Estudo de Êxodo 14:13 – Comentado e Explicado

Moisés respondeu ao povo: "Não temais! Tende ânimo, e vereis a libertação que o Senhor vai operar hoje em vosso favor. Os egípcios que hoje vedes, não os tornareis a ver jamais.
Êxodo 14:13

Comentário de Albert Barnes

Para os egípcios que … – O verdadeiro sentido é que nunca vereis os egípcios da mesma maneira, sob as mesmas circunstâncias.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 14:13 . Moisés disse ao povo: Não temas A sublimidade e a grandeza desta resposta de Moisés podem ser equiparadas por nada mais que a calma e moderação da mente com a qual ele se dirige a esses israelitas servis e desanimadores. Veja Números 12: 3 . A frase, no versículo 14, e guardareis a vossa paz, expressa que eles, no mais profundo silêncio e atenção, contemplarão a grande obra que Jeová realizará. Este é o significado exato do verbo hebraico ???? choresh.

REFLEXÕES. – Com que rapidez os cânticos da liberdade se transformam nas tristezas da morte. Observar,

1. O terrível desânimo que toma conta dos israelitas: cercado de obstáculos intransponíveis, e nenhuma porta aberta para escapar, exceto a interposição do Senhor. Bendito seja Deus, embora incomodado por todos os lados, ainda podemos dizer: Sursum corda, Olhe para o alto e espere. Não poderia ele, que fizera maravilhas no Egito, fazer o mesmo no deserto? e ele lhes mostrara tanta graça, para abandoná-los agora? Mas eles são tão desanimadores de Deus, quanto ingratos a Moisés; e, ao murmurarem, provocam o julgamento que de outra forma não precisam temer. Eles foram entregues agora; mas sua perversidade contínua os trouxe finalmente, como nos egípcios, depois de dez pragas, a mesma destruição. A descrença, se não curada, deve ser fatal, finalmente.

2. Moisés os encoraja contra seus medos: ele não censura sua covardia, mas tem pena de sua fraqueza. Repreensões agudas não servirão a todos os pecados; devemos direcionar nossos conselhos para as circunstâncias do paciente. Eles têm apenas um negócio: descansar em Deus: quem os pôs em perigo os tirará. Nota; (1) Sedação em perigo é o meio mais provável de nos livrarmos dela. (2.) Encorajar nosso coração em Deus é o caminho, não apenas para remover nossos medos, mas para superar nossas dificuldades.

Comentário de Adam Clarke

Moisés disse – Não temas – Esta exortação não foi dada para os excitar a resistir, pois disso não havia esperança; estavam desarmados, não tinham coragem e suas mentes estavam deploravelmente degradadas.

Fiquem parados – Vocês não devem ser nem cooperadores de Deus; apenas fique quieto e não se torne infeliz por seus medos e sua confusão.

Veja a salvação do Senhor – Eis a libertação que Deus operará, independentemente de toda ajuda e meios humanos.

Vocês não os verão mais – Aqui havia uma fé forte, mas isso foi acompanhado pelo espírito de profecia. Deus mostrou a Moisés o que ele faria, ele acreditava, e, portanto, ele falou da maneira encorajadora relacionada acima.

Comentário de John Wesley

E Moisés disse ao povo: Não temas, fiquem parados e vejam a salvação do Senhor, a qual ele vos mostrará hoje; porque os egípcios que vistes hoje, nunca mais os vereis para sempre. .

Moisés não respondeu a esses tolos de acordo com a loucura deles: em vez de repreendê-los, ele os conforta, e com uma admirável pretensão mental, não desanimado nem pelas ameaças do Egito nem pelos tremores de Israel, acalma os murmúrios deles: nosso dever, quando não podemos sair de nossos problemas, mas superar nossos medos, para que sirvam apenas para acelerar nossas orações e esforços, mas não prevaleçam em silenciar nossa fé e esperança. Fique parado e pense em não se salvar lutando ou voando; espere as ordens de Deus e observe-as; Componha-se, com toda a confiança em Deus, em uma perspectiva pacífica da grande salvação que Deus está prestes a trabalhar para você. Mantenha sua paz, você não precisa nem gritar contra o inimigo: o trabalho será feito sem qualquer concordância sua. Em tempos de grande dificuldade, é nossa sabedoria manter nosso espírito calmo, quieto e calmo, pois estamos na melhor forma de realizar nosso próprio trabalho e considerar a obra de Deus.

Comentário de John Calvin

13. E Moisés disse ao povo. Embora, com sua gentileza característica, Moisés os exorta educadamente a serem de boa esperança, ainda não é provável que ele tenha passado em silêncio aqueles gritos perversos com os quais viu que Deus havia sido atrozmente atacado. Penso, então, que ele cumpriu o dever de um professor fiel castigando livremente a insolência deles, que era intolerável; e desde que ele falou sob a inspiração do Espírito de Deus impedidor, não resta dúvida de que o próprio Deus reprovou severamente suas blasfêmias, para que, por indulgência, elas piorassem. Mas Moisés omite a reprovação e mostra apenas que a bondade de Deus foi além da execrável impiedade do povo, dando-lhes consolo para amenizar sua dor e acalmar seus corações perturbados. Além disso, oferecendo-lhes que não temam, e “fiquem parados e vejam a salvação do Senhor”, ele implica que, enquanto o medo tiver posse de nossas mentes, eles serão cegos e confundidos em sua estupidez para não receba a ajuda de Deus. Pela expressão “fique parado”, ele quer dizer “fique quieto”; tanto quanto dizer que não havia ocasião para alguém mexer um dedo, porque somente Deus os preservaria, embora estivessem quietos e imóveis; e isso ele confirma no próximo versículo, onde Deus promete conquistar por eles enquanto eles mantêm sua paz. Mas, na minha opinião, não é que ele os exorta a ficarem quietos; mas insinua que somente em Deus haveria força suficiente para prevalecer, embora possam ser tórpidos como homens extasiados. Agora, os israelitas, quando, embora preservados pela mão de Deus, rejeitam o máximo possível Sua graça oferecida, são um exemplo para nós quantas salvação repetidas são necessárias para nós, a fim de que Deus nos leve à salvação perfeita; porque, por nossa ingratidão, anulamos tudo o que Ele nos deu e, portanto, devemos perecer voluntariamente, se Deus não corrigiu nossa apatia pelo poder do Seu Espírito.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 14: 13-14 . Moisés disse: Não temas, fique parado – hebraico, faça-se ficar de pé. Não deixes que o teu coração falhe, ou afunde ou cambaleie pela incredulidade; mas com mentes calmas olhe para Deus. O Senhor lutará por você, e você manterá sua paz – nada contribuirá para a vitória, nem por suas palavras nem por suas ações. Um exemplo notável disso é a compostura da mente de Moisés, a sedação de seu temperamento, e quão bem ele mereceu o caráter que lhe foi dado em Números 12: 3 , de ser um dos homens mais mansos. Ele não respondeu a esses tolos de acordo com a tolice deles: ele não os repreende, mas os conforta; e com uma presença de espírito admirável, nem um pouco desconcertada ou desanimada, seja pela aproximação do faraó, seja pelos tremores de Israel, ele acalma os murmúrios, exortando-os com calma a ter coração e confiar em Deus. É nosso dever quando não podemos sair de nossos problemas, mas superar nossos medos, de modo que eles possam servir apenas para acelerar nossas orações e esforços, mas não prevaleçam em silenciar nossa fé e esperança.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:18 – “Ó Senhor, eu espero a tua libertação!

Exodo 14:30 – Naquele dia o Senhor salvou Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia.

Exodo 15:1 – Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor: “Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro!

Exodo 15:4 – Ele lançou ao mar os carros de guerra e o exército do faraó. Os seus melhores oficiais afogaram-se no mar Vermelho.

Exodo 15:10 – Mas enviaste o teu sopro, e o mar os encobriu. Afundaram como chumbo nas águas volumosas.

Exodo 15:19 – Quando os cavalos, os carros de guerra e os cavaleiros do faraó entraram no mar, o Senhor fez que as águas do mar se voltassem sobre eles, mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca.

Exodo 15:21 – E Miriã lhes respondia, cantando: “Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro”.

Números 14:9 – Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! “

Deuteronômio 20:3 – “Ouça, ó Israel. Hoje vocês vão lutar contra os inimigos. Não se desanimem nem tenham medo; não fiquem apavorados nem aterrorizados por causa deles,

2 Reis 6:16 – O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”.

1 Crônicas 11:14 – mas eles mantiveram sua posição no meio da plantação. Eles o defenderam e feriram os filisteus, e o Senhor lhes deu uma grande vitória.

2 Crônicas 20:15 – Ele disse: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.

2 Crônicas 20:17 – Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ “.

Neemias 9:9 – “Viste o sofrimento dos nossos antepassados no Egito, e ouviste o clamor deles no mar Vermelho.

Salmos 3:8 – Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo. Pausa

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Isaías 26:3 – Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.

Isaías 30:15 – Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram.

Isaías 35:4 – digam aos desanimados de coração: “Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los”.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 43:11 – Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum.

Jeremias 3:23 – De fato, a agitação idólatra nas colinas e o murmúrio nos montes é um engano. No Senhor, no nosso Deus, está a salvação de Israel.

Lamentações 3:26 – é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.

Oséias 13:4 – “Mas eu sou o Senhor, o seu Deus, desde a terra do Egito. Vocês não reconhecerão nenhum outro Deus além de mim, nenhum outro Salvador senão a mim.

Oséias 13:9 – “Você foi destruído, ó Israel, porque está contra mim, contra o seu ajudador.

Habacuque 3:8 – Era com os rios que estavas irado, Senhor? Era contra os riachos o teu furor? Foi contra o mar que a tua fúria transbordou quando cavalgaste com os teus cavalos e com os teus carros vitoriosos?

Habacuque 3:13 – Saíste para salvar o teu povo, para libertar o teu ungido. Esmagaste o líder da nação ímpia, tu o desnudaste da cabeça aos pés. Pausa

Mateus 28:5 – O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *