosso Deus; nós esperamos por ele, e ele nos salvará: este é o Senhor; nós esperamos por ele.

O que se segue no versículo seguinte – “O Senhor é um homem de guerra” tem o mesmo objetivo, pois, embora à primeira vista a frase possa parecer severa, ainda não é sem beleza: que Deus está armado em trajes militares , para lidar com todas as forças de Seus inimigos. Portanto, diz Moisés, o nome do Senhor pertence somente a Ele, porque Sua mão espera destruir tudo o que se levanta contra ele.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 15: 2 . Israel se regozija em Deus, como força, canto e salvação – felizes, portanto, para o povo cujo Deus é o Senhor: eles são fracos em si mesmos, mas ele os fortalece; a sua graça é a força deles; muitas vezes estão tristes, mas nele têm consolo; ele é o cântico deles: o pecado e a morte os ameaçam, mas ele é e será a salvação deles. Ele é o Deus de seus pais – isso eles percebem, porque, conscientes de sua própria indignidade, tinham motivos para pensar que o que Deus havia feito por eles agora era por causa de seus pais, Deuteronômio 4:37 . Vou preparar uma habitação para ele – esta versão é financiada pelo Chaldee , Extruam ei sanctuarium, vou construir um santuário para ele, referindo-me provavelmente aos tabernáculos que serão construídos em breve, aos quais parece haver também uma alusão em Êxodo 15:13. . Rab. Salom., No entanto, considera que a palavra hebraica aqui usada é derivada de ??? , ??? e ??? , e a traduz, declararei sua beleza e seu louvor. Com o mesmo propósito, os Setenta, d??as? , e a Vulgata, glorificabo, eu o glorificarei.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 28:21 – e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus.

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

Exodo 4:22 – Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho,

Exodo 14:13 – Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.

Exodo 40:34 – Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.

Deuteronômio 10:21 – Seja ele o motivo do seu louvor, pois ele é o seu Deus, que por vocês fez aquelas grandes e temíveis maravilhas que vocês viram com os próprios olhos.

2 Samuel 7:5 – “Vá dizer a meu servo Davi que assim diz o Senhor: Você construirá uma casa para eu morar?

2 Samuel 22:47 – “O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, a Rocha que me salva!

2 Samuel 22:51 – Ele concede grandes vitórias ao seu rei; é bondoso com o seu ungido, Davi e seus descendentes para sempre”.

1 Reis 8:13 – Na realidade construí para ti um templo magnífico, um lugar para nele habitares para sempre! “

1 Reis 8:27 – “Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!

Salmos 18:1 – Eu te amo, ó Senhor, minha força.

Salmos 18:46 – O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!

Salmos 22:3 – Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel.

Salmos 22:10 – Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno és o meu Deus.

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 28:8 – O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido.

Salmos 30:1 – Eu te exaltarei, Senhor, pois tu me reergueste e não deixaste que os meus inimigos se divertissem à minha custa.

Salmos 34:3 – Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome.

Salmos 59:17 – Ó minha força, canto louvores a ti; tu és, ó Deus, o meu alto refúgio, o Deus que me ama.

Salmos 62:6 – Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!

Salmos 68:20 – O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano Senhor que nos livra da morte.

Salmos 99:5 – Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!

Salmos 99:9 – Exaltem o Senhor nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

Salmos 109:1 – Ó Deus, a quem louvo, não fiques indiferente,

Salmos 118:14 – O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação.

Salmos 118:28 – Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei!

Salmos 132:5 – enquanto não encontrar um lugar para o Senhor, uma habitação para o Poderoso de Jacó”.

Salmos 140:7 – Ó Soberano Senhor, meu salvador poderoso, tu me proteges a cabeça no dia da batalha;

Salmos 145:1 – Eu te exaltarei, meu Deus e meu rei; bendirei o teu nome para todo o sempre!

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 25:1 – Senhor, tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas.

Isaías 45:17 – Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 66:1 – Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?

Jeremias 3:23 – De fato, a agitação idólatra nas colinas e o murmúrio nos montes é um engano. No Senhor, no nosso Deus, está a salvação de Israel.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 32:38 – Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Habacuque 3:17 – Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Lucas 1:77 – para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados,

Lucas 2:30 – Pois os meus olhos já viram a tua salvação,

João 4:22 – Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *