Estudo de Isaías 35:4 – Comentado e Explicado

Dizei àqueles que têm o coração perturbado: Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos.
Isaías 35:4

Comentário de Albert Barnes

Diga a eles – Este ainda é um discurso para os ministros da religião, para fazer uso de todos os consolos que essas verdades e previsões fornecem para confirmar e fortalecer o povo de Deus.

De um coração medroso – De um coração tímido e pusilânime; aqueles que tremem diante de seus inimigos. O hebraico é, como na margem, ‹De um coração apressado; isto é, daqueles que estão dispostos a fugir diante de seus inimigos (veja a nota em Isaías 30:16 ).

Eis que o seu Deus virá com vingança – isto é, da maneira descrita no capítulo anterior; e, geralmente, ele se vingará de todos os inimigos de seu povo, e eles serão punidos. A linguagem deste capítulo é, em parte, derivada do cativeiro em Babilônia Isaías 35:10 , e a idéia geral é que Deus se vingaria de todos os seus inimigos e traria a eles libertação completa e final. Isso não significa que, quando o Messias viesse, ele estaria disposto a se vingar; nem as palavras ‘seu Deus’ aqui se referem ao Messias; mas significa que o seu Deus, o Senhor, certamente viria e destruiria todos os seus inimigos, e prepararia o caminho para a vinda do príncipe da paz. A promessa geral é que, por mais que muitos inimigos possam atacá-los, ou por mais que possam temê-los, ainda assim, o Senhor será seu protetor e humilhará completamente e prostrará todos os seus inimigos. O hebraico admitirá uma tradução um pouco diferente, que dou de acordo com a proposta de Lowth. O sentido não é materialmente variado.

Dizei aos fracos de coração: Sede fortes; não temas; eis que vosso Deus!

A vingança virá; a retribuição de Deus:

Ele mesmo virá e o livrará.

Comentário de John Calvin

4. Diga aos que têm coração fraco. A força da qual ele falou é soprada em nossos corações por Deus por meio de sua palavra, como “somente pela fé permanecemos” ( 2 Coríntios 1:24 ) e vivemos; e, portanto, ele acrescenta a promessa da graça ainda por vir.

Eis que o teu Deus virá. Primeiro, deve-se observar que Deus não deseja que sua graça permaneça oculta e desconhecida, mas que seja proclamada e comunicada, para que aqueles que cambaleiam e tremem possam compor e revigorar seus corações. E este é um método pelo qual nossos corações podem se alegrar em meio a pesadas angústias; pois se não somos apoiados pela palavra do Senhor, devemos desmaiar e desesperar. Este, então, é o ofício designado aos professores da palavra, para levantar os que caíram, (23) para fortalecer os fracos, para sustentar a cambalhota.

Também devemos observar quão grande é a eficácia da palavra em “revigorar as mãos fracas e fortalecer os joelhos cambaleantes”; pois se não tivesse sido um instrumento poderoso para comunicar essa força, o Profeta nunca teria falado dessa maneira; e, de fato, se Deus golpeou apenas nossos ouvidos por Sua palavra, e não perfurou nossos corações, essas palavras teriam sido ditas em vão. Visto que, portanto, o Senhor atribui esse ofício à palavra, deixe-nos saber que ele também lhe confere esse poder, para que não seja falado em vão, mas mova interiormente nossos corações, nem sempre, de fato ou indiscriminadamente, mas onde agrada a Deus pelo poder secreto de seu Espírito, para operar dessa maneira. E, portanto, inferimos que a mesma palavra nos coloca dispostos a obedecê-lo; pois, caso contrário, seremos indolentes e estúpidos; todos os nossos sentidos falharão e não apenas vacilaremos, mas seremos completamente estupidos pela incredulidade. Portanto, precisamos receber ajuda do Senhor, para que a remoção do nosso medo e a cura da nossa fraqueza nos permitam andar com agilidade.

Não temas; eis que teu Deus virá. Esse aviso profundamente fixado em nossas mentes banirá a preguiça. Assim que os homens percebem que Deus está perto deles, eles deixam de temer ou pelo menos se elevam superiores ao terror excessivo.

“Não fique ansioso”, diz Paulo, “pois o Senhor está próximo”. ( Filipenses 4: 5. )

Sobre esse assunto, falamos amplamente em outras ocasiões; e o apóstolo dos hebreus parece aludir a essa passagem, quando, depois de acusá-los de não se cansarem e de coração fraco, ele cita as palavras do profeta. ( Hebreus 12: 3. ) No entanto, ele dirige esse discurso a todo crente, para que eles fiquem entusiasmados com a perseverança e , por terem muitas lutas a manter, possam avançar firmemente em sua jornada. Nem é supérfluo que ele adicione seu Deus; pois, se não soubermos que ele é nosso Deus, sua abordagem produzirá terror, em vez de dar causa de alegria. Não a majestade de Deus, que é apropriada para humilhar o orgulho da carne, mas sua graça, que é adequada para confortar os medrosos e angustiados, é aqui exibida; e, portanto, não é sem razão que ele é representado como guardião, para protegê-los por sua proteção.

Se for contestado que ele traz terror quando se vingar, respondo que essa vingança está ameaçada contra homens maus e inimigos da Igreja. Para o último, portanto, ele será um terror, mas para os crentes ele será um consolo; e, consequentemente, ele acrescenta que virá salvá-los, porque, caso contrário, pode ser contestado: “O que nos acontece se nossos inimigos forem punidos? Que bem isso nos faz? Devemos nos deliciar com as angústias dos inimigos? Assim, ele declara expressamente que promoverá nossa “salvação”; pois a vingança que Deus assume contra os homens maus está ligada à salvação dos piedosos. De que maneira os piedosos são libertados da ansiedade e do pavor pelo favor de Deus e pela expectativa de sua ajuda, foi explicado em uma passagem anterior). (24) ( Isaías 7: 4. ) No momento, deve-se observar que Deus está preparado e armado com vingança, para que os crentes aprendam a apoiar-se em seu auxílio e a não gostar de alguma divindade desempregada no céu. Esse também é o objeto da repetição das palavras “ele virá”; porque a desconfiança não é banida de uma só vez dos corações dos homens.

O fim do versículo pode ser traduzido, o próprio Deus virá com uma recompensa, ou Ele virá com a recompensa de Deus; mas como o significado é o mesmo, o leitor pode fazer sua escolha. No entanto, se for considerado preferível ver ????? (elohim) como no caso genitivo “de Deus”, então “recompensa de Deus” significa enfaticamente aquilo que pertence particularmente a Deus, para que os crentes possam estar plenamente convencidos de que ele é um “recompensador” tão verdadeiramente quanto ele é Deus. (25)

Comentário de John Wesley

Diga aos que têm um coração medroso: Seja forte, não tenha medo: eis que seu Deus virá com vingança, sim Deus com uma recompensa; ele virá e salvará você.

Seu Deus – Tho ‘ele parece ter partido, ele virá até você e permanecerá com você. Em breve ele virá em carne para executar vingança contra os inimigos de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *