Estudo de Lamentações 3:26 – Comentado e Explicado

Bom é esperar em silêncio o socorro do Senhor.
Lamentações 3:26

Comentário de Adam Clarke

É bom que um homem espere – a esperança é essencial para a fé; quem não espera, não pode acreditar; se não houver expectativa, não haverá confiança. Quando um homem espera a salvação, ele não deve apenas flutuar por ela, mas usar todos os meios que possam levar a ela; pois a esperança não pode viver, se não houver exercício. Se a esperança se tornar impaciente, a fé será impossível: para quem pode acreditar em sua salvação quando sua mente está agitada? Ele deve, portanto, esperar em silêncio. Ele deve esperar e, no entanto, ser burro, como as palavras sugerem; sempre sentindo sua total indignidade; e, sem murmurar, luta pela vida.

Comentário de John Calvin

É, de fato, uma frase abrupta quando ele diz: Bom e ele esperará; pois estas palavras não têm assunto; mas como é uma afirmação geral, não há ambiguidade. O Profeta quer dizer que é bom ter esperança e ficar calado quanto à salvação de Deus. Então, os verbos no tempo futuro devem se tornar subjetivos, como se dissesse: “É bom quando alguém espera na salvação de Jeová, e fica em silêncio, isto é, aguenta pacientemente todos os seus problemas até que Deus o socorra. . ” (185)

Mas; o Profeta aqui nos lembra que não devemos exigir que Deus sempre nos apareça e que seu favor paterno sempre deve brilhar em nossa vida. Esta é, de fato, uma condição procurada por todos; pois a carne nos inclina para isso e, portanto, evitamos as adversidades. Então, naturalmente, desejamos que o favor de Deus se manifeste para nós; como? Na realidade, para que todas as coisas continuem prósperas, que nenhum problema possa nos tocar, que possamos ser atormentados por nenhuma ansiedade, que nenhum perigo possa ser suspenso sobre nós, que nenhuma calamidade possa nos ameaçar: estas coisas, como eu dito, todos nós naturalmente procuramos e desejamos. Mas, nesse caso, a fé seria extinta, como Paulo nos diz em sua Epístola aos Romanos,

“Pois esperamos que não”, diz ele, “pelo que aparece, mas esperamos pelo que está oculto”.
( Romanos 8:24 .)

É necessário neste mundo que os fiéis, no que se refere às coisas exteriores, sejam infelizes, uma vez expostos ao desejo, em outro sujeito a vários perigos – em; uma vez exposta a censuras e calúnias, e outra assediada por perdas: por que? porque não haveria ocasião para exercitar a esperança, se a nossa salvação estivesse completa. É exatamente isso que o Profeta nos ensina agora, quando declara que é bom aprendermos em silêncio a esperar pela salvação de Deus.

Mas, para expressar mais claramente sua mente, ele primeiro diz: Ele esperará ou esperará. Ele ensina a necessidade de paciência, como também o apóstolo, em Hebreus 10:36 ; pois de outro modo não pode haver fé. Parece, portanto, que onde não há paciência, não há sequer uma centelha de fé no coração do homem; como assim? porque esta é a nossa felicidade, esperar ou ter esperança; e esperamos o que está oculto. Mas na segunda cláusula, ele se explica ainda mais claramente dizendo, e ficará em silêncio. Ficar em silêncio significa muitas vezes nas Escrituras descansar, ficar quieto; e aqui não significa outra coisa senão suportar os problemas que nos são atribuídos, com uma mente calma e resignada. Diz-se então que ele se cala a Deus, que permanece quieto mesmo quando as aflições fornecem ocasião para clamor; e, portanto, essa quietude se opõe a sentimentos violentos; pois quando algum problema nos pressiona, ficamos turbulentos e somos levados pela nossa fúria, em um momento em que brigamos com Deus, em outro, fazemos várias queixas. O mesmo acontece também, quando vemos algum perigo, pois trememos, e então procuramos remédios aqui e ali, e isso com muita ansiedade. Diz-se, porém, que quem pacientemente agüenta seus problemas, ou que recorre a Deus quando os perigos o cercam, fica calado ou descansa quieto; e daí as palavras de Isaías: “Na esperança e no silêncio”; pois ali exorta os fiéis à paciência, e mostra onde está a força, mesmo quando confiamos em Deus, de modo a nos submetermos à Sua vontade e a estarmos prontos para suportar seus castigos, e depois quando não duvidamos que ele esteja pronto para nos ajudar quando estivermos em perigo. ( Isaías 30:15 .)

Agora percebemos o que o Profeta quer dizer quando diz isso. é bom se esperarmos e ficarmos calados quanto à salvação de Deus; mesmo porque nossa felicidade está escondida, e também somos como os mortos, como Paulo diz, e nossa vida está escondida em Cristo. ( Colossenses 3: 3. ) Como é assim, precisamos necessariamente ficar calados quanto à salvação de Deus e nutrir a esperança interior, embora cercados de muitas misérias. Segue-se, –

Bom é quando ele espera e espera em silêncio
Para a salvação de Jeová.

Geralmente, o ? pode ser renderizado quando. Este versículo, o anterior e o seguinte, começa com “bom”, o que torna a passagem muito impressionante:

25. Bom é Jeová para quem o espera,
À alma que o procura:

26. Bom, é quando ele espera e espera em silêncio
Para a salvação de Jeová:

27. Bom é para o homem
Que ele carrega o jugo em sua juventude.

Ed

Comentário de E.W. Bullinger

calmamente espere = espere, e ele calou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *