Estudo de João 4:22 – Comentado e Explicado

Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
João 4:22

Comentário de Albert Barnes

Vocês adoram, não sabem o que – Isso provavelmente se refere à ignorância e corrupção comparativas do culto samaritano. Embora tenham recebido os cinco livros de Moisés, eles rejeitaram os profetas e, é claro, tudo o que os profetas disseram a respeito do verdadeiro Deus. Originalmente, eles também haviam se juntado à adoração de ídolos à do verdadeiro Deus. Ver 2 Reis 17: 26-34 . Além disso, eles não tinham autoridade para construir seu templo e realizar adoração pública por sacrifícios ali. Em todas essas contas, eles estavam agindo de maneira não autorizada. Eles não estavam obedecendo ao Deus verdadeiro, nem oferecendo a adoração que ele ordenara ou aprovaria. Assim, Jesus indiretamente resolveu a questão que ela havia proposto a ele, mas de modo a mostrar a ela que era de muito menos importância do que ela supunha.

Nós sabemos – nós judeus. Eles sabiam disso porque Deus havia ordenado; porque eles adoraram em um lugar designado por Deus, e porque o fizeram de acordo com a direção e o ensino dos profetas.

A salvação é dos judeus – eles têm a verdadeira religião e a verdadeira forma de adoração; e o Messias, que trará salvação, deve proceder a partir deles. Veja Lucas 2:30 ; Lucas 3: 6 . Jesus afirma assim que os judeus tinham a verdadeira forma da adoração a Deus. Ao mesmo tempo, ele sentiu o quanto eles a haviam corrompido e, em várias ocasiões, os reprovaram por isso.

Comentário de E.W. Bullinger

Vossa adoração. . . o que. Ver 2 Reis 17: 24-34 , esp. João 4:33 .

salvação = a salvação [que os profetas predisseram]. Compare Lucas 2:30 .

Comentário de John Calvin

Ele agora explica mais amplamente o que ele olhou brevemente sobre a abolição da Lei; mas ele divide a substância de seu discurso em duas partes. No primeiro, ele acusa com superstição e erro a forma de adorar a Deus que havia sido usada pelos samaritanos, mas testemunha que a forma verdadeira e lícita foi observada pelos judeus. E ele atribui a causa da diferença: que, pela palavra de Deus, os judeus obtiveram certeza quanto à sua adoração, enquanto os samaritanos não receberam nada certo da boca de Deus. Na segunda parte, ele declara que as cerimônias até então observadas pelos judeus logo chegariam ao fim.

22. Você adora o que não sabe, nós adoramos o que sabemos. Esta é uma sentença digna de ser lembrada e nos ensina que não devemos tentar nada na religião de forma precipitada ou aleatória; porque, a menos que haja conhecimento, não é Deus que adoramos, mas um fantasma ou ídolo. Todas as boas intenções, como são chamadas, são atingidas por esta frase, como por um raio; pois aprendemos com isso que os homens não podem fazer nada além de errar, quando são guiados por sua própria opinião sem a palavra ou mandamento de Deus. Para Cristo, defendendo a pessoa e a causa de sua nação, mostra que os judeus são muito diferentes dos samaritanos. E porque?

Porque a salvação é dos judeus. Com essas palavras, ele quer dizer que eles têm a superioridade a esse respeito, que Deus fez com eles uma aliança de salvação eterna. Alguns a restringem a Cristo, que era descendente dos judeus; e, de fato, desde

todas as promessas de Deus foram confirmadas e ratificadas nele,
( 2 Coríntios 1:20 )

não há salvação senão nele. Mas como não há dúvida de que Cristo dá a preferência aos judeus nesse terreno, que eles não adoram alguma divindade desconhecida, mas somente Deus, que se revelou a eles e por quem foram adotados como seu povo; pela palavra salvação , devemos entender a manifestação salvadora que lhes foi feita a respeito da doutrina celestial.

Mas por que ele diz que foi dos judeus, quando foi depositado com eles, que somente eles poderiam desfrutar? Ele alude, na minha opinião, ao que havia sido predito pelos Profetas, que a Lei sairia de Sião ( Isaías 2: 3 ; Miquéias 4: 2 ), pois foram separados por um tempo do resto das nações. na condição expressa, de que o puro conhecimento de Deus flua deles para o mundo inteiro. Isso significa que Deus não é propriamente adorado, mas pela certeza da fé, que não pode ser produzida de outra maneira senão pela palavra de Deus. Daí resulta que todos os que abandonam a palavra caem na idolatria; pois Cristo testemunha claramente que um ídolo, ou uma imaginação de seu próprio cérebro, substitui Deus, quando os homens ignoram o Deus verdadeiro; e ele acusa de ignorância todos aqueles a quem Deus não se revelou, pois assim que somos privados da luz de sua palavra, reinam trevas e cegueira.

Deve-se observar que os judeus, quando deixaram de lado a aliança da vida eterna que Deus havia feito com seus pais, foram privados do tesouro que tinham até aquele momento; pois ainda não haviam sido expulsos da Igreja de Deus. Agora que negam o Filho, nada têm em comum com o Pai;

porque todo aquele que nega o Filho não tem o Pai,
( 1 João 2:23 .)

O mesmo julgamento deve ser formado com relação a todos os que se afastaram da pura fé do Evangelho para suas próprias invenções e tradições dos homens. Embora aqueles que adoram a Deus de acordo com seu próprio julgamento ou tradições humanas lisonjeiem e aplaudam a si mesmos em sua obstinação, essa única palavra, trovejando do céu, estabelece prostrado tudo o que eles imaginam ser divino e santo, Você adora o que não sabe daí que, se desejamos que nossa religião seja aprovada por Deus, ela deve repousar no conhecimento obtido de Sua palavra.

Comentário de Adam Clarke

Vós adorais, não sabeis o quê – Os samaritanos creram no mesmo Deus que os judeus; mas, como rejeitaram todos os escritos proféticos, eles tinham apenas um conhecimento imperfeito da Deidade: além disso, ao incorporarem a adoração de ídolos à sua adoração, poderia-se dizer com justiça que o adorassem a quem não conheciam adequadamente. Veja o relato de sua adoração heterogênea, 2 Reis 17: 26-34 . Porém, depois que Sanballat construiu o templo no monte Gerizim, a adoração idólatra dos cutheanos e sefarvitas etc. foi totalmente deixada de lado; o mesmo serviço religioso sendo realizado no templo samaritano que foi realizado naquele em Jerusalém.

Sabemos o que adoramos – nós judeus reconhecemos todos os atributos de sua natureza e oferecemos a ele apenas os sacrifícios prescritos na lei.

A salvação é dos judeus – ?? t?? ???da??? est?? , a salvação é dos judeus. Salvação parece aqui significar o Salvador, o Messias, como Lucas 2:30 ; Atos 4:12 ; : e assim a mulher parece ter entendido, João 4:25 . O Messias deveria brotar dos judeus – deles, a pregação do Evangelho e o conhecimento da verdade deveriam ir a todas as nações do mundo. Foi aos judeus que as promessas foram feitas; e foi nas Escrituras proféticas que os samaritanos rejeitaram que Jesus Cristo foi proclamado e descrito. Ver Isaías 11: 3 .

Comentário de Thomas Coke

João 4:22 . Vocês adoram não sabem o que: Os samaritanos adoravam o Deus verdadeiro e parecem ter noções tão justas de suas perfeições em geral quanto os judeus; porque os tiraram dos cinco livros de Moisés, cuja autoridade eles reconheceram. Nesse caso, o significado da cláusula no original dificilmente pode ser o que nossa versão lhe afixou: Vós adorais o que não sabemos; mas sua tradução correta parece ser: Vós adorais a Deidade que não conheces; viz. “por qualquer revelação que ele tenha feito de si para você” – as palavras t? ?e??? , a Deidade, sendo entendidas: “Enquanto nós judeus adoramos a Deidade, a quem conhecemos; a saber, por uma revelação que ele fez de si mesmo para – porque a salvação é dos judeus: – que conhecimento você tem da salvação, bem como o autor da salvação vem de nós por sua própria confissão; você tem sua religião de nós. ” Se o leitor acha que essa interpretação torna necessário um complemento demais, observe as seguintes passagens, particularmente as palavras inseridas em itálico apenas pelos tradutores, como estão na versão comum: Marcos 7: 4 ; Marcos 7:11 . 6:22 . João 1: 8 ; João 9: 1 ; João 15:25 e particularmente João 18:28, onde as palavras originais a?? ??a fa??s? t? pas?a, deve ser prestado, mas ficou de fora, para que eles possam comer a páscoa. Esses exemplos provam que o estilo elíptico é familiar a São João; e o último mencionado não é menos peculiar do que o que se pode supor na passagem em consideração. Veja também 2 Tessalonicenses 2: 3, onde as palavras, naquele dia não chegará, são necessariamente fornecidas em nossa língua pelos nossos tradutores. Alguns, de fato, dão às palavras de nosso Senhor um senso mais fácil, assim: “Como Deus declarou que Jerusalém é o lugar de oferecer sacrifícios de maneira aceitável, você o adora sem apenas concepções sobre ele, quando você acha que ele escolheu Gerizim”. No entanto, pode-se duvidar se o erro dos samaritanos em relação ao local de culto seria considerado por nosso Senhor como uma razão suficiente para dizer deles, que eles adoravam e não sabiam o quê. Há outros que parafraseariam toda a passagem assim: “Ao me levar como profeta, acredite, que a ocasião dessa disputa sobre o local de culto será removida em breve; sacrifícios, agora oferecidos em ambos os lugares, devem ser por muito tempo cessará para sempre; uma nova dispensação será aberta, exigindo que os verdadeiros discípulos dela adorem em todos os lugares; em todos os lugares oferecendo seus corações a Deus e dispostos a obedecê-lo em todas as coisas. terra, eles não conheciam a maneira de adorar a Deus, e de fato não conheciam o próprio Deus: E mesmo você, apesar de melhor instruído, ainda é, em ambos os aspectos, defeituoso em seu conhecimento.O conhecimento é mais abundante conosco, o povo dos judeus; e dentre os judeus vem a salvação, por causa do nascimento do Messias entre eles, que deve introduzir esta nova dispensação e tornar desnecessário um templo, seja em Gerizim ou em Jerusalém “.

Comentário de Scofield

salvação

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “)

Comentário de John Wesley

Vós adorais, não sabes o que: sabemos o que adoramos, porque a salvação é dos judeus.

Vocês adoram, não sabem o quevocês samaritanos são ignorantes, não apenas do lugar, mas do próprio objeto de adoração. De fato, eles temiam o Senhor de certa maneira; mas ao mesmo tempo serviram a seus próprios deuses, 2 Reis 17:33 .

A salvação é dos judeus – assim falou todos os profetas, para que o Salvador se levantasse da nação judaica: e daí que o conhecimento dele se espalhe para todas as nações sob o céu.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

2 Reis 17:27 – Então o rei da Assíria deu esta ordem: “Façam um dos sacerdotes de Samaria que vocês levaram prisioneiro retornar e viver ali para ensinar as exigências do Deus da terra”.

2 Reis 17:41 – Mesmo enquanto esses povos adoravam o Senhor, também prestavam culto aos seus ídolos. Até hoje seus filhos e netos continuam a fazer o que seus antepassados faziam.

2 Crônicas 13:10 – “Quanto a nós, o Senhor é o nosso Deus, e não o abandonamos. Os nossos sacerdotes, que servem ao Senhor auxiliados pelos levitas, são descendentes de Arão.

Esdras 4:2 – foram falar com Zorobabel e com os chefes das famílias: “Vamos ajudá-los nessa obra porque, como vocês, nós buscamos o Deus de vocês e temos sacrificado a ele desde a época de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos trouxe para cá”.

Salmos 68:20 – O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano Senhor que nos livra da morte.

Salmos 147:19 – Ele revela a sua palavra a Jacó, os seus decretos e ordenanças a Israel.

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 46:13 – Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante; e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião, meu esplendor a Israel.

Sofonias 3:16 – Naquele dia se dirá a Jerusalém: “Não tema, ó Sião; não deixe suas mãos enfraquecerem.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 17:23 – pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Romanos 3:2 – Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.

Romanos 9:4 – o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

Hebreus 7:14 – pois é evidente que o nosso Senhor descende de Judá, tribo da qual Moisés nada fala quanto a sacerdócio.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *